PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Nove quilos é muita coisa para se perder em apenas duas semanas. Apesar de muitas pessoas optarem pelas cirurgias e medicamentos para a perda rápida de peso, fazer mudanças na dieta e no estilo de vida pode dar resultados muito bons, além de ser muito mais saudável. É importante notar que as dietas que prometem tamanha perda de peso são altamente incomuns. Portanto, converse com o seu médico antes de prosseguir.

Método 1
Método 1 de 3:

Mudando o que você come

PDF download Baixe em PDF
  1. Beba mais água . A água lava o organismo, removendo o excesso de sal e ajudando no processo de emagrecimento. Além disso, a água não contém calorias, o que a torna uma escolha muito melhor do que os refrigerantes e sucos. De fato, suas chances de perder peso aumentarão muito se você tomar apenas a água. Prefira um chá sem açúcar ou um refrigerante diet caso precise de algo com sabor de vez em quando.
    • Prefira tomar água pura em qualquer momento do dia, exceto antes de malhar. Nessa hora, você pode beber uma xícara de café preto (com um pouco de leite desnatado, se preferir). Segundo relatos, a cafeína oferece uma explosão de energia, aumentando o seu ritmo de malhação. [1]
    • Acontece que a água potável também pode manter o seu metabolismo ativo, além de fazer você se sentir mais saciado. Estudos recentes mostram que beber dois copos de água gelada pode aumentar o metabolismo em cerca de 40%, por 15-20 minutos. Os participantes destes estudos declararam a perda de quase 7 quilos em três meses, em grande parte apenas bebendo água. [2]
  2. Elimine-os completamente. Quem segue uma dieta regular pode se dar ao luxo de comer uma besteirinha ou outra durante a semana, sem graves consequências. Mas quando a pessoa tem como objetivo um grande emagrecimento em curto prazo (como esta dieta aqui propõe), os alimentos ruins precisam ser completamente evitados.
    • Fique longe dos alimentos gordurosos, bem como daqueles com alto teor de açúcar. Nada de empanados, frituras, coberturas de chocolate, alimentos processados ou cheios de conservantes ou açúcar.
    • Sempre leia os rótulos. Até mesmo coisas como iogurte e barras de cereais podem conter muito açúcar. Mesmo que esses alimentos sejam considerados saudáveis, na verdade, muitas vezes não são.
  3. Quase tudo o que você come, desde o macarrão do almoço até o biscoito do lanche, é rico em carboidratos simples, os quais, na verdade, são açúcares disfarçados. Esses pequenos vilões fazem os níveis de insulina dispararem, aumentando nossa armazenagem de gordura e fazendo com que engordemos. Para evitar que isso aconteça, elimine os carboidratos processados da sua dieta – isso significa nada de arroz branco, pão e batata, nem biscoitos, bolos e rosquinhas. [3]
    • Será muito melhor para você cortar os carboidratos em geral. Sejamos realistas: perder nove quilos em duas semanas é uma tarefa um tanto difícil. Para colocar o seu organismo em cetose, que é quando o seu corpo se alimenta da gordura armazenada, não da reserva de glicogênio (porque esta já está esgotada), é preciso que você consuma quase nenhum carboidrato. Além dos doces, você terá de cortar os legumes ricos em amido (batatas, abóbora, cenoura), os grãos integrais (incluindo a quinoa e o arroz integral) e as frutas mais doces, como bananas, laranjas e maçãs.
    • Outra coisa importante é não passar grandes períodos sem comer. A fome pode fazer você ceder aos seus velhos hábitos alimentares. Coma alimentos saudáveis e bons para você de três em três horas. Quando está saciado, você toma melhores decisões com relação ao que comer.
  4. [4] . Se essa coisa de caloria negativa realmente existe ou não, ainda é uma questão em debate. Segundo a teoria, alguns alimentos demandam mais energia para sua digestão do que a quantidade de calorias que fornecem. Mesmo que você não queime calorias consumindo esses alimentos, pelo menos uma coisa é certa: você não ganhará muitas calorias com eles.
    • Entre os vegetais, coma mais aspargos, beterraba, brócolis, repolho, couve-flor, aipo, pepino, alho, vagem, alface, cebola, rabanete, espinafre, nabo e abobrinha.
    • Entre as frutas, prefira mirtilo, melão, cranberry, uva, limão, lima, laranja, manga, mamão, pêssegos, framboesa, morango, tomate, tangerina e melancia.
  5. Em vez de carne de porco, opte por carnes mais magras, como frango ou peixe. Consumir peixe é especialmente útil, pois seus ácidos graxos proporcionam ao corpo as gorduras benéficas das quais ele precisa, além de ajudar a combater a vontade de consumir alimentos gordurosos ou engordativos. [5]
    • Quanto às hortaliças, vá em frente. Seja no café da manhã, no almoço ou no jantar, lote o prato de vegetais. Eles são nutritivos e geralmente não possuem muitas calorias ou açúcares (novamente, nada de batatas), além de saciá-lo. Essa é a forma mais rápida que existe para se perder peso.
  6. . Elas podem, de fato, funcionar a curto prazo, mas você corre o risco de engordar tudo de novo depois. Caso você queira emagrecer rapidamente apenas para um casamento ou uma festa de formatura, por exemplo, sem se importar de voltar ao seu peso normal mais tarde, então esse tipo de dieta até pode servir para você. Contudo, tenha em mente que elas, em geral, não são saudáveis e seus efeitos não duram muito.
    • Dentre as dietas mais comuns, encontram-se aquelas com sucos emagrecedores, além das chamadas dietas detox. Ambas são à base de líquidos e oferecem resultados rápidos, mas são difíceis de seguir e não devem ser continuadas por muito tempo. Se você estiver desesperado para emagrecer, ponha-as em prática, mas não exagere.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Mudando a sua forma de se alimentar

PDF download Baixe em PDF
  1. Embora você possa se sentir tentado a pular o café da manhã ou passar o dia de jejum, resista ao impulso de fazê-lo. O jejum prolongado pode causar perda muscular e outros problemas de saúde, mas ele também pode dificultar sua perda peso. Quando o corpo humano não recebe alimentação suficiente, ele começa automaticamente a conservar energia, queimando as calorias em um ritmo mais lento. Você pode até sofrer uma perda significativa de peso nos primeiros dias, mas após duas semanas, grande parte dele estará de volta. [6]
    • A única exceção é quando você está em um plano de jejum intermitente altamente disciplinado. Ao seguir esse plano, você não come absolutamente nada por um período de 8 a 24 horas e posteriormente realiza refeições com quantidades planejadas de calorias. [7] Embora essa técnica possa ser eficaz, só a coloque em prática com a autorização do seu médico. Se você não fizer corretamente, pode acabar aumentando a tendência que o seu corpo tem de armazenar gordura. [8]
  2. Isso dá certo para muitas pessoas. Elas decidem que não comerão mais nada à noite, geralmente depois das 19h ou 20h. Os lanches noturnos costumam ser os piores nutricionalmente falando, pois é nessa hora que a maioria das pessoas come na frente da TV ou na companhia dos amigos. Não comer depois de determinado horário pode ser emocionalmente difícil, mas valerá a pena.
    • Talvez seja necessário ser um pouco flexível. Adote essa regra de não comer nada à noite apenas durante cinco ou seis dias por semana. Deixe um momento livre para quando sair com os amigos – mas isso não significa que você pode comer feito louco. Tome uma taça de vinho e coma alguns petiscos, mas não devore o buffet inteiro!
  3. A ideia de que tudo depende das calorias está lentamente se tornando obsoleta. Acontece que todo corpo é diferente e nem todas as calorias são constituídas da mesma forma. Além disso, quem tem paciência para ficar contando as calorias de tudo o que come? Por outro lado, as calorias servem, sim, como uma boa orientação geral. Para facilitar sua dieta, conte as calorias consumidas durante o dia; se você tiver ido muito, muito bem, recompense-se com um pequeno pedaço de chocolate meio amargo ou com um pedaço extra de frango grelhado. Não exagere, mas também não se sinta privado de tudo.
    • Equilibre as calorias que queima com as calorias que consome. Em outras palavras, quanto mais malhar, mais poderá comer. A perda de peso geralmente ocorre quando você queima mais calorias do que consome. Em média (mais uma vez, em média), uma pessoa precisa queimar 3.500 calorias a mais do que consome para perder 450 g. [9] Para perder nove quilos em duas semanas, você precisará perder com um pouco menos de 675g todos os dias. Isso significa que terá de queimar um pouco mais do que 5.000 calorias além daquelas que você consome todos os dias. Sim, isso é muito, muito complicado.
  4. O problema não é apenas o que você come, mas, também, quanto você come. Mesmo o mais saudável dos alimentos precisa ser consumido com moderação. Comece a usar pratos e utensílios menores e pare de repetir a refeição. Na dúvida, atenha-se ao tamanho listado das porções nas informações nutricionais dos alimentos.
    • É na hora do lanche que o tamanho das porções gera dúvida. Cuidado para que a sua porção de nozes não se transforme em um saquinho inteiro delas. Para que isso não aconteça, meça tudo com antecedência. Assim, quando estiver com fome, é só pegar uma porção e comer. Você saberá exatamente a quantidade sendo ingerida.
  5. O jejum intermitente e o ciclo de calorias estão se tornando cada vez mais populares. Estas práticas defendem que, às vezes, um pouco mais de calorias é uma coisa boa, pois evita que o seu corpo chegue a um estado no qual para de queimar calorias. Pelo menos uma vez por semana seja mais flexível com a sua alimentação – isso pode ajudar a manter a sua dieta no caminho certo. [10]
    • Se pretende dar continuidade à dieta por mais tempo, você pode até dedicar um dia inteiro de folga da dieta. Coma o que quiser nesse dia, mas com moderação. Contudo, pelo menos nas duas primeiras semanas, limite esse período de indulgência a apenas uma ou duas refeições livres. Fora isso, atenha-se estritamente ao plano alimentar.
  6. Atenção: não leia essa frase pela metade; não é para você "comer mais", é para "comer mais vezes ". Pense desta forma: se tiver apenas cinco aipos para comer o dia inteiro (obs: isso não é recomendável; trata-se apenas de um exemplo), não coma todos no café da manhã. Espace-os para não ficar com fome ao longo do dia. Da mesma forma, não coma muito em um só dia dessas duas semanas. Coma menos, mas com mais frequência. Assim, seu estômago não ficará roncando de fome.
    • Muitas dietas saudáveis pedem que você faça lanches entre as refeições principais, e elas têm uma boa razão para isso: manter seu metabolismo ativo e impedir que você coma demais numa única refeição. Fazer refeições menores, para que você possa encaixar alguns lanches na sua dieta. Em duas semanas, seu corpo e a sua motivação agradecerão por isso.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Mudando o seu estilo de vida

PDF download Baixe em PDF
  1. A única forma de realmente controlar todos os nutrientes e calorias que entram em seu corpo é cozinhando para si mesmo. Apesar de os restaurantes de hoje em dia terem opções mais saudáveis, nunca se sabe o que é colocado no molho para salada ou que tipo de óleo eles usam na comida. Será melhor cozinhar para si mesmo e ter completo controle sobre tudo o que você colocar na boca.
    • Desta forma, você poderá usar óleos mais saudáveis, como é o caso do azeite de oliva, menos manteiga, menos açúcar, menos sal (um grande culpado quando se trata de inchaço e retenção de líquidos), além de poder controlar o tamanho da sua porção também. Sabe o que é ainda melhor? Será melhor para o seu bolso também.
  2. Se essa dieta se tratasse de uma mudança permanente do seu estilo de vida, controlar tudo talvez fosse algo desmotivador. Mas como só estamos falando de dois semanas, isso é totalmente aceitável. Esse acompanhando pode ajudá-lo a ver o que você está fazendo de errado e em qual ponto pode ser mais flexível, além de mostrar todo o seu progresso – e não há nada mais incrível do que a satisfação de ver um trabalho bem feito.
    • Você pode usar o bom e velho caderno escolar acompanhado de uma caneta ou recorrer à tecnologia, baixando um aplicativo qualquer que o ajude no controle da sua dieta. Muitos ajudam a calcular as calorias gastas com os exercícios e a quantidade de carboidratos, gorduras e proteínas consumidas também.
  3. Parece óbvio, mas uma das coisas mais importantes que você pode fazer para emagrecer com sucesso é comprometer-se com a sua meta. Isso é especialmente importante para dietas de curto prazo, como é o caso. Você não pode tirar um dia de "folga" da sua dieta, nem da rotina de exercícios. Depois que decidir encarar essas duas semanas, empenhe-se até o final delas para alcançar o seu objetivo de perder nove quilos.
    • Será mais fácil se você contar aos outros sobre o seu plano alimentar ou se conseguir convencer outras pessoas a participarem da dieta com você. Assim, será mais difícil ceder à tentação de escapar da dieta e vocês poderão se exercitar e se alimentar de forma saudável juntos, além de ter alguém com quem conversar sobre as suas dificuldades também.
  4. [11] A melhor maneira de queimar calorias é através dos exercícios. Se o seu corpo já estiver familiarizado com a atividade física moderada, vá além e alterne seus exercícios entre atividades moderadas e intensas ao longo do dia. Por outro lado, se costuma realizar muita atividade física, você deve apenas manter seus exercícios em um nível moderado. De qualquer forma, malhe, faça muitas pausas e beba água com frequência para se hidratar.
    • A atividade vigorosa queima entre 400 e 600 calorias por hora. Exemplos incluem corrida, ciclismo, natação, aeróbica, basquete e levantamento de peso pesado ou jardinagem.
    • A atividade moderada queima entre 200 e 400 calorias por hora. Exemplos incluem caminhadas, jardinagem leve, dança, golfe, ciclismo lento e caminhada leve. Faça pelo menos 30 minutos de exercício, duas ou três vezes por semana.
  5. Se está assistindo ao seu programa favorito, quando chegar os comerciais, fique em cima do tapete e faça algumas flexões. Enquanto estiver tirando a louça, dance. Faça o exercício de passadas quando andar pelo corredor da sua casa. Parece bobo, mas essas atividades aumentam o tônus muscular e afinam a cintura.
    • Mesmo que a sua agenda esteja cheia, encontre formar de matar dois coelhos com uma cajadada só. Leve o cachorro para passear pelo caminho mais longo, estacione o carro mais longe do seu trabalho, limpe a casa vigorosamente ou lave o carro sozinho. A vida traz ótimas oportunidades para se exercitar.
  6. O corpo humano não consegue funcionar adequadamente sem que você durma. O sono dá o corpo uma chance de descansar, restaurando suas melhores condições e, portanto, facilitando a queima de calorias e a perda de peso. A fim de emagrecer bastante em um curto espaço de tempo, é preciso dormir de sete a oito horas todas as noites.
    • Mais do que ser apenas bom senso, o sono regula os hormônios e pode evitar a fome. [12] O sono não só propicia a queima de calorias como evita que você coma mesmo enquanto você está acordado.
    Publicidade

Dicas

  • Os exercícios cardiovasculares são ótimos. Correr, caminhar ou dançar por algumas horas, todos os dias, fará maravilhas.
  • Para que os resultados fiquem mais aparentes, é necessário se exercitar também. Pode parecer difícil a princípio, mas assim que começar, você verá que não é tão ruim quanto pensava.
  • Registre a sua progressão tirando fotos. Você pode não notar muita diferença ao se ver no espelho, mas quando olhar suas fotos e compará-las, você verá a diferença.
  • Planeje as suas refeições.
  • Pense em como você gostaria de ficar e coloque algumas fotos à mostra para se motivar enquanto se exercita.
  • Deixe para se exercitar quando estiver mais alerta!
  • Você pode comprar ou baixar aplicativos de celular para ajudá-lo a manter o controle da sua ingestão de água, monitorar o seu exercício e registrar as suas refeições. Assim, você ficará focado em seu objetivo de emagrecimento e poderá identificar em quais áreas precisa melhorar.
  • Pegue fotos de celebridades ou modelos com o corpo que você gostaria de ter e cole nos armários, na geladeira e até mesmo nas embalagens de comida. Desta forma, sempre que você pegar naquele saquinho de batatas fritas do armário, verá fotos de pessoas mais magras. Depois disso, você vai preferir tomar um copo de água em vez de petiscar.
  • Converse com seu médico ou um personal trainer em busca de ideias adicionais de como emagrecer nove quilos em duas semanas. Existem vários suplementos no mercado, e um profissional qualificado poderá dizer quais seriam bons para você e quais funcionam ou não.
  • Não passe fome, senão o seu corpo ficará fraco e, assim que você comer outra vez, ele armazenará gordura feito um louco! Então, siga uma dieta saudável. Você tem que comer direito para conseguir emagrecer.
  • Informe a todos sobre os seus planos. Se quiser, chame alguém para malhar ou entrar na dieta com você. Pode parecer estúpido, mas o orgulho o fará seguir melhor o seu plano se alguma outra pessoa estiver envolvidas nas suas atividades também.
Publicidade

Avisos

  • Os médicos geralmente recomendam a perda de 450 a 900 g de peso por semana. Antes de implementar um regime extremo, que o leve a emagrecer muito mais do que isso, você deve conversar com um médico ou nutricionista para descobrir se tal dieta será saudável para você, além de se informar sobre os riscos envolvidos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 232 199 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade