PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As fantasias podem ser uma fuga para lugares e momentos mais felizes, mas, se você perceber que está sonhando mais do que vivendo, talvez seja hora de parar. Como a criação de fantasias pode ser um mecanismo de fuga da realidade, você precisa identificar e lidar com a fonte dos devaneios. Faça um esforço para redirecionar os pensamentos e aumentar a concentração, ficando mais focado e alerta. No entanto, as fantasias podem ser produtivas se forem canalizadas para aumentar a proatividade no dia a dia.

Método 1
Método 1 de 3:

Identificando a raiz das fantasias

PDF download Baixe em PDF
  1. Anotar as fantasias e devaneios pode ajudá-lo a descobrir o motivo da existência deles. Além disso, o ato de escrever ajuda a sair do mundo irreal, criando um canal para extravasar a criatividade. Mergulhe o máximo possível nos detalhes. [1]
    • Tente descobrir se tais pensamentos revelam alguma insatisfação ou desejos não alcançados na sua vida. Por exemplo, se as fantasias têm na maioria das vezes um caráter sexual, pode ser que você sinta falta de momentos íntimos.
    • Procure repetições de temas no diário. Se todas as anotações forem a respeito de conseguir um trabalho melhor ou ser reconhecido na sua área, as fantasias podem estar relacionadas às ambições.
  2. Algumas vezes você pode se pegar perdido em fantasias quando alguma música toca ou enquanto você está fazendo alguma coisa, como dirigir. Ao perceber que a mente está divagando, anote a hora e a atividade. Os gatilhos podem ser: [2]
    • Um lugar, como o local de trabalho, no chuveiro ou no carro.
    • Um estilo de música ou um som.
    • Uma atividade, como uma reunião de trabalho ou um passeio com o cachorro.
    • Uma pessoa, como um parceiro problemático ou um membro da família.
  3. Divagar pode ser uma forma de adiar as tarefas necessárias. Se você costuma fantasiar para evitar o trabalho ou para adiar algo que tem que fazer algumas vezes, alguns artifícios para controlar o tempo podem ser úteis.
    • Faça um cronograma para acompanhar as atividades diárias.
    • Faça as tarefas prioritárias no começo do dia para garantir que elas sejam finalizadas.
    • Evite se sobrecarregar com várias tarefas, pois assim fica difícil se concentrar.
  4. Se a fantasia for uma maneira de fugir de uma realidade tediosa, pode ser que você precise adotar um novo hobby ou uma válvula de escape criativa. Escrever em um diário, criar contos ou pintar podem ser uma ótima opção. Hobbies mais ativos, como um esporte ou alpinismo podem deixar a vida mais excitante.
  5. Se o sexo ou romance forem temas constantes, pode ser que você esteja infeliz no relacionamento atual. Tente descobrir em que áreas você não se sente satisfeito para poder melhorar, seja você solteiro ou comprometido.
    • Se você estiver num relacionamento e continuar pensando em outros parceiros, analise se quer mesmo continuar com a pessoa. Em caso afirmativo, a terapia de casais pode ajudar.
    • Busque alguém disponível em aplicativos ou em sites de encontros se você estiver obcecado por parceiros impossíveis, como uma celebridade ou uma pessoa casada.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Melhorando a concentração

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Mude a rotina. É mais provável mergulhar nesse mundo paralelo durante tarefas desimportantes, como lavar louça. Em vez de adotar sempre a mesma rotina e fazer as coisas na mesma ordem todos os dias, varie de vez em quando. Assim, o seu cotidiano fica mais animado e o cérebro mais concentrado e atento.
    • Por exemplo, se você tem o hábito de acordar, fazer exercícios, almoçar e limpar a casa todos os domingos, experimente fazer diferente. Coma fora, faça exercícios à noite ou limpe assim que acordar.
  2. Quando você se pegar no flagra, tente deter os pensamentos. Desvie a atenção da fantasia com uma tarefa diferente ou se concentrando em outra coisa. [3]
    • Para interromper o devaneio, levante-se e faça um alongamento ou exercícios simples, como polichinelos.
    • Comece a se concentrar nos objetos ao seu redor, como um peso de papel ou uma xícara. Observe pequenos detalhes, toque o objeto para saber a textura. Assim, é possível ter mais atenção.
  3. Esse tipo de meditação traz a pessoa ao momento presente, ajudando-a a focar nas sensações. Sente-se em uma cadeira confortável e respire profundamente. Concentre-se apenas na sensação que a respiração causa e, se a mente começar a divagar, detenha-se e concentre-se de novo na respiração. [4]
    • Comece com sessões curtas de uns 10 minutos e vá ampliando.
    • Você também pode expandir a consciência para outros detalhes sensoriais. O que você está tocando? Há algum cheiro no ar? Há algum som no ambiente?
  4. O cérebro só consegue se concentrar em uma tarefa por um determinado tempo até começar a divagar. Faça uma pausa de 5 ou 10 minutos entre cada atividade ou após uma hora de trabalho. Assim é mais fácil concluir a tarefa ao voltar a ela. [5]
    • Durante o intervalo, é uma boa tomar uma xícara de chá, dar uma caminhada curta ou se alongar.
  5. 5
    Evite fazer várias atividades simultaneamente. Em uma sociedade acelerada, fazer várias coisas ao mesmo tempo passou a ser a regra, pois as pessoas precisam completar diversos trabalhos em pouco tempo. O cérebro é muito flexível e, quando treinado para funcionar dessa maneira, você pode perder a capacidade de concentração. A falta de foco gera distrações como devaneios ou pensamentos alheios. Corte a mania de fazer tudo ao mesmo tempo e comece a se concentrar em uma coisa de cada vez.
    • Afaste-se das distrações e dedique toda a atenção em uma tarefa por vez.
    • Ao notar que a mente está divagando, pare o que está fazendo, tire 5 minutos de folga e volte à atividade.
  6. Quando estamos com sono, é mais fácil começar a divagar. Tente dormir entre 7 e 9 horas por noite. Ter um horário definido para ir dormir e levantar também pode ser útil. [6]
    • Tente limpar a mente à noite para não ficar acordado na cama fantasiando. Medite antes de deitar e evite equipamentos com telas brilhantes até uma hora antes de ir para a cama.
    • De manhã, em vez de ficar na cama sonhando acordado, levante-se imediatamente e comece o dia.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Transformando sonhos em realidade

PDF download Baixe em PDF
  1. Fantasiar não é uma atividade necessariamente improdutiva. Na verdade, os sonhos podem indicar seus desejos. Claro que talvez você nunca se torne um jogador de futebol profissional ou tenha um casamento milionário, mas é possível detectar metas realistas. [7]
    • Por exemplo, se você vive fantasiando que ganha na loteria, pode ser que haja uma preocupação com dinheiro. Uma boa ideia é fazer um planejamento financeiro mais eficaz.
  2. O melhor jeito de alcançar um objetivo é estabelecendo metas realistas e alcançáveis. Divida cada meta em passos menores e factíveis e estabeleça um prazo para cada um. Dessa forma, você pode fazer um sonho se tornar realidade. [8]
    • Se você deseja poupar mais dinheiro, é preciso estabelecer metas de economia. Escolha uma quantia realista para economizar até uma data determinada. É possível também ter a meta de conseguir um emprego melhor ou administrar melhor o orçamento do mês.
  3. Não é nada fácil se livrar das fantasias. Para manter o controle, conte os seus objetivos a um amigo ou familiar. Como outras pessoas vão saber, você pode ter mais gás para conseguir melhores resultados e não deixar a peteca cair. [9]
    • Peça a um amigo ou familiar para fiscalizá-lo. Essa pessoa pode verificar como anda a sua evolução.
  4. Se você se sente incapaz de evitar as fantasias, a ajuda de um profissional pode ser necessária. Eles podem identificar algum problema que possa estar aumentando os devaneios ou ajudá-lo a entender as causas subjacentes das fantasias. [10]
    • Se for muito difícil se livrar do problema ou se você sentir que ele está tomando a sua vida, pode ser que você sofra de devaneios excessivos.
    • Um psicólogo pode ensiná-lo mecanismos mais saudáveis para lidar com traumas ou abusos se as fantasias forem uma válvula de escape nesse sentido. [11]
    Publicidade

Dicas

  • Seja paciente e se dê mais tempo para eliminar o hábito.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 34 683 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade