Este artigo foi coescrito por John Keegan
. John Keegan é um coach de namoro e palestrante motivacional em New York City. É proprietário da The Awakened Lifestyle, onde usa sua experiência em namoro, atração e dinâmica social para ajudar pessoas em busca de amor. Realiza workshops de namoro internacionalmente, passando por Los Angeles, Londres, Rio de Janeiro, Praga, dentre outros lugares. Seu trabalho já teve destaque no The New York Times, na Humans of New York e na Men's Health.
Há 10 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 5 879 vezes.
Quais são os sinais de que alguém está mentindo pelo telefone? Quando tiramos o elemento do cara a cara de uma conversa, fica mais difícil separar a verdade da mentira. A boa notícia é que não importa se a outra pessoa é seu parceiro romântico, amigo ou um estranho total, tem como pegar um mentiroso no pulo reparando em sinais e padrões de comportamento específicos na forma como a pessoa fala. Abaixo você pode conferir uma lista de sinais de mentira (com base científica!) para pegar um mentiroso pelo telefone e descobrir a verdade.
Este artigo foi escrito com base em uma entrevista com nosso coach profissional de relacionamentos John Keegan, fundador da “The Awakened Lifestyle”.
Passos
-
Os músculos da garganta das pessoas ficam tensos quando elas estão nervosas. Se um mentiroso estiver se sentindo pressionado, ele provavelmente vai limpar a garganta para aliviar esta tensão. Você também poderá notar a voz dele ficando mais estalida ou aguda que o normal. [1] X Fonte de pesquisa
- Só lembre-se de que limpar a garganta também pode ser uma reação natural ao estresse ou nervoso habitual, principalmente se a conversa for tensa.
Publicidade
-
Voz aguda é outro sinal de estresse (e de falta de sinceridade). Os mentirosos costumam ficar com a voz mais aguda por conta da tensão que se acumula na região da garganta. [2] X Fonte de pesquisa Compare a voz da pessoa com o normal, caso a conheça bem. [3] X Fonte de pesquisa Se não a conhece bem, repare se a voz dela parece alta demais, que é sinal de que a pessoa está tentando forçar assertividade e convencer o outro. [4] X Fonte de pesquisa
-
Quando as pessoas contam mentiras elaboradas, elas precisam de tempo para pensar em uma história. Por conta disso, elas vão hesitar antes de responder às perguntas e podem pausar no meio da explicação falsa. [5] X Fonte de pesquisa O possível mentiroso está demorando um pouco para responder sua pergunta? Ele está falando mais devagar do que o normal?
- Uma mentira elaborada é aquela que precisa de uma grande explicação sobre o porque algo aconteceu ou que descreva vários eventos.
- Uma mentira simples (que não fará o mentiroso hesitar tanto) pode envolver mentir sobre como era a aparência de alguma coisa ou o que alguém comeu.
- Quando há uma conversa entre duas pessoas que estão cooperando uma com a outra, tende a se criar um ritmo confortável de fala. [6] X Fonte de pesquisa Confie na sua intuição se achar que alguém está demorando demais para responder. Essa pessoa pode estar mentindo!
Publicidade
-
Mentirosos têm mais chances de achar que precisam preencher as pausas na conversa. Pense nas palavras que usamos para pensar. Muita gente as usa, mas as pessoas costumam se apoiar mais nelas quando estão nervosas. O mentiroso pode usar essas palavras para enrolar e ter tempo de pensar direito no que vai dizer. [7] X Fonte de pesquisa Um falante usa, em média, cinco palavras de preenchimento por minuto, então tente contar quantas a pessoa com quem você está falando usou para pegá-la na mentira. [8] X Fonte Confiável Harvard Business Review Ir à fonte Veja se os “É…” (s) dela estão dentro do normal ou não.
- Nesta categoria, também entram palavras como “então…”, “hum…”, “ah…” e “tipo”.
- Algumas pessoas usam palavras para preencher o discurso mais do que outras. Tenha isso em mente quando for comparar a quantidade dela com a média.
-
Repare em uma linguagem limitada e indireta. Algumas pessoas falam de um jeito bem incerto para evitar mentir descaradamente. É uma forma de não assumir a responsabilidade por passar informações falsas. [9] X Fonte Confiável Association for Psychological Science Ir à fonte
- Preste atenção no excesso de palavras condicionais, como “poderia”, “acho” e “deveria” em vez de escolhas mais definidas, como “pode”, “sim” e “deve”.
- Por exemplo, uma frase como “Bom, acho que esqueci que o Júnior e eu tínhamos compromisso” soa menos verdadeira do que “Esqueci que o Júnior e eu temos um compromisso”.
Publicidade
-
Os mentirosos usam uma estratégia de “manter as coisas simples” quando vão responder perguntas. Quem é sincero não tem o que esconder, então não tem medo de usar mais detalhes. [10] X Fonte de pesquisa Preste atenção se o possível mentiroso se sente confortável em dar nomes, descrever o que fez e mencionar horários. O mentiroso pode falar de forma tão vaga que evitará até pronomes pessoais, como “nós” e “eu”. [11] X Fonte Confiável Association for Psychological Science Ir à fonte
- Por exemplo, se você perguntar para o seu namorado “Onde você estava sexta à noite?” e ele só falar “A gente saiu”, essa resposta é suspeita, pois é curta demais.
- Se alguém no trabalho disser “A maioria dos meus envios foi aprovada”, mas não conseguir estimar um número de envios aprovados ou quando eles ocorreram, talvez seja uma mentira.
-
Confie na sua intuição se o comportamento do outro parece um pouco estranho. Quem está mentindo pode alterar a própria personalidade na tentativa de passar mais confiança. Geralmente, mentirosos demonstram uma atitude muito positive e animada. Faz parte da tentativa deles de parecerem sinceros evitar palavras negativas. [12] X Fonte Confiável Association for Psychological Science Ir à fonte
- Se seu amigo costuma ser tagarela, mas parecer quieto demais, alguma coisa pode estar errada.
- Se um familiar costuma falar de forma tranquila, mas, de repente, começar a usar uma linguagem formal, ele pode estar mentindo.
Publicidade
-
Mentirosos acham ruim ou atacam quando acham que foram descobertos. A pessoa no telefone parece calma ou reage mal quando você faz perguntas? Se ela nega as coisas com muita ênfase ou insiste demais em dizer que está falando a verdade, pode estar tentando enganar você. Veja abaixo alguns exemplos de como os mentirosos ficam na defensiva: [13] X Fonte de pesquisa
- Eles podem se vitimizar. Por exemplo, eles podem dizer “Você sempre faz essas acusações sobre o que eu faço depois do horário de trabalho!”.
- Eles podem insistir em dizer que você está sendo sensível demais. Fique de olho em gente que diz “Não seja paranoico”.
- Eles podem diminuir ou racionalizar o próprio mau comportamento. Por exemplo, um gerente que está mentindo diria “Eu não parabenizei você por fechar aquela venda porque foi um esforço em equipe e você não conseguiria sem o nosso programa novo”.
-
Mentirosos vão tentar encerrar a conversa ou ganhar tempo usando frases como “Eu vou retornar”. Se você pegar a outra pessoa tentando começar outro assunto ou dando a desculpa de que precisa ir fazer outra coisa, geralmente, este tipo de comportamento não vem acompanhado da verdade. Dê um passo atrás e pense na situação como um todo. A pessoa está realmente ocupada ou está escondendo alguma coisa? Para mantê-la no assunto que interessa, diga algo como:
- “Vamos terminar este assunto, por favor. Eu quero entender o seu lado.”
- “Eu queria falar sobre isso com você tem um tempo, podemos fazer isso agora?”
- “Essa situação me estressou. Podemos procurar uma solução?”
Publicidade
-
Escorar-se no humor é sinal de nervosismo ou de que alguém está evitando algum assunto. Preste atenção nas respostas sarcásticas ou engraçadinhas que o outro der. Se ele estiver levando um assunto muito na brincadeira, pode estar diminuindo a parcela de culpa que tem na situação para evitar a responsabilidade da mentira.
- A melhor forma de lidar com o sarcasmo é ignorá-lo e responder com uma frase séria. [14] X Fonte de pesquisa
- Se alguém rir do que você está dizendo, você pode dizer “Eu sei que é estranho puxar este assunto, mas quero saber a sua resposta.”
-
Faça perguntas simples para forçar o mentiroso a dar uma resposta direta. Quando alguém não consegue dizer um simples “sim” ou “não”, provavelmente está tentando escapar da pergunta. Este é um sinal claro de que o outro está mentindo! Além disso, se ele tentar redirecionar a pergunta para você ou fazer você se sentir mal por ter perguntado, este é outro sinal de que ele provavelmente está mentindo.
- Por exemplo, se acha que seu namorado está traindo você, pergunte “Você estava com a Marina na sexta à noite?”.
- Se está preocupado achando que um amigo está mentindo sobre excluir você de algo, diga “Você e o pessoal vão ao cinema no sábado?”.
Publicidade
-
Algumas pessoas podem mentir por achar que não podem contar a verdade para você. Aja de forma nobre e faça perguntas para entender a perspectiva do outro. Mesmo que nosso primeiro instinto seja achar que o mentiroso é uma má pessoa, nem sempre isso é verdade! Use um tom de voz calmo e paciente ao perguntar ao outro como ele enxerga a situação. Talvez ele tenha mentido porque não se sente confortável em se expressar livremente com você. Você pode melhorar a comunicação entre vocês e descobrir o que está por trás dessa mentira com as perguntas a seguir:
- “Sinto que está faltando conexão entre o que estamos falando um para o outro e queria saber de onde está vindo esse problema.”
- “O que aconteceu na sexta, quando você foi embora mais cedo? As mensagens que você me mandou pareciam ter bastante raiva, mesmo você dizendo que estava tudo bem.”
- “Eu reparei que tem algumas coisas estranhas no seu cartão de ponto. Está acontecendo alguma coisa?”
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://time.com/5443204/signs-lying-body-language-experts/
- ↑ https://time.com/5443204/signs-lying-body-language-experts/
- ↑ https://www.researchgate.net/publication/239795119_Vocal_Pitch_Production_during_Lying_Beliefs_about_Deception_Matter
- ↑ https://time.com/5443204/signs-lying-body-language-experts/
- ↑ https://www.journalofcognition.org/articles/10.5334/joc.46/
- ↑ https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.730.5516&rep=rep1&type=pdf
- ↑ https://www.journalofcognition.org/articles/10.5334/joc.46/
- ↑ https://hbr.org/2018/08/how-to-stop-saying-um-ah-and-you-know
- ↑ https://www.psychologicalscience.org/news/minds-business/to-spot-a-liar-listen-closely.html
- ↑ https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyt.2018.00492/full
- ↑ https://www.psychologicalscience.org/news/minds-business/to-spot-a-liar-listen-closely.html
- ↑ https://www.psychologicalscience.org/news/minds-business/to-spot-a-liar-listen-closely.html
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/presence-mind/201902/defensiveness-enemy-growth-and-good-relationships
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/how-be-yourself/201609/3-ways-stay-cool-in-the-face-sarcasm
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!