Baixe em PDF Baixe em PDF

Como qualquer dentista diria, embora seja difícil passar o fio dental quando se usa aparelho, o aparelho faz com que limpar os espaços entre os dentes seja ainda mais importante. Felizmente, passar o fio dental com aparelho, seja com mãos ou com acessórios, é muito fácil depois que você se acostuma.

Método 1
Método 1 de 4:

Usando fio dental comum

Baixe em PDF
  1. O aparelho tem várias partes em que o fio dental poderia ficar enroscado. Por isso, é importante usar um fio fino e revestido com cera, se você puder. Fios dentais sem cera, cuja trama se desfaz com facilidade, têm uma chance maior de se enroscar nas partes de ferro. [1]
    • A quantidade de fio dental que você deve usar varia de acordo com o tamanho da sua boca e das suas mãos. Um pedaço de 30 a 45 cm deve ser suficiente. [2]
  2. Pegue a linha a alguns centímetros da ponta e insira-a no espaço entre os dentes e o fio ortodôntico (tanto faz se por cima ou por baixo dele), tomando cuidado para não prendê-la no aparelho. Uma vez que a ponta tenha passado por trás do fio ortodôntico, pegue-a com a outra mão. Faça isso diante do espelho.
    • Seja cuidadoso. Evite mexer no fio ortodôntico ao manusear o fio dental — o objetivo é limpar os dentes, não entortar o fio ortodôntico.
  3. Depois de pegar a ponta que você passou por trás do fio ortodôntico, enrole-a a partir da base em direção à ponta do dedo indicador, firmemente. Ponha um dos dedos indicadores dentro da boca e, com cuidado, insira o fio dental no espaço entre os dois dentes.
    • Se você já passou fio dental alguma vez na vida, deverá realizar o movimento com naturalidade. Basta inserir a linha entre os dentes e empurrá-la até a gengiva. Talvez seja mais difícil encaixar o fio dental em alguns dentes do que em outros, o que é perfeitamente normal.
  4. Agora que o fio está entre os dentes, use os dedos para movê-lo para cima e para baixo. Seja cuidadoso e faça com que o fio limpe ambos os lados do espaço entre os dentes. Faça a limpeza mais minuciosa possível.
    • Pode até parecer que esfregar o fio dental nas laterais dos dentes não surte efeito algum, mas isso não é verdade. O fio dental não serve apenas para remover restos de comida, mas também as placas — um acúmulo de bactérias que, se não for combatido, pode causar dor, degradação e descoloração dos dentes. [3]
  5. Evitando enroscá-lo no fio ortodôntico, puxe uma das pontas até que ele saia do espaço entre os dentes. Parabéns! Você acaba de passar o fio dental entre o primeiro par de dentes!
  6. Repita o procedimento com muito cuidado em cada par de dentes, tanto superiores quanto inferiores, até os últimos molares. Pare apenas quando tiver limpado todos os espaços entre os dentes de ambas as arcadas.
    • Tenha paciência. O tempo que uma pessoa com aparelho leva para passar o fio dental pode ser três vezes maior que o tempo que uma pessoa sem aparelho levaria. No entanto, o uso do fio dental é ainda mais importante quando se tem aparelho, uma vez que não será possível limpar a boca apenas com a escova de dentes.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Usando um passador de fio dental

Baixe em PDF
  1. Está cansado de passar o fio dental com os dedos? O passador de fio dental facilitará a tarefa. Ele é um instrumento parecido com uma agulha de plástico, que serve para inserir o fio dental atrás do fio ortodôntico. [4]
  2. Depois, passe a agulha de plástico por baixo do fio ortodôntico e passe o fio dental.
  3. Agora que o fio está posicionado, pegue cada ponta com um dedo e passe-o no intervalo dos dentes. Depois, tire o fio dental e repita o processo nos outros dentes. O passador ajuda a colocar o fio dental na posição correta sem "beliscar" os dedos.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Usando um irrigador oral

Baixe em PDF
  1. Muitos dentistas recomendam uma ferramenta chamada irrigador oral, que complementa o uso do fio dental e pode ser comprada via internet, em lojas especializadas ou no consultório do dentista, e custa a partir de R$ 200,00.
  2. Há uma linha no aparelho que indica onde deve estar o nível da água. Limpe o reservatório regularmente — você não vai querer irrigar a boca com água infestada por bactérias.
  3. Ele atira um fluxo estreito de água que remove sujeira e partículas de comida dos espaços entre os dentes, mas dentistas não recomendam que o aparelho seja usado para substituir o fio dental — ele é um bom complemento ao fio dental, pois limpa os lugares de difícil acesso. Além disso, o irrigador oral tem um efeito positivo em gengivas infeccionadas ou retraídas.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Explorando outras opções

Baixe em PDF
  1. Se você acha o fio dental comum doloroso, talvez tenha mais sorte com com a fita dental. Ela é uma variação mais fina e larga de fio dental, parecida com uma faixa, e usada da mesma maneira que o fio dental, geralmente por pessoas com dentes e gengivas sensíveis.
  2. Pequena, flexível e pontuda, a escova interdental tem cerdas que se assemelham a uma árvore de natal. Seu formato a torna ideal para a limpeza atrás do aparelho — basta inseri-la entre o fio ortodôntico e os dentes e esfregar. Como não é fácil encontrá-la, converse com seu dentista se você quiser adquirir uma. [5]
    • A escova interdental não substitui o fio dental, pois não é capaz de fazer uma limpeza tão minuciosa do meio dos dentes quanto este. Use os dois em conjunto para limpar melhor a parte dos dentes que se esconde sob o fio ortodôntico.
  3. Trata-se de um tipo especial de escova com cerdas em "V" que limpa melhor o aparelho e outros implantes ortodônticos, o que a torna um aliado importante na higiene bucal de usuários de aparelho. [6]
    • Assim como a escova interdental, a escova ortodôntica deve ser usada em conjunto com o fio dental, não no lugar dele.
    Publicidade

Dicas

  • Tente empurrar o fio dental contra as laterais dos dentes para remover as placas. Por outro lado, não o empurre contra as gengivas, que poderiam se machucar.
  • Não se esqueça de limpar as laterais dos últimos molares!
  • Se você vir um pouco de sangue ao passar o fio dental pela primeira vez, não se assuste. Desde que você não sinta dor, isso é absolutamente normal. Os sangramentos serão cada vez menos frequentes à medida que você fizer do uso do fio dental um hábito. Se o sangramento não aliviar, entretanto, fale com seu dentista. [7]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 99 572 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade