Baixe em PDF Baixe em PDF

Ter sonhos ruins com seu namorado, seja de traição, briga, término ou até algo pior, dá muito nervoso. Será que você deveria encarar os sonhos como sinais? E, acreditando ou não, como parar de sonhar coisas ruins com seu companheiro? Neste artigo, vamos mostrar uma lista de formas de entender tais sonhos e diminuir as chances de que eles voltem a acontecer.

1

Foque nas sensações que os sonhos causaram, e não no que acontecia.

Baixe em PDF
  1. Se, por exemplo, sonhar que seu namorado traiu você, não presuma que é um aviso de que vai acontecer ou sua intuição avisando que já aconteceu. Na verdade, o sonho pode indicar que você tem dificuldade de confiar nas pessoas e não está lidando com o problema.
    • Em vez de se preocupar com os detalhes do sonho, repare em como você se sentiu.
    • Há muito que ainda não entendemos sobre os sonhos, então é fácil encontrar formas de interpretação bem diferentes entre si. Só não se esqueça que ter sonhos ruins, mesmo com pessoas que amamos, é muito comum.
    • Os sonhos raramente são um presságio do que vai acontecer ou do que já aconteceu. Em vez de vê-los de forma literal, tenha mais curiosidade sobre os sentimentos que eles evocam.
    Publicidade
2

Escreva um diário sobre seus sonhos e sentimentos.

Baixe em PDF
  1. Comece escrevendo sobre o que foi o sonho no geral, dando o máximo de detalhes que quiser. Depois, preste bastante atenção aos sentimentos que vieram com o sonho. Como se sentiu na hora que acordou? E agora, como se sente?
    • Por exemplo, digamos que sonhou que estava se casando e seu namorado largou você no altar. Escreva que sentiu choque e vergonha quando acordou e que, toda vez que lembra, sente nervoso e preocupação.
    • Leia o que já escreveu antes sempre que tiver um sonho novo com seu namorado. Procure padrões tanto nos sonhos quanto nas sensações que teve sobre eles.
3

Procure fontes de sentimentos negativos na sua vida.

Baixe em PDF
  1. Em outras palavras, o mozão pode ser o “protagonista” dos seus sonhos, mas não o foco. Reflita sobre quando você sente as coisas que causam estes sonhos. Pode ser quando está no trabalho ou lidando com seus pais, por exemplo, e não quando está com seu namorado.
    • Também é possível que seu namorado seja o protagonista e o foco dos sonhos. Se for o caso, comece a pensar se quer melhorar algo no seu relacionamento e como faria isso.
    Publicidade
4

Fale sobre seus sonhos com alguém de confiança.

Baixe em PDF
  1. Talvez seja muito estranho desabafar com ele primeiro, principalmente se está com a sensação de que os sonhos ruins são por conta de preocupações com ele. Nesse caso, converse com um amigo próximo ou um parente. Se preferir, procure a ajuda profissional de um psicólogo. [1]
    • Se for desabafar com um amigo, terá compaixão e compreensão. Se procurar um psicólogo, obterá ajuda para gerenciar seus sonhos e sentimentos. Os dois são válidos!
    • Falar sobre seus sonhos ajudará você a perceber que não está só. Todos têm sonhos ruins e é muito comum que eles envolvam pessoas queridas.
5

“Reescreva” o sonho de uma forma mais positiva.

Baixe em PDF
  1. Tente fazer isso, comece escrevendo como foi o sonho no seu diário. Depois, apague a parte “ruim” do sonho/história e reescreva, transformando-a em algo “bom”. Visualize essa versão mais feliz do sonho antes de ir dormir e talvez acabe sonhando exatamente com isso. [2]
    • Por exemplo, digamos que você não para de sonhar que seu namorado se transforma em um lobo raivoso que fica seguindo você pela casa. Você pode reescrever dizendo que ele vira um gatinho ronronando que fica andando entre suas pernas.
    • Essa estratégia costuma ser chamada de “ensaio imaginário” e há evidência de que é eficaz para alterar sonhos. [3]
    Publicidade
6

Use técnicas saudáveis para liberar o estresse que funcionem para você.

Baixe em PDF
  1. Até mesmo situações estressantes que não tem nada a ver com seu namorado podem estar contribuindo para os pesadelos onde ele aparece. Reduzir o estresse não eliminará os sonhos ruins, mas pode melhorar seu sono e até as chances de ter bons sonhos, em vez de vislumbrar cenários ruins. [4]
    • Experimente coisas que combatem o estresse, como respirar fundo, praticar yoga, meditação, orar ou outras práticas religiosas, exercícios leves, caminhadas em meio a natureza, músicas relaxantes, banhos mornos, bons livros ou qualquer coisa que relaxe você.
7

Crie hábitos saudáveis com relação ao sono.

Baixe em PDF
  1. Ter boas noites de sono com bastante frequência é sempre uma boa ideia, afinal, traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Além disso, se você dormir mais profundamente durante a noite, terá menos chances de acordar durante os ciclos REM (nos quais você sonha) e lembrar do que sonhou. Experimente estratégias para ter um sono mais saudável, como: [5]
    • Crie uma rotina noturna consistente: tenha hora para ir dormir e hora para acordar.
    • Evite ficar mexendo no celular até uma hora antes de ir dormir.
    • Não beba cafeína ou álcool antes de dormir (mesmo que seja várias horas antes). Evite fazer refeições pesadas antes de se deitar também.
    • Durma em um ambiente escuro e frio (na medida do que for confortável). Use roupas de cama agradáveis também.
    • Adicione atividades que deixem você mais calmo à rotina noturna, como tomar um banho morno, ler ou ouvir músicas relaxantes.
    Publicidade
8

Investigue as suspeitas que teve, caso elas tenham fundamento.

Baixe em PDF
  1. Você pode sonhar que seu namorado está traindo você, terminando o relacionamento ou batendo em você mesmo que ele não tenha feito (ou nem planeje fazer) nada dessas coisas. No entanto, se tiver alguma suspeita que vá de encontro com o que sonhou, talvez seja melhor ir atrás.
9

Conte os sonhos para o seu namorado.

Baixe em PDF
  1. A menos que seus sonhos tenham feito você investigar (e descobrir) provas de traição, mentiras e afins, lembre-se de que essa conversa só tem a ver com você. Ele pode até bater cartão no seus pesadelos, mas o que você sonha tem a ver com os seus sentimentos. Escolha um horário que os dois estejam calmos e possam conversar. Comece as frases com “Eu” para deixar claro que não está o culpando pelos seus sonhos. [6]
    • Por exemplo: “Parece estranho falar sobre isso, mas tenho tido uns sonhos estranhos onde você me manda flores no trabalho com um cartão dizendo que tem uma amante. Eu sei que não é verdade e talvez não queira dizer nada, mas fico nervosa sempre que tenho esse sonho.”
    Publicidade
10

Mostre empatia se ele ficar confuso ou chateado.

Baixe em PDF
  1. Mesmo se estiver fazendo o melhor que puder para explicar que seus sonhos não são a realidade do seu relacionamento, seu companheiro pode ter a sensação que magoou você. Deixe bem claro que não está o culpando e só contou o sonho para que ele entenda o que você está passando. [7]
    • Se ele ficar chateado e sentir que está levando a culpa, desculpe-se pelo mal-entendido e tenha mais cuidado. Fale apenas de você (“eu senti”, “eu fiquei triste”), focando nos resultados dos sonhos.
11

Fale dos seus sentimentos e preocupações com seu companheiro.

Baixe em PDF
  1. Se eles estão colocando os holofotes em problemas mal resolvidos, lapidar o relacionamento pode ser a solução (e trazer sonhos mais agradáveis). O ideal é que vocês fortaleçam os laços por meio da comunicação aberta, sincera e frequente. [8]
    • Infelizmente, em alguns casos, você pode chegar à conclusão que o ideal é terminar o relacionamento. Mesmo que seus sonhos não estejam prevendo o futuro, eles podem refletir a realidade do seu relacionamento e, talvez, ela não seja algo positivo para você.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 931 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade