Baixe em PDF
Baixe em PDF
Muitos pais fazem de tudo para ajudar os filhos, chegando até a dar dinheiro quando estes passam por dificuldades. Se tiver um bom motivo pra pedir um empréstimo aos seus e se eles puderem colaborar, seja educado e apresente um plano de devolução. Assim, vai acabar conquistando a confiança deles. Ao expressar gratidão e cumprir suas promessas, vai ficar com uma boa imagem e pode conseguir futuros empréstimos caso volte a precisar.
Passos
-
Avalie seu histórico. Você conta com os seus pais para um monte de favores ou vive de maneira mais independente? Seus pedidos podem ser atendidos caso você seja mais autossuficiente. Se sempre pegar dinheiro, usar o carro deles e não ajudar muito em casa, então pode ser que eles não queiram atendê-lo.
- Se o seu comportamento for um pouco instável, faça um esforço para melhorar antes tudo. Se morar na casa, pode cozinhar, lavar o carro e fazer outras tarefas domésticas.
- Se não morar mais com eles, encontre outras formas de alegrar seus dias, mesmo de longe. Seja receptivo quando eles ligarem e deixe-os participar de sua vida. É melhor não ligar do nada depois de meses só para pedir dinheiro. Saiba exatamente para que e por que precisa da grana. Prepare-se para dar boas justificativas, que deixem seus pais felizes em colaborar.
- Por exemplo, diga a eles que quer comprar um novo computador. Se você disser que o equipamento vai servir para melhorar o desempenho no emprego ou na escola, ao invés de dizer apenas que quer um novo, tem mais chances de conseguir o empréstimo.
- Se precisar da quantia para necessidades básicas, como aluguel ou compras de comida, seja honesto. Sua situação irá provavelmente tocar o coração deles, que provavelmente irão ajudá-lo.
-
Mostre que está fazendo a sua parte. É possível avançar na negociação se arrumar um jeito de pagar ao menos uma parte do que necessita. Guarde o máximo que puder e peça apenas para que completem o restante. Eles perceberão que está trabalhando duro para pagar o que consegue e ficarão mais propensos a cooperar.
-
Peça uma quantia razoável. Pesquise preços do que quer e apresente o número exato aos seus pais. Justifique o montante pedido, para que eles saibam que não está tentando tirar vantagem. Se for franco e honesto, eles podem até dar uma grana extra. [1] X Fonte de pesquisa
-
Planeje como irá devolver o dinheiro. Se estiver pedindo um empréstimo e não um presente, seus pais podem aceitar caso tenha um plano de reembolso. Calcule o tempo que levará para juntar a quantia e os mostre a data projetada. Não importa quanto tempo leve – de um mês a um ano, eles vão querer saber. [2] X Fonte de pesquisa
- É possível traçar um plano de pagamento em parcelas. Dessa forma, não terá que devolver tudo de uma só vez e parecerá mais fácil devolver o dinheiro no tempo estabelecido.
- Se não pretender devolver, não diga que irá pagar. É melhor ser honesto quanto às suas intenções. Na próxima vez que tiver necessidades financeiras, você vai querer que seus pais lembrem que pagou tudo.
Publicidade
-
Tenha uma conversa educada. Combine uma conversa para pedir o dinheiro. É preciso mostrar que leva o assunto a sério e que não estaria pedindo se não fosse absolutamente necessário. Você vai parecer mais sério e sincero se marcar um horário com antecedência, ao invés de dar um telefonema rápido ou apenas fazer o pedido quando estiver de passagem.
-
Esboce seu plano. Dependendo da soma que for pedir a eles, é bom levar a papelada para a conversa. Mostre a eles como calculou exatamente o que precisa. Indique quanto economizou para a compra e peça a quantia restante.
- Se quiser o dinheiro para comprar um item específico, ache o produto online e imprima o preço.
- Se quiser dinheiro extra para uma reserva de emergência, seja honesto. Diga que se eles o adiantarem algo no momento, você vai se recuperar e não precisará disso novamente.
- Se for devolver o dinheiro, pode dar a eles um plano do parcelamento ou cronograma impresso. Isto indicará que é sério e que quer cumprir a promessa.
-
Certifique-se de que eles podem bancar o seu pedido. Você deve ter uma ideia da situação financeira de seus pais. Ainda assim, é melhor não contar com a possibilidade de uma doação ou empréstimo. Pergunte a eles se têm condições de oferecer a quantia pedida. Eles podem dizer apenas que não dá, ou então que só podem fornecer uma parte.
-
Aceite as condições deles. Emprestar dinheiro é um grande favor, e seus pais têm o direito de fazer algumas exigências. Eles podem dizer que lhe darão somente uma parte do que lhes pediu, ou talvez façam o empréstimo somente se você devolver num prazo curto. Sua primeira reação pode ser ficar chateado ou com raiva deles por não fazerem o que quer sem impor condições. Entretanto, se realmente precisar ou quiser o dinheiro, terá que aceitar do jeito deles. [3] X Fonte de pesquisa
- É possível que eles recusem. Neste caso, veja se há algo que possa fazer para que eles se sintam mais à vontade para ceder. Há alguma tarefa ou trabalho que possa fazer em troca? Veja se há reparos, compras no supermercado ou alguma forma de ajudar.
- Se não adiantar, não mendigue. Ao invés disto, encontre outro modo de conseguir a quantia. Se mostrar a seus pais que é engenhoso, eles podem até mudar de ideia.
-
Agradeça. Se eles decidirem lhe emprestar o dinheiro, é do seu interesse ser agradecido. Se já tiver mais de dezoito anos, eles não têm obrigação de sustentá-lo financeiramente, de forma que o dinheiro que entrar é lucro. Se quiser ir além, pode escrever uma nota de agradecimento. Esta sua atitude os fará ter vontade de ajudar no futuro.Publicidade
-
Devolva-lhes o dinheiro conforme o combinado. Assim que tiver a grana em mãos, vai se sentir aliviado por conseguir fazer o que pretendia. Mas não se esqueça de poupar para poder devolver, já que era parte do acordo. Manter a palavra os deixará mais felizes. Além disso, você se sentirá melhor por não dever mais nada a eles.
-
Pense em maneiras de evitar esta situação no futuro. Não é errado pedir dinheiro a seus pais, mas esta não é uma situação que deva querer para sempre. Eles precisam poupar para a aposentadoria e você precisa sentir-se financeiramente seguro e independente. Mesmo que eles sempre o ajudem, tome medidas para ganhar dinheiro suficiente e atender suas próprias necessidades e não deixe que empréstimos se tornem um hábito. [4] X Fonte de pesquisa
-
Veja como conseguir outra fonte na próxima vez. Pense em como se sentiu ao pedir dinheiro a seus pais. Foi uma experiência positiva ou negativa? Se tiver sido positiva, você teve sorte por ter pais legais. Porém, em alguns casos, não é vantajoso tomar esta atitude. Eles podem até dizer sempre sim, mas podem fazer com que se sinta culpado ou infantil. Pedir empréstimo a membros da família pode ser angustiante. Se precisar novamente, considere outras opções:
- Se estiver na faculdade, tente arranjar um trabalho no campus ou conseguir um empréstimo de emergência em uma financeira.
- Se estiver trabalhando, veja se consegue um adiantamento do salário pra cobrir despesas urgentes.
- Se tiver problemas para pagar o empréstimo, faça uma reunião com o gerente de sua conta para elaborar uma forma de pagamento baseado em sua renda.
Publicidade
Dicas
- Se seus pais recusarem, não tenha um acesso de raiva, pois isto estragará todas as chances de emprestar dinheiro deles no futuro.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 100 510 vezes.
Publicidade