Baixe em PDF Baixe em PDF

Quem nunca contou uma mentirinha (ou uma mentira daquelas) para os pais para se livrar de uma enrascada que atire a primeira pedra! Infelizmente, isso sempre cria a possibilidade de causar problemas ainda mais graves no futuro. Já que está lendo este artigo, a boa notícia é que você tomou a decisão de parar de mentir à sua família. Parabéns! Continue assim para cortar o hábito de vez em questão de tempo. E leia as dicas abaixo para conhecer algumas estratégias úteis nesse processo.

1

Pare e pense antes de falar.

Baixe em PDF
  1. É normal ficar tentado a mentir para evitar situações complicadas ou até conseguir algo que se quer muito! O segredo é não ceder a essa tentação. Pense nas consequências da mentira que você pretende contar — e em como se sentiria se o jogo virasse e seus pais fossem desonestos na sua cara. Mesmo que o assunto seja delicado, opte pela verdade. Quem sabe você não fica até aliviado? [1]
    • Mesmo que contar uma mentirinha seja a primeira coisa que passa pela sua cabeça em qualquer situação de confronto com os seus pais, pare e reflita: você quer mesmo ser desonesto com eles?
    • A nível de curiosidade: um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que contar a verdade deixa as pessoas mais felizes e até saudáveis! Isso quer dizer que mentir pode, sim, fazer mal à saúde. [2]
    Publicidade
2

Pense nas possíveis consequências.

Baixe em PDF
  1. Você provavelmente já foi pego no flagra mentindo antes, não foi? E decerto recebeu algum tipo de castigo. Sempre que passar por uma situação em que contar uma nova mentira poderia ajudar, pense naquela vez de antes. Isso pode incentivo suficiente para você mudar de comportamento. [3]
    • Por exemplo: antes de dizer aos seus pais que você tirou nota alta na última prova de matemática, sendo que o seu desempenho foi bem aquém do esperado, pense na vez que ficou de castigo por causa de uma situação parecida.
    • Pense bem: será que vale mesmo a pena arriscar um castigo por causa de uma mentira?
    • Algumas mentiras são contraproducentes. Por exemplo: se você negar que está sofrendo bullying na escola, seus pais não vão saber que têm um problema de verdade e, por isso, não vão conseguir ajudar de maneira nenhuma.
3

Identifique o que motiva você a mentir.

Baixe em PDF
  1. Quase toda mentira tem alguma motivação oculta. Pense bem sobre o que está acontecendo no momento e tente dar um giro de 180º nas coisas para não voltar a ser desonesto. Veja exemplos: [4]
    • Digamos que você queira ir para a casa de um amigo, mas os pais dele estão fora. Você até tem a opção de mentir, mas se for pego pode acabar impedido de visitar o colega por um bom tempo.
    • Agora imagine que você pretende contar aos seus pais que está indo bem na escola, mas na verdade está deixando os estudos de lado para jogar videogame. Por mais divertido que isso seja, eles podem até tirar o videogame do seu quarto se descobrirem a verdade.
    • Imagine que você está tentado a contar uma mentira mais séria, como esconder que está sofrendo bullying na escola. É normal querer mentir por medo ou vergonha, mas seus pais podem ser os seus maiores aliados nesse momento!
    Publicidade
4

Explique aos seus pais por que você mente.

Baixe em PDF
  1. Escolha um momento legal para conversar com um deles ou com os dois de uma vez. Diga que você está com dificuldade para contar a verdade e tente pensar em alguns motivos por trás desse problema. Seja franco e, com sorte, eles vão tentar encontrar maneiras de acabar com o seu mau hábito. Veja exemplos: [5]
    • Se você acha que seus pais são rígidos demais em relação aos seus estudos, diga que fica com medo de conversar com eles sobre qualquer dificuldade na escola.
    • Você também pode dizer que considera os castigos deles muito radicais e, por isso, pensa que é mais fácil mentir do que contar a verdade.
    • Caso você fique tentado a mentir porque acha que seus pais nunca ouvem e entendem o seu lado, explique isso a eles com calma. Talvez eles se disponham a ser mais compreensivos se você se comprometer a ser honesto.
    • Por fim, pode ser que seus pais aliviem um pouco a pressão e deem mais liberdade a você se sentirem que há honestidade na relação.
5

Ensaie contar a verdade com os seus amigos.

Baixe em PDF
  1. Você precisa se esforçar para não contar nenhuma mentira cabeluda aos seus pais. Que tal ensaiar com a ajuda dos seus amigos? Crie o hábito de ser honesto até nos mínimos detalhes, sem ter que recorrer àquelas mentirinhas que parecem inofensivas. Com o tempo, vai ficar mais fácil ser honesto em casa (e, claro, na sua vida social). [6]
    • Isso não quer dizer que você deva cometer "sincericídios" por aí e dizer maldades aos seus amigos. Só não seja desonesto!
    • Por exemplo: se um amigo perguntar se você viu o jogo mais recente do seu time de futebol, não diga que viu se não for verdade. Por mais inofensiva que essa mentira pareça, ela ainda pode se transformar em hábito.
    Publicidade
6

Admita sempre que você acabar mentindo.

Baixe em PDF
  1. Mesmo que tenha sido uma mentirinha, diga exatamente o que aconteceu e por que você faltou com a verdade. Eles vão gostar de ver a sua honestidade despontando. [7]
    • Seja simples e vá direto ao ponto. Diga algo como "Mãe, eu menti antes e preciso te pedir desculpas" ou "Pai, antes eu menti para o senhor e tô me sentindo muito mal".
    • Quando seus pais perceberem que você está sendo honesto, eles provavelmente vão começar a relaxar e confiar mais nos seus relatos aos poucos.
7

Busque formas de reduzir os seus níveis de estresse.

Baixe em PDF
  1. Qualquer um fica vulnerável quando passa por maus bocados na escola, na faculdade, no trabalho, no relacionamento ou com amigos. Mentir nesses momentos pode parecer um jeito fácil de aliviar a pressão e reduzir o estresse — quando, na verdade, só piora as coisas. Tente encontrar atividades e exercícios que façam bem à sua saúde. [8]
    • Por exemplo: comece a fazer yoga, meditar, praticar exercícios de respiração profunda, correr ou frequentar a academia. Essas atividades fazem bem não apenas ao corpo, mas também à mente!
    • Se você se sentir exausto e sobrecarregado de responsabilidades, busque formas de gerenciar melhor o seu tempo ou mesmo de abrir mão de certas funções. Por exemplo: se a faculdade estiver pesando muito junto às aulas de natação, tranque algumas disciplinas e reduza a duração dos treinos.
    Publicidade
8

Tente listar as suas mentiras em um diário.

Baixe em PDF
  1. Caso o hábito tenha se transformado em um problema sério, passe a registrar tudo em um diário ou caderninho. Anote cada mentira que você contar ao longo do dia, bem como o que levou às situações em particular. Com o tempo, vai ser mais fácil separar as mentiras intencionais das que surgem por força de hábito — e, por consequência, vai ser mais fácil tentar resolver o problema de vez. [9]
    • Tente pensar nos motivos por trás das mentiras: por que você as conta? Como isso se transformou em hábito? Tente explorar a fundo essas respostas para não voltar a agir assim no futuro.

Dicas

  • Ponha-se no lugar dos seus pais e pense no que eles devem sentir em relação às suas mentiras. Eles não gostam de castigar você, mas são forçados a reagir à sua desonestidade!
  • Mentir não é a única forma de ser desonesto: omitir detalhes de situações sérias e não falar de determinados assuntos também são coisas graves.
Publicidade

Avisos

  • Nunca deixe de contar aos seus pais se você sofrer bullying ou qualquer outro tipo de agressão. Isso não ajuda a "proteger" a sua família, e sim só piora as circunstâncias.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 5 907 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade