Baixe em PDF Baixe em PDF

Perder a carteira causa muitos problemas. A boa notícia é que existem coisas simples que você pode fazer para que isso não aconteça mais. Saiba onde a sua carteira está o tempo todo colocando-a sempre nos mesmos lugares e inventando rotinas para ter certeza de que ela ficará com você. A tecnologia também pode ajudar você a descobrir o paradeiro da sua carteira, então, a partir de agora é o fim do nervoso de não saber onde ela está!

Método 1
Método 1 de 3:

Em casa

Baixe em PDF
  1. Escolha um lugar perto da porta de entrada ou do seu quarto, perto de onde você deixa seu relógio e outros acessórios que você coloca ao terminar de se arrumar para sair de casa. Se você sempre colocar a carteira no mesmo lugar, nunca mais ficará se perguntando “Ué, onde eu coloquei minha carteira?”
    • Escolha um lugar só e use-o sempre. O cérebro humano tem muito mais facilidade de lembrar de coisas que ficam sempre no mesmo lugar. Era isso que ajudava os homens das cavernas a lembrar onde podiam encontrar água para beber!
    • Faça isso com suas chaves, bolsa, jaqueta, mochila e etc também.
  2. Faça sua preparação para sair antes da hora para diminuir o estresse e melhorar sua memória. Para passar o dia na faculdade ou no trabalho, por exemplo, pegue tudo que você vai precisar e guarde na sua mochila ou bolsa na noite anterior. As chances de você lembrar de pegar a carteira serão maiores se você não estiver atrasado e correndo para sair de casa. [1]
    • Diminuir o estresse matinal não só deixa você menos esquecido, como também faz seu dia começar muito melhor!
  3. Se você sempre seguir o mesmo passo a passo quando for sair de casa, terá menos chances de esquecer alguma coisa. Dê-se uma ajuda a mais fazendo uma lista de tarefas que devem ser feitas antes de sair de casa. Escreva-a em um quadro perto da porta. Faça todos os itens antes de sair. [2]
    • Parte da sua rotina, por exemplo, pode ser colocar a calça, a carteira no bolso de trás dela e os sapatos logo depois. Se você colocar a calça e já pular para os sapatos por algum motivo, você vai perceber!
  4. Por exemplo, coloque um bilhete na porta escrito “Pegou a chave, a carteira e o celular?” Você pode até comprar um capacho com essa frase! Se você costuma se olhar no espelho antes de sair, coloque uma foto de uma carteira no espelho (e coisas como chaves e celular também). [3]
    • Se você realmente precisa de um lembrete muito escrachado (e não compartilha a porta com mais ninguém), faça o seguinte sempre que entrar em casa: pegue um pedaço de fita adesiva, escreva “CARTEIRA” com uma caneta e grude entre a moldura da porta e a porta, logo acima da maçaneta.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Na rua

Baixe em PDF
  1. ) o tempo inteiro. Definir um lugar específico para a sua carteira diminui as chances de você a esquecer. Por exemplo, não coloque a carteira em qualquer bolso da calça. Coloque sempre no traseiro direito. [4]
    • Se você coloca a carteira em uma bolsa, defina um compartimento específico para deixá-la.
    • Escolha um lugar que não deixe a carteira cair facilmente. Por exemplo, não a coloque em um bolso folgado na frente da sua jaqueta!
  2. Se você deixa a carteira no bolso traseiro direito da calça, por exemplo, confirme que está sentindo ela lá sempre que se levantar. Se você costuma usar calças mais largas, dê uma tocada rápida no seu bolso traseiro. O objetivo é criar um hábito consistente que você fará sempre que se levantar ou se movimentar. [5]
    • É fácil, por exemplo, esquecer a carteira na mesa de um restaurante depois de tirá-la para pagar a conta. Sempre dê uma conferida quando se levantar para ir embora!
  3. Usar vários sentidos durante a conferida na carteira facilita ainda mais a criação de um hábito, ou seja, fica mais difícil esquecer seu lembrete! Quando se levantar ou se movimentar, por exemplo, pegue a carteira na mão, olhe para ela e diga para si mesmo “Estou com a carteira” e coloque-a no lugar que definiu imediatamente. [6]
    • Pode parecer algo muito besta de se fazer no começo, mas você vai se sentir muito mais besta se ficar esquecendo a carteira por aí!
  4. O seu instinto pode ser ficar com raiva de um amigo, colega ou parceiro que fique perguntando o tempo todo “Onde está sua carteira?” Prefira estimulá-los a perguntar! Se vocês construirem um costume de perguntar e responder lembretes, você só vai perder a carteira se vocês dois esquecerem ao mesmo tempo. [7]
    • Mesmo que seu amigo não esteja com você, ele ainda pode mandar um lembrete. Por exemplo, mande uma mensagem para ele: “Vou sair do trabalho às 17h30. Você pode me mandar uma mensagem para garantir que eu pegue minha carteira às 17h25?”
  5. É bem mais difícil perder a carteira quando ela está presa a uma corrente de metal presa no seu cinto ou na fivela dele. Mesmo que a corrente não seja um acessório para todas as ocasiões, existem vários tipos de corrente para escolher (você pode até dizer que é uma moda dos anos 90 que está voltando! [8]
    • Para ter melhores resultados, compre uma carteira que já tem um buraco feito para correntes. Quando for comprar correntes, procure um comprimento que fique abaixo da camisa ou jaqueta, mas acima dos joelhos.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando a tecnologia

Baixe em PDF
  1. Existem várias marcas de localizadores Bluetooth no mercado. Esses pequenos rastreadores podem ser presos ou colocados em qualquer coisa que você não queira perder. Praticamente todos eles usam uma conexão por Bluetooth com seu celular para funcionar. Procure um localizador feito para carteiras. Alguns têm o formato de três cartões de crédito empilhados, por exemplo.
    • O preço gira em torno de R$100. Algumas versões feitas para caberem em carteiras não têm baterias trocáveis, então você terá que comprar um localizador novo a cada 2 anos, mais ou menos.
  2. Os localizadores via Bluetooth geralmente ajudam as pessoas a encontrarem as coisas de três formas. Tente qualquer um desses passos a passos abaixo (ou todos), dependendo da sua marca e modelo, para encontrar sua carteira: [9]
    • Abra o aplicativo no seu celular e ele vai mostrar a localização da sua carteira, contanto que ela esteja ao alcance do Bluetooth (de 30 a 61 m).
    • Use o aplicativo para fazer o localizador emitir um som para poder encontrar sua carteira. Mesmo sendo pequenos, esses localizadores fazem um barulho alto!
    • Use o recurso de "crowdsourcing" para encontrar sua carteira quando ela estiver fora do alcance do Bluetooth. Se alguma outra pessoa tiver um localizador da mesma marca que o seu e estiver dentro do alcance da localização da sua carteira, você receberá um alerta. E não se preocupe: a outra pessoa não saberá onde sua carteira está e nem que ajudou você a encontrá-la!
  3. Os localizadores são uma mão na roda, mas lembre-se de que eles não são à prova de falhas. Se a bateria do localizador acabar ou você não estiver com seu celular (talvez tenha o perdido também), não conseguirá encontrar nada. Além disso, se a sua carteira estiver fora do alcance do Bluetooth, você terá que contar com a sorte de haver alguém com um localizador da mesma marca que o seu que esteja perto da sua carteira para conseguir achá-la. [10]
    • O melhor que você pode fazer é apostar nos métodos mais simples, sem tecnologia, como manter a carteira sempre no mesmo lugar, verificar se ela está com você sempre que se levantar, se mover ou sair de algum lugar e etc. Use os localizadores como uma proteção extra!
    Publicidade

Dicas

  • Se você perdeu a sua carteira, faça o caminho inverso voltando em todos os lugares onde esteve para ver se a encontra. Se não a encontrar logo (dentro de 30 a 60 minutos) comece a ligar para o banco e para as empresas de cartão de crédito para bloquear seus cartões. Se você tem motivo para acreditar que sua carteira foi roubada, faça um boletim de ocorrência.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 2 555 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade