PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

É um princípio básico: todos devem pensar antes de falar algo, mas alguns acabam se metendo em problemas por pensarem tanto, a ponto de limitar a capacidade de agir, ou por ficarem um estado de ansiedade incontrolável. Você está procurando por uma maneira de parar de pensar em excesso?

Parte 1
Parte 1 de 3:

Esquecendo os pensamentos

PDF download Baixe em PDF
  1. Assim como se alimentar, pensar é algo que os humanos precisam fazer para sobreviver; às vezes, é difícil julgar se você está dando grande importância a uma questão trivial ao refletir demais sobre ela. No entanto, existem vários indícios que mostram que um indivíduo está exagerando. Veja alguns deles:
    • Você percebe que está remoendo o mesmo pensamento várias e várias vezes? E não está chegando a uma resolução ou consenso ao pensar sobre o assunto? Se a resposta for afirmativa, é sinal de que é necessário esquecer e seguir em frente.
    • Já analisou a situação por vários ângulos? Encontrar muitas perspectivas ao refletir sobre algo, antes de decidir como agir, pode ser um sinal de que você está sendo contraproducente.
    • Foi necessário pedir a ajuda de 20 de seus amigos próximos para resolver algo? Sim? Então, é hora de perceber que há um limite para pedir opiniões de outras pessoas ou o cérebro funcionará tanto que o levará à loucura.
    • As pessoas dizem constantemente que você deve parar de ficar remoendo certas situações? Elas o provocam por ficar refletindo, “filosofando” ou observando a chuva caindo enquanto “medita” o tempo todo? Pode ser que elas tenham razão.
  2. Medite . Ao sentir que não sabe o que fazer para interromper os pensamentos, é preciso aprender como “esquecê-los”, de forma que seja algo que consiga realizar deliberadamente. [1] Imagine que pensar é como respirar; você faz isto o tempo todo e sem se dar conta. Porém, prenda a respiração se precisar; a meditação o ajudará a aprender como se livrar de pensamentos insistentes.
    • Todas as manhãs, passe de 15 a 20 minutos meditando. Será possível perceber um grande impacto em sua capacidade de manter-se concentrado no presente e parar de chafurdar no que já aconteceu.
    • Outra opção é meditar à noite para conseguir se acalmar e relaxar mais facilmente.
  3. Correr – ou até mesmo caminhar em um ritmo um pouco maior – auxilia as pessoas a se distraírem de ideias desagradáveis ao se voltarem para o bem-estar físico. Ao participar de atividades um pouco mais intensas, como “power yoga”, artes marciais ou vôlei de praia, você estará tão concentrado com o corpo que não terá tempo de pensar. Veja algumas ótimas técnicas a se experimentar:
    • Faça treino em circuito. Ter que mudar de aparelho a cada minuto, após ouvir o sinal, evitará que você se perca em suas ideias.
    • Faça uma trilha. Estar com a natureza ao redor e ver a beleza e serenidade dela o manterá mais focado no presente momento.
    • Faça natação . Nadar é uma atividade física tão intensa é que é ainda mais difícil pensar enquanto o pratica.
  4. Após dizer tudo – mesmo que para si próprio –, você já começou o processo de esquecer as ideias. Ande um pouco se for necessário; assim que externar os pensamentos, eles sairão da mente, tirando uma preocupação do caminho.
    • Você pode falar os pensamentos em voz alta para si próprio, para um pet ou para um amigo de confiança.
  5. Mesmo que tenha pensando até esgotar todas as opções, a opinião de outra pessoa pode oferecer uma perspectiva diferente, deixando a decisão certa mais evidente. É um método que poderá ajudá-lo a esquecer o assunto que o deixa pensativo. Um amigo, por exemplo, poderá fazer com que você se sinta melhor, diminuindo a quantidade de problemas e também levá-lo a perceber que está desperdiçando muito tempo refletindo.
    • Além de tudo, ao sair com um amigo, você não estará apenas pensando, certo? Já é algo importante.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Assumindo o controle dos pensamentos

PDF download Baixe em PDF
  1. Independentemente de estar escrevendo em papel ou digitando no computador, antes de tudo é preciso definir o problema, elencar as opções e listar os prós e contras de cada alternativa. Ter os possíveis pensamentos à sua frente também o auxiliará a ficar “alternando” entre eles em sua cabeça. Assim que não conseguir pensar em nada mais para escrever, as mente fez o trabalho certo; é hora de parar de refleti.
    • Se criar uma lista ainda não o auxiliar a tomar uma decisão, não tenha medo de seguir sua intuição . Quando duas ou mais opções parecem corretas, pensar mais não vai esclarecer nada. É neste momento que algo mais profundo deve ser ouvido.
  2. Em vez de ficar remoendo ideias persistentes, anote tudo que vier à cabeça, todos os dias. Ao fim de uma semana, leia o que foi anotado e escreva as coisas que mais o incomodam. É preciso lidar com elas primeiro.
    • Tente escrever em seu diário ao menos algumas vezes por semana. Isto o ajudará a se acostumar com a ideia de ter um “momento de reflexão” para que consiga se concentrar nos pensamentos durante este período, em vez de ficar com eles na cabeça o dia inteiro.
  3. Redija uma lista enumerando tudo que precisa fazer. Ao menos que “ficar preocupado” esteja em sua lista de prioridades, você será forçado a ver que tem coisas mais importantes a fazer do que ficar sentado e refletindo sobre o significado do universo! A maneira mais rápida de organizar os pensamentos é colocá-los em ação o mais rápido possível; ao pensar sobre como tem dormido pouco nos últimos dias, planeje como dormir bastante o quanto antes em vez de se preocupar com isto!
    • A lista pode ser prática e lidar com aspectos importantes, como a tarefa “passar mais tempo com minha família”, por exemplo.
  4. Apesar de parecer ser coisa de louco, separar um período do dia (todos os dias) para se preocupar, refletir sobre vários assuntos, “sonhar” e se perder em pensamentos pode o ajudar a controlá-los de maneira mais produtiva. Caso precise, dê a si próprio uma hora – das 18h às 19h, por exemplo – para refletir, tentando reduzir o período de 18h às 18h30 após um tempo. Se um pensamento que o deixa receoso aparecer antes deste horário (quando for um momento inconveniente), apenas diga a si próprio que vai lidar com isto depois, às 18h.
    • Apesar de parecer uma técnica tola, vale a pena experimentar antes de criticá-la.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Vivendo o presente

PDF download Baixe em PDF
  1. Se o problema for pensar excessivamente sobre algo pouco importante, se preocupar por nenhuma razão ou pensar sobre coisas que não consegue controlar, não há muito o que fazer para “resolver” as questões que estão “tirando seu sono”. Porém, pense nos que podem ser solucionados e trace um plano para tirá-los do caminho em vez de pensar, pensar e pensar mais um pouco sem chegar a resolução alguma. Veja a seguir algumas ideias possíveis:
    • Em vez de ficar ansiosa e se perguntando se aquele garoto gosta ou não de você, aja! Convide-o para sair. Qual a pior coisa que pode acontecer?
    • Ao ficar preocupado com a pouca produtividade no trabalho, faculdade ou escola, faça uma lista de todas as coisas que podem ser realizadas para que tudo volte ao normal. E faça-as!
    • Caso goste muito de pensar em situações hipotéticas (“e se...?”), tente fazer coisas que podem ser cumpridas.
  2. . Cercar-se de pessoas que ama fará com que você fale mais e pense menos; saia de casa pelo menos alguns dias por semana e se concentre em desenvolver relacionamentos duradouros e que signifiquem algo com ao menos duas ou três pessoas perto de casa, facilitando que combinem uma saída para fazerem algo divertido. Ficar muito tempo sozinho aumenta bastante as chances de que você “martele” as mesmas questões mentalmente.
    • Ficar sozinho e refletir é algo bom, não há dúvidas. Porém, é importante variar a rotina, intercalando tais momentos com saídas com amigos para se divertir e relaxar.
  3. Encontre um novo hobby. Com calma, explore algo totalmente diferente e fora da sua “zona de conforto”. Um hobby novo, seja ele qual for, o manterá focado no que está sendo desenvolvido e com a cabeça voltada para obter resultados. Não pense que você já sabe o que gosta e que não precisa de novas distrações; encontrar um novo passatempo pode auxiliá-lo a viver no presente e se concentrar na arte, no ofício ou o que for escolhido. Experimente as algumas das atividades a seguir:
    • Escreva um poema ou conto .
    • Faça um curso de história durante a noite.
    • Inscreva-se em um curso de artesanato ou cerâmica .
    • Aprenda a lutar caratê.
    • Pratique surfe .
    • Em vez de dirigir para o trabalho ou escola, use uma bicicleta.
  4. Dance . Existem muitas maneiras de dançar: sozinho no quarto, na balada com as amigas ou até mesmo ao fazer aulas de jazz, foxtrote, sapateado ou dança “swing”. Seja qual for a forma de dança encontrada, você conseguirá movimentar o corpo, ouvir a letra da música e viver no presente momento; pouco importa se você dança bem ou mal. Na verdade, ser um péssimo dançarino fará com que o indivíduo se concentre ainda mais na atividade e menos em pensamentos que o incomodam.
    • Fazer uma aula de dança é uma excelente maneira de encontrar um novo passatempo e praticar atividades físicas.
  5. Saia de casa e comece a olhar as árvores, a cheirar as rosas e sentir a água fresca em seu rosto. Tudo isto o ajuda a viver no momento, a abraçar a natureza e a impermanência de sua existência, além de “conhecer” um mundo que existe fora daquele criado em sua cabeça. Passe protetor solar, calce os tênis e não fique enfurnado no quarto de casa.
    • Mesmo se não gostar de fazer trilhas, correr, pedalar ou surfar, tente impor a si próprio o objetivo de dar uma caminhada no parque ao menos uma ou duas vezes por semana, fazer uma viagem no fim de semana ou nas férias para um local cheio de natureza, junto dos amigos, e até mesmo ir para um lugar onde possa sentar e observar um belo e grande lago ou oceano.
    • Se achar que tudo isto é muito trabalhoso ou não há como fazer tais atividades no momento, apenas saia de casa. Ficar no sol o deixa mais feliz, saudável e com menor possibilidade de ficar pensando e se preocupando.
  6. . Concentrar-se nos pensamentos de outros indivíduos não apenas dá discernimento, mas evita que pense em excesso sobre si. Ler biografias de homens e mulheres que servem de inspiração e que agiram para conseguirem mudanças poderá ter o mesmo efeito em seu caso, percebendo que atrás de toda grande ideia há uma grande ação. Além de tudo, a leitura de obras pode também servir como uma forma de “escapar” para um novo mundo por algumas horas, o que também é saudável.
  7. Todos os dias, redija uma lista com ao menos cinco coisas às quais está grato. Desta forma, sua concentração será direcionada aos outros em vez de pensamentos. Se achar que não há como fazê-lo todos os dias, crie a lista uma vez por semana, com vários indivíduos; todos podem ser incluídas, desde um parente que o ajudou muito em algo até o funcionário da lanchonete que deu uma segunda xícara de café a você sem cobrar nada.
  8. Ouvir uma bela música pode deixá-lo em maior contato com o mundo fora de sua própria cabeça, o que é feito de diversas maneiras; indo a um show, ao tocar um CD antigo no rádio do carro ou até mesmo colocando o vinil para rodar. Feche os olhos, preste atenção na música e viva no presente.
    • Não precisa ser Mozart, algo significativo ou música clássica. Ouvir Katy Perry também serve!
  9. Ria mais. Cerque-se de pessoas que o façam rir. Vá assistir um show de comédia stand-up, assista uma série cômica ou com um elenco que o agrada. Abra o YouTube e se divirta com vídeos engraçados; enfim, faça o que for necessário para rir até que a barriga doa, jogando a cabeça para trás e não se importando com o que está em sua cabeça. Não subestime a importância que a risada tem na saúde mental.
    Publicidade

Dicas

  • Não fique pensando no passado, em especial se for algo negativo ou que o deixe preocupado. Perceba que continuar refletindo sobre situações que o “retiram” demais do momento atual pode ser perigoso, levando a um estado de ansiedade e confusão.
  • Pensar é um processo que pode trazer boas ou más intenções. Use a capacidade de reflexão apenas para coisas boas, transformando-o em uma melhor pessoa.
  • Sempre que se sentir pressionado e confuso pelos próprios pensamentos, acalme-se e analise a situação para não se perder.
  • Tome um bom banho de espuma à velas e relaxe. Isto ajuda muito!
  • Seja neutro e use o cérebro para comunicar informações de maneira eficaz. O processamento da mente e ação será um mecanismo muito mais eficaz quando a mudança hormonal e a adrenalina forem menores.
  • Não esqueça de que não está sozinho, já que todos pensam. Por que acha que todos os organismos vivos dormem? É para “dar um tempo” e descansar a mente!
  • Ao pensar, não fique repudiando a si próprio. Isto só levará ao aumento de ansiedade e fará com que sua cabeça “fique a mil”, sem conseguir descansar. Aceite situações que se encerraram e perguntas que foram respondidas de uma maneira que não desejava. Lide com a decepção esquecendo o que não deu certo. Há um mantra: “Acabou e eu não consegui o que desejava. Eu sobreviverei”. Usar a palavra “sobreviver” faz com que as situações aparentem ser questões de vida ou morte, mas após um tempo, você vai rir ao relembrar de como elas eram triviais e de toda a pressão desnecessária que estava exercendo sobre si próprio.
  • Pare de ler este artigo e vá convidar um amigo para se divertirem! Tente relaxar .
  • Lembre-se de ter orgulho de ser uma pessoa que pensa bastante. O objetivo não é mudar a personalidade, mas sim em lidar melhor com o hábito de refletir sobre tudo.
  • É importante refletir sobre as coisas boas da vida em vez das negativas.
  • Respire . Faça cinco respirações profundas para se distrair e focar a mente, concentrando-se no agora.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 169 295 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade