Baixe em PDF
Baixe em PDF
Um dos motivos pelo qual fazemos amigos é para termos uma rede de pessoas que podem nos ajudar quando passarmos por alguma dificuldade. Infelizmente, mesmo que tenha muitas pessoas para ajudá-lo, pedir um favor pode ser algo difícil. Para muitos de nós, é difícil admitir que precisamos de ajuda em algo, mesmo que existam grandes consequências caso façamos algo sem ajuda. Não se preocupe, este guia ensinará como pedir favores sendo gentil.
Passos
-
Aborde a pessoa em um momento adequado. Se pedir um favor em um momento inconveniente, poderá deixar a pessoa constrangida ou até brava. Também pode ser que a pessoa se recuse a ajudar. Se for pedir a ajuda de seu professor com seu dever de matemática, não faça isso no meio da aula e também nem pense em perguntar nada para ele em algum momento de estresse ou tristeza! Em geral, tente não interromper o trabalho de ninguém, nem seus momentos de alegria ou tristeza.
- Dependendo do favor, você também pode pedir em um lugar mais discreto. Se for algo constrangedor para você ou para a outra pessoa, não peça na frente de outros.
-
Diga que precisa de um favor. Quanto antes mencionar suas intenções, melhor. É educado ser claro sobre o que quer, além de gastar menos tempo. Se pedir um favor no final de uma longa conversa e a pessoa disser que não poderá ajudá-lo, você terá perdido tempo, que poderia ter gasto procurando o apoio de outra pessoa. É simples – tudo o que precisa fazer é dizer algo como “Oi, estava pensando se podia pedir um favor para você” logo nas primeiras frases. Então, simplesmente faça seu pedido! A pessoa provavelmente gostará do fato de você não ter enrolado! [1] X Fonte de pesquisa
-
Formule seu pedido cuidadosamente. Você deve ser educado, além de claro para expressar o que quer. Explique os fatos. Não deixe nada para ser adivinhado. Então, sem demorar, explique o que você quer. Faça uma pergunta direta para saber se a pessoa poderá ajudá-lo. Não dê espaço para nenhum mal entendido. Se o assunto é importante a ponto de você pedir um favor, deve tratá-lo diretamente. Diga “Você acha que pode me ajudar com meu dever de matemática durante uma hora amanhã?” e não “Ei, se você quiser me mostrar algumas coisas de matemática, seria bem legal!”.
- Especifique quaisquer prazos ou informações relevantes. Por exemplo, no caso do dever de matemática, se tiver uma prova no final da semana, dê essa informação para que a pessoa verifique se terá algum tempo livre antes do exame.
- Não tente coagir ou culpar alguém para que faça um favor a você. Um favor não é um favor a não ser que seja feito de forma genuína e com boa vontade.
-
Vá direto ao ponto. Não adie o pedido – quanto mais esperar para pedir o favor, maior a chance de perder a coragem e sair sem pedir nada. Se deixar que isso aconteça, voltará à estaca zero! Cumprimente a pessoa, troque algumas palavras, vá para um lugar mais tranquilo e diga imediatamente à pessoa que gostaria de pedir um favor. Não deixe que ela saia antes que você tenha a coragem de pedir! [2] X Fonte de pesquisa
-
Elogie a pessoa. Faça com que ela perceba que é a única pessoa boa o suficiente para ajudá-lo, mesmo que esse não seja o caso. Elogie as habilidades da pessoa – em seu exemplo, poderia dizer algo como, “Você poderia me ajudar com meu dever de matemática? Você é o gênio da trigonometria – não tirou 10 na última prova?”. Seu elogio pode ser mais sutil ou mais exagerado, dependendo do seu nível de desespero! [3] X Fonte de pesquisa
-
Mostre a essa pessoa um motivo pelo qual ela deve ajudá-lo. As pessoas que estiverem relutantes em ajudá-lo poderão ser convencidas se você mostrar as consequências que poderão acontecer caso não receba a ajuda. Mostre o pior cenário para elas caso não o ajudem. Em nosso exemplo, você pode dizer que não conseguir nenhuma ajuda com seu dever de matemática, com certeza repetirá de ano!
- Você nem sempre precisa ser exagerado, mas, no desespero, até isso ajuda!
-
Dê uma ajuda para a pessoa dar uma desculpa. Se estiver desesperado, pode ser que queira rebater as desculpas que a pessoa poderá dar para não ajudá-lo. Contudo, se fizer isso, talvez você se arrependa mais tarde. Para ter mais paz na consciência e evitar problemas no futuro, você pode preparar uma saída estratégica para a pessoa. Mencione um motivo pelo qual a pessoa poderá não o ajudar e ela provavelmente usará essa desculpa se não quiser ajudá-lo. [4] X Fonte de pesquisa
- No exemplo do dever de casa, pode dizer algo como “Oi, eu ficaria muito feliz se você puder me ajudar com meu dever de matemática, caso não esteja muito ocupado ou algo assim”.
-
Aceite as recusas educadamente. O ato de pedir um favor indica que há uma possibilidade de receber um “não”. Não fique chateado se a pessoa não puder ajudá-lo. Fique feliz por ela ter sido honesta com você. Se a pessoa tivesse dito que iria ajudá-lo só para ficar enrolando, teria gasto seu precioso tempo. Recusando logo no início, você tem mais tempo para pedir ajuda para outra pessoa. Diga para a pessoa que a entende e não volte a incomodá-la.
- Contudo, você pode perguntar se a pessoa conhece alguém que pode ajudá-lo. Se tiver sorte, ela poderá indicar alguém que não passou pela sua cabeça.
- Não leve para o lado pessoal caso alguém não possa fazer um favor para você. Se começar a ignorar essa pessoa, ela pensará que você só estava interessado na ajuda dela.
-
Tenha um plano B. Pedir um favor a alguém não significa necessariamente que a pessoa concordará em ajudá-lo! Ela pode estar ocupada demais ou pode não saber como ajudá-lo. Pode ser que ela simplesmente não queira também. Em qualquer caso, não se envolva demais com sua primeira escolha, tenha outras opções em mente caso precise.
- No caso do dever de matemática, por exemplo, a primeira ideia poderia ser pedir ajuda para a menina que só tira 10 nas provas de matemática. Se ela não puder ajudar, peça ajuda para o garoto que sempre responde às perguntas do professor. Se ele não puder ajudar, aborde aquele professor que não parece muito amigável.
Publicidade
-
Agradeça à pessoa. [5] X Fonte de pesquisa Você deve demonstrar sua gratidão três vezes – quando a pessoa aceitar ajudá-lo, quando ela terminar de ajudá-lo e na próxima vez em que encontrar a pessoa. Lembre-se de que essa pessoa não tinha obrigação de ajudá-lo, ela foi gentil com você.
- Seu agradecimento não precisa ser exagerado ou complicado. “Obrigado” ou “muito obrigado” funcionam muito bem. A maioria das pessoas conseguem ver se o agradecimento foi verdadeiro, portanto um simples, mas verdadeiro “obrigado” é melhor do que um discurso.
- Se o favor foi muito grande, você pode escrever um cartão de agradecimento para a pessoa ou comprar um presente para ela. Lembre-se que, para dar presentes, o valor material não é o que deve ser o mais importante.
-
Se você precisar participar do favor, participe. Não há nada pior do que pedir um favor a alguém e não dar a atenção e a participação que a pessoa precisar para ajudá-lo! Por exemplo, no caso do dever de matemática, se pedir a um colega que o ajude antes da prova, não é justo aparecer despreparado ou ficar mandando mensagens no celular enquanto estiverem estudando.
- Se forem necessários determinados itens para o favor, faça o possível para providenciá-los. Se seu amigo separar um tempo para ajudá-lo com o dever de casa, leve alguns papéis, lápis, uma calculadora, etc.
-
Esteja pronto para ajudar outras pessoas quando elas precisarem. Se aceitar a ajuda de alguém, tente ajudar outra pessoa. Você pode perguntar à pessoa que o ajudou se ela precisa de ajuda em alguma coisa. Lembre-se de que a primeira reação quando alguém pede um favor é a relutância ou a hesitação. Tente superar esses sentimentos. Se realmente puder ajudar alguém, faça isso.
- Pense sobre como ficou aliviado quando a pessoa concordou em ajudá-lo. Ajudando outras pessoas, você fará com que elas tenham a mesma sensação.
- Não ajude uma pessoa somente depois que ela fizer um favor para você! Tente ajudar sempre que puder, você se sentirá ótimo!
Publicidade
Dicas
- Engula seu orgulho! Não se sinta constrangido em pedir um favor. Pedir um favor não é um sinal de fraqueza. Admitir que precisa de ajuda é mais difícil do que negar isso, portanto deve ter orgulho de sua disposição em pedir ajuda.
- Lembre-se de que todas as pessoas na história da humanidade, em algum momento, precisaram da ajuda de alguém.
Publicidade
Referências
- ↑ http://valetmag.com/living/features/2018/how-to-ask-a-favor-052918.php
- ↑ https://www.themuse.com/advice/5-ways-to-ask-for-a-favor-more-effectively-and-less-awkwardly
- ↑ https://www.themuse.com/advice/5-ways-to-ask-for-a-favor-more-effectively-and-less-awkwardly
- ↑ https://www.entrepreneur.com/article/270210
- ↑ https://www.premiumbeat.com/blog/the-right-way-to-ask-for-a-professional-favor/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 96 357 vezes.
Publicidade