Baixe em PDF
Baixe em PDF
Quando você empresta algo a um amigo, nem sempre o item é devolvido, seja por esquecimento ou porque a pessoa se acha no direito de ficar com o “presente”. Muita gente tem vergonha de pedir de volta o que emprestou por não gostar dessa situação de confronto, ou por medo de acabar perdendo a amizade. Para minimizar o estresse e ter o seu pertence de volta, coloque em prática as dicas deste artigo.
Passos
-
Seja direto. O artigo é seu e não há motivo algum para você ter medo de pedir de volta. Mesmo que seu amigo esteja com o produto há bastante tempo, diga “Quando vier à minha casa na próxima semana, traga aquele jogo de videogame do X-Men que está com você”. Com esse tipo de abordagem, seja por vergonha ou por dever, ele vai levar. [1] X Fonte de pesquisa
-
Pergunte sobre o item. A pergunta faz com que a abordagem não soe como um confronto, e sim como uma incerteza sua de querer saber se está mesmo com ele. O questionamento também vai deixar o cara mais seguro na resposta, como se partisse dele a decisão de devolver. Perguntar:
- “Você já terminou de ler aqueles livros da saga Crepúsculo? Quando você terminar, preciso deles de volta”;
- “Estou procurando meu boné azul. Ainda está com você?”;
- “Você pode me devolver o jogo do Roblox que está na sua casa?”.
-
Envie uma mensagem perguntando sobre o objeto. O bom da mensagem de texto é que é menos pessoal e você pode ser direto sem precisar confrontar a pessoa cara a cara. [2] X Fonte de pesquisa O método, no entanto, pode dar margem para diferentes interpretações, por isso é importante ter cuidado com as palavras.
- Pelo Facebook, você pode enviar uma mensagem privada para deixar seu colega ciente de que você precisa do seu pertence.
- Mande um e-mail breve e direto, sem muita extravagância, apenas pedindo que ele devolva o artigo que está com ele.
- Encaminhe uma mensagem de texto. Peça o produto de volta e complemente a mensagem com uma carinha sorridente para não parecer tão duro.
-
Toque no assunto sempre que tiver a chance. Quando estiver conversando com o cara e tiver uma brecha, pergunte sobre o item que está com ele. Ele vai entender a deixa, principalmente se o assunto não estiver diretamente relacionado ao artefato.Publicidade
-
Exponha o rapaz em tom de brincadeira. Fazer a pessoa passar uma vergonha de leve pode ser o suficiente para provocar uma reação. Se a sutileza não surtir efeito, seja direto. [3] X Fonte de pesquisa
- Deixe uma postagem no Facebook dele. Também em tom de brincadeira, deixe uma mensagem na rede social e chame outros amigos para entrarem na onda. Faça uma montagem em um editor de imagem com a foto do produto e a mensagem “Desaparecido”.
-
Brinque dizendo que vai chamar a mãe dele. Não há nada pior do que a pressão materna. Caso decida contar, peça a ela para não ser tão rígida com seu amigo.
-
Peça emprestado. Tecnicamente você não está pedindo emprestado, já que o objeto é seu, mas se é para levar na zoeira, implore: “Você me empresta, por favor? Preciso muito dele! Sempre quis ter um!”.
-
Abuse do sarcasmo. A vergonha do alvo é menor quando a cobrança vem em forma de ironia. Encontre uma maneira de pedir seu pertence de volta, mas com bom humor.
- “Meu livro já está com você há tanto tempo que estou com medo de não conseguir mais ler o que está escrito nele.”
- “Quando você resolver devolver minha camisa, ela já vai estar fora de moda.”
- “Finalmente, quantas vezes você conseguiu zerar aquele meu jogo de videogame que está na sua casa?”
- “Faz tanto tento que você pegou o filme emprestado, que eu nem consigo mais lembrar se é em DVD ou VHS.”
Publicidade
-
Visite seu amigo. Como quem não quer nada, vá a casa dele como se fosse uma visita totalmente despretensiosa. Eventualmente, mencione o artigo emprestado ou algo relacionado a ele.
- Um filme: “Está lembrado daquela cena da dança em Karate Kid?”;
- Uma ferramenta: “Preciso ajeitar meu chuveiro, senão não consigo mais tomar banho”;
- Uma peça de roupa: “Estou querendo uma jaqueta jeans para complementar meu visual e não passar frio na viagem de avião”.
-
Mencione o item durante a conversa. Ao perceber o objeto no cômodo, próximo o suficiente para conseguir pegar, diga que tinha um igual e que gostava muito dele.
-
Faça de conta que esqueceu na casa dele. Quando encontrar seu pertence, diga “Eita, acho que esse aqui é o meu! Quando foi que deixei aqui?”. Dar uma de desentendido é a melhor maneira de enfrentar esse tipo de situação, porque o cara não vai negar que se trata do seu artigo. É bem provável que ele confirme que você deixou lá por esquecimento.Publicidade
Dicas
- Coloque seu nome em todos os seus pertences, seja com caneta permanente ou uma etiqueta.
- No futuro, tome a iniciativa de estabelecer um prazo ao emprestar qualquer coisa a quem quer que seja. Mesmo que a pessoa precise ficar com o produto por mais tempo, pelo menos ela fica ciente que você aguarda a devolução.
- Entenda que as pessoas interpretam as coisas de maneiras diferentes. Algumas não entendem as deixas, ao passo que outras não reagem bem a confrontos. Use a melhor abordagem de acordo com a personalidade de cada indivíduo. [4] X Fonte de pesquisa
- Não faça acusações, a menos que essa seja a única saída para reaver o item. É muito difícil provar que o objeto está com o cara, e você pode acabar perdendo o amigo em meio a essa confusão. [5] X Fonte de pesquisa
- Analise se o item vale mais do que a amizade. Coisas materiais podem ser substituídas, um bom amigo não. Se você gosta do rapaz, é melhor esquecer seu pertence e conservar a boa relação de amizade.
- Sempre que emprestar algo, tire uma foto para não esquecer.
Publicidade
Avisos
- Seu amigo pode ter quebrado ou perdido o objeto que pegou emprestado com você. Pense nessa possibilidade e tente perdoá-lo. Se era algo tão importante assim, você não deveria nem ter emprestado.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/intense-emotions-and-strong-feelings/201112/embarrassment
- ↑ https://www.washingtonpost.com/news/the-intersect/wp/2015/06/08/the-very-messy-psychology-of-the-awkward-personal-text/
- ↑ http://skeptikai.com/2012/10/25/the-weapon-of-comedy-why-humour-gets-the-point-across/
- ↑ https://www.linkedin.com/pulse/20140626185020-15628411-the-4-types-of-communication-styles
- ↑ http://criminal.findlaw.com/criminal-charges/accused-of-stealing-something-borrowed.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 36 384 vezes.
Publicidade