Baixe em PDF Baixe em PDF

Muitas pessoas querem perder peso, mas se você estiver abaixo do peso ou continua perdendo, pode ser útil encontrar uma forma de parar. Seu objetivo pode ser manter o peso ou ganhar um pouco mais. Para parar de perder, aumente as calorias, ajuste os exercícios, adeque sua alimentação e busque ajuda médica se você suspeitar que alguma condição pré-existente esteja causando essa perda.

Método 1
Método 1 de 3:

Ajustando os hábitos

Baixe em PDF
  1. Uma forma de parar de perder peso é aumentando a quantidade de calorias que você come todos os dias. Você deve consumir pelo menos 1,200 calorias por dia. Tente monitorar seu consumo usando um aplicativo e adicione algumas calorias extras por dia. [1]
    • Isso não significa que você deva começar a comer um monte de porcaria. Pelo contrário, coma calorias saudáveis e bastante nutritivas. Por exemplo, coma nozes e pastas de amendoim, que contêm gorduras e calorias saudáveis. Experimente adicionar óleos benéficos à suas refeições, como de coco ou de oliva. Inclua também carboidratos saudáveis, como quinoa e aveia.
  2. Se você estiver tendo dificuldade em comer uma quantidade suficiente de calorias, tente fazer refeições menores com mais frequência. Refeições grandes apenas uma ou duas vezes por dia não fornecem calorias suficientes e podem fazer você se sentir muito cheio. [2]
    • Tente comer três refeições ao longo do dia, com pequenos lanches entre cada uma. Outra opção é comer em pequenas quantidades entre as principais refeições, como uma proteína ou verdura.
    • Por exemplo, coma ovo, abacate e um pedaço de fruta no café da manhã. Para o lanche da manhã, coma pasta de amendoim em um pedaço de pão integral. Para o lanche da tarde, coma um pedaço de presunto sem nitrato, queijo e uma maçã. Depois do jantar, coma iogurte grego com mirtilos congelados e nozes.
  3. Você não deve parar de se exercitar completamente, mas ajustar a atividade física pode ajudar a parar de perder peso. Avalie o que você faz atualmente, a frequência com que você se exercita e por quanto tempo. Considere diminuir o tempo dos exercícios aeróbicos ou realize-os por menos dias na semana. [3]
    • Faça atividades físicas em grupo em vez de ir à academia todo dia. Você pode fazer caminhadas com a família, amigos ou com o cachorro ou planejar uma trilha. Pratique algum esporte em equipe ou ande de bicicleta pelo parque.
    • Pratique exercícios leves que ajudam a lidar com o estresse, como yoga, tai chi ou pilates.
  4. Ganhar massa muscular pode ajudá-lo a ganhar o peso dos músculos e a parar de perder peso da queimação de gordura. A musculação criará massa muscular, o que aumentará o seu peso. [4]
    • Troque a esteira e o elíptico por roscas diretas, afundo com halteres ou agachamento com barra. Se você nunca tiver malhado com pesos, fale com um personal trainer ou com um amigo da área para ajudá-lo com a forma correta.
  5. Altos níveis de estresse e ansiedade podem causar perda de peso, pois podem fazê-lo parar de comer e a energia nervosa queima calorias. Se o estresse for a causa da perda de peso, encontre formas de reduzi-lo para ajudar a sua saúde em geral. [5]
    • Experimente praticar exercícios de respiração. Por exemplo, concentre-se na respiração duas vezes por dia. Tire um ou dois minutos e apenas inspire e solte o ar calmamente, focando-se apenas na sensação do ar entrando e saindo do seu corpo. Inspire por quatro ou cinco segundos, prenda o ar pela mesma duração e solte por cinco segundos.
    • A meditação orientada é outra técnica boa de relaxamento. Você pode encontrar aplicativos, arquivos de áudio e canais no YouTube com meditações para lidar com o estresse.
    • Yoga e tai chi são ótimos exercícios para alívio do estresse.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Adicionando calorias saudáveis

Baixe em PDF
  1. Esse nutriente é importante para manter o peso e aumentar a massa muscular, além de fornecer calorias saudáveis. Lembre-se de não comer carnes gordurosas e não saudáveis e muita carne vermelha, pois esses alimentos contêm bastante gordura saturada. [6]
    • Por exemplo, adicione as calorias do ovo, frango e peru magros e peixe. Você pode até comer bacon natural sem nitrato.
    • Outras boas fontes de proteína são iogurte grego e queijo cottage. As nozes também contêm esse nutriente e podem ser facilmente adicionadas aos lanches e refeições.
  2. A gordura encontrada no peixe, nozes e óleos de sementes e nozes é muito boa para o coração. Coma alimentos ricos em ômega 3, gordura monoinsaturadas e poli-insaturadas. [7]
    • Experimente a gordura contida no abacate, nozes e sementes, azeite de oliva e óleo de coco. Outra opção são peixes gordurosos, como salmão e atum.
    • Passe pasta de amendoim em uma maçã ou em um pedaço de pão integral, ou coma abacate em um sanduíche.
  3. Esses alimentos são uma boa forma de adicionar calorias e nutrientes à sua alimentação. Evite carboidratos refinados, como pão e macarrão branco, bolos, roscas, doces e cookies. Em vez disso, coma pão, macarrão e arroz integrais, quinoa, cevada e painço. [8]
    • Adicione uma porção de quinoa ou de arroz integral às refeições. Coma uma tigela de aveia com frutas e nozes no café da manhã ou passe um pouco de pasta de nozes em um pedaço de pão integral.
  4. Essas bebidas são uma ótima maneira de aumentar as calorias de forma saudável. Você pode misturar iogurte puro ou grego com frutas para fazer uma vitamina doce e bem nutritiva. Outra opção é adicionar leite e misturar tudo no liquidificador. [9]
    • Você também pode adicionar uma colher de chá de óleo de coco para dar um sabor leve e adicionar gorduras e calorias saudáveis.
    • Faça uma vitamina com pasta de amendoim para obter mais calorias.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Buscando ajuda médica

Baixe em PDF
  1. Se você não conseguir parar de perder peso, pode ser necessário obter ajuda profissional. Há certos problemas de saúde que causam perda de peso rápida ou incapacidade de manter o peso. Vá ao médico para fazer um exame físico e lembre-se de informá-lo de todos os sintomas que você está tendo além da perda de peso. [10]
    • Os problemas de saúde que podem causar perda de peso incluem problemas na tireoide ou no metabolismo, diabetes do tipo 1, infecções, colite ulcerativa e câncer.
    • O médico poderá fazer um exame de sangue para verificar se você está com alguma deficiência de vitaminas ou minerais.
  2. Se sua incapacidade de parar de perder peso for um problema mental, pode ser benéfico pedir ajuda. Há vários transtornos mentais associados à perda excessiva de peso, como anorexia, bulimia e alimentação desordenada.
    • Se você acha que a sua inabilidade de perder peso é algo mental, é muito importante obter ajuda. Esses transtornos podem causar problemas de saúde sérios, incluindo a morte.
  3. Se você já tiver experimentado várias estratégias, mas ainda não consegue parar de perder peso, uma nutricionista pode ajudar. Ela pode avaliar seus hábitos alimentares, ingestão de caloria e nutrição diária para encontrar uma solução e ajudá-lo a manter seu peso.
    • O profissional também pode oferecer um plano de alimentação com calorias elevadas para manter ou ganhar peso.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 21 902 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade