PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Então chegou a hora de mudar de emprego, seja por uma mudança da área de atuação ou simplesmente pela busca de novos desafios. Pedir demissão é relativamente simples: basta dar o aviso prévio, de preferência, de 30 dias. Se deseja sair e ao mesmo tempo deixar as portas abertas sem criar obstáculos para oportunidades no futuro, é preciso ter bastante cuidado e consideração pelo seu emprego antigo. Ou seja, pedir demissão é fácil; sair com classe não é. Este artigo procura mostrar várias maneiras diferentes de deixar o emprego da forma mais tranquila e sem ressentimentos possível.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Escolhendo a hora certa

PDF download Baixe em PDF
  1. A maioria das pessoas pede demissão quando já está se sentindo esgotada e não aguenta mais ficar no emprego. Isso causa uma queda na produtividade, o que é até compreensível, mas na realidade você deve dar o melhor de si no seu último projeto com a empresa. Desse modo você poderá contar com referências positivas do seu chefe ou até mesmo voltar a trabalhar com ele. É muito melhor ser lembrado como um profissional que procura sempre dar o melhor de si até o último minuto como funcionário da empresa. [1]
    • Esteja ciente dos benefícios que perderá ao pedir demissão. Eles podem ser essenciais caso ainda não tenha encontrado um novo trabalho.
  2. Não pegue o seu chefe desprevenido e desesperado procurando alguém para dar conta do seu serviço. Os 30 dias de aviso prévio servem para que a empresa possa remanejar gente para desempenhar suas tarefas até que consigam encontrar alguém que possa assumir definitivamente suas responsabilidades. [2]
  3. Assim que tiver tomado a decisão, não saia por aí falando pela empresa até o boato chegar nos ouvidos do seu supervisor imediato. Pense estrategicamente, como um general, e saiba que conhecimento é poder.
    • Dê ao seu chefe ou supervisor tempo para lidar com a nova situação. Se a empresa fizer uma contraproposta irrecusável, vai ser estranho se você já tiver anunciado seus planos para seus colegas de trabalho.
    • Depois de conversar com o seu superior, planeje como dará a notícia para o resto da equipe. Talvez seu chefe mande um e-mail para a empresa toda ou peça que você prepare um. E lembre-se: não comente nada sobre a saída com ninguém antes de comunicar o chefe primeiro.
  4. Isso é um sinal de respeito e consideração tanto pela empresa quanto pelos colegas e superiores, que ficarão gratos com essa atitude. Termine todos os projetos sob sua supervisão e prepare instruções claras e concisas para a pessoa que for assumir o seu cargo. Pode-se criar um arquivo que explica seu trabalho do ponto em que você parou em projetos de longo-prazo e outras informações essenciais sobre as tarefas desempenhadas por você. Deixe todos os seus arquivos em ordem, organizados com a ajuda de etiquetas e guardados em um lugar de fácil acesso--você não quer ex-colegas de trabalho ligando desesperados para você depois do seu desligamento da empresa só porque não conseguem achar os seus arquivos. [3]
    • Isso é ainda mais verdadeiro se você trabalha em equipe. Depois de dar o aviso prévio, é importante delegar suas funções aos seus colegas até que alguém possa finalmente assumir o seu cargo de forma definitiva.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Escrevendo uma carta de demissão

PDF download Baixe em PDF
  1. Nunca escreva nada que possa prejudicá-lo no futuro, pois nunca se sabe o que o futuro reserva para a sua carreira. Pode ser que você tenha que voltar a trabalhar com um dos seus superiores no futuro. Vale repetir: Nunca se sabe. [4]
    • Exemplo do que não se deve escrever: “Caro Sr .Nogueira; Estou me desligando da empresa. O ambiente de trabalho não é nada motivador. Falta valorização de talentos. Além disso, o fato de que a empresa me deve R$ 3 mil em férias atrasadas. Estou profundamente decepcionado. Sinceramente, Carlos.”
  2. Há detalhes que separam as cartas boas das cartas excelentes. Siga as dicas abaixo.
    • Uma carta de pedido de demissão padrão conteria algo como, por exemplo: "Prezado Sr. Carvalho. Tem sido uma honra trabalhar para a Spacely Sprockets S/A. O intuito desta carta é informá-lo que estou deixando a empresa para aceitar uma nova posição em outra empresa daqui a um mês. Me sinto imensamente privilegiado por fazer parte da sua equipe, e desejo todo o sucesso que a empresa merece. Sinceramente, Jorge Gomes Santos."
  3. Se tem uma relação de amizade com seu chefe, você pode demonstrar isso na carta para amenizar o sentimento de perda dele ou dela. Não é preciso ser completamente formal.
  4. Às vezes as empresas fazem uma contraproposta. Seja claro para que não haja mal-entendidos.
    • Escreva algo como “Estou comunicando a minha saída definitiva da função de [sua posição na empresa] no dia [data do último dia do seu aviso prévio].
  5. Mesmo que você não suporte mais nem um segundo no seu emprego, procure fazer um elogio. Algo como “Sou grato por tudo o que aprendi sobre a área de [sua área de atuação]” é uma opção (mesmo que, na verdade, você tenha tido o azar de testemunhar apenas incompetência e politicagem e, se possível, nunca mais na vida deseje pisar na empresa ou encontrar seus superiores ou colegas novamente).
  6. Procure listar as suas contribuições para a equipe e a empresa e como se sente realizado com elas. Sua carta será arquivada, assim como os comentários dos seus superiores e do pessoal de RH, e poderá ser acessada por futuros empregadores.
  7. Escreva sobre como você é grato pela experiência de ter trabalhado na empresa e que sinceramente estima todos que trabalham nela (incluindo o seu chefe).
    • Diga algo como “Eu nunca teria sido capaz de realizar meu sonho de me tornar um autor prolífico sem o discernimento e o conhecimento que adquiri trabalhando para esta editora. Foi um privilégio imensurável.” Você pode também agradecer seu chefe diretamente e acrescentar nomes de pessoas que contribuíram para o seu progresso.
  8. Não a envie por e-mail--isso é considerado pouco profissional. Imprima e entregue a mesma para o seu chefe quando forem conversar sobre o seu desligamento da empresa.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Lidando com o chefe

PDF download Baixe em PDF
  1. Entrar na sala dele e pedir um minutinho pode não ser suficiente - esteja ciente de que ele pode estar no meio de algo importante demais para largar tudo e tratar de um assunto tão delicado estando desprevenido. Pergunte se ele terá um horário vago no dia seguinte. Isso dará a ele uma chance de se concentrar no que você tem a dizer e dar a devida atenção que o assunto merece.
    • O chefe pode estar com o dia bastante corrido, e pegá-lo desprevenido entre um problema e outro a ser resolvido só vai deixá-lo ainda mais sobrecarregado. Logo, espere que ele tenha um tempo só para você.
  2. Ensaiar o discurso pode ajudar na hora de falar com o seu supervisor. A maioria dos gerentes tem a rotina extremamente corrida. Logo, vão agradecer o fato de você ser o mais objetivo possível. Você pode começar com algo como:
    • "Eu estive considerando as minhas opções por aqui durante algum tempo e decidi que é hora de seguir em frente. Sou grato pelas oportunidades que encontrei aqui, mas eu preciso dar a você o meu aviso prévio."
    • OU... "Eu preciso dizer que recebi uma oferta de emprego em outra empresa. Eu realmente gosto de trabalhar aqui, mas preciso dar o meu aviso prévio a partir de hoje. Haveria algum problema para você se meu último dia de trabalho fosse [qualquer dia depois do aviso prévio]?"
  3. Seu chefe vai querer esclarecer alguns pontos. Prepare respostas concisas e sensatas. Por mais que você odeie o seu emprego, procure refrasear o contexto para que as palavras soem de forma inofensiva. Por exemplo, ao invés de dizer “Estou saindo porque não suporto mais esse ambiente de trabalho”, diga “Acho que chegou a hora de seguir um caminho diferente na minha carreira.” [5]
  4. Seu chefe pode valorizá-lo mais do que você imaginava e fazer uma contraproposta. Ser educado e digno ao pedir demissão pode tornar isso possível. Será preciso refletir se valeria a pena ficar e receber um aumento, melhores benefícios, uma promoção ou outros incentivos.
    • Essa poderia ser uma excelente oportunidade para negociar, então esteja preparado e saiba qual é o seu próprio objetivo. Se ficar é uma opção, o que faria você estar aberto a ela? Verifique os avisos abaixo, porque as contrapropostas podem ter sérias desvantagens.
    • Se você receber uma contraproposta, exija que ela seja via escrita e assinada. Estas assinaturas devem ser do seu chefe, supervisor e dos recursos humanos.
    • Ao estudar uma contraproposta, avalie honestamente o motivo pelo qual deseja sair - e proteja-se. Um aumento sempre é bem-vindo, mas pode não resolver problemas que exigem uma promoção (caso haja empecilhos para o seu progresso na empresa, por exemplo) ou a transferência para outro departamento (se você tem conflitos de personalidade com o seu chefe).
  5. Destaque os pontos positivos . Seja honesto, mas educado. Se o chefe perguntar se ele teve algo a ver com a sua decisão e ele foi um fator decisivo, é melhor confiar no tato e na diplomacia para fazer com que uma resposta sincera seja aceitável.
    • Em outras palavras, não queime o seu filme no mundo corporativo ao dizer "Sim, você é um supervisor incompetente e eu (ou qualquer um) estaria muito melhor sem você", (mesmo que isso seja verdade). Você pode ser sincero sem ser cruel: "Eu diria que nossas maneiras de abordar os problemas e oportunidades são muito diferentes, e que esse conflito de estilos de trabalho não é o melhor para a empresa. Ainda assim, a experiência como um todo foi muito positiva; e com esta nova oportunidade, eu me sinto entusiasmado a abraçar novos desafios."
  6. Lembre-se de que o objetivo de pedir demissão com classe é sempre deixar uma impressão positiva para as pessoas com quem você criou uma relação profissional na empresa. Se você detonar todo mundo no seu futuro ex-emprego, eles provavelmente não escreverão uma boa carta de recomendação, ou talvez não contarão sobre aquele emprego de vendas que eles ouviram um amigo falar. Ser diplomático, cortês e inteligente ao desligar-se da empresa fará com que você não feche portas e tenha mais chances de sucesso no futuro.
    • Alguns chefes não lidam bem com o fato de você ser "quem decide". Confira se você realmente pode sair do emprego no mesmo dia , porque às vezes o seu supervisor pode levar a sua saída para o lado pessoal e pedir a você que saia imediatamente. Avalie se seu chefe é um deles - mas esteja ciente de que às vezes, não é possível prever a reação das pessoas. Leia novamente o seu contrato de trabalho - você deve estar ciente de todas as condições de término de contrato. Se não houver um contrato formal, familiarize-se com as leis trabalhistas.
  7. , sorria e agradeça ao seu chefe. Não importa se a sua saída foi motivada pelo desejo de mudar de cidade, oir ter conseguido outro emprego ou simplesmente para nunca mais ter que aturar essa pessoa. Sempre mostre classe quando estiver saindo pela porta.
    • Aperte a mão, agradeça ao seu futuro ex-supervisor (eba!) por "tudo" e saia.
    • Vá para a sua mesa e fique lá por 10 minutos. Agora você pode sair e contar para todo mundo, mas não esfregue isso na cara do seu chefe - tenha classe e simplesmente confirme a sua saída.
  8. e converse com todos que possam sentir o impacto da sua saída. Após informar o seu supervisor, converse pessoalmente com os outros gerentes ou funcionários com quem você costumava trabalhar. Dê a notícia em tom de agradecimento pela pessoa em questão ter contribuído para o desenvolvimento da sua carreira.
    • Por exemplo, "Antes de sair eu gostaria de dizer o quanto eu gostei de trabalhar com você." Estas pessoas podem sair da empresa para assumirem outros empregos no futuro e você quer que elas tenham memórias positivas de você. Ninguém sabe quando elas podem impactar o seu próximo passo na carreira.
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se de que há poucas pessoas que são têm o privilégio de não ter nada a perder, e que soltar o verbo só porque está saindo vai apenas lhe prejudicar profissionalmente. Faça esse sacrifício pelo seu futuro profissional e seja educado e diplomático durante o aviso prévio. Logo, logo toda essa experiência ficará para trás.
  • O idiota que está deixando para trás hoje pode acabar sendo seu chefe - ou talvez ainda pior, seu subalterno - no futuro. E lembre-se, também, de que às vezes esses idiotas não têm consciência do quanto são desprezíveis. Se você for lembrado como alguém que foi positivo e generoso no passado, você pode abrir portas no futuro ao candidatar-se a um novo emprego. Seu ex-chefe vai preferir você a estranhos. Isso pode facilitar a transferência para outras filiais, melhores trabalhos e outras vantagens.
Publicidade

Avisos

  • Esteja pronto para sair do emprego no mesmo dia: antes de pedir demissão, salve em um disco rígido ou no e-mail qualquer coisa que você precise e tenha o direito de levar, como informações de contato dos clientes, fornecedores e outras referências; amostras de trabalho; uma lista dos projetos em que você trabalhou, etc. Tenha em mente que a maioria da informação e outros itens que você tinha acesso enquanto estava empregado são proprietários ou são de posse da empresa. Aceitar esse conselho deve estar dentro dos limites do seu contrato e da lei.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 336 009 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade