Baixe em PDF Baixe em PDF

Brigar, seja de forma verbal ou física, nunca é uma boa ideia, mas às vezes é inevitável, principalmente quando é preciso se defender em uma situação de perigo. Durante a briga, é primordial que se mostre confiante. Parecer nervoso ou abalado vai fazer seu oponente achar que está diante de uma pessoa fraca, e isso pode fazer com que ele tente machucá-lo ainda mais. Use movimentos defensivos e uma linguagem corporal confiante para mostrar que não se sente intimidado. Em circunstâncias futuras, faça o possível para evitar que a situação chegue a esse ponto. Além de se machucar seriamente, você ainda pode enfrentar consequências legais por machucar a outra pessoa envolvida. Existem outras maneiras mais inteligentes de resolver um conflito sem se envolver em brigas.

Método 1
Método 1 de 3:

Demonstrando confiança através da linguagem corporal

Baixe em PDF
  1. O rosto é capaz de revelar muito sobre os sentimentos, e é fácil parecer nervoso durante uma situação de muita tensão. Preste atenção aos músculos faciais e, se estiver nervoso, tente relaxar. Os agressores costumam se sentir mais fortes e encorajados quando percebem que a outra pessoa está amedrontada. [1]
    • Preste atenção à testa. Se perceber que está fazendo careta franzindo a testa e as sobrancelhas, tente suavizar a expressão.
    • Concentre-se nos músculos faciais. Sentir espasmos no rosto é sinal de nervosismo. Tente relaxar os músculos e manter uma expressão neutra.
  2. A maneira com a qual se porta diz muito sobre suas emoções, transmitindo confiança ou medo. Evite relaxar a postura com os ombros caídos para frente ou deixar o corpo pender, como sinal de fracasso ou pânico. Deixe que seu adversário perceba que você não se sente intimidado por ele. [2]
    • Mantenha as costas eretas e os ombros firmes. A tendência, na hora do nervosismo, é curvar as costas e deixar os ombros caídos para a frente. Os ombros precisam ficar firmes e projetados para trás.
    • Não cruze os braços. Esse movimento reflete vulnerabilidade e uma postura defensiva.
    • Mantenha os punhos perto do rosto para bloquear qualquer tentativa de ataque. Seus braços ajudam a proteger o pescoço e o tórax.
  3. Além de transmitir uma imagem de segurança, você vai conseguir manter melhor o equilíbrio na hora do conflito. Cair durante uma briga pode acarretar sérios problemas, por isso é importante manter a estabilidade corporal. [3]
    • Dobre levemente os joelhos e posicione uma perna mais à frente.
    • Deixe os pés separados em uma largura proporcional ao espaço entre os ombros.
  4. O olho no olho transmite segurança e, ao mesmo tempo, é uma forma de manter os movimentos do seu adversário em observação. Durante a briga, tente fazer esse contato para mostrar que não está com medo. [4]
    • Mantenha os punhos próximos ao rosto, um pouco abaixo da altura dos olhos. Essa posição vai ajudá-lo a bloquear possíveis ataques. [5]
    • Não deixe as mãos na frente dos olhos para não bloquear a visão.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Asher Smiley

    Professor de Defesa Pessoal
    Asher Smiley é Proprietário e Instrutor da academia Krav Maga Revolution em Petaluma, Califórnia. Asher treinou com alguns dos maiores instrutores de Krav Maga ao redor do mundo. Em 2017, ele treinou na International Kapap Federation e na Combat Krav Maga International, completando seus seminários táticos de 7 dias e o curso de instrutores de 8 dias.
    Asher Smiley
    Professor de Defesa Pessoal

    Nosso Especialista Concorda: "Para parecer mais confiante, encare a pessoa assim que se sentir ameaçado. Demonstrar coragem através do contato visual pode encerrar o conflito antes de ele começar.

    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Brigando com confiança

Baixe em PDF
  1. Reagir ao ataque pode mudar completamente sua situação de vítima para agressor. Sua reação pode transmitir falta de controle emocional, o que vai fazer com que seu oponente enxergue como uma fraqueza sua. Só revide ao que ele fizer, não vá além.
    • Pare antes de revidar. Se receber um insulto, por exemplo, antes de ceder às emoções e deixar as palavras e atos jorrarem, espere até se acalmar um pouco.
  2. Se atacar seu adversário enquanto ele estiver no chão, ele pode se machucar gravemente, o que pode resultar em problemas legais para você.
    • Tente desviar dos movimentos dele. Use os braços e mãos para bloquear socos e chutes.
    • Não chute ou bata na pessoa, a menos que seja para impedir as agressões e evitar danos maiores.
  3. Ser atingido em uma área mais sensível pode fazer você se revirar de tanta dor, e isso é o suficiente para abalar a confiança e sair seriamente machucado. [6]
    • Tente bloquear os ataques direcionados aos olhos, orelhas, nariz, pescoço, órgãos genitais e joelhos. Um ataque forte em qualquer uma dessas áreas pode causar sérios problemas e fazer você perder a briga.
    • Mantenha sempre os braços em posição de ataque. Os punhos protegem o rosto, enquanto os braços protegem a área do pescoço e do tórax.
    • Observe os movimentos do inimigo. Tente prever a parte do corpo que ele está prestes a atacar e tente se proteger de acordo.
  4. A voz também transmite confiança. Você não pode deixar transparecer medo, intimidação ou histeria ao falar, por isso tente manter um tom confiante ao falar no momento da briga. [7]
    • Use um tom de voz neutro. Não fale muito devagar e nem de forma muito suave.
    • Evite expressões que demonstram nervosismo, como “hum”.
    • Seja claro ao falar. Murmurar é um sinal típico de inquietação.
  5. Emoções intensas, como o pânico, podem causar muita tensão. Com o nervosismo, a linguagem corporal e o tom de voz começam a transparecer o medo. Não é fácil manter a calma durante uma briga, mas é importante se você quiser manter a imagem de pessoa segura de si. [8]
    • Respire fundo para tentar se acalmar. Em uma briga fica difícil até mesmo conseguir pensar em respirar fundo, mas tente, se possível.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Evitando situações perigosas

Baixe em PDF
  1. Não seja a pessoa que fica procurando briga ou que ataca quem o intimida. Briga é uma coisa séria e perigosa – sempre uma péssima ideia. [9]
    • O agressor pode ter uma arma. Nunca se sabe se a pessoa está portando uma faca ou algum outro objeto cortante. O mais prudente é não arriscar e não se envolver em conflitos.
    • Ao brigar com alguém, há sempre a possibilidade de a pessoa voltar depois com mais pessoas para atacar você. Não comece esse ciclo de violência.
    • Caso precise brigar para se defender, vá em frente, mas lembre-se de que essa deve ser a última vez. A única justificativa para uma briga é escapar de possíveis lesões.
  2. Você sabe que é o alvo de alguém? Seja proativo e mantenha distância dessa área. Prefira andar por lugares iluminados e abertos, de preferência com policiamento. [10]
    • Ande sempre em grupo, principalmente se estiver sofrendo ameaças.
    • Na escola, evite passar perto de onde as pessoas que gostam de fazer bullying costumam ficar.
  3. Diante de qualquer tipo de ameaça com violência física, o mais sensato é chamar a polícia imediatamente. A briga pode levá-lo a sérias consequências com a justiça no caso de você machucar alguém, além da possibilidade de você também se ferir gravemente. Em caso de ameaças, ligue para a polícia e faça um BO na delegacia mais próxima. [11]
    • Não tenha medo de chamar as autoridades. O papel da polícia é ajudar os cidadãos e, muitas vezes, um único telefonema pode evitar problemas muito mais graves.
    • Mesmo que o agressor demonstre calma, é importante ter um policial por perto para o caso de a pessoa tentar atacá-lo novamente.
  4. Caso seja o alvo de ofensores, a autodefesa pode ser uma grande ajuda para você. Busque academias que oferecem aulas específicas de autodefesa ou faça aulas de artes marciais, como karatê ou judô. Você vai aprender movimentos que vão ajudá-lo bastante em possíveis ataques. [12]
    • Nem todas as formas de defesa pessoal são apropriadas para você, algumas são mais práticas do que outras, e algumas são mais defensivas e outras mais ofensivas.
    • Antes de se matricular, faça uma aula experimental para ver se é isso mesmo que deseja.
    Publicidade

Dicas

  • Ande sempre acompanhado se precisar caminhar por alguma área perigosa. Se for alvo de bullying na escola, esteja sempre na companhia de um amigo.
Publicidade

Avisos

  • Uma briga pode resultar em consequências legais bem sérias, por isso o melhor a fazer é evitar esse tipo de conflito. Só se envolva em confrontos em casos de extrema necessidade para se defender, e tente apenas neutralizar o oponente. Lesões sérias podem ser o bastante para processos criminais.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 43 203 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade