PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Pensar positivo é uma escolha. Você pode escolher ter pensamentos que elevem seu estado de espírito, lancem uma luz construtiva sobre as situações difíceis e, no geral, iluminem o seu dia com perspectivas mais positivas e otimistas dos elementos do cotidiano. Ao decidir seguir esse rumo, você começará a abandonar um estado de desânimo geral e passará a encarar a vida como um mar de possibilidades e soluções em vez de preocupações e obstáculos. Siga estes passos para aprender a pensar mais positivamente.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Avaliando sua mentalidade

PDF download Baixe em PDF
  1. Você é o único responsável pelos pensamentos que tem, e a forma como encara a vida é uma escolha. [1] Se você tende a pensar de forma negativa, essa é uma escolha. Com a prática, você poderá optar por uma perspectiva mais positiva. [2]
  2. Decidir pensar de forma mais positiva o ajudará a assumir o controle da vida e a tornar as experiências diárias mais agradáveis, além de beneficiar a saúde física e mental, assim como a sua capacidade de lidar com mudanças. Lembrar-se desses benefícios pode ajudá-lo a motivar-se ainda mais para pensar positivo de forma constante. [3] Veja o que pensar positivo pode proporcionar para sua vida:
    • Aumento da expectativa de vida;
    • Taxas reduzidas de depressão e angústia;
    • Maior resistência aos resfriados comuns;
    • Melhora do bem-estar físico e mental;
    • Melhora das habilidades de enfrentamento ao estresse;
    • Maior naturalidade para formar relações e fortalecer vínculos.
  3. Anotar os pensamentos permitirá que você observe as coisas com distanciamento e avalie padrões de raciocínio. Anote pensamentos e sentimentos e tente detectar os gatilhos de suas emoções. Usar apenas vinte minutos para isso ao final de cada dia pode ser uma forma valiosa de identificar pensamentos negativos e elaborar um plano para transformá-los em positivos.
    • O diário pode possuir o formato que preferir. Se não quiser escrever parágrafos longos e profundos, você pode simplesmente fazer uma lista dos cinco pensamentos negativos e positivos mais frequentes do dia.
    • Dê-se tempo e oportunidades para avaliar e refletir sobre as informações do diário. Se escrever todos os dias, você poderá refletir ao final de cada semana.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Combatendo os pensamentos negativos

PDF download Baixe em PDF
  1. Para livrar-se dos pensamentos negativos que o impedem de adquirir uma perspectiva positiva, você precisará tornar-se mais consciente dos "pensamentos negativos automáticos". Quando reconhecê-los, você estará em posição de desafiá-los e de ordenar que saiam da sua mente. [4] [5]
    • Um exemplo de pensamento negativo automático é quando você ouve que terá uma prova em breve e já pensa, "me ferrei". O pensamento é automático porque é a reação inicial ao ouvir sobre a prova.
  2. Mesmo que tenha passado a maior parte da vida pensando negativamente, você não precisa continuar sendo assim. Sempre que tiver um pensamento negativo, especialmente se for um pensamento automático negativo, pare e considere [6] se ele é verdadeiro. [7]
    • Uma forma de desafiar a mentalidade negativa é sendo objetivo. Anote o pensamento negativo e pense na reação que você teria diante dele. É provável que você consiga refutar objetivamente a negatividade de outra pessoa, mesmo que ache difícil fazer isso por si mesmo. [8]
    • Por exemplo, você pode ter o seguinte pensamento negativo: "Eu sempre me dou mal nas provas". É pouco provável que você ainda estaria na escola se sempre fosse mal nas provas. Revise seus arquivos ou notas e encontre provas em que foi aprovado para desafiar o pensamento negativo. Você poderá até encontrar provas em que recebeu notas como dez e oito, confirmando ainda mais o exagero da negatividade.
  3. Quando estiver confiante de que pode identificar e desafiar os pensamentos negativos, você estará pronto para fazer escolhas ativas para substitui-los por pensamentos positivos. [9] Isso não significa que tudo na vida será sempre positivo, é normal apresentarmos diversas emoções. No entanto, é possível trabalhar para substituir os padrões de raciocínio diários e que não contribuem em nada pelos pensamentos que o ajudam a crescer.
    • Por exemplo, se você tiver o pensamento, “provavelmente serei reprovado”, pare. Você já o identificou como negativo e avaliou sua exatidão. Agora, tente substituí-lo por um pensamento positivo. Ele não deve ser cegamente otimista, como "eu definitivamente tirarei 10 na prova, mesmo sem estudar". Pode ser algo tão simples como "eu tenho tempo para estudar e me preparar para ir tão bem na prova quanto for possível".
    • Use o poder das perguntas. Quando você faz uma pergunta ao seu cérebro, ele tende a encontrar a resposta. Se você perguntar a si mesmo: "Por que a vida é tão terrível?", o cérebro tentará responder. O mesmo acontece se perguntar: "Como consegui ter tanta sorte?". Faça perguntas que direcionem o foco da mente para os pensamentos positivos.
  4. Você poderá perceber que certos tipos de música, filmes e jogos violentos influenciam sua atitude no geral. [10] Tente minimizar a exposição a estímulos estressantes ou violentos e passar mais tempo ouvindo músicas tranquilas ou lendo livros. A música faz muito bem para a mente e os livros sobre pensamento positivo fornecem boas dicas sobre como ser uma pessoa mais feliz.
  5. Nesse tipo de mentalidade, também conhecida como "polarização", tudo o que você encontra é ou não é , não existem nuances. Isso pode levar as pessoas a sentirem que devem fazer algo perfeitamente, do contrário é melhor não fazer nada. [11]
    • Para evitar esse tipo de pensamento, aceite as diferentes nuances da vida. Em vez de pensar de forma binária (um positivo e um negativo), faça uma lista de todos os resultados possíveis localizados entre essas duas opções para perceber que as coisas não são tão terríveis como parecem.
    • Por exemplo, se você tiver uma prova chegando e não estiver confortável com a matéria, você poderá sentir-se tentado a não fazer a prova ou a não estudar nada. Assim, se for reprovado, será porque não tentou. No entanto, esse raciocínio ignora o fato de que é provável que você vá melhor na prova se passar mais tempo se preparando.
      • Você também deve evitar pensar que os únicos resultados do exame são zero ou dez. Há muitas outras "opções".
  6. Personalizar é supor que você é pessoalmente culpado por tudo o que dá errado. Se esse tipo de pensamento for longe demais, você poderá ficar paranoico e pensar que ninguém gosta de você ou quer passar o tempo ao seu lado, e que cada pequeno movimento que fizer decepcionará alguém. [12]
    • Uma pessoa levando uma situação para o lado pessoal poderá pensar: "A Sílvia não sorriu para mim esta manhã. Devo ter feito algo para chateá-la". No entanto, é mais provável que a Sílvia esteja simplesmente tendo um dia ruim e que o estado de espírito dela não tenha nada a ver com você.
  7. Isso ocorre quando decidimos apenas ouvir o lado negativo de uma situação. A maioria das situações tem elementos bons e ruins, e devemos ficar atentos a ambos. Se olhar apenas para a parte negativa, você nunca verá o lado positivo de nenhuma situação. [13]
    • Por exemplo, você pode fazer um teste e receber uma nota seis, junto com um comentário do professor dizendo que seu desempenho melhorou muito desde a última prova. O filtro pode fazer com que você encare a nota de forma negativa e ignore o fato de que vem demonstrando melhora e crescimento.
  8. Isso ocorre quando você deduz que o pior resultado possível ocorrerá. [14] Geralmente, os pensamentos catastróficos estão ligados à ansiedade relacionada a um mau desempenho. Você pode combater esses pensamentos sendo realista a respeito dos possíveis resultados de uma situação.
    • Por exemplo, talvez você pense que será reprovado em um exame para o qual está estudando. A mentalidade catastrófica estenderá essa insegurança e deduzirá que você será reprovado no curso e terá que abandonar a faculdade, acabando desempregado e vivendo às custas dos programas sociais. Se você for realista em relação aos resultados negativos, você perceberá que, mesmo se for reprovado em uma prova, é improvável que seja reprovado no curso inteiro e que tenha que abandonar a faculdade.
  9. Pode ser de grande ajuda escapar quando você precisa mudar de atitude. Muitas pessoas acreditam que passar um pouco de tempo ao ar livre melhora o humor. [15]
    • Se seu local de trabalho tiver uma área ao ar livre com bancos ou mesas de piquenique, reserve um pouco de tempo para ficar lá e respirar ar fresco.
    • Se não puder frequentar fisicamente um lugar assim, tente meditar e visitar uma área ao ar livre agradável e com um clima perfeito mentalmente. [16]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Vivendo uma vida otimista

PDF download Baixe em PDF
  1. Desenvolver uma perspectiva positiva é desenvolver uma nova habilidade. Assim como qualquer habilidade, é preciso tempo para dominá-la e ela exige uma prática dedicada, além de lembretes sutis que o impeçam de voltar a pensar negativo. [17]
  2. Se você mudar os hábitos físicos ou corporais, a mente seguirá o exemplo. Para sentir-se mais feliz no geral, aborde seu físico de forma positiva. Pratique uma boa postura, mantendo a coluna reta e os ombros para baixo e para trás. [18] Uma postura curvada fará com que você se sinta mais negativo. Sorria mais. Os outros retribuirão seu sorriso e, além disso, o ato de sorrir pode convencer o corpo de que ele está mais feliz. [19] [20]
  3. Ser mais consciente em relação à vida e às ações fará com que você se sinta mais feliz. Ao realizar as atividades do dia a dia de forma mecânica, esquecemos de encontrar alegria nas coisas cotidianas. Ao nos tornarmos conscientes do nosso entorno, das nossas escolhas e das atividades diárias, obtemos um controle maior sobre a vida e a felicidade. [21]
    • Considere meditar como forma de se centrar e aprender a concentrar-se. Meditando todos os dias por dez a vinte minutos, em um momento conveniente, você pode focar mais no aqui, no agora e em si, abordando os pensamentos negativos com uma consciência maior. [22]
    • Experimente uma aula de yoga. A yoga também poderá ajudá-lo a tornar-se mais consciente do mundo, conforme você entra em contato com sua respiração. [23]
    • Até mesmo parar para respirar fundo e descansar a mente por alguns momentos pode fazer com que você se sinta mais feliz. [24]
  4. Se ainda não teve a oportunidade de explorar o seu lado criativo, essa é a hora. Reservar um tempo para ser artístico e trabalhar com as mãos ou explorar pensamentos mais originais pode fazer maravilhas para a habilidade de pensar fora da caixa e, portanto, de pensar positivamente. [25] Mesmo se achar que não possui uma inclinação natural para a criatividade, há diversas maneiras com as quais é possível expressar-se para tornar-se mais positivo. [26]
    • Faça uma aula para aprender algo que nunca tenha feito antes: considere cerâmica, pintura, colagem, poesia, ou carpintaria. [27]
    • Tente aprender uma nova técnica de artesanato, como tricô, crochê, costura, ou tapeçaria. Lojas de artesanato e tutoriais on-line são ótimos recursos para os iniciantes que não desejam fazer uma aula.
    • Rabisque ou desenhe em um caderno todos os dias. Tente revisitar desenhos mais antigos e transformá-los em algo novo.
    • Seja um escritor criativo. Tente escrever um poema, um conto ou até mesmo se arriscar com um romance. Você pode até mesmo declamar a poesia que escreveu em um sarau.
    • Tente atuar, vestir-se como um personagem de televisão ou quadrinhos, ou participar de uma companhia de teatro na sua comunidade. [28]
  5. Muitas vezes, somos influenciados por quem está ao nosso redor. Se essas pessoas forem muito negativas, procure cercar-se de indivíduos mais positivos. [29] Fazer isso alimentará sua própria positividade. Se você tiver um familiar próximo ou outro ente querido que seja constantemente negativo, encoraje-o a embarcar com você em uma jornada em direção à positividade.
    • Evite pessoas que minem sua energia e motivação. Se não puder ou não quiser evitá-las, aprenda a não deixar que o afetem e a manter essas interações curtas. [30]
    • Evite namorar alguém com perspectivas negativas. Se você já for propenso a pensar negativo, estará caindo em uma armadilha. No entanto, se já estiver em um relacionamento com alguém que tenha dificuldade para pensar positivo, consultar um terapeuta de casais pode ser a melhor opção.
  6. Seja qual for o objetivo, mantenha-se ocupado trabalhando nele e acredite na causa que definiu para si mesmo. Quando alcançar a primeira meta, você estará inspirado para continuar a correr atrás dos objetivos restantes e para adicionar novos objetivos à vida. Com cada meta alcançada, não importa o quão pequena ela seja, você ganhará confiança e aumentará a autoestima, gerando mais pensamentos positivos em sua vida. [31]
    • Trabalhar para atingir seus objetivos — mesmo que dando apenas um pequeno passo por vez — poderá torná-lo mais feliz. [32]
  7. As pessoas que se divertem com frequência tendem a ser mais felizes e positivas, porque nem tudo é trabalho pesado e monotonia sem fim. A diversão proporciona um descanso do trabalho duro e dos desafios. Lembre-se de que a diversão não é a mesma coisa para todo mundo, portanto você poderá precisar de um tempo para encontrar uma atividade que considere divertida. [33]
    • Sempre reserve um tempo para dar risadas. Saia com amigos que o façam rir, vá a um clube de comédia ou assista a um filme engraçado. É difícil pensar negativamente quando estamos rindo.
    Publicidade

Dicas

  • "Positividade atrai positividade" da mesma forma que "negatividade atrai negatividade". Se for gentil, agradável e prestativo, você poderá esperar o mesmo tratamento de volta. Por outro lado, se você for rude, não tiver boas maneiras e for indelicado, os outros não vão respeitá-lo e evitarão sua companhia, devido à sua atitude pouco atraente ou depreciativa.
  • Nem sempre podemos controlar os acontecimentos da vida, mas podemos controlar o que decidimos pensar e sentir a respeito deles. Você pode optar por enxergar ou não as coisas de forma positiva. Você decide .
  • Mantenha-se fisicamente em forma e coma alimentos saudáveis. Essas são bases importantes para uma mentalidade positiva — é muito mais difícil se sentir positivo quando se está doente ou fora de forma.
  • Ria com frequência. As risadas e as emoções positivas geradas com a comédia, o entretenimento e as atividades divertidas são parte importante da manutenção do ânimo. E sim, é bom dar risada em situações adversas — às vezes o humor é tudo o que você precisa para começar a consertar as coisas.
  • Se você sentir que um dia não foi bom, pense em todas as coisas boas que aconteceram naquele dia e em quão piores as coisas ruins poderiam ter sido. Você poderá ficará surpreso com o quão bom esse dia vai parecer após ser encarado dessa forma.
  • Possuir um senso de controle sobre a vida é uma parte importante da mentalidade positiva.
Publicidade

Avisos

  • Às vezes, se preocupar com o passado ou o futuro dificulta o pensamento positivo. Se você estiver preso no passado, deixando experiências tristes ou ruins direcionarem as experiências atuais, aprenda a aceitar o que passou, sem permitir que isso impacte os pensamentos e os pontos de vista atuais. Se você estiver totalmente voltado para o futuro, em detrimento do agora, tente se preocupar um pouco menos com o que está por vir e comece a viver mais no presente.
  • A ansiedade e a depressão são condições reais que necessitam de tratamento. Elas não devem ser comparadas com o pensamento negativo comum, embora esse tipo de pensamento possa provocar ou prolongar essas condições. Procure ajuda médica imediatamente para tratar essas doenças mentais — quanto mais cedo você buscar ajuda, mais cedo poderá começar a colocar a vida de volta nos eixos e a sentir-se completo novamente.
  • Se você tiver pensamentos suicidas, procure ajuda imediatamente. A vida vale a pena ser vivida e você merece vivê-la plenamente. Há diversas pessoas dispostas a ajudá-lo a superar o desespero e o sofrimento.
Publicidade
  1. https://www.psychologytoday.com/blog/peacemeal/201301/what-happens-if-you-dont-watch-what-you-watch
  2. http://www.mayoclinic.org/healthy-living/stress-management/in-depth/positive-thinking/art-20043950?pg=2
  3. http://www.mayoclinic.org/healthy-living/stress-management/in-depth/positive-thinking/art-20043950?pg=2
  4. http://www.mayoclinic.org/healthy-living/stress-management/in-depth/positive-thinking/art-20043950?pg=2
  5. http://cmhc.utexas.edu/selfesteem.html
  6. http://www.health.harvard.edu/press_releases/spending-time-outdoors-is-good-for-you
  7. http://greatist.com/happiness/thinking-negative-thoughts-mindfulness-meditation
  8. https://www.psychologytoday.com/blog/hope-relationships/201409/6-ways-become-more-positive-today
  9. https://www.psychologytoday.com/blog/hope-relationships/201409/6-ways-become-more-positive-today
  10. http://www.huffingtonpost.com/2013/12/09/scientific-proof-that-you_n_4384433.html
  11. https://www.psychologytoday.com/blog/hope-relationships/201409/6-ways-become-more-positive-today
  12. http://greatist.com/happiness/thinking-negative-thoughts-mindfulness-meditation
  13. http://greatist.com/happiness/thinking-negative-thoughts-mindfulness-meditation
  14. http://tinybuddha.com/blog/10-tips-to-overcome-negative-thoughts-positive-thinking-made-easy/
  15. http://www.fredonia.edu/counseling/pdf/BreatheWithCredit.pdf
  16. https://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/learn/creativity
  17. http://www.pbs.org/thisemotionallife/topic/creativity/creativity
  18. http://time.com/3111054/be-more-creative/
  19. http://time.com/3111054/be-more-creative/
  20. http://www.huffingtonpost.com/2014/09/13/positive-thinking-day-steps_n_5810744.html
  21. http://tinybuddha.com/blog/train-yourself-to-be-more-positive-in-5-steps/
  22. https://www.psychologytoday.com/blog/dont-delay/200806/goal-progress-and-happiness
  23. https://www.psychologytoday.com/blog/dont-delay/200806/goal-progress-and-happiness
  24. http://www.gretchenrubin.com/happiness_project/2011/01/your-happiness-project-have-more-fun/

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 110 381 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade