Baixe em PDF Baixe em PDF

O Controle de Tráfego Aéreo (ATC - de Air Traffic Control no inglês e cuja sigla permanece no português) é o órgão responsável por dar informações cruciais aos pilotos visando manter a separação entre as aeronaves voando ou se deslocando num aeroporto.

Os controladores de tráfego aéreo se comunicam com os pilotos em determinadas frequências de rádio e, em geral, essa comunicação é acessível ao público. Seja você um piloto estudante para aprender sobre essa comunicação terra-ar específica ou apenas tenha curiosidade sobre como os aviões são separados em voo, você pode ouvir o controle de tráfego aéreo da sua cidade a qualquer momento.

Método 1
Método 1 de 3:

Encontre uma Frequência de Aviação

Baixe em PDF
  1. Consiga um rastreador de frequência que seja capaz de captar frequências entre 118.0 e 136.975 MHz. Você também pode ouvir as instalações de controle de tráfego aéreo ao redor do mundo incluindo o liveatc.net, globalair.com, airnav.com e radioreference.com
    • Compreenda que, no campo da engenharia do rádio, você recebe pelo que paga. Um rastreador mais caro vai ser sempre melhor que um genérico.
    • Você pode escutar as redes de transmissão do controle do tráfego aéreo ao redor do mundo em sites como liveatc.net, globalair.com, airnav.com e radioference.com.
    • 121.5 é uma frequência de emergência. Se houver algum tipo de emergência, os pilotos irão trasmitir através dela. Você também pode ouvir um radiofarol localizador desta frequência se um avião cair.
    • 122.750 MHz é a frequência padrão para a comunicação geral na aviação
    • 123.025 MHz é a frequência para comunicação geral de helicópteros no ar
    • 123.450 MHz é a frequência "não oficial" para aeronaves no ar
    • Procure nas frequências 122.0-123.65 para comunicações Unicom (aeroportos não controlados) e comunicações de aeronaves no ar.
    • Procure nas frequências 128.825-132.000 MHz por frequências ARINC (linhas aéreas, aviação corporativa e aviação em geral em busca de combustível, aterrissagem e outros pedidos).
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Tabela Aeronáutica Regional

Baixe em PDF
  1. Você provavelmente vai procurar por uma tabela da sua região para encontrar o aeroporto mais próximo. Versões mais antigas destas tabelas funcionam bem. Existem tabelas online para a região onde você se encontra em www.skyvector.com
  2. Os aeroportos são identificados como círculos azuis ou magenta, com linhas dentro deles representando as pistas. O próximo círculo é um bloco de texto com o nome do aeroporto e com informações sobre ele. A frequência da torre de controle é denotada por CT - 000.0, onde os números indicam a frequência usada pela Torre de Tráfego Aéreo. Por exemplo, a frequência para o aeroporto regional de Wittman em Oshkosh, WI é CT - 118.5.
  3. Se o aeroporto não for controlado (não tiver torre), ou a torre só operar por meio período, um C em um círculo depois do número da frequência será usado para denotar uma CTAF (do Inglês, Common Traffic Advisory Frequency). Uma estrela estará após a frequência da torre para indicar que o aeroporto tem uma torre que só funciona por meio período. Neste tipo de aeroporto, os pilotos podem se comunicar diretamente uns com os outros e dizerem suas posições e intenções.
  4. Todos os aeroportos controlados serão indicados por círculos azuis, enquanto aeroportos sem controles serão de cor magenta. Os aeroportos com pistas com mais de 2,5km não são exibidos em círculos e simplesmente mostram um diagrama exibindo o layout da pista, que fica contornada de azul (controlada) ou magenta ( sem controle).
  5. Alguns aeroportos possuem as frequências AWOS (do Inglês, Automated Weather Observing System, que em tradução livre significa Sistema Automatizado de Observação do Tempo), ASOS (Automated Surface Observing System, em Português, Sistema Automatizado de Observação da Superfície), ou ATIS (Automated Terminal Information Service, em Português, Serviço Automatizado de Informações do Terminal) listadas na tabela. Estas são transmissões repetidas ou autmoáticas que fornecem aos pilotos informações de tempo e informações do aeroporto conforme eles se preparam para partir, ou pousar.
  6. Se você tiver acesso ao diretório do aeroporto/instalação, você pode encontrar mais frequências do que aquelas disponíveis na tabela. Em aeroportos maiores, os pilotos recebem as informações do plano de vôo de uma frequência de "entrega de informações", comunicam-se com as pistas na frequência de "terra", e alçam vôo e pousam com a permissão dada na frequência "torre". Assim que os pilotos estão em vôo, eles falam por uma frequência de "chegada/saída", e assim que estiverem em rota, eles podem até mesmo falar através de uma frequência "central". Se você tiver a sorte de viver perto o bastante de um aeroporto, você pode conseguir captar várias destas frequências.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Gírias dos Pilotos

Baixe em PDF
  1. Se um controlador der uma instrução ao piloto, ele irá usar como prefixo da informação o número de identificação da nave. Para vôos comerciais, esse número será o número do Vôo, como TAM 3562. Uma aeronave menor é identificada pelo número presente na cauda.
  2. Isso instrui o piloto a entrar numa determinada pista. O piloto irá reportar a instrução para indicar que foi entendido corretamente.
  3. Um exemplo seria o controlador dizendo "November-12345, reporte a chegada em 124.32, bom dia." Mais uma vez o piloto irá reportar a instrução.
  4. Na maioria do tempo, os pilotos farão transmissões cegas para qualquer pessoa na frequência, anunciando sua posição ou intenções. Palavras como "Subindo, contra o vento, a favor do vento, base e final" denotam posições específicas no padrão de tráfego.
  5. Os pilotos e controladores usam ele para comunicar letras, já que elas são facilmente confundidas.
    Publicidade

Dicas

  • Ler a legenda regional pode ajudar bastante na sua busca por frequências com conteúdos interessantes.
  • Não se surpreenda se você só puder ouvir um lado da conversa. Você provavelmente só conseguirá ouvir o avião e não a agência de controle. Se você morar perto de um aeroporto, você poderá ouvir ambos.
  • No aplicativo Tunein Radio você pode ajustar em frequências para os maiores aeroportos do mundo e aeroportos locais.
Publicidade

Avisos

  • Alguns "rastreadores" são "transcomunicadores", que permitem a comunicação de duas vias. JAMAIS se comunique nas frequências reservadas para aviação. As punições são severas!
  • No evento improvável de você ouvir uma situação de emergência em uma frequência local sobre um avião prestes a cair, ligue para a emergência imediatamente.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Rastreador capaz de captar frequências entre 118.0 e 136.975 MHz
  • Tabela aeronáutica, ou Catálogo do aeroporto/instalação da sua área para descobrir a frequência usada pela Torre de Controle.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 128 004 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade