PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O cabelo cacheado é lindo, e por mais que ame seus cachos, você também tem o direito de alisar os fios para uma ocasião especial ou para um penteado diferente. Com o preparo e a proteção adequadas, seu cabelo liso pode durar alguns dias, e você vai se sentir linda por todos eles. Vamos lá?

Parte 1
Parte 1 de 3:

Lavando e preparando o cabelo cacheado

PDF download Baixe em PDF
  1. Para facilitar o alisamento, é importante lavar o cabelo com shampoo e passar um condicionador antes de passar a prancha. Assim, você ficará com os fios fresquinhos e limpos para usar por dias, além de criar uma superfície mais suave para o alisamento. Opte por produtos antifrizz, se possível. [1]
    • Na hora de aplicar o condicionador, comece nas pontas do cabelo e vá subindo até o meio dos fios — se possível, evite passar condicionador nas raízes. Depois, pegue um pente com dentes largos e passe sobre os fios para desembaraçá-los. Assim, vai ser mais fácil pentear o cabelo fora do chuveiro, visto que fios cacheados dão nós com certa facilidade. Depois, deixe o condicionador agir por alguns minutos antes de enxaguá-lo.
    • Quando estiver no chuveiro, use água morna para lavar o cabelo. A água quente pode danificar as cutículas dos fios, causando ressecamento ou frizz. Depois de enxaguar os fios, enxague-os com água gelada para dar brilho e "achatá-los". [2]
  2. Esses produtos ajudam a hidratar, fortalecer e dar brilho aos fios. Depois de sair do banho, aplique um pouco do condicionador nos fios, novamente evitando as raízes. Isso também vai proteger o cabelo do ressecamento promovido pela prancha e pelo secador.
  3. Para facilitar o processo de secagem com o secador, use uma toalha de microfibra ou uma camiseta velha para remover o excesso de água dos fios. Aperte as madeixas com o tecido, até que o cabelo não esteja mais encharcado. Não esfregue os fios, pois isso pode gerar frizz, e tente não apertar as pontas na direção do couro cabeludo, já que esse movimento vai ativar os cachos. [3]
  4. Pegue um pente de dentes largos e comece a pentear as pontas. Vá subindo, até conseguir pentear as raízes também. Não use uma escova, pois ela pode prender nos fios e promover a quebra deles.
    • Se penteou o cabelo no chuveiro, esse processo vai ser mais fácil. Caso os fios continuem muito embraçados, borrife um desembaraçador antes de penteá-los. Outra opção é não pentear, mas usar os dedos para desfazer os cachos, já que deixar de usar a escova vai reduzir o frizz.
  5. Como você vai usar ferramentas quentes nos fio, é preciso protegê-los para evitar danos. Você pode usar um sérum, um gel ou um spray, mas escolha um produto antifrizz e próprio para alisamento com prancha, pois assim a proteção será maior. Aplique o produto de forma uniforme por todo o cabelo para maior proteção.
    • Se quer um produto natural, procure por um que contenha óleo de argan, que é ideal para cabelos grossos ou crespos. Evite produtos com silicone, pois eles dão peso ao cabelo e criam uma aparência "escorrida" — a menos que esse seja o visual desejado, é claro. [4]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Secando e alisando o cabelo

PDF download Baixe em PDF
  1. Crie quatro quadrantes, repartindo o cabelo no meio da testa e repartindo novamente na altura das orelhas. Conforme trabalha em cada quadrante, divida-os em seções menores, do tamanho da escova que vai usar. Comece na parte inferior de cada seção e vá seguindo para cima. [5]
    • Use prendedores de cabelo para evitar que os fios atrapalhem o processo de secagem.
    • Conforme termina de secar um pedaço do cabelo, solte outra camada de cabelo e prenda o resto. Continue separando as seções dessa forma, até soltar todo o cabelo.
  2. Esse passo provavelmente será o mais demorado, já que é importante que o cabelo esteja completamente seco na hora de alisá-lo. Use uma escova redonda de cerdas para esticar os fios ao secá-los, apontando o secador na direção da escova, mas mantendo-o a cerca de 15 cm dela, para não aplicar calor demais. Repita até secar completamente o cabelo. [6]
    • Aponte o bocal do secador para baixo ao secar o cabelo. Não coloque o aparelho debaixo do cabelo, virado para cima, pois isso causa frizz. [7]
    • Ao terminar, passe um óleo ou um creme — óleo de argan e de coco são ótimas opções — e penteie os fios, cobrindo-os completamente. Isso vai evitar danos causados pelo calor.
    • Caso seu cabelo fique com frizz após o alisamento com escova, sinal de que você não removeu toda a umidade dos fios.
  3. Você precisará usar a mesma técnica de secagem para o alisamento. Divida o cabelo em quatro quadrantes e separe-os em seções menores, do tamanho da sua escova. Trabalhe das pontas até a raiz.
    • Use prendedores para segurar as mechas até estar pronta para alisá-las.
  4. Algumas pessoas têm dificuldade para alisar o cabelo, mas o problema é simplesmente o tipo errado de prancha. Os modelos de cerâmica são ótimos para cabelos finos e médios, já que ajudam a suavizar os fios. No caso de cabelos cacheados, as pranchas de ouro ou titânio são ideais, pois os fios ficarão mais lisos e brilhantes. [8]
    • As chapinhas de titânio também são ótimas para quem alisa os fios com frequência, pois elas resistem às altas temperaturas e à corrosão, fazendo com que elas durem mais tempo. [9]
    • Use uma prancha que tenha no máximo 3 cm de largura. Os modelos maiores são ótimos para penteados, mas dificultam o processo de alisamento.
    • Não tenha medo de investir um pouco mais em uma chapinha de qualidade. Esses utensílios podem durar por anos, e o barato pode ser caro no longo prazo. Evite também produtos de plástico ou de metais básicos, pois eles não distribuem bem o calor e podem fazer com que o processo de alisamento demore muito mais.
  5. Agora que já separou o cabelo em partes, comece a alisá-lo em mechas de 2,5 cm. Comece na frente da cabeça e vá seguindo até chegar no outro lado. Para alisar o cabelo, pegue uma mecha de cerca de 2,5 cm, penteie-a e estique-a. Em seguida, passe a prancha pelo fio, da raiz à ponta. Faça isso até alisar todos os fios. [10]
    • Ao alisar o cabelo, tente passar a prancha apenas uma vez por mecha. A tensão é o segredo, pois quanto mais você puxar o cabelo, mais rápido será o alisamento.
    • Se o cabelo estiver "chiando" durante o processo, é possível que os fios não estejam completamente secos. Passe o secador novamente, até deixar tudo bem sequinho.
    • Se possível, use a menor temperatura da chapinha. As configurações mais altas são voltadas para profissionais e podem danificar seu cabelo se usadas de forma inadequada. Tente manter a prancha entre 150 °C e 175 °C. [11]
    • Às vezes, é bom passar a chapinha na sequência de um pente. Penteie os fios, começando na raiz, e em seguida, passe a prancha pela mecha. Isso vai ajudar a deixar tudo lisinho e sem nós. [12]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Finalizando e mantendo o estilo

PDF download Baixe em PDF
  1. Depois de alisar todo o cabelo, você pode penteá-lo e deixá-lo do jeito que quiser. Quer que as pontinhas fiquem levemente encaracoladas? Passe a prancha pelas pontas e gire-a para dentro. Você também pode alisar a franja ou virar as pontas para fora, tanto faz!
  2. Para manter o cabelo no lugar e dar brilho, aplique um sérum por todos os fios. Isso também vai domar o frizz e dar um toque de seda às madeixas. Outra opção é passar um spray de cabelo leve nas raízes para evitar que elas fiquem com frizz com o passar do dia. [13]
  3. Agora que já passou por todo esse trabalho para alisar os fios, é melhor mantê-los lisos por mais tempo. Para minimizar os danos ao cabelo, não o alise de novo todos os dias. Passe pelo menos três dias sem alisar os fios, e vá mantendo o alisamento fazendo o seguinte:
    • Use um xampu a seco quando os fios começarem a ficar oleosos. Você quer deixar seu cabelo liso por alguns dias, sem ter que lavá-lo e repetir o processo? Passe um pouco de xampu a seco nas raízes quando elas começarem a ficar oleosas. Outra opção é usar um talco infantil.
    • Não molhe o cabelo. Os fios cacheados vão retomar à forma original quando expostos à água, portanto, evite a umidade a todo custo. Na hora do banho, prenda o cabelo e cubra-o com uma toalha ou uma touca de cabelo para limitar a exposição dos fios.
    • Retoque o liso de vez em quando. Se vai manter o cabelo alisado por alguns dias, é normal que ele fique com um pouco de frizz e volte com poucos cachos. Para evitar isso, passe a chapinha a cada dois dias, focando apenas nas áreas problemáticas. Não é preciso alisá-lo completamente do zero e nem prender as mechas — alise só o que estiver visivelmente cacheado, principalmente na parte superior da cabeça.
    • Continue aplicando sérum no cabelo para alisá-lo e prevenir o surgimento do frizz. Sempre que alisar o cabelo, ou ao acordar, passe um pouco de sérum nos fios e borrife um spray de cabelo nas raízes.
    • Prenda o cabelo à noite para evitar nós ou amassados enquanto dorme. Você pode fazer um coque meio frouxo ou envolver a cabeça com um lenço de seda para melhores resultados.
    • No último dia, prenda o cabelo novamente. Se ele estiver muito oleoso, você pode usar o último dia como oportunidade para experimentar um penteado diferente, meio preso. Você pode simplesmente usar uma faixa ou prender a parte da frente do cabelo, já que essa é a área que mais acumula oleosidade e umidade com o passar do dia.
  4. Publicidade

Dicas

  • Confira o ponto de condensação de água ou o nível de umidade com antecedência e tente alisar o cabelo quando esses níveis estiverem baixos. O cabelo cacheado alisado sofre com mais frizz quando a umidade está alta.
  • Se não tem muito tempo pela manhã, tente alisar o cabelo à noite, antes de dormir, e fazer apenas alguns retoques ao acordar. Durma com uma fronha de cetim ou de seda em seu travesseiro para reduzir o frizz e a estática nos fios.
  • Se não quer que o cabelo fique "chapadão", use a prancha para virar os fios para dentro ou para fora, no fim das mechas. Para isso, faça uma leve curva com a prancha na ponta dos fios, para criar um visual mais natural.
  • Lembre-se de desligar a chapinha ao terminar. As chapas dela podem queimar as superfícies com as quais entram em contato, o que é bastante perigoso.
  • Se o seu cabelo é muito fino, passe um spray volumizador ao terminar para que ele não fique escorrido demais.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Xampu e condicionador.
  • Pente de dentes largos.
  • Chapinha.
  • Spray protetor térmico.
  • Sérum alisador ou antifrizz.
  • Prendedores de cabelo.
  • Secador de cabelo.
  • Escova redonda.
  • Condicionador leave-in.
  • Escova de cerdas (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 33 701 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade