É impossível que uma pessoa continue livre do pecado ou nunca cometa um erro. Entretanto, se quer ser um bom muçulmano, você deve refletir sobre todas suas ações e pedir perdão para Alá, além, é claro, de fazer o possível para que a situação não se repita. Tente também aumentar a força de suas orações em busca de perdão fazendo-as nos horários corretos e utilizando palavras especiais. Se quer buscar ainda mais perdão, você pode realizar atos de caridade para purificar seu coração. Continue lendo para entender mais sobre como proceder.
Passos
-
Identifique qual foi seu pecado ou erro. O primeiro passo é sempre identificar o momento no qual se distanciou das orientações de Alá. Entenda o que você fez, por que o fez e como isso afetou sua vida e a dos outros. Abra sua mente, pense de forma clara e aceite seus erros, assumindo responsabilidade por eles.
- Lembre-se de que você é capaz de tomar decisões, e que cada escolha tomada tem suas próprias consequências, sejam elas positivas ou negativas.
- Os pecados cobrem o coração com uma barreira e podem separar você de Alá, mas é possível desfazer essa separação pedindo perdão.
- Peça perdão a Alá mesmo pelos menores dos erros. Assim, você conseguirá aprender com eles e melhorará como pessoa.
-
Peça perdão por realmente desejá-lo. Não peça perdão só pela pressão de outras pessoas. É possível que outros companheiros de fé instruam você quanto ao que é certo e o que é errado. Esses indivíduos podem sugerir que você peça perdão por seus pecados, mas o seu pedido só vai ter efeito caso esteja arrependido de forma sincera e queira mesmo o perdão.
- Inclua a oração por perdão em sua rotina de louvores diária, de forma que você esteja sempre refletindo sobre suas ações e buscando melhorar como pessoa.
-
Prometa não cometer o mesmo erro no futuro de forma sincera. Não é possível pedir perdão se você tem a intenção de repetir o que fez no futuro. Dedique-se completamente a evitar o comportamento do qual está arrependido no futuro, ou o seu pedido de perdão não será sincero e não será ouvido por Alá.
- Por exemplo, se contou uma mentira para seu irmão, analise por que isso é errado e comprometa-se a não repetir essa ação no futuro.
Dica: Não repita os mesmos pecados. Até mesmo pecados menores podem levar a pecados maiores, que por sua vez podem fazer com que você acabe se distanciando do Islã.
-
Reconheça caso alguém tenha sido afetado por seus pecados ou erros. Pare e reflita sobre suas ações. Caso elas tenham afetado outra pessoa, pense em quem foi a vítima e qual foi o efeito sofrido. Depois de entender as ramificações do que fez, é preciso pedir perdão para os envolvidos.
- Caso seu pecado tenha violado os direitos de outra pessoa, como ao dinheiro ou à propriedade, é preciso restaurar esses direitos. Por exemplo, se roubou alguma coisa, devolva ao dono.
- Caso o pecado envolva a calúnia, peça perdão à pessoa afetada do fundo do coração. Peça desculpas pelo que disse e pergunte se ela perdoa você.
-
Seja grato por poder pedir perdão. Jamais considere o perdão de Alá como uma coisa certa. Orar em busca de perdão sem estar realmente arrependido e comprometido em mudar não vai trazer nada de bom. Acredite em Alá e ore para que ele ajude você. Lembre-se do que o Corão diz:
- "Alá estima os que arrependem e cuidam da purificação." [Al Bácara, 2:222]
- "Adão obteve do seu Senhor algumas palavras de inspiração, e Ele o perdoou, porque é o Remissório, o Misericordioso." [2:37] [1] X Fonte de pesquisa
- "Disse: Suplicai pelo vosso perdão ao meu Senhor, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo." [12:98] [2] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Faça o Salá . Ore com sinceridade e reverência máximas a Alá. Faça as cinco orações obrigatórias, se possível em uma mesquita, pois o ambiente devoto e tranquilo pode ajudar bastante. Não hesite em executar os rakats adicionais recomendados (Sunnah) e voluntários (Nafl), pois eles contarão a seu favor, principalmente se forem feitos de forma consistente.
- O Salá é o segredo para se aproximar de Alá e deve ser priorizado na rotina de todo Muçulmano.
-
Peça perdão a Alá depois das orações. Depois de completar o seu Salá, peça o perdão. Ofereça suas orações na hora certa, com a atitude e a devoção corretas.
- Alá diz no Corão: "E observa a oração em ambas as extremidades do dia e em certas horas da noite." (Hud 11:114)
Dica: Orar dois rakats de Salá com atenção também pode ajudar com sua busca por perdão. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Alá estejam sobre ele) disse: "Aquele que executa a purificação religiosa corretamente e ora pelo menos dois Salá sem negligência terá todos seus pecados perdoados." (Ahmad).
-
Continue pedindo perdão a Alá dia e noite. Dependendo da gravidade do pecado cometido, você pode não receber o perdão imediatamente. Esse processo é lento e envolve o desenvolvimento pessoal, que vem de dentro. Buscar perdão é um processo longo e cansativo, mas que vai beneficiar muito você no longo prazo.
- O Profeta (que a paz e as bênçãos de Alá estejam sobre ele) disse: "Alá, o Exaltado, continuará estendendo Sua Mão durante a noite para que os pecadores do dia possam se arrepender, e continuará estendendo Sua Mão durante o dia para que os pecadores da noite podem se arrepender, até que o sol nasça no oeste (o começo do Dia do Julgamento)." [Sahih Muslim]. [3] X Fonte de pesquisa
-
Use os diferentes nomes de Alá que atribuem a bondade e o perdão dele. Os nomes mais adequados incluem Al-’Afuww (Aquele que absolve), Al-Ghafoor (Aquele que perdoa) e Al-Ghaffaar (Aquele que perdoa com frequência). Usar um (ou todos) desses nomes pode aumentar a potência de suas orações. [4] X Fonte de pesquisa
- "Os mais sublimes atributos pertencem a Deus; invocai-O, pois" (Al-A’raaf, 7:180)
-
Recite o Dua em busca de perdão. Trata-se de uma oração de súplica que pode ser recitada como uma forma especial de se pedir perdão a Alá. Algumas opções incluem:
- "Disseram: Ó Senhor nosso, nós mesmos nos condenamos e, se não nos perdoares a Te apiedares de nós, seremos desventurados!" [7:23] [5] X Fonte de pesquisa
- Recite Astaghfirullah constantemente. Repita três vezes após cada Salá, pelo menos 100 vezes ao dia. Essa expressão significa "Eu busco o perdão de Alá".
- O Mensageiro de Alá (ﷺ) disse: "Aquele que disser 'Subhan Allah wa bihamdihi' 100 vezes ao dia será perdoado de todos os seus pecados, mesmo que tenha pecado tanto quanto há espuma nos mares." [Sahih al-Bukhari 6405] [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Planeje um jejum durante o mês do Ramadã. Esse é o momento mais importante para que os muçulmanos demonstrem devoção à Alá, sendo considerado o "mês do perdão". Aprofunde sua sinceridade e sua devoção nesse momento para buscar perdão por seus pecados.
- O Profeta (que a paz e as bênçãos de Alá estejam sobre ele) disse: "As cinco orações e um Jumu’ah ao próximo, e um Ramadã ao próximo Ramadã, é a expiação pelo que ocorre entre eles, desde que a pessoa evite pecados mais graves." [Sahih Muslim]
-
Execute boas ações para apagar as ruins. Concentre sua vida em realizar ações apreciadas por Alá, já que boas ações se sobressaem às ruins [11:114]. [7] X Fonte de pesquisa Portanto, procure por oportunidades para ajudar seus vizinhos no cotidiano.
- Por exemplo, você pode ajudar um vizinho a carregar um móvel pesado, dar carona para um colega de trabalho que está com o carro quebrado ou comprar um prato de alimento para uma pessoa em situação de rua.
-
Faça caridade (Zakat). Essa é mais uma ótima forma de se livrar de seus pecados. Além de se sentir mais leve, você vai melhorar a vida de outra pessoa. Faça doações regularidades para a caridade ou ofereça seu tempo como voluntário em uma organização de caridade. [8] X Fonte de pesquisa
Dica : Lembre-se de que o desejo e a disposição em ajudar são mais importantes do que os valores. Se só pode doar R$ 10, tudo bem!
-
Faça o Hajj caso tenha cometido um pecado grave e sua condição permita. O Haji é uma peregrinação religiosa que, quando feita pela primeira vez, lava todos os pecados do indivíduo. Entretanto, esse tipo de comprometimento é sério e duradouro, exigindo muito planejamento, o que não o torna uma opção realística para todos. [9] X Fonte Confiável Princeton University Ir à fonte
- Essa ação é uma ótima saída para quem cometeu um pecado grave e está em busca de purificação espiritual completa.
-
Faça pequenos atos que podem ajudar na busca por perdão. Pequenos momentos de consciência plena durante a oração, cercar-se das pessoas corretas e a forma como você se veste são coisas que podem mudar a forma com a qual seu pedido de perdão é recebido por Alá. Fique sempre atento nas coisas que pode fazer para melhorar sua vida espiritual.
- Diga "Ameen". O Profeta (que a paz e as bênçãos de Alá estejam sobre ele) disse: “Quando o Imaam disser 'Ameen', diga 'Ameen' de volta, pois aquele que coincide com os anjos em suas súplicas terá todos seus pecados perdoados."
- Cerque-se de pessoas que respeitam Alá. É importante afastar-se de companhias ruins de pessoas que distraem você do caminho sagrado do Islã.
- Siga o código de vestimentas do Islã para se lembrar de Alá e da necessidade de obediência completa.
Publicidade
Dicas
- Evite ficar por perto de pessoas que sejam más influências, pois isso dificultará sua estadia no caminho espiritual.
- Pratique o autocontrole para evitar pecar no futuro.
Avisos
- Jamais peça perdão sem intenção. Só busque o perdão de Alá caso realmente se arrependa do que fez.
Referências
- ↑ https://quran.com/2/37
- ↑ https://quran.com/12/98
- ↑ https://muslimmatters.org/2012/06/13/riyadh-as-saliheen-series-ahadith-16-17-18/
- ↑ https://www.islamicity.org/11211/forgiveness-and-repentance-in-islam/
- ↑ https://quran.com/7/23
- ↑ https://sunnah.com/bukhari/80/100
- ↑ https://quran.com/11/114
- ↑ https://islamqa.info/en/answers/146238/ruling-on-giving-charity-after-every-sin
- ↑ https://www.princeton.edu/~humcomp/hajjguide.html