PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você não precisa de produtos químicos pesados para manter um jardim bonito e saudável. Caprichar na fertilização, na rega e no cortar da grama, além de aerar a terra anualmente, são coisas que podem ajudar na manutenção do seu jardim. Com os cuidados certos, seu gramado será saudável o suficiente para resistir a doenças, ao surgimento de ervas daninhas e até mesmo à seca. Caso ainda assim enfrente esses problemas, faça ajustes no solo ou em seu cultivo para recuperar o gramado. Vamos lá?

Parte 1
Parte 1 de 3:

Cuidando de um novo gramado

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso ainda não tenha instalado seu gramado ainda, leia nosso guia detalhado ou siga estas dicas básicas:
    • Remova a grama antiga e as ervas daninhas usando uma enxada ou um cortador de grama. Se necessário, aplique glifosato ou outro herbicida para folhas largas para remover as ervas indesejadas. Sempre siga as instruções do fabricante, aguardando o tempo necessário após a aplicação para preparar o solo.
    • Prepare o solo, inclinando-o em 1% a 2% na direção oposta à da casa ou edifício. [1]
    • Faça um teste de solo ou envie amostras para uma universidade ou centro de jardinagem que ofereça testes desse tipo.
    • Melhore a qualidade do solo, se necessário de acordo com os resultados do teste. Em seguida, aplique o fertilizante inicial com um ancinho.
    • Regue a terra e deixe-a assentar por uma semana. [2]
    • Encha 1/3 de um rolo de jardim com água e passe-o de leve pela terra.
  2. Analise todas as espécies disponíveis para você, dado que os cuidados com o gramado vão ser mais fáceis se a grama escolhida for adequada para o clima da região, o tipo de terra e os padrões de uso desejados. Pesquise as espécies especificas para obter informações precisas — não aposte só em definições genéricas como "grama para regiões frias" ou "grama para regiões quentes".
    • Você também pode escolher entre sementes e tapetes de grama. As sementes são mais baratas e fáceis de instalar, mas precisam de meses para se chegar no visual desejado. Caso queira um gramado rápido e esteja disposto a investir (tempo e dinheiro), aposte nos tapetes de grama.
    • Os tapetes devem ser úmidos, sem nenhuma parte ressecada ou rachada.
  3. . Divida-o em partes para facilitar a tarefa, seguindo estas instruções:
    • Para plantar sementes: use um espalhador de gramado ou uma adubadeira manual para semear metade das sementes em fileiras paralelas. A outra metade deve ser semeada em ângulos retos com relação às primeiras fileiras. Com um ancinho, cubra as sementes com cerca de 3mm de terra. [3]
    • Para colocar tapetes de grama: remova alguns centímetros de terra, de forma que o novo gramado fique nivelado com os arredores. Disponha os tapetes, de ponta a ponta, em fileiras escalonadas, como se estivesse instalando tijolos. Apare as extremidades com um estilete.
  4. Siga estas instruções para mantê-lo saudável logo de cara:
    • Sementes: regue após o semear, usando pouca água para não acabar escoando as sementes. Repita a cada dois dias, ou com a frequência necessária para manter o solo úmido e evitar o ressecamento das sementes, que podem morrer. Após o germinar e o nascimento da grama, o que deve levar de 10 a 14 dias, você já não corre mais o risco de matar as sementes ressecadas.
    • Tapetes de grama: regue bem após a instalação. Em seguida, use um rolo de jardim para compactar os tapetes contra a terra embaixo. Depois, regue pela manhã do décimo dia após a instalação, usando água suficiente para umedecer a terra embaixo, mas sem exagerar, pois o excesso de água pode acabar soltando o tapete do solo.
  5. É importante não caminhar sobre o gramado de tapete na primeira semana após a instalação e evitar o tráfego pesado no primeiro mês. Já as sementes precisam de ainda mais tempo de cuidado; não caminhe sobre elas até o surgimento das folhas de grama, e evite usar muito o jardim por seis meses.
    • Assim que um gramado semeado chegue a uma altura de 5 cm ou mais, compacte-o com um rolo de jardim.
    • Não apare uma grama semeada antes dela ter entre 7,5 cm e 10 cm de altura. Quando for apará-la, não corte mais do que 1,25 cm, até que o gramado esteja saudável e bem firme.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Mantendo um gramado existente

PDF download Baixe em PDF
  1. Para que o seu gramado fique saudável e bem exuberante, ele precisa de raízes profundas. Quer promover o crescimento das raízes? Regue de forma generosa e deixe que as camadas superficiais de terra (cerca de 5 cm) sequem antes de repetir a rega. A quantidade exata de água por semana depende, obviamente, do tipo de grama e do clima. Como regra geral, umedeça cerca de 2,5 a 3,5 cm (profundidade) da terra durante a época de crescimento da grama; durante épocas mais secas e quentes, umedeça cerca de 5 cm (profundidade) da terra. [4]
    • Minimize a perda de água com a evaporação regando o gramado logo cedo ou no fim da tarde.
    • Para descobrir quantos centímetros de água seus sprinklers regam, coloque alguns potes abertos pelo gramado e inicie a irrigação por 20 minutos. Depois, meça a profundidade da água em cada recipiente e multiplique a média por três para encontrar o valor em centímetros por hora.
  2. Muitas espécies de grama sobrevivem ao clima quente e seco do verão dormindo. As folhas ficam marrons, mas a parte sob a terra permanece viva por meses. Caso sua grama murche e fique marrom, independentemente da irrigação, é melhor deixá-la adormecer do que tentar "ressuscitá-la".
    • Normalmente, as gramas dormentes não precisam de rega. Caso a terra esteja muito seca ou a espécie de grama não lide bem com o clima quente, regue com cerca de 0,5 a 1 cm de água a cada duas a quatro semanas. [5]
  3. Cortar a grama bem alta (algo entre 8 e 10 cm) é importante para a manutenção do gramado, principalmente durante as estações mais quentes. As folhas altas criam sombra, bloqueando o crescimento de ervas daninhas e promovendo o surgimento de micróbios benéficos. Deixar a grama alta também promove o crescimento das raízes, o que ajuda a aumentar a resistência contra doenças. Deixe as aparas de grama sobre a terra, de forma que o solo reabsorva os nutrientes delas.
    • Não apare a grama na primeira semana após o plantio, pois as raízes não estarão firmes e fundas ainda, podendo ser arrancadas pelo maquinário.
    • Jamais apare um gramado úmido, pois as folhas estarão escorregadias e podem causar um acidente. Além disso, o aparelho pode não funcionar tão bem nessas condições.
    • Afie as lâminas do aparador após cada 10 horas de uso. Afie-as também caso a grama recém-aparada esteja irregular ou com pontas marrons.
    • Não gosta de grama alta? Reduza a altura do cortador até 5 cm. Algumas espécies lidam melhor com essa altura, mas o ideal é sempre deixar as folhas com pelo menos 7,5 cm.
    • Jamais remova mais de 1/3 da altura da grama de uma vez. Se quer encurtá-la mais, apare a cada dois dias durante a primavera, até acertar a altura.
    • Apare em sentidos diferentes a cada vez para manter um crescimento uniforme da grama.
  4. Os números na embalagem normalmente representam a porcentagem de nitrogênio, fósforo e potássio do produto, em ordem. O nitrogênio é o mais importante para o gramado, e deve estar sempre acima dos outros. Uma proporção de 3:1:2 é ideal, normalmente. [6] Evite números acima de 10, ou você pode acabar queimando o gramado.
    • O ideal é usar uma mistura de fertilizante de liberação lenta (entre 30% e 50%) e um fertilizante de liberação rápida (entre 70% e 50%) para dar uma turbinada instantânea no gramado e fazer com que ele receba mais nutrientes gradualmente com o passar das semanas.
    • Os fertilizantes orgânicos são melhores do que os sintéticos, pois também ajudam a melhorar a saúde do solo.
  5. . Caso não tenha uma adubadeira manual, alugue uma para facilitar o trabalho. Os modelos que espalham gotas são ideais para jardins menores, ao passo que as rotatórias são melhores para gramados grandes — entretanto, elas não devem ser usadas nas beiradas do gramado, próximas de fontes de água e jardins com legumes e plantações, para evitar a poluição. [7] Siga as instruções do maquinário e da embalagem do fertilizante, aplicando 0,5 kg de nitrogênio para cada 100 m 2 . Repita o procedimento anualmente, de preferência no fim do outono, quando o clima frio promove o crescimento das raízes.
    • Para evitar uma aplicação irregular, configure a adubadeira em metade da configuração recomendada e passe pelo gramado duas vezes, em fileiras com ângulos retos com relação umas às outras.
    • Use luvas para espalhar o fertilizante manualmente nos cantos e em áreas mais apertadas, evitando o contato do produto com os arredores do gramado.
    • Quer um gramado perfeito? Fertilize-o de três a quatro vezes por estação. É bem fácil queimar a grama ou acelerar demais o crescimento com essa técnica, entretanto. Para melhores resultados, procure uma universidade local e peça conselhos específicos para o clima da região.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Scott Johnson

    Paisagista
    Scott Johnson é Proprietário e Diretor de Design da Concrete Creations, Inc, uma empresa de paisagismo premiada cuja sede fica em San Diego, California. Possui mais de 30 anos de experência na indústria do paisagismo e é especialista em projetos de construção de Ambientes Abertos de grande escala. Seu trabalho já foi destaque na San Diego Home & Garden Magazine e no Pool Kings TV Show. Formou-se em Construção com ênfase em Arquitetura e Design com Ferramentas Computadorizadas pela Northern Arizona University.
    Scott Johnson
    Paisagista

    Nosso Especialista Concorda: Para manter um gramado saudável, é importante que a grama receba pelo menos 2,5 cm de água a cada três dias, seja aparada semanalmente e fertilizada a cada oito semanas durante as estações de crescimento. É importante também checar o sistema de irrigação para ver se ele está distribuindo a água de forma uniforme por todo o gramado.

  6. . A aeração e a remoção da palha anuais são importantes para a manutenção da saúde do gramado. Remova pedaços de terra todos os anos usando um areador com dentes de 1,25 cm de diâmetro. Passe-o sobre o gramado, removendo cerca de 7,5 cm de profundidade, até ter cerca de 88 plugues de terra por metro quadrado. Assim, você evita a compactação do solo, doenças e o acúmulo de palha.
    • Faça a aeração quando o solo estiver mais seco, mas úmido o suficiente para permitir a penetração dos dentes do areador.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Resolvendo problemas com um gramado doente

PDF download Baixe em PDF
  1. Se a água escorre para fora do gramado, sinal de que a terra está com uma inclinação muito íngreme ou que o solo é argiloso. Reduza pela metade a quantidade de água na rega, aguarde a drenagem por uma hora e regue novamente. Continue fazendo isso em todas as áreas com escoamento exagerado.
    • Um solo muito argiloso precisa de regas mais profundas e menos frequentes do que um solo tradicional.
    • Aerar o gramado pode ajudar caso o solo esteja muito compactado e denso.
  2. Se o gramado murchar, mudar de cor (para cinza, roxo ou azulado) ou reter pegadas, sinal de que ele está seco e precisa ser regado com mais água, na mesma frequência de sempre.
    • Um gramado seco também pode ser resultado de um solo arenoso, que drena a água rápido demais e impede a absorção dela. Reduza a quantidade de água e aumente a frequência da rega para compensar isso.
  3. A melhor forma de se combater esse problema é manter um gramado grosso e saudável com suas próprias defesas naturais. Normalmente, basta fazer mudanças básicas no cuidado com a grama, como aumentar a altura do cortador de grama ou mudar a frequência de rega. Se as ervas daninhas continuarem surgindo, puxe-as com a mão e peça ajuda para um jardineiro especialista. Só use herbicidas químicos como último recurso, pois esses produtos podem poluir o solo e danificar as plantas próximas.
    • Caso opte por usar um herbicida, siga as instruções do fabricante à risca — converse também com um jardineiro local, pois ele provavelmente terá instruções específicas para o tipo de grama e erva daninha em seu jardim. Ao escolher um herbicida, dê preferência para um produto de aplicação em pós-emergência. Os herbicidas seletivos matam espécies específicas e podem acabar matando seu gramado se não aplicados de forma correta e precisa.
    • Caso use um espalhador de gramado ou uma adubadeira manual para espalhar o herbicida, lembre-se de que traços do produto podem continuar no equipamento, espalhando-se para outras áreas do jardim. [8]
  4. Se insetos e pestes estão comendo sua grama, o melhor a se fazer é modificar os cuidados com o gramado. Procure uma universidade local para pedir ajuda sobre como lidar com as pestes mais comuns na sua região e identificar as que estão atacando seu gramado. Só use pesticidas ou inseticidas como último recurso, pois eles podem matar também minhocas e micróbios benéficos para o solo. Caso opte por esses produtos, siga as instruções do fabricante à risca.
    • Os pesticidas também podem ser perigosos para quem os está aplicando, portanto, use roupas de proteção de acordo com as instruções do fabricante. Depois da aplicação, lembre-se de lavar bem a pele e a roupa antes de comer, beber ou fumar. [9]
  5. A palha, uma camada esponjosa de material marrom que cobra o solo, pode acabar causando problemas caso forme um colchão com mais de 1,25 cm de grossura. Alugue uma máquina de remoção de palha para "quebrar" a palha e deixá-la para descompor sobre o gramado. Em seguida, fertilize o gramado com um pouco de terra — lembre-se de usar a mesma terra sobre a qual a grama foi plantada.
    • Remova o colchão de palha no começo do outono ou da primavera. Não o remova se ele tiver menos de 1,25 cm de grossura.
    • A formação do colchão de palha pode ser causada por problemas de drenagem de água. Aerar o solo pode ajudar com isso.
    • Ao contrário da crença popular, aparas de grama não contribuem para o crescimento da palha.
  6. Em muitas regiões, o solo é ácido e precisa da aplicação anual de calcário peletizado. Para ter precisão no tratamento, faça um teste de solo e ajuste o pH dele até que ele fique entre 6,0 e 7,0. Dependendo do kit de teste comprado, você também pode descobrir as deficiências da terra e ajustá-las com fertilizantes e suplementos.
    • A aplicação do calcário pode ser feita em qualquer momento do ano.
    • Se o solo for alcalino demais, abaixe o pH dele com produtos de jardinagem com enxofre.
  7. As técnicas acima devem ajudar seu gramado a resistir às doenças, mas problemas ainda podem ocorrer. Caso a grama comece a desbotar ou exibir outros sinais de problemas, tente identificar a doença específica ou procurar um especialista em gramados para ajudar. Existem algumas práticas que podem ajudar a evitar a maioria das doenças, entretanto:
    • Evite a rega excessiva. Seu gramado jamais deve ficar encharcado ou empapado.
    • Mude o horário da rega para depois da meia-noite ou bem cedinho. A rega no fim da tarde não passa pela evapotranspiração, permanecendo na grama por mais tempo, o que promover o surgimento de fungos e outras doenças, como a doença do fio vermelho.
    • Espalhe as gotas de orvalho da grama com um jato rápido de mangueira ou passando a mangueira em si pelas folhas. Em alguns casos, o orvalho é uma água açucarada liberada pela planta que serve de alimento para micróbios. [10]
  8. Se o seu jardim parece fragilizado ou danificado, minimize o tráfego de pessoas e veículos sobre ele até que ele fique saudável. O mesmo vale para épocas muito frias, principalmente com neve, já que o gramado fica mais vulnerável e pode acabar quebrando.
    Publicidade

Dicas

  • Em vez recolher as folhas no outono, passe o cortador de grama sobre elas para juntá-las às raspas de grama e transformá-las em compostagem.
  • Aposte em um cortador de grama que devolve os cortes pequenos de grama para a terra. Em vez de "cuspir" os cortes para trás ou para os lados, esses modelos retêm a grama e a trituram bem, soltando-a sobre a terra criando uma cobertura morta benéfica para o gramado.
  • O calcário peletizado é mais caro, mas é bem mais fácil de se aplicar.
  • Utilize produtos sem fertilizante para prevenir o surgimento de capim-colchão na grama durante a primavera.
  • Recolha a grama morta com um ancinho. Não use uma pá e nem abaixe ainda mais o cortador de grama, ou você corre o risco de arrancar as raízes vivas.
  • Caso seu cortador de grama pare de funcionar por algum motivo, tente ligá-lo usando uma bateria de carro.
  • Não exagere na contratação de serviços de cuidados com gramado que utilizam produtos químicos.
Publicidade

Avisos

  • Não regue, fertilize ou apare a grama depois que ela tiver parado de crescer.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 8 784 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade