PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Não importa se quer superar uma separação ou simplesmente parar de entrar em furadas, às vezes, chega um momento no qual não queremos mais nos apaixonar. Caso isso descreva seu estado emocional atual, talvez você esteja enfrentando algumas dificuldades para conseguir manter os sentimentos sob controle, mas não se preocupe! Todo mundo pode evitar uma nova paixão — basta se concentrar em si mesmo por um tempo e tomar medidas para reduzir as chances de se apaixonar por alguém. Além disso, uma reflexão sobre os motivos responsáveis por essa decisão poderá ajudá-lo a romper com velhos padrões prejudiciais dos relacionamentos.

Método 1
Método 1 de 3:

Focando em você

PDF download Baixe em PDF
  1. Deixe suas intenções bem claras se quiser acabar com as esperanças de possíveis pretendentes e evitar que eles se aproximem. Diga aos amigos, familiares e conhecidos que não está interessado em um relacionamento. [1]
    • Por exemplo, você poderia adicionar "solteira e feliz" à descrição dos seus perfis das redes sociais.
    • Caso alguma pessoa específica esteja a fim de você, expresse suas intenções lembrando que pretende continuar solteiro ou que acha que vocês deveriam ser apenas bons amigos.
  2. Evite uma nova paixão concentrando-se exclusivamente na sua carreira e em outros sonhos e planos futuros. Coloque os sonhos e objetivos no papel e deixe qualquer assunto romântico de fora. Elabore um plano de ação bem claro para conseguir atingir cada meta e transforme-o na sua principal prioridade. [2]
    • Tenha em mente que uma pessoa extremamente focada nos próprios objetivos pode acabar prejudicando os relacionamentos com os entes queridos se não reservar tempo para os amigos e familiares.
  3. Evitar o contato com todo e qualquer pretendente em potencial é uma missão impossível, já que podemos conhecer pessoas interessantes no trabalho ou quando saímos com os amigos. No entanto, para prevenir o surgimento de sentimentos muito intensos, telefone para os entes queridos para que eles mantenham seus pés no chão. Diga que não está interessado em uma nova paixão no momento e peça que eles o relembrem disso.
    • Por exemplo, você poderia pedir que um colega de trabalho mencione seus objetivos sempre que você estiver rindo excessivamente das piadinhas de um novo funcionário do escritório, e sua melhor amiga poderia afastá-la de um bartender atraente quando vocês estiverem divertindo-se em um bar.
  4. Trata-se de um hábito muito importante quando se tenta superar velhas mágoas e preocupações, portanto, transforme-o em uma prática regular e coloque a saúde e o bem-estar em primeiro lugar. Cultive tais hábitos mesmo se você se apaixonar por alguém. [3]
    • O hábito de cuidar de si mesmo pode envolver uma dieta saudável e nutritiva, a prática de exercícios regulares, o descanso adequado, e o tempo para se dedicar a hobbies e interesses pessoais.
  5. Um ótimo meio de reduzir as chances de se apaixonar por alguém é se apaixonar por você mesmo. Muitas pessoas pulam de relacionamento em relacionamento porque se sentem feias ou indesejadas, mas, quando dedicamos atenção e cuidados especiais a nós mesmos, não dependemos de ninguém mais para desempenhar esse papel em nossas vidas. [4]
    • Lembre-se dos motivos pelos quais você é uma pessoa incrível, mencionando suas qualidades positivas diariamente. Marque um encontro consigo mesmo: vá jantar em um restaurante refinado, veja um filme no cinema ou assista ao show da sua banda favorita. Elogie-se da mesma forma que um namorado faria, e compre presentes especiais para si mesmo.
    • Além disso, exibindo independência e amor-próprio, você vai mostrar para todo mundo como espera ser tratado e, quando finalmente entrar em um relacionamento, seu parceiro estará ciente de todas as suas expectativas. Portanto, tome todo o tempo do mundo para cuidar de si mesmo, com muito amor, respeito e gentileza.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Lidando com novas e antigas paixões

PDF download Baixe em PDF
  1. Um dos fatores mais importantes quando queremos controlar os sentimentos que nutrimos por alguém é a quantidade de tempo que passamos ao lado dessa pessoa, particularmente em momentos a sós. Portanto, evite a pessoa sempre que possível e, caso não possa afastar-se completamente, evite ao máximo passar qualquer tempo a dois com ela. [5]
    • Por exemplo, se ela o chamar para tomar uma cerveja depois do trabalho, convide os outros colegas do escritório para evitar que vocês dois fiquem sozinhos.
    • Cerque-se de entes queridos positivos e inspiradores que façam com que você se sinta bem consigo mesmo. Esses amigos, colegas e familiares devem aceitar e apoiar seus sentimentos, além de serem prestativos e compreenderem que a vida e as decisões são unicamente suas.
  2. O contato on-line com um “quase paquera” poderá influenciar seus sentimentos, portanto, lembre-se de também evitá-lo por lá. Desfaça a amizade nas redes sociais ou, se essa medida soar drástica demais, baixe um aplicativo que controle seus hábitos gerais de navegação — você não vai conseguir bisbilhotar a vida da pessoa se não puder entrar no Facebook.
    • Assuma o compromisso de ficar off-line nos horários em que estiver mais propenso a bisbilhotar a vida de alguém. Alguns aplicativos para smartphones, como o Freedom e o SelfControl, poderão ser bastantes úteis. [6]
  3. É importante evitar que a outra pessoa comece a gostar de você, se possível. Não dê falsas esperanças — elogios, toques ou olhares aparentemente inofensivos podem passar a mensagem de que estamos interessados em alguém, portanto, evite esse tipo de interação.
    • Caso ainda precise falar com a pessoa, adote um tom de voz educado e indiferente, atendo-se a um simples "oi" e "tchau".
  4. Nossa visão costuma ficar distorcida quando estamos apaixonados e colocamos a outra pessoa em um pedestal, enxergando apenas as qualidades dela. Portanto, cultive uma visão mais racional e realista. [7]
    • Ninguém é perfeito, portanto, faça uma lista com todos os motivos pelos quais essa pessoa também não é. Releia a lista sempre que se pegar pensando demais nas características positivas dela.
  5. Talvez você queira evitar uma paixão porque a outra pessoa já está comprometida – nesse caso, imagine o rosto ou nome do parceiro do seu crush sempre que começar a fantasiar com ele. Isso vai ajudá-lo a manter uma perspectiva racional e objetiva.
  6. Estar apaixonado por alguém e tomar uma atitude para dar vazão a tais sentimentos são duas coisas bem diferentes. Muitas vezes, apesar de todas as tentativas, a paixão por alguém é inevitável, mas você não precisa tomar nenhuma atitude se não quiser um relacionamento ou não estiver pronto para amar. [8]
    • Aceite que gosta da pessoa e que realmente se diverte ao lado dela, mas lembre-se de que você não está disponível no momento.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Lidando com os problemas amorosos

PDF download Baixe em PDF
  1. O desejo de fugir do romance quando temos medo da mágoa ou da decepção é completamente compreensível, mas ele pode impedir que você tenha alguém especial em sua vida. Portanto, tente chegar na raiz desses sentimentos, seja escrevendo sobre eles em um diário, seja conversando a respeito com um amigo. [9]
    • Por exemplo, talvez você tenha sido traído no passado e agora tenha medo de que isso se repita, ou talvez tenha medo de se apaixonar por alguém que o force a desistir dos seus planos e sonhos futuros.
  2. Não é nada surpreendente que uma pessoa que já tenha sido muito magoada no passado queira parar de se apaixonar, mas refletir sobre suas experiências amorosas poderá ajudá-lo a ter mais sorte no futuro. [10]
    • Pergunte-se coisas como “Como costumo agir nessas situações? Consigo identificar quaisquer padrões que possam influenciar o desenrolar dos meus relacionamentos?”.
  3. Por exemplo, digamos que você sempre conheça novos pretendentes em bares ou baladas — nesse caso, um parque ou curso livre poderiam ajudá-lo a conhecer tipos diferentes de pessoas, provocando resultados diferentes. [11]
    • Outro exemplo comum é o hábito de afastar os outros por medo do abandono. Quando a outra pessoa se cansa desse comportamento e acaba indo embora, nosso medo se transforma em uma profecia ("Eu já sabia!"). Portanto, tente dar uma chance para alguém desta vez — talvez o relacionamento tome um rumo completamente diferente.
  4. Talvez você queira parar de se apaixonar porque sempre escolhe o mesmo tipo de parceiro, como más influências, pessoas comprometidas ou aquelas que não conseguem assumir um compromisso sério com ninguém. Nesse caso, mudar seu tipo de pretendente poderá levá-lo a um final mais feliz. [12]
    • Reflita sobre os tipos de gente pelos quais você costuma apaixonar-se e, desta vez, quando finalmente estiver pronto para tentar novamente, procure sair com pessoas completamente diferentes.
    • Por exemplo, caso sempre acabe atraída pelos "caras descolados", comece a dar atenção aos homens mais conservadores. Ou talvez você goste de pessoas espontâneas que torrem todo o salário em uma noite, mas poderá descobrir que um relacionamento com alguém mais sério e confiável é bem mais satisfatório. Mude os padrões e veja o que acontece.
  5. Você é do tipo que se apaixona em menos de uma semana? Nesse caso, a tendência para acelerar o ritmo natural das coisas pode ser o grande culpado pelos seus fracassos amorosos. Você terá mais oportunidades para avaliar um pretendente e determinar se ele realmente é o parceiro ideal se der tempo ao tempo e não ficar completamente apaixonado logo de cara.
    • Reflita sobre o ritmo dos relacionamentos. Se você sempre acaba passando o final de semana inteiro com um pretendente que acabou de conhecer, não faça mais isso – vá a um encontro e depois espere alguns dias até reencontrar a pessoa. Além disso, aguarde mais alguns dias antes de ir para a cama com alguém se você sempre costuma transar no primeiro encontro. [13]
  6. A única forma de superar o medo do amor e do compromisso é enfrentando-o, portanto, elabore um plano com pequenos passos para ajudá-lo a colocar todos os medos no seu devido lugar. [14]
    • Digamos que você tenha medo de desistir dos próprios sonhos por amor. Nesse caso, deixe bem claro que seus sonhos são extremamente importantes sempre que estiver conversando com um parceiro em potencial. Além disso, lembre-se de se concentrar nos seus objetivos durante os primeiros meses do relacionamento, quando costumamos perder o foco facilmente. [15]
  7. Talvez você tenha medo de se apaixonar de alguém por conta de um trauma emocional no passado, como o abuso ou a rejeição, ou simplesmente não queira perder a autonomia e por isso evite que qualquer pessoa entre em sua vida. Independentemente dos motivos, um psicoterapeuta sempre poderá ajudá-lo a identificar a origem do problema e a elaborar um plano para combater esse medo. [16]
    • Consulte seu médico ou plano de saúde se quiser recomendações de bons profissionais na sua região.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 67 340 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade