Baixe em PDF Baixe em PDF

Talvez você ache que não dá para fazer cachos e ondas em cabelos curtos, mas fique sabendo que isso é possível. Os cabelos ondulados têm mais volume, textura e estilo, e podem significar uma grande mudança para quem tem madeixas lisas. Existem inúmeras maneiras de encaracolar cabelos curtos, algumas que requerem o uso de aparelhos como a chapinha, e outras que exploram a modelagem dos fios molhados, criando ondas através de tranças e outros métodos. Ao usar ferramentas de calor, a dica é pentear o cabelo com os dedos para deixar os cachos mais soltos.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando os cabelos

Baixe em PDF
  1. Caso já o tenha lavado nas últimas 24 horas, não é preciso lavá-lo outra vez, mas tenha certeza de que ele está livre de oleosidade, sujeira, suor e produtos de beleza. [1]
    • Ao lidar com cabelos curtos, lembre-se sempre de usar o shampoo com moderação. O excesso de produtos pode deixar os cabelos pesado e ressecados.
  2. Watermark wikiHow to Ondular Cabelos Curtos
    Sempre que modelar os fios usando ferramentas de calor, como a chapinha, por exemplo, é preciso secá-los completamente para evitar o frizz. Você pode deixá-los secar naturalmente ou optar pelo secador.
    • Sempre aplique um protetor térmico em mousse, spray, ou qualquer outro formato ao expor seu cabelo ao calor.
    • Para adicionar mais volume aos fios, jogue-os para frente e seque-os com a cabeça virada para baixo.
  3. Por incrível que pareça, elas são uma ótima ferramenta para ondular os cabelos curtos, mas é importante escolher o modelo certo para não correr o risco de danificá-los. [2]
    • Escolha uma que tenha placas de cerâmica ou titânio, pois esses materiais distribuem melhor o calor.
    • Também é importante que a chapinha tenha um termostato, minimizando o risco de queimar e danificar o cabelo com temperaturas muito altas. Além disso, as temperaturas muito baixas geralmente são ineficazes para modelar os cabelos.
    • Opte por uma chapinha que tenha as bordas curvadas ou chanfradas, evitando as mais quadradas, o que ajuda a criar ondas mais definidas.
    • Você também pode usar um modelador de cachos (babyliss) para cachear os cabelos, através de um processo muito similar.
  4. Ajuste a temperatura em 150 °C e espere que a chapinha a atinja antes de começar a usá-la. Uma dica é evitar ajustá-la em 205 °C. [3]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Fazendo ondas com a chapinha

Baixe em PDF
  1. O processo será mais fácil se você dividi-lo em parte superior, do meio e inferior. Se o cabelo for curto demais para prender com presilhas ou elásticos, use grampos para mantê-lo no lugar.
    • Para começar, penteie os fios com um pente de dentes largos. Depois, prenda dois terços do cabelo, trabalhando apenas na parte inferior.
    • Se essa parte do cabelo tiver menos de dois dedos, sendo curta demais para a chapinha, use um pente fino para desfiá-la, dando mais volume, e parta para a próxima mecha. [4]
  2. Watermark wikiHow to Ondular Cabelos Curtos
    Começando pela parte inferior, dividindo-a em mechas de dois dedos, pois as mechas muito grandes podem resultar em ondas indefinidas.
    • Comece pelas mechas que emolduram o rosto. Use a chapinha para segurar seu cabelo na vertical, próximo à raiz.
    • Gire a chapinha para dentro num ângulo de 180 graus e, depois, deslize-a delicadamente pela mecha, mantendo as pranchas sempre fechadas. [5] Pode não parecer lógico usar uma chapinha para cachear o cabelo, mas o efeito é parecido a quando usamos a lâmina de uma tesoura para formar ondas em uma fita.
    • Ao chegar ao fim da mecha, veja se conseguiu fazer o cacho. Caso contrário, repita o processo até atingir o resultado desejado.
    • Quando estiver satisfeito, deixe a mecha esfriar e passe para a próxima, repetindo o mesmo processo.
  3. Watermark wikiHow to Ondular Cabelos Curtos
    Se estiver usando um modelador de cachos ao invés da chapinha, segure-a na vertical, com a ponta voltada para baixo. [6]
    • Começando a aproximadamente dois dedos da raiz, enrole a mecha no babyliss, dando quantas voltas conseguir. Se tratando de cabelos curtos, o mais comum é conseguir apenas uma ou duas voltas.
    • Segure a mecha pela ponta, deixando o babyliss agir de dois a cinco segundos. [7]
    • Solte a mecha e remova o modelador de cachos. Depois, deixe o cacho esfriar e passe para a próxima.
  4. Watermark wikiHow to Ondular Cabelos Curtos
    Depois de ondular toda a seção inferior do cabelo, passe para a próxima e faça o mesmo. É importante deixar os cachos esfriarem antes de partir para a próxima seção.
    • Ao chegar à parte de cima do cabelo, também o divida em mechas antes de começar a fazer os cachos.
  5. Watermark wikiHow to Ondular Cabelos Curtos
    Depois de cachear todas as mechas, em todas as seções do cabelo, e deixá-las esfriar, é hora de passar os dedos entre os cachos para deixá-los mais soltos, transformando-os em ondas. [8]
    • Ao fazer isso, aplique produtos, como ceras ou pomadas, para manter as ondas no lugar. Use-os com moderação, especialmente nos cabelos curtos, para evitar que fiquem muito pesados.
    • Você também pode aplicar um texturizador ou fixador próximo à raiz e sob os cachos para que fiquem ainda mais volumosos. [9]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Ondulando o cabelo sem calor

Baixe em PDF
  1. Caso seu cabelo já esteja limpo, não é preciso lavá-lo, basta usar o chuveirinho ou um borrifador para molhá-lo. Porém, não o encharque, apenas umedeça-o para que consiga segurar as ondas. [10]
    • Com uma toalha macia, remova o excesso de água dos cabelos e, depois, deixe-os secar naturalmente até que fiquem apenas úmidos.
  2. Existem três alternativas para ondular os cabelos sem ferramentas de calor: coques, tranças comuns ou tranças torcidas. Depois de fazer uma delas, enrole um lenço na cabeça e deixe o cabelo secar de um dia para o outro, enquanto as ondas se formam. Esses métodos podem ser feitos em cabelos curtos, desde que tenham comprimento suficiente para os penteados.
    • As tranças comuns resultam em cachos mais fechados, enquanto as torcidas deixam os cabelos ondulados e os coques proporcionam ondas ainda mais soltas.
  3. Depois de selecionar o método, ponha-o em prática, sem se esquecer de que é importante estar com os cabelos úmidos para atingir o resultado esperado.
    • Trance o cabelo. Para cachos fechados, faça tranças pequenas ou médias em todo o cabelo. Se quiser ondas mais soltas, divida-o em quatro ou seis partes, fazendo uma trança em cada uma delas.
    • Reparta o cabelo ao meio e faça uma trança torcida de cada lado. Para isso, pegue duas mechas médias da frente e enrole-as juntas, adicionando mais cabelo a cada volta que der. Faça isso até chegar à ponta do cabelo, prenda com um elástico e repita o processo do outro lado. [11] Caso seu cabelo seja muito curto, você conseguirá dar apenas algumas voltas nas tranças.
    • Faça dois coques. Divida o cabelo em duas partes, prendendo cada uma delas em um rabo de cavalo. Depois, torça-os e enrole-os em volta do elástico, usando grampos ou mesmo outro elástico para prender os coques. Se seu cabelo for muito curto, faça o penteado na lateral da cabeça.
  4. Watermark wikiHow to Ondular Cabelos Curtos
    Isso evita que ele entre diretamente em contato com o travesseiro enquanto você dorme, ajudando, também, a manter o penteado no lugar e a evitar o frizz.
    • Você pode dar um nó no lenço para prendê-lo, ou usar um elástico.
  5. Enquanto ele seca, as ondas vão se formando através dos penteados, sem o uso de ferramentas de calor.
    • Se quiser fazer um dos métodos durante o dia, terá que esperar algumas horas até que seu cabelo seque.
  6. Watermark wikiHow to Ondular Cabelos Curtos
    Na manhã seguinte, quando seu cabelo estiver completamente seco, remova o lenço, tire os elásticos e solte-o. Penteie-o delicadamente com seus dedos para desfazer o penteado e atingir o efeito desejado.
    • Aplique modeladores se desejar.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 42 112 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade