PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Há poucas coisas piores do que vomitar quando você está muito doente. A gripe estomacal, ou gastroenterite, pode ser uma doença incapacitante, deixando-o acamado por alguns dias. Felizmente, há certas formas de reduzir suas chances de vomitar quando tiver gastroenterite. Comece com o Passo 1 para mais informações.

Método 1
Método 1 de 3:

Bebendo e comendo para impedir o vômito

PDF download Baixe em PDF
  1. O vômito pode ser causado pela desidratação; por conta disso, você precisa repor os fluidos que perdeu. Lembre-se de que você deve tomar água em pequenos goles: se tomar um copo grande de uma vez, pode expandir o seu estômago irritado e acabar vomitando de novo. [1]
    • Tome pequenos goles de água a cada 15 minutos depois de ter vomitado. Faça isso por três ou quatro horas para se hidratar. [2]
    • Se sentir náuseas em moderação, comece a se reidratar tomando 1 colher de mesa de água a cada 10 minutos. Duplique a quantidade de água após uma hora se não tiver voltado a vomitar.
    • Continue aumentando a ingestão de líquidos até conseguir beber um copo de água a cada hora. Permaneça tomando um copo de água por hora até voltar a urinar normalmente a cada 3 ou 4 horas.
  2. Há três benefícios de chupar cubos de gelo – um é que você pode começar a se reidratar lentamente e outro é que os cubos de gelo podem adormecer o seu reflexo faríngeo. Além desses dois benefícios, cubos de gelo e picolés também ajudarão a tirar o gosto ruim deixado na sua boca depois do vômito.
  3. Espere algumas horas depois de vomitar para começar a beber outros líquidos além de água. Quando já tiver esperando várias horas, você precisará beber fluidos com eletrólitos, que são minerais dentro do seu corpo que equilibram seus processos metabólicos. O vômito leva a uma diminuição no nível de eletrólitos – tomar bebidas ricas em eletrólitos ajuda a restaurar seus processos metabólicos.
    • Deixe o estômago descansar um pouco se voltar a vomitar após a reidratação. Depois, volte a bebericar líquidos claros.
    • O Pedialyte é uma excelente opção para repor eletrólitos. Você pode encontrar alguns equivalentes genéricos. Evite bebidas isotônicas, pois elas são ricas em carboidratos e pobres em eletrólitos.
    • Depois de vomitar, espere algumas horas antes de beber fluidos claros. Depois desse tempo, tome pequenos goles de líquidos claros a cada 15 minutos por três ou quatro horas. Líquidos claros incluem suco de maçã, chá branco ou caldo claro.
  4. Por muito tempo, provou-se que o chá de gengibre diminui a sensação de vômito. O gengibre relaxa o estômago, diminuindo a náusea e as chances de vômito. Você pode comprar chá de gengibre no supermercado local.
    • Você também pode mascar e depois cuspir um pedaço de gengibre cru, se quiser.
  5. Após conseguir consumir água, cubos de gelo e líquidos claros sem vomitar, você pode tentar comer alimentos simples de fácil digestão. Só coma se você não tiver vomitado por pelo menos quatro horas. Biscoitos de água e sal podem ser bons alimentos para parar de vomitar. Outros alimentos simples que você pode tentar incluir são [3] :
    • Bananas, arroz, purê de maçã e torradas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Evitando as causas do vômito

PDF download Baixe em PDF
  1. Se um cheiro forte de purificador de ar lhe causa náuseas mesmo quando você não está doente, evite-os o máximo possível. As coisas que você vê, cheira e saboreia podem estimular o vômito: por isso que é importante saber o que faz você se sentir enjoado. [4]
    • Por exemplo, algumas pessoas ficam enjoadas quando veem sangue, mesmo se for só em um filme. Outras pessoas sentem náusea quando comem queijo azul ou quando sentem cheiro de lixo. Afaste-se de tudo que puder lhe causar náuseas.
  2. Esses três tipos de líquido podem estimular o reflexo faríngeo e até mesmo irritar o revestimento do seu trato gastrointestinal. Você deve evitá-las por pelo menos um dia depois de ter vomitado.
    • Bebidas carbonadas incluem todos os refrigerantes e cervejas.
    • Bebidas ácidas incluem suco de laranja, suco de toranja e outras bebidas cítricas.
    • Bebidas cafeinadas incluem café, chá preto e bebidas energéticas.
  3. Esses tipos de alimento são clinicamente conhecidos por promover o vômito. Como o seu estômago precisa trabalhar o dobro do tempo para digerir esses alimentos, você provavelmente vai vomitá-los como um resultado. Espero pelo menos 48 horas depois de vomitar para comer qualquer tipo de alimento apimentado ou oleoso.
  4. Fique longe de veículos se tiver o costume de ficar enjoado dentro deles. Quando se tem gastroenterite, você já tem a tendência de vomitar. Andar em um veículo apenas aumentará sua chance de vomitar. Isso acontece porque mudanças rápidas de direção (como sentar no banco de trás do carro quando fizer uma curva em U) estimulam os receptores do labirinto vestibular do ouvido interno. Do ouvido interno, impulsos são transmitidos pelo tronco cerebral para o cerebelo, que contém o centro de vômito, causando enjoo.
    • Se você tiver que andar de carro, peça para o motorista fazer curvas lentamente e dirigir com cuidado para que não haja movimentos bruscos. Isso pode diminuir as chances de deixá-lo enjoado.
  5. Você provavelmente já sabe que fumar faz mal para a saúde. No entanto, é ainda pior se você estiver tentando parar de vomitar. Quando você fuma um cigarro, inala nicotina. A nicotina relaxa o esfíncter esofágico inferior (a abertura inferior do esôfago), o que aumenta a probabilidade dos ácidos estomacais irritarem o esôfago, fazendo você vomitar.
  6. Esses medicamentos irritam o estômago. Eles também inibem a produção de prostaglandina, os químicos naturais que servem como mensageiros para promover a inflamação. No entanto, certas prostaglandinas também servem para proteger o revestimento do estômago. Consequentemente, o uso desses medicamentos inibe o efeito protetor, levando à irritação e ao vômito.
    • Esses medicamentos incluem aspirina, ibuprofeno e naproxeno.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando técnicas de relaxamento e distração

PDF download Baixe em PDF
  1. O vômito começa no cérebro – a percepção da sua mente da náusea pode fazer você se sentir mal. Por conta disso, você precisa desviar a atenção do seu pensamento do vômito, imaginando lugares bonitos e outras imagens que podem acalmá-lo. Quando você começar a sentir náusea, imagine algo que lhe distraia ou acalme. Ouvir uma música que relaxante e que o deixa feliz também estimula pensamentos positivos. [5]
    • Por exemplo, quando você começar a sentir náusea, imagine a manhã de Natal. Imagine toda a sua família ao seu redor, a árvore de Natal acesa, a lareira, etc.
  2. Envolver-se em uma atividade que chama a sua atenção ajuda a impedir o vômito. Quando sua mente está envolvida, você terá menos chances de sentir náusea e não irá vomitar.
    • Assista a filmes que o distraiam o suficiente do enjoo. Por exemplo, se você se sentir enjoado quando vê sangue, não assista a um filme de terror ou de vampiros. Assista a comédias, dramas, romances, etc.
  3. Mesmo se você se sentir fraco para sair, abra a janela do seu quarto e deixe entrar um ventinho. O ar fresco pode ajudar muito alguém com náusea. Se puder, sente-se do lado de fora. Deixe a brisa acalmar você e olhe ao seu redor. Focar em algo bonito enquanto respira um ar fresco pode impedir que você vomite.
  4. Eleve a sua cabeça na cama em um ângulo de 45 a 90 graus, usando travesseiros. Ao mesmo tempo, eleve seus pés em um ângulo mais alto do que seu corpo (novamente usando travesseiros). Essa posição elevada pode aproveitar o poder da gravidade para que você não vomite. Manter seus pés mais altos do que o seu centro também ajuda a melhorar a circulação.
    Publicidade

Dicas

  • Descanse. A forma mais rápida de se recuperar de qualquer doença e descansando bastante e deixando seu corpo se curar.
  • Respire fundo pelo nariz e expire pela boca.
Publicidade

Avisos

  • Vá ao médico se o vômito persistir por mais de 2 dias para adultos e 1 dia para crianças.
  • Se você estiver vomitando sem parar, veja o seu médico imediatamente, pois isso pode indicar um problema mais complicado.
Publicidade

Referências

  1. Fauci, Et al. (2012). Harrison’s Principles of Internal Medicine Eighteenth Edition. New York: McGraw-Hill Medical Publishing Division.
  2. http://www.uhs.umich.edu/diarrheavomiting
  3. Katzung, Bertram G. (2007). Basic & Clinical Pharmacology Tenth Edition. McGraw-Hill Medical Publishing Division.
  4. http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/patientinstructions/000122.htm
  5. http://www.webmd.com/first-aid/vomiting-and-nausea-treatment

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 41 862 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade