Baixe em PDF
Baixe em PDF
Os gatos até podem parecer brinquedos de pelúcia, mas não é nada bom subestimá-los. Caso se sintam ameaçados, logo se tornam rápidos, ágeis e ferozes, deixando garras e dentes afiados à mostra. Um felino que arranha e se contorce todo pode ser muito difícil de pegar, e, se você agir de maneira errada, poderá acabar se machucando. A técnica certa vai depender se o animal é de rua ou seu mesmo.
Passos
-
Experimente uma abordagem direta. Ou seja, tente chamar o animal. Se ele chegar perto de você, tente pegá-lo. Entretanto, nunca tente segurar um gato irritado ou assustado, pois ele pode se tornar violento muito rapidamente. [1] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte Se o felino reagir negativamente quando for pego no colo, deixe-o em paz e tente novamente mais tarde. Para ver se o animal está assustado ou irritado, observe o seguinte: [2] X Fonte Confiável The Humane Society of the United States Ir à fonte
- Rabo na vertical;
- Orelhas para trás;
- Pata levantada (com ou sem garras expostas);
- "Batendo" com a pata;
- Miado baixo ou rosnado;
- Uivos;
- Pelo ouriçado;
- Costas arqueadas.
-
Espere o gato chegar perto de você. É possível pegá-lo quando ele estiver distraído. Primeiro, evite encará-lo e nem tente pegá-lo de imediato. Tudo isso pode ser visto como ameaça. [3] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte O melhor é se sentar silenciosa e calmamente e esperar que o animal pule em cima de você. Em seguida, aproveite para segurá-lo delicadamente.
-
Proteja o corpo. Lidar com um animal que não queira ser segurado pode resultar em arranhões ou mordidas. Por isso, se estiver com pressa (tentando pegar um gato que acabou de fugir de casa, por exemplo), o melhor é pegar uma toalha ou uma manta para embrulhar o animal. Isso vai ajudar a acalmar o felino e também protegê-lo de arranhões. Se tiver tempo, use uma roupa de mangas compridas. Da mesma forma, não se esqueça das luvas. [4] X Fonte de pesquisaDICA DE ESPECIALISTAVeterináriaA Dra. Elliott é uma veterinária com mais de 30 anos de experiência em cirurgia veterinária e treinamento de animais de serviço. Formou-se em Medicina Veterinária na University of Glasgow em 1987. Trabalha na mesma clínica veterinária de sua cidade natal há mais de 20 anos.
Pippa Elliott, veterinária experiente, sugere: "Se não sabe como o gato reagirá, uma toalha será muito útil. Caso o gato entre em pânico e tente arranhá-lo, ela servirá de proteção".
-
Pegue o animal delicadamente. Assim que encontrá-lo, segure-o com firmeza, mas sem apertar. Se tiver uma toalha por perto, jogue em cima do felino para deixá-lo mais lento. Depois, pegue-o com toalha e tudo e segure-o com firmeza no colo.
- Segurar o gato com muita força ou de maneira errada só vai piorar a situação. A melhor forma é colocar uma das mãos atrás das patas dianteiras e apoiar a parte de trás com a outra. [5] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte
- Nunca segure um animal somente pelo pescoço ou pelas patas.
Publicidade
-
Pegue algo para prender o animal. Uma caixa de transporte daquelas encontradas em pet shops funciona perfeitamente. Prefira uma que seja do tamanho certo para acomodar o animal, mas também pequena o suficiente para dar uma sensação de aconchego.
- Se desejar, forre o fundo da caixa de transporte com uma manta, uma toalha ou até mesmo uma camiseta velha para deixá-la mais confortável.
-
Faça o possível para prender o gato. Por exemplo, se estiver tentando pegar o felino dentro de casa, que tal deixá-lo encurralado em um cômodo só? Depois, vai ser mais fácil colocá-lo dentro da caixa de transporte. A dica é fechar quaisquer portas e janelas para que o animal não consiga fugir nem se esconder.
- Caso esteja tentando pegar o felino do lado de fora da casa, tente levá-lo primeiro para uma área mais fechada. Da mesma forma, bloqueie quaisquer saídas. Por exemplo, se a cerca tiver um furo, tampe-o com um pedaço de tábua para que o gato não fuja.
-
Incentive o animal a entrar na caixa de transporte. Para isso, coloque o objeto perto do gato e deixe a portinha aberta. Aguarde para ver se ele entra na caixa. Chame-o pelo nome para facilitar. [6] X Fonte de pesquisa Assim que o animal estiver dentro da caixa de transporte, feche a porta delicada, mas rapidamente.
-
Separe uma isca adequada. Se o animal não entrar na caixa de transporte sozinho, talvez seja preciso usar algum alimento para incentivá-lo. [7] X Fonte de pesquisa Você pode usar o petisco favorito do gato ou, então, algo com um cheiro bem forte para chamar a atenção dele; pode ser: atum, sardinha, ração úmida ou pedaços de frango. [8] X Fonte de pesquisa [9] X Fonte de pesquisa Se o animal gostar de catnip ou valeriana, use e abuse de tais ervas também.
-
Instigue o gato com uma isca. Assim que tiver a caixa e o alimento prontos, faça o seguinte:
- Coloque a caixa perto de alguns petiscos e mantenha a portinhola aberta.
- Aguarde o gato comer um pouco.
- Vá aproximando a comida da caixa para que o gato também vá chegando mais perto dela.
- Ponha o petisco dentro da caixa de transporte e aguarde o animal entrar dentro dela para comer.
- Assim que ele entrar, feche a porta rapidamente.
- Jamais force o animal a entrar na caixa! Ele pode fugir e, nesse caso, você terá que começar o processo todo outra vez.
- Depois que o gato entrar na caixa, coloque uma toalha por cima para ajudar a acalmá-lo.
-
Se a isca não funcionar, tente distrair o animal. Um laser ou qualquer outro brinquedinho podem ajudar. [10] X Fonte de pesquisa No caso do laser, faça o animal segui-lo para dentro da caixa e depois feche a porta. [11] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Coloque ração para o animal. Vários dias antes de pegar o gato, vá deixando ração onde ele costuma aparecer. [12] X Fonte de pesquisa A dica é usar ração úmida ou até mesmo algum peixe, pois é bem mais atraente. Continue repondo a comida até o animal demonstrar mais confiança.
-
Use uma armadilha humana para pegar um gato muito feroz. O nome "armadilha humana" significa que o animal será contido, mas não ferido. Você pode encontrá-las em lojas de animais físicas ou virtuais. Talvez seja até possível pedir uma emprestada em um abrigo de animais. [13] X Fonte de pesquisa Prefira um objeto leve, mas robusto. Da mesma forma, procure algo com duas portas: uma de entrada e outra de saída. Assim, uma das portas poderá ficar aberta para atrair o gato, e a outra poderá ser aberta na hora de soltá-lo.
- Esse tipo de armadilha provavelmente vem com instruções detalhadas de como montá-la e também como liberar o animal depois. Antes de utilizá-la, é necessário entender a armadilha completamente!
- Se desejar, forre o fundo do objeto com uma manta, uma toalha ou até mesmo uma camiseta velha para deixá-lo mais confortável.
-
Monte a armadilha e coloque no local onde costuma ver o animal rondando. Ponha a isca dentro do objeto e espere o gato aparecer.
- Se o local for público, coloque uma placa perto da armadilha para que as outras pessoas saibam o que está acontecendo.
- Nunca deixe a armadilha sem supervisão por mais de 20 ou 30 minutos, para o caso de outro animal ficar preso.
- Se o procedimento não funcionar, tente novamente outro dia com outro pedaço de isca.
-
Se a isca não funcionar, tente distrair o animal. Use um laser, por exemplo, e fique longe da armadilha para que o gato não o veja. Aguarde o felino chegar perto do objeto e, depois, tente atraí-lo para dentro da armadilha. [16] X Fonte de pesquisa
-
Leve o animal para um local seguro. Assim que o felino estiver bem preso, vá para um ambiente fechado. A dica é cobrir a armadilha com uma toalha para deixar o gato mais calmo. Para se proteger das garras, use mangas compridas e luvas. [17] X Fonte de pesquisa
-
Leve o gato ao veterinário o mais rápido possível. Muitos protetores de animais recomendam a política de prender, castrar e soltar animais de rua. [18] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte Essa, afinal, é a maneira mais humana de controlar a população de gatos sem dono. Peça um veterinário ou um abrigo para esterilizar ou castrar o animal e, em seguida, libere-o. Se quiser, continue a alimentá-lo.Publicidade
Referências
- ↑ https://www.aspca.org/pet-care/virtual-pet-behaviorist/cat-behavior/stray-and-feral-cats
- ↑ http://www.humanesociety.org/animals/cats/tips/cat_communication.html
- ↑ https://www.aspca.org/pet-care/virtual-pet-behaviorist/cat-behavior/stray-and-feral-cats
- ↑ http://www.peninsulacatworks.org/tnr/trapping.php
- ↑ https://www.aspca.org/pet-care/cat-care/general-cat-care
- ↑ http://www.rspcavic.org/health-and-behaviour/cats/getting-your-cat-into-a-carrier
- ↑ http://www.aaha.org/blog/petsmatter/post/2015/03/19/332012/Kitties-and-carriers-Getting-your-cat-to-the-vet-with-less-stress.aspx
- ↑ http://www.peninsulacatworks.org/tnr/trapping.php
- ↑ http://www.alleycat.org/HardToTrap
- ↑ http://www.alleycat.org/HardToTrap
- ↑ http://www.alleycat.org/HardToTrap
- ↑ http://www.peninsulacatworks.org/tnr/trapping.php
- ↑ http://www.nwspayneuter.org/spay-neuter/trap-neuter-return.htm
- ↑ http://www.peninsulacatworks.org/tnr/trapping.php
- ↑ http://www.alleycat.org/HardToTrap
- ↑ http://www.alleycat.org/HardToTrap
- ↑ http://www.peninsulacatworks.org/tnr/trapping.php
- ↑ https://www.aspca.org/pet-care/virtual-pet-behaviorist/cat-behavior/stray-and-feral-cats
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 77 598 vezes.
Publicidade