Baixe em PDF Baixe em PDF

Embora seja tentador ler um pouco como uma brincadeira, depender dos horóscopos como um guia para sua vida diária não é ser justo consigo mesmo. Seu destino é amplamente determinado pelas escolhas que você faz, e uma dessas escolhas pode certamente ser parar de acreditar em horóscopos e começar a tomar controle de sua própria autoanálise e rotina do dia-a-dia.

Parte 1
Parte 1 de 2:

História e ciência

Baixe em PDF
  1. Aprender um pouco sobre como os horóscopos se desenvolveram e como têm sido usados ao longo da história irá ajudar você a ver que eles são apenas uma pseudo-ciência.
  2. Os signos nem estão mais nas mesmas posições que uma vez estiveram. [1]
  3. Devido ao fato de que todos os planetas estão constantemente mudando de posição, esses ciclos na verdade nunca se repetem, fazendo cada pessoa ser um indivíduo absoluto. Portanto, um único horóscopo nunca poderá capturar a amplitude da personalidade e do destino de uma única pessoa.
  4. [2] Por exemplo:
    • O sol é uma estrela com uma grande massa. Pesquisas extensivas realizadas sobre os terremotos e as posições dos planetas mostraram que elas afetam fortemente a quantidade de terremotos e que o sol não tem um efeito maior que o de qualquer outro planeta. [ citação necessária ]
    • Dependendo do relacionamento do sol com os outros planetas, a natureza das influências pode na verdade ser exatamente o oposto do que está tradicionalmente declarado na astrologia solar.
    • Devido ao fato de que as características do signo solar podem ser as mesmas que as características tradicionais, o oposto ou estar no meio termo, não há como haver um método estatístico que funcionaria baseado apenas nas características tradicionais do signo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Tratando horóscopos como entretenimento

Baixe em PDF
  1. Você pode ajudar a se convencer disso ao tentar o seguinte:
    • Cheque seu horóscopo (espero que pela última vez).
    • Veja o que ele diz. Depois, olhe para o horóscopo de um signo diferente. Ambos podem ser aplicados a você? Depois, tente olhar todos os signos diferentes. Consegue ver como eles são generalizados? Pelo menos alguns podem ser aplicados a todo mundo, incluindo você mesmo, o que prova que eles não são especializados de forma alguma. [3]
    • Se você se encontrar achando que precisa mudar para se encaixar em um horóscopo, você tem uma resposta clara de que ele não é preciso. Também não é nem um pouco incomum você se encontrar achando que parte do horóscopo se aplica a você, enquanto outra grande parte não. Aproveite esse momento e o perceba pelo que ele é – sua mente está dizendo a você que o encaixe está errado porque nenhum horóscopo pode discernir quem você é. Infelizmente, muitas pessoas preferem ignorar as partes que não encaixam e exagerar no valor das partes que encaixam, dando então significado a algo que simplesmente não merece.
  2. As personalidades realmente correspondem às personalidades que o horóscopo diz que eles têm? As pessoas nascidas no mesmo mês que você agem exatamente como você? Você verá que esse não é o caso – todos possuem alguns traços de personalidade mais fortes, mas não necessariamente correspondem ao que Leão ou Touro dizem ter. Se uma pessoa decidir manipular sua personalidade para aquele traço, essa é a escolha dela, não uma conclusão precipitada.
    • Você pode testar isso. Leia os tipos por trás dos signos que não são os dos seus amigos. Faça isso com a mente aberta. Quantas coisas parecem se aplicar a um amigo? É provável que você ache que muitas coisas se parecem com seu amigo nos outros signos também, justamente porque a escrita do horóscopo usa generalizações que podem se aplicar a todas as pessoas de alguma forma. É simplesmente o desejo humano de encaixar as peças de acordo com o que preferimos (viés de confirmação) que faz com que acreditemos que um set de traços agrupados é mais aplicável do que outro.
    • Um dos dilemas que os horóscopos sempre tiveram é no caso de gêmeos. Os gêmeos raramente têm a mesma sorte e muitos têm diferentes estilos e personalidades. Se os horóscopos fossem verdadeiros, eles agiriam exatamente da mesma forma e teriam a mesma vida amorosa e sorte. Isso simplesmente não é verdade! [4]
  3. Todos eles possuem o mesmo signo (que seja compatível com o seu)? Provavelmente não. Os horóscopos não podem predizer a personalidade das pessoas e, por sua vez, não podem predizer a compatibilidade das pessoas umas com as outras. A química é muito mais complicada do que o mês em que você nasceu!
  4. As pessoas que nasceram no mesmo mês não têm a mesma personalidade, e você nem sempre tem química com pessoas do signo compatível. Você não terá sorte em um certo dia porque uma revista disse a você que sim. Essas revistas só existem pra serem divertidas e vender a pessoas dispostas a acreditar nas generalizações e esperança condicional que elas oferecem.
    • Até mesmo os horóscopos mais adaptados comprados na internet ou através dos tais chamados "experts" de horóscopos são generalizados. As pessoas gerando esses horóscopos são boas em ler pessoas e em generalizar os tipos de traços de personalidade que se aplicam amplamente à população. E, dentro de uma semana, é provável que aconteça no mínimo uma coisa boa e uma coisa ruim a todas as pessoas; é muito fácil encaixar as coisas que aconteceram com você com as afirmações que sugerem que tais coisas irão acontecer; na verdade, foi você quem fez o trabalho de combinar o que aconteceu com você com as possibilidades descritas no horóscopo. Não há nada tão poderoso quanto a convicção. [5]
    • Horóscopos são apenas opiniões, como a maioria das coisas que os humanos oferecem uns aos outros na vida. Considere seriamente por que os planetas e as estrelas e o sol estariam intimamente envolvidos em seus afazeres diários. São corpos de massa fazendo o que são fisicamente capazes, e isso certamente não inclui conduzir os eventos de vidas humanas!
  5. Espero que você tenha sido convencido de que os horóscopos não são precisos. Irá ajudar se você simplesmente parar de olhá-los e viver sua vida nos seus próprios termos. Divirta-se e não se preocupe com o que uma coluna de revista diz!
    Publicidade

Dicas

  • Basear sua vida ao redor de horóscopos é destrutivo. Se após ler esse artigo você ainda não conseguir parar de acreditar neles, talvez ir a um terapeuta possa ajudar.
  • A maioria das pessoas não acredita em horóscopos. Pode ser um incentivo pensar em como você parece bobo para as outras pessoas quando elas descobrem que você realmente acredita nisso.
  • Desafie comentários feitos pelas pessoas a respeito de serem impulsionadas pelo signo do zodíaco; isso simplesmente reforça os estereótipos autoperpetuantes ao invés de aceitar que todos os seres humanos são muito mais complexos do que um horóscopo é capaz de imaginar.
Publicidade

Avisos

  • Se os seus amigos, parentes ou outras pessoas próximas a você acreditarem em horóscopos, eles podem não aceitar muito bem você se afastar deles a respeito desse assunto. Não deixe isso impedir você de pensar criticamente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 29 789 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade