PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você é chamada de dramática por todo mundo? Está sempre chateada, emocionada ou frustrada com os outros? Talvez seja hora de fazer alguns ajustes. Você pode até achar que um pouco de drama deixa a vida mais emocionante e é uma forma de conseguir a atenção tão desejada, mas existem maneiras melhores de viver de forma significativa e menos estressante. Se você quiser aprender a parar de fazer drama, leia o Passo 1 para começar a se acalmar.

Método 1
Método 1 de 3:

Mudando sua perspectiva

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma maneira de parar de ser dramática é começar a ter consciência de quando você é a única fazendo drama. Você acha que sempre acaba se envolvendo em conflitos com as pessoas e que não é fácil conviver com ninguém? Você acaba irritada, chorando ou batendo o pé todos os dias? Talvez você realmente seja uma pessoa excessivamente melodramática, que cria o drama por conta própria. Saber que você é a fonte de grande parte do sofrimento é o primeiro passo para superá-lo.
    • Depois que você perceber que é a fonte, vai parar de culpar as pessoas ao seu redor se acalmará.
  2. Se você for dramática, deve ser especialista em transformar situações tranquilas em catástrofes. Da próxima vez em que se deparar com um pequeno desentendimento ou conflito, pare por um minuto e pense se vale à pena se estressar por tão pouco. Talvez seu namorado tenha chegado 10 minutos atrasado para o encontro. Talvez você tenha derramado um pouco de café no suéter. Será que isso importará para você daqui 10 horas — ou mesmo uma hora? Vale a pena chorar por causa disso? Vale a pena estragar o seu dia?
    • É importante se questionar. Existem grandes chances de você estar exagerando. Controlar sua reação será benéfico para sua paz mental.
    • Dar muita importância a coisas pequenas não ajuda em nada. Você ficará estressada, sem sono e irritável. Lembre-se de que minimizar seus problemas fará você se sentir melhor.
    • Se você considerar tudo uma catástrofe, ninguém vai levá-la a sério quando algo realmente devastador acontecer.
  3. Muitas vezes, pessoas dramáticas são assim porque têm baixa autoestima. Elas sentem que o drama ajuda a torná-las relevantes aos olhos dos outros. Como você se sente? O que acha de si própria? O que você vê quando se levanta e olha no espelho? Esforce-se para amar a si e você diminuirá naturalmente o drama que faz.
    • Criar confiança é um trabalho contínuo. Assim que começar a perceber que seu valor deve vir de si mesma e não do que os outros pensam de você, o drama não será mais parte de sua vida.
    • Pense sobre você mesma, de verdade. Ninguém é perfeito. Quais são os seus defeitos? Como você pode trabalhar neles — ou aceitá-los?
    • Sair com pessoas que fazem você se sentir bem lhe ajuda a se sentir assim. Há pessoas assim em sua vida? Se todos ao seu redor estão focados em diminuí-la, você só se sentirá bem após se afastar deles.
  4. Parte do drama pode vir do fato de você sentir que todo mundo lhe engana, que o mundo lhe tratou mal e que você merece muito mais do que está recebendo. Algumas vezes, isso até pode ser verdade, mas é quase impossível que exista uma conspiração para prejudicar você. Escolha se sentir no poder, de ter controle sobre seu próprio destino. Pare de dizer: "Não acredito que ele fez isso ..." ou "Não acredito que isso aconteceu comigo ..." e comece suas frases de forma positiva, como: "Eu fiz uma coisa legal hoje...".
    • Não dê tanto poder aos outros. Em vez de ficar obcecada com o modo como os outros a tratam, trabalhe para tornar a sua própria vida melhor.
    • Reflita se você precisa de simpatia o tempo todo. Você definitivamente não quer ser o centro das atenções o tempo todo. Saiba separar a atenção necessária da excessiva.
  5. As pessoas dramáticas tendem a viver no passado, a remoer mágoas e arrependimentos sobre coisas que já aconteceram. O passado pode ser uma fonte de informações, ajudando a evitar que determinados problemas se repitam. Se você ficar presa a ele, não será capaz de viver o momento ou de avançar. Se você viver no momento, não ficará tão preocupada com o que alguém fez, com achar que foi "injustiçada". Você se preocupará com o que importa: seu próprio futuro.
    • Procure se divertir onde estiver. Por exemplo, passe um tempo com os amigos ou faça uma longa caminhada. Pare de ficar obcecada com o passado e em breve vai conseguir ter uma mentalidade mais saudável.
  6. Manter um diário pode ajudá-la a processar o que aconteceu com você, a lidar com suas emoções e a ter tempo para estudar seus problemas. É muito melhor escrever sobre seus problemas do que falar acerca deles antes de estar pronta, especialmente quando você tem a tendência de falar mais do que devia. Escrever ajuda a ver que problemas passados não são o fim do mundo.
    • Tente escrever pelo menos uma vez por dia. Se você tiver que falar com um amigo sobre algo que tem lhe incomodado, por exemplo, primeiro escreva sobre o conflito para ter uma melhor perspectiva das coisas.
  7. As pessoas dramáticas tendem a pensar que quase tudo é digno de escândalo, mas raras são as situações que demandam tanta preocupação. Você pode odiar ouvir as pessoas dizerem: "Não é o fim do mundo", mas às vezes isso é algo que você tem que dizer a si mesma quando enfrentar situações difíceis. Por exemplo, vamos considerar que você se saiu mal em uma prova. Esse resultado realmente vai prejudicar o resto da sua vida? A resposta quase nunca será "Sim". Pense nisso na próxima vez que sentir a raiva fervendo ou as lágrimas se formando em seus olhos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Mudando suas atitudes

PDF download Baixe em PDF
  1. Embora você possa ser a única pessoa dramática em seu círculo de amigos, é provável que exista mais gente assim ao seu redor ou apenas pessoas que gostam de falar sobre seus dramas. Não se envolva nisso, não se irrite e nem fique brava sem motivo. Se alguém estiver sendo dramático perto de você, diga a pessoa para se acalmar, que não é nada tão sério e siga em frente em vez de se envolver. Quando se tratar de pessoas que querem brigar, deixá-la irritada ou apenas fazer tempestade em copo d’água, o mais importante é não dar atenção.
    • Bater boca é uma escolha. Só concorde em conversar se o papo prometer ser tranquilo e razoável.
  2. Algumas pessoas gostam tanto de drama que sempre acabam em relacionamentos em que estão sempre brigando, chorando ou apenas sendo dramáticas em geral. É o seu caso? Em relacionamentos assim, você não quer uma parceria, mas um motivo para fazer drama. Procure relacionamentos, sejam amizades ou relacionamentos românticos, que façam você se sentir bem na maior parte do tempo.
    • É claro que você pode se sentir atraída por pessoas muito dramáticas. Na próxima vez que encontrar alguém assim, reflita se realmente vale a pena.
    • Isso vale para amizades também. Pare de sair com seus amigos que não lhe fazem bem só para ter algo para reclamar ou se irritar. Mantenha apenas as amizades com pessoas com quem você realmente se preocupa, por favor.
  3. Outra coisa que você pode fazer para evitar ser dramática é aprender a reconhecer seus gatilhos. Afaste-se sempre que alguém disser algo que desperta sua fúria. Isso pode parecer pouco natural para você, mas é uma ótima maneira de ter tempo para avaliar a situação e evitar dizer algo de que vai se arrepender. Dê uma caminhadinha. Beba um pouco de água em outro cômodo. Diga que você precisa de algum tempo para pensar sobre o que aconteceu. Ser capaz de tirar alguns minutos para si mesma vai ajudá-la a lidar com o problema de forma calma e racional.
    • Seja honesta. Se suas mãos estiverem tremendo, você estiver batendo os pés no chão de maneira impaciente ou se sua temperatura estiver subindo, você pode precisar de mais algum tempo antes de lidar com alguma situação-gatilho.
  4. Isso pode parecer bobagem, mas muitas vezes as pessoas fazem drama só porque estão entediadas. Isso mesmo. Você está sentada no sofá, a novela está chata, seus irmãos não estão em casa e você não tem ninguém para incomodar ou importunar. De repente, você começa a pensar em algo que seu amigo disse aquela manhã e fica realmente muito brava... e escreve um post passivo-agressivo no Facebook sobre o assunto. É algo que você faria? Pois busque ocupar seu tempo com algo mais produtivo. Eis algumas opções:
    • Escolha um hobby novo, como a pintura ou a poesia. Você verá que esta é uma maneira muito mais útil para descarregar um pouco de sua energia.
    • Faça trabalho voluntário. Passar tempo com pessoas que realmente precisam de ajuda mostra o quanto você tem para agradecer — em vez de reclamar sobre tudo.
    • Mesmo que você não ache que o tédio seja causa de sua personalidade dramática, talvez seja útil ocupar-se com algo produtivo.
  5. As pessoas dramáticas são conhecidas por fazerem absolutamente tudo girar em torno delas. Quando as pessoas tentam contar sobre um problema, elas tendem a dizer: "... isso é quase tão ruim quanto algo que aconteceu comigo ou "Foi exatamente assim que eu me senti quando...". Tudo bem tentar se identificar com as pessoas, mas não é legal transformar qualquer situação em um problema que tem a ver com você. As pessoas vão se cansar rapidamente e achar que você só quer atenção; elas verão que não tem sentido confiar em você.
    • Em vez disso, esforce-se para respeitar as pessoas e reconheça que elas têm que lidar com os problemas (e, às vezes, drama!) também.
  6. Outra coisa que pessoas dramáticas tendem a fazer é reagir no calor do momento e deixar escapar os primeiros comentários rudes e insensíveis que vierem à cabeça. Antes de dizer algo, reflita se é o que realmente quer dizer ou se vai se arrepender depois de cinco minutos. Você pode sentir vontade de insultar o seu melhor amigo, namorado ou irmã na hora, mas há grandes chances de você se sentir uma idiota no longo prazo. Em vez disso, reserve um tempo para pensar sobre o que vai dizer e reflita se é realmente construtivo ou serve apenas para machucar.
    • Não tenha medo de dizer: "Só um minuto, preciso entender o que aconteceu..."
  7. As dramáticas adoram falar de seus dramas para qualquer um. É rude revelar informações demais para o açougueiro, padeiro e fabricante de velas e as pessoas também vão se cansar rapidamente de seus problemas. Se alguma coisa estiver realmente incomodando, fale com o seu melhor amigo, sua mãe ou com um amigo próximo sobre o assunto. Isso ajudará a ter outra perspectiva, liberar sua energia reprimida e evitará que você conte seus problemas para quem não tem nada a ver com o assunto.
    • Falar com alguém que realmente se importa com sua pessoa ajuda a ver que você não precisa contar tudo para todos no segundo que acontece apenas para tirar da cabeça. Aprenda a ser paciente. Espalhar sua vida por aí não ajuda a lidar com as questões.
  8. Muitas pessoas são dramáticas apenas porque querem chamar a atenção. Bom, da próxima vez que quiser que olhem para você, por que não faz algo positivo? Jogue muito bem no próximo torneio de futebol. Seja uma Desdêmona fantástica no teatro da escola. Escreva um artigo impressionante para o jornal da universidade. Faça o que faz você se sentir bem e as pessoas vão se impressionar naturalmente — em vez de apenas se irritarem com todas as suas lágrimas e reclamações.
    • Pense nisso: se você acreditar que as pessoas só prestam atenção quando está fazendo drama, é preciso trabalhar seriamente para encontrar uma forma positiva de canalizar sua energia.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Tratando as pessoas com respeito

PDF download Baixe em PDF
  1. Isso pode parecer impossível se você estiver acostumada a lidar com seus problemas falando sobre as pessoas que estão incomodando em vez de falar com elas. No entanto, você já deve ter percebido que reclamar por reclamar não leva a lugar nenhum. Na próxima vez em que você estiver em um conflito real, faça o esforço de falar com a pessoa com quem está tendo problemas de uma forma aberta e honesta, que incentiva a comunicação. Isso não significa dizer à pessoa todas as coisas horríveis que você está pensando sobre ela, mas sim que você precisa ter uma conversa construtiva se quiser resolver o problema.
    • Pare para se acalmar e discutir o problema de forma racional em vez reagir no calor do momento.
    • É claro que é mais fácil simplesmente reclamar sobre a pessoa do que lidar com o problema. Mas se você encarar o problema de frente, a pessoa vai respeitá-la mais e seu relacionamento melhorará.
    • Ouça o outro. O ditado é claro: "quem fala o que quer, ouve o que não quer". Não espere que a outra pessoa escute passivamente. Ela reagirá, e sua função é ouvi-la.
  2. Às vezes não dá para evitar. Algumas pessoas gostam de fofocar mais que a equipe do site EGO e, se escutam alguma história interessante, precisam compartilhar com seus 3.000 amigos no Facebook. Mas se você quiser parar de causar problemas, uma das ações mais fáceis para colocar a atitude em prática é parar de fofocar. Quanto menos você fofocar, mais as pessoas vão respeitá-la e menos espalharão boatos sobre "aquela dramática". Pode ser um desafio abandonar tal hábito, mas quando você conseguir, ficará grata por toda a positividade que fluirá para a sua vida como resultado.
    • Em vez de falar mal dos outros pelas costas, comece a espalhar elogios. Isso fará com que você e todos ao seu redor se sintam melhor.
  3. Pessoas dramáticas gostam de levantar a voz, gritar ou apenas falar mais alto que todos os outros para se fazer ouvir. Esse é outro mau hábito que você precisa abandonar. Na próxima vez que sentir que está falando mais alto, respire fundo três vezes e nivele o seu tom de voz e volume com as pessoas ao seu redor. Todo mundo é capaz de falar mais baixo.
    • Se você falar de uma maneira normal e calma, as pessoas vão ter mais vontade de ficar ao seu lado. Ninguém quer estar com uma pessoa que domina completamente a conversa.
  4. Para que fazer isso? Você se sentirá bem por meio segundo e vai acabar parecendo uma idiota. Você quer que as pessoas a xinguem? Se quiser, você tem um problema. Faça apenas comentários construtivos para ajudar a resolver o conflito. E se você acabar dizendo algo que ofenda ou chateie a pessoa, peça desculpas.
  5. Você já tem trabalho suficiente com seus próprios problemas para lidar, certo? Não fique toda irritada porque o namorado da sua irmã está mentindo ou porque seu primo se envolveu em um pequeno acidente de trânsito. Cuide dos seus próprios problemas e não meta o nariz onde não foi chamada. As pessoas dramáticas gostam de se envolver com o drama alheio porque sentem que não há emoção suficiente em suas próprias vidas. Se você encontrar atividades positivas para preencher o seu tempo, esse não será o seu caso.
  6. As pessoas dramáticas estão tão focadas em si mesmas e em todas as coisas que aconteceram com elas que nunca realmente param para ouvir o que os outros têm para dizer. Quando alguém estiver falando com você, faça contato visual, absorva o que estão dizendo e não interrompa. Veja seus entes queridos como eles são e pare de procurar oportunidades para falar sobre seus próprios problemas. Todos que fazem parte de sua vida têm seus próprios problemas, sonhos e objetivos. Foque nelas, e não nos próprios problemas.
    • As pessoas buscam bons ouvintes porque eles são difíceis de encontrar. Se você aprender a realmente ouvir as pessoas, será um amigo muito melhor — e uma pessoa muito melhor. Reconhecer que os outros têm dramas também vai mostrar que seus problemas não são tão emocionantes no fim das contas.
    Publicidade

Dicas

  • Não mude de uma vez, pois as pessoas podem achar estranho. Faça isso devagar e lentamente.
  • Tente ajudar as pessoas. Se você vir uma menina cair da escada, por exemplo, ajude! Dessa forma, as pessoas verão seu lado bom e sua mudança também.
  • Pergunte o que as pessoas em quem você confia acham que você deve fazer ou dizer: "Ei [nome da pessoa], eu quero mudar para as pessoas gostarem de mim. Alguma ideia?". As dicas de alguém próximo podem ser muito mais valiosas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 83 765 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade