PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

É difícil superar uma mágoa quando ela vem de uma pessoa que amamos muito. Por mais que a melhor coisa a se fazer pareça ser transformar o amor em ódio, fazê-lo apenas dificultará mais a situação, pois o ódio não é o oposto do amor — ambos são emoções fortes que sugam nossas energias para propósitos diferentes. Se deseja parar de sentir dor por ter perdido alguém que ama (seja por conta de um término, de uma briga feia ou da morte, por exemplo), o melhor a se fazer é organizar seus sentimentos e seguir com a vida.

Parte 1
Parte 1 de 5:

Livrando-se das lembranças

PDF download Baixe em PDF
  1. Se ela não faz mais parte da sua vida, o melhor a se fazer é cortar os laços completamente. Delete o contato dela do celular e o endereço de e-mail da agenda de contatos para não mandar mensagens ou ligar quando estiver mal.
    • Você provavelmente se lembra do telefone ou do e-mail da pessoa, mas deletar os dados dela dos celulares, computadores, tablets, etc. pode dificultar uma tentativa impulsiva de contato.
    • Por exemplo, ao deletar as informações de sua ex do celular, você corta a tentação de simplesmente tocar no nome dela e enviar uma mensagem. Pelo menos assim você precisará pensar mais antes de fazê-lo.
  2. Se ela ainda liga ou manda mensagens para você, baixe um aplicativo para bloquear todas as tentativas de contato dela e não receber nem mesmo notificações.
    • Isso é ainda mais importante se você estiver se esforçando para tirar a pessoa da cabeça, pois toda vez que ela tenta entrar em contato, você é tentado a responder.
  3. Se vocês trocavam mensagens por e-mail, crie um filtro de spam para direcionar todas as mensagens da pessoa em questão para outra pasta. Cada provedor de e-mail tem um jeito diferente de filtrar mensagens: clique aqui para saber mais.
  4. Se estiver com dificuldades para superar um término, ver a pessoa nas redes sociais é uma péssima ideia. Não simplesmente a delete; bloqueie-a para não ver nada que ela posta e vice-versa.
    • Às vezes, é tentador ver o que a pessoa está fazendo no Facebook ou no Instagram, mas seja forte! Não abra o perfil dela, ou você vai ter ainda mais dificuldades para seguir com sua vida.
  5. Delete as mensagens de texto, os e-mails, o chat do Facebook, etc. Você tem coisas melhores para fazer do que ficar remoendo conversas antigas.
  6. Antes de fazer uma limpa nas fotos que tiraram enquanto estavam juntos, pense bem se as fotografias descrevem uma parte de sua vida que deseja esquecer para sempre.
    • No futuro, é possível que você olhe para trás e veja o relacionamento com outros olhos.
    • Se há uma possibilidade de que você se arrependerá de deletar as fotos, guarde-as em uma caixa ou um pen drive. Entregue-as para que um amigo cuide delas até que você se sinta bem o suficiente para olhar para elas.
  7. Dê uma geral na casa e pegue tudo que o lembre da outra pessoa. Guarde tais objetos em uma caixa até estar pronto para lidar com eles.
    • É possível que, em algum ponto, você queira doar ou queimar os itens. Por enquanto, o melhor é guardá-los para não ficar lembrando o tempo inteiro do que perdeu.
    • Se optar por queimar as coisas, faça-o em um local seguro e onde as fogueiras são legais.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 5:

Trabalhando os sentimentos

PDF download Baixe em PDF
  1. Diversos estudos demonstram que temos mais facilidade para controlar os sentimentos quando os vemos como dados científicos e controlados (apesar de imprevisíveis) no experimento da vida. [1]
    • Se recebesse resultados inesperados em um experimento científico, você examinaria os testes envolvidos para encontrar o ponto em que tudo saiu do padrão. Você também observaria os resultados com base em tal ponto para bolar um plano para os próximos passos. Lidar com suas emoções de tal modo pode parecer um comportamento sociopata, mas é algo útil.
    • Por mais que não pareça que você tem controle sobre seus sentimentos, com um pouco de insistência é possível treinar o cérebro a responder de modo controlado — ver as coisas de modo calmo e objetivo, em vez de levá-las para o lado pessoal, por exemplo.
  2. Perder uma pessoa amada pode nos colocar em um turbilhão de emoções: medo, tristeza, raiva, descrença, choque e até mesmo alívio e felicidade. É bem provável que você sinta algumas delas ao mesmo tempo.
    • Não lute contra o que está sentindo, mas aceite as emoções. Experimente se distanciar um pouco e observar suas emoções "de fora". Lembre-se sempre de que aquilo que está sentindo é completamente natural e fique tranquilo.
    • Repita para si próprio: "Estou sofrendo com o término do meu relacionamento, e todas essas emoções estão envolvidas nisso". [2]
  3. Coloque-os no papel ou grave-se falando sobre a situação. O mais importante aqui é não deixar os sentimentos presos lá dentro, pois isso não o ajudará em nada a seguir em frente com sua vida.
    • Alguns especialistas recomendam que se escreva em um diário todos os dias para entrar em contato com os sentimentos e descobrir como superá-los.
    • Ao ficar sobrecarregado no meio da rua ou de um compromisso e sentir que precisa desabafar, pegue um bloco de notas ou um aplicativo de texto no celular e escreva sobre o que está sentindo.
    • Colocar tudo no papel pode ajudá-lo, principalmente se algum dia quiser se comunicar com a pessoa em questão. Em vez de entrar em contato com ela, escreva uma carta ou grave o que diria, mas guarde a mensagem e o áudio. É importante colocar tudo para fora, mas apenas para você. Se quiser, destrua a carta ou a gravação mais tarde.
  4. Para se criar e terminar um relacionamento são necessárias duas pessoas. Você não tem controle completo sobre o relacionamento, apenas sobre si próprio. Lembre-se disso!
    • Não fique repassando o relacionamento várias vezes na cabeça nem remoa o que poderia ter sido feito diferente. Acabou, e pode ser que você não tenha muita culpa no cartório. O mais provável é que vocês dois queriam coisas diferentes da vida.
    • Em vez de ficar se questionando e se colocando para baixo, pense no que poderia ter mudado no seu comportamento e use tais informações para crescer como pessoa e seguir em frente.
    • Em vez de se colocar para baixo, cuide de si. Orgulhe-se de ter a maturidade para querer crescer com essa experiência ruim.
  5. Quando os relacionamentos chegam ao fim, muitas pessoas se concentram nas coisas boas e se torturam pensando no que estão perdendo. Ao se lembrar das coisas ruins da relação, você pode começar a enxergar o término como algo positivo.
    • Além de pensar nas coisas de que não gostava na pessoa e no relacionamento, tente lembrar das coisas de que não gosta, mas que a pessoa fez florescer em você — por exemplo, "Quando estava com você, eu abandonava meus amigos e não corria atrás de meus hobbies. Eu sentia que estava apenas virando uma versão de você".
    • Liste todas as coisas ruins do relacionamento, mas deixe a lista em um lugar seguro ou destrua-a. Não a mostre para ninguém, principalmente para a pessoa que está tentando superar. A lista apenas trará discórdia e dificultará sua paz de espírito.
  6. O comportamento da outra pessoa que o magoou provavelmente teve origem em uma mágoa interna dela, por isso é importante vê-la com compaixão. [3]
    • Em vez de sentir ódio ou raiva, experimente sentir-se mal pela pessoa. É possível que ela esteja lidando com algo, mesmo em nível subconsciente, que você não entenda ou não saiba.
  7. Diversos estudos comprovam que as pessoas se recuperam mais rapidamente de traumas quando falam sobre a situação. [4] Não importa se vai desabafar com um amigo ou parente próximo, procure uma pessoa que vá levá-lo a sério e o consolará.
    • Não converse com pessoas que vão menosprezar seus sentimentos, ou você ficará ainda pior.
    • Se estiver sofrendo muito, consulte-se com um terapeuta. O profissional pode ajudá-lo com conselhos práticos sobre como seguir em frente.
    • Por mais que seja saudável discutir os sentimentos, não limite sua vida a falar sobre eles para não alienar aqueles mais próximos de você. Se acredita que está falando demais sobre o assunto, pergunte como a pessoa que o está ouvindo está se sentindo. Um bom amigo falará o que está acontecendo sem magoá-lo.
  8. Diversos estudos comprovam que, por mais que seja necessário expressar os sentimentos, remoê-los excessivamente pode causar consequências negativas similares às consequências de se deixar os sentimentos guardados dentro de si. [5]
    • Ao concentrar-se em você e não tomar atitudes para melhorar o humor, você pode acabar desenvolvimento uma depressão de longo prazo. [6]
  9. Não espere superar a situação de uma hora para a outra. É possível que você nunca pare de amar a pessoa em questão, mas, com o tempo, o amor vai diminuir.
    • Um dia, você provavelmente conseguirá olhar para trás e rir com o quanto achava que amava a pessoa. No futuro, você a verá apenas como uma memória de uma outra época de sua vida.
  10. Você passará por dias bons e ruins conforme tenta superar a pessoa. Reforçar a positividade não tem a ver com ignorar os dias ruins, mas com acreditar que os bons voltarão.
    • Pode ser difícil levantar da cama em alguns dias, e não há nada de errado com isso. Mantenha uma atitude positiva e aproveite o dia na cama lendo ou assistindo filmes. Se quiser, ouça músicas tristes e chore o dia inteiro! Repita para si próprio: "Tudo bem, vou tirar hoje para reconhecer minha tristeza, mas amanhã vou estar bem. Eu sei que sou forte o suficiente para superar isso".
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 5:

Superando a situação com truques mentais

PDF download Baixe em PDF
  1. Analise os dados do relacionamento fracassado e pergunte-se: onde foi que tudo deu errado? Estudos demonstram que analisar cientificamente um relacionamento pode ajudá-lo a se conhecer melhor e a se recuperar mais rapidamente do término. [7]
    • Distancie-se um pouco da situação e veja quais foram os fatores que provavelmente contribuíram para o término. Não passe muito tempo nisso, entretanto; a ideia é aprender com a situação e crescer, não ficar se chutando pelo que deu errado.
    • Não é preciso ficar pensando apenas no que deu errado. Às vezes, você descobrirá que o relacionamento terminou por vocês serem pessoas muito diferentes com objetivos de vida distintos.
    • Tente dedicar algumas horas a isso, tratando o relacionamento como um experimento real, com tabelas e gráficos.
  2. É mais fácil aceitar os erros ao vê-los como oportunidades de aprendizado. Veja o fim do relacionamento como uma oportunidade positiva para aprender e crescer na vida.
    • Algumas pessoas sentem que o relacionamento foi uma perda de tempo. Ao ver a relação como um aprendizado, você não perdeu nem um pouco de tempo. As coisas que o ajudam a crescer não são desperdício de tempo.
  3. Ao se perder uma pessoa amada, pode parecer como se metade de você estivesse faltando. Reconstrua sua identidade distante da pessoa que amou e perdeu para poder seguir em frente. [8]
    • Um bom exercício de escrita para se reconstruir a identidade é pegar uma folha de caderno e escrever "Quem eu sou?" ou "O que me torna eu?". Responda às perguntas.
  4. Alguns estudos revelam que se proibir de pensar em algo apenas o fará pensar mais na coisa em questão. [9]
    • Em vez de repetir que não vai pensar mais na sua ex, assim que sentir a lembrança dela chegando, lembre-se de que ela não faz mais parte da sua vida e redirecione sua atenção para algo que o beneficiará. [10]
  5. Quando alguém que amamos nos deixa, nossas mentes são consumidas pelos pensamentos sobre ela. Repetir para si próprio que não deve pensar nela não vai funcionar, mas dizer algo como "Agora não, depois" funciona.
    • Sempre que um pensamento sobre a pessoa chegar em sua mente, afaste-o e repita que pensará nisso depois, quando chegar no horário que definiu anteriormente.
    • Quando chegar a hora, sente-se em silêncio e pense na pessoa o quanto quiser. Configure um despertador para não ficar tempo demais remoendo a situação. No começo, separe dois períodos de dez minutos por dia, um pela manhã e um à noite.
    • Não deixe que a sessão de pensamentos seja a última coisa na qual vai pensar todas as noites. Se possível, leia um livro ou pratique yoga antes de dormir; os pensamentos podem chegar, mas você deve afastá-los até a próxima sessão.
  6. Sente-se em um local confortável e imagine uma caixa na sua frente. Guarde todas as memórias nela e feche a tampa.
    • Segure a caixa imaginária e destrua-a. Quando os pensamentos voltarem à cabeça, repita algo como "Não, vocês já foram embora" e pense em outra coisa.
  7. Concentre-se no momento no qual está vivendo, todos os dias. Ficar remoendo o passado ou imaginando o futuro apenas o fará querer estar em outro tempo. Você está no presente, viva nele.
    • Crie objetivos e esforce-se para alcançá-los, mas não pense neles o tempo inteiro. Ao se concentrar demais no futuro, você se esquecerá das coisas que precisam ser feitas no presente para alcançá-lo.
    • Você não quer olhar para trás daqui a um ano e perceber que desperdiçou um ano deprimido e sem fazer nada por estar triste com o término do seu namoro, quer?
  8. Diversos estudos comprovam que o simples ato de sorrir, mesmo quando se está infeliz, pode ajudar na felicidade. Coloque isso em prática agora mesmo: abra um sorriso e segure-o por pelo menos meio minuto.
    • No mínimo, você achará graça por estar fazendo uma careta boba, olhando para o computador para tentar sorrir de verdade.
    • Se estiver com dificuldade para sorrir, assista a algum filme de comédia ou a um vídeo engraçado de um cachorrinho na internet.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 5:

Mantendo-se saudável

PDF download Baixe em PDF
  1. Tome medidas que o previnam de ceder à tentação de contatar a pessoa que está tentando superar. Planeje passeios e compromissos para as noites que souber que vai sentir mais saudades da pessoa. Mantenha-se ocupado!
    • Se souber que vai ficar solitário nas noites de sexta, planeje algo para fazer depois do trabalho, mesmo quando estiver deprimido e não quiser fazer nada. Faça planos e tente viver no presente enquanto estiver com seus amigos.
  2. Socialize-se e coloque novos hobbies em prática ou retome atividades antigas. Divirta-se sem a pessoa que amava; por mais impossível que pareça, você é capaz disso.
    • É preciso fazer coisas para se alegrar, ou você ficará remoendo a situação e se deprimirá. [11]
    • Exemplos de atividades que podem alegrá-lo: música, arte, esportes, dança, filmes, jogos, livros, culinária, festivais e peças de teatro, museus, etc.
  3. Os especialistas dizem que o melhor jeito de se livrar de um hábito antigo é adotar um novo. Comece um novo hobby ou redescubra o seu amor por um hobby do passado. [12]
    • Quando começar a ficar triste e sentir que algo está faltando, redirecione as energias para o novo hábito. [13]
    • Isso não significa que você deve começar a procurar uma pessoa nova ou tentar substituir aquela que amava. Não faça isso enquanto não tiver superado o término.
  4. É bem difícil seguir em frente após um término quando se sente que uma parte de si está faltando. Reconstrua sua identidade sozinho.
    • Um bom jeito de fazer isso é passar um tempo sozinho e explorar seus desejos e sentimentos, o que pode não ser possível nas primeiras semanas pós-término. Você saberá que está pronto quando não estiver pensando mais na pessoa o dia inteiro.
  5. Quando se está lidando com o sofrimento, é importante cuidar de si mental e fisicamente. Faça coisas que o deixem sentindo-se bem por dentro e por fora!
    • Coma bem, beba bastante água, durma o suficiente e exercite-se. Se quiser, medite, corte o cabelo ou compre roupas novas.
    • O estresse é o principal causador de novos vícios, e isso inclui os relacionamentos passados. Caso esteja se sentindo sobrecarregado, cansado ou estressado, você terá mais dificuldade para resistir à tentação de se conectar com a pessoa que está tentando superar. [14]
    • Estudos comprovam que cuidar das partes de si que negligenciou durante o relacionamento pode ajudá-lo a seguir em frente. [15]
  6. Pense nos comportamentos nocivos aos quais recorre quando fica estressado ou incomodado e evite-os. Algumas coisas nocivas que costumam ser colocadas em prática durante términos incluem:
    • Beber em excesso, usar drogas, desregular a alimentação (comer demais ou de menos), isolar-se dos outros, comportar-se de modo agressivo ou violento, passar tempo demais na internet. É importante também evitar quaisquer excessos, como jogar vídeo-game, fazer compras, exercitar-se, etc.
    • Por exemplo, se sabe que costuma comer em excesso, combata isso saindo para caminhar ou fazendo um artesanato quando bater a vontade de comer. Mexa-se e faça algo!
  7. É muito comum sentir vontade de fazer justiça com as próprias mãos quando se sente injustiçado. Estudos indicam, entretanto, que a vingança vai apenas aumentar seu estresse e prejudicar sua saúde. [16]
    • Algumas pesquisas comprovam que a vingança pode fazer com que você reveja uma situação várias vezes na cabeça. Não correr atrás de retribuição pode tornar as situações menos significativas e mais fáceis de se esquecer. [17]
  8. Você é uma pessoa digna e não foi jogado no lixo pela pessoa que amava. As coisas não deram certo, mas a culpa não é sua. Saber que você tem valor próprio é importante, mas não se deixe pensar que vale mais do que os outros, pois isso é prejudicial.
    • Se tiver dificuldade para reconhecer seu valor, sente-se e escreva uma lista sobre as coisas de que gosta em si próprio. Pode ser difícil, principalmente no começo, mas tente todos os dias e, em pouco tempo, você conseguirá pensar em pelo menos cinco coisas boas sobre si.
    Publicidade
Parte 5
Parte 5 de 5:

Seguindo em frente

PDF download Baixe em PDF
  1. Você é o único responsável por sua felicidade e por suas escolhas. Se não fizer as coisas necessárias para levantar o humor e mudar o rumo da vida, você vai continuar triste e pode desenvolver uma depressão.
    • Se foi magoado por alguém, não deixe que a situação piore caindo no mundo da depressão e estagnando sua vida. [18]
  2. Ter objetivos significativos dará a você um motivo para parar de remoer o passado e começar a tornar sua vida melhor.
    • Por exemplo, se estiver terminando o ensino médio, desafie-se a estudar bastante para passar nos melhores vestibulares e poder escolher uma boa faculdade.
    • Se não sabe o que quer da vida, explore as opções disponíveis. Consulte-se com um professor ou um psicólogo para obter dicas sobre a vida. Se preferir, converse com amigos e familiares próximos, discutindo o que você considera seus pontos fortes e o que a pessoa acha disso.
  3. Por mais que pareça impossível agora, você encontrará alguém especial. Ao encontrá-la, você agradecerá pelas coisas não terem dado certo no passado.
    • Quanto mais maduro, mais você saberá o que funciona. Isso o ajudará a encontrar alguém mais compatível com você.
  4. Não há um consenso em relação a quanto tempo é preciso para se superar um término. Tudo varia de pessoa para pessoa; algumas precisam de algumas semanas, outras, de anos. [19]
    • Se continuar pensando no ex com frequência, você não conseguirá dedicar a atenção necessária para o novo relacionamento. [20]
    • Retome a confiança em si próprio antes de começar um novo relacionamento. Se estiver com medo de ficar sozinho, agora não é hora de começar algo novo. [21]
    Publicidade

Dicas

  • Se estiver com dificuldade para encontrar forças, siga um exemplo — por exemplo, uma celebridade ou um personagem de seu filme preferido que você admira e que superou problemas pessoais parecidos com os seus. [22]
  • Evite a tentação de substituir o relacionamento antigo por um novo imediatamente. É preciso dar tempo ao tempo para sentir as emoções, refletir sobre elas, aprender e até mesmo sofrer um pouco a perda da relação. Não é justo sair com a nova pessoa pensando na outra.
  • A leitura pode ajudá-lo a fugir da realidade e ensinar coisas novas. Em alguns casos, você pode se inspirar para criar suas próprias histórias. Participar da vida de outra pessoa, mesmo que fictícia, acompanhando as esperanças e os pesares dela, pode ajudá-lo a escapar de seus próprios problemas e até mesmo a observá-los com outros olhos.
  • Viajar é um ótimo modo de se superar um amor do passado. A distância o deixará mais livre e, por mais solitário que seja, você superará e se sentirá mais confiante por ter feito algo novo em um lugar diferente.
Publicidade

Avisos

  • Se acredita que pode estar sofrendo com depressão, consulte-se com um psiquiatra e um psicólogo. É normal ficar triste, mas não conseguir sair da cama por semanas ou meses não é saudável. Não tenha medo ou vergonha de buscar ajuda.
  • Se acredita que a vida não vale a pena ou que, se não pode ter a pessoa em questão, ninguém pode, é preciso procurar atenção médica. É horrível perder alguém que amamos, mas é preciso seguir em frente e aprender, mesmo com as experiências mais devastadoras. Não dê fim à sua vida ou à vida de qualquer pessoa.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 72 584 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade