Baixe em PDF Baixe em PDF

Apesar de não poder “atacar” diretamente a gordura da barriga apenas bebendo água, ela pode ser utilizada para ajudar uma pessoa a perder peso. Beber água regularmente auxilia a queimar alguns quilos permanentemente, mas não existem atalhos rápidos para isso. Um “jejum de água” poderá auxiliar uma pessoa a perder alguns quilos em curto prazo, mas saiba que assim que esse jejum acabar, a massa voltará ao corpo.

Método 1
Método 1 de 2:

Bebendo água para auxiliar a perder peso permanentemente

Baixe em PDF
  1. [1] A Mayo Clinic recomenda que mulheres adultas bebam nove copos d’água diariamente, enquanto homens devem consumir 13 copos por dia. [2] Isso não apenas manterá o corpo hidratado e saudável, mas permite que a pessoa não confunda sede com fome. Beber água suficiente para preencher o estômago pode “enganar” o corpo, que vai interpretar que está cheio de alimentos, quando na verdade possui água.
    • Lembre-se de que tais quantidades são apenas estimativas. O consumo exato de água baseia-se no peso e nível de atividade do indivíduo.
    • Deixe uma garrafa d’água com você para poder beber durante o dia inteiro.
    • Saiba quantos ml de água a garrafa comporta e encha-a várias vezes por dia para alcançar os objetivos de consumo.
    • Ao sentir fome, beba um copo d’água e espere 10 minutos. Caso a fome persista, coma algo leve; na maioria das vezes, um copo d’água vai deixar a pessoa satisfeita.
  2. [3] Uma das maneiras mais simples de cortar grandes quantidades de calorias da dieta é evitar bebidas com muitas calorias. O energético que dá força para começar o dia, o refrigerante do almoço e as cervejas do “Happy Hour” com os amigos são calorias vazias que entram junto com os alimentos.
    • Beber um pouco com os amigos pode ser uma parte importante de sua vida social, só não exagere. Junto às bebidas alcoólicas, consuma água para manter o corpo hidratado e evitar o consumo de muitas calorias alcoólicas. Tente igualar a quantidade – cada copo de cerveja, um copo de água, por exemplo.
  3. Caso você seja uma das pessoas que precisam de algo obter energia durante a manhã, não se preocupe! Especialistas contam café e chá como parte da ingestão diária de água. [4] As bebidas energéticas possuem muitos conservantes, ao contrário do café e do chá, que são melhores opções para conseguir “acordar” de manhã.
    • Não adicione calorias a essas bebidas. Frappucinnos (café, leite e gelo) ou café com leite com um toque de caramelo são exemplo de bebidas cheias de açúcares e calorias extras, que vêm do leite, do chantili e das coberturas. Uma xícara de café, por outro lado, possui só duas calorias e nada de gordura! [5]
    • Saiba que seu corpo ainda precisa metabolizar a cafeína, o que requer água. Sempre beba água para que o metabolismo funcione bem.
  4. Ao sentir falta dos sucos que você tanto gostava, é possível criar bebidas aromatizadas sem tanto açúcar e calorias. Corte as frutas que gostar – morango, limões, pepinos e laranjas, por exemplo – e mergulhe-as em um jarro d’água, que deve ser colocado no refrigerador. Depois de algumas horas, a água terá um leve sabor de acordo com a fruta que ficou em contato com ela, se transformando em uma bebida deliciosa e com poucas calorias.
  5. A água ajuda o corpo a digerir os alimentos, garantindo que os rins funcionem normalmente. [6] Isso também pode ajudar a evitar a ingestão exagerada de alimentos, pois em alguns casos o corpo necessitará de 12 a 20 minutos para “perceber” que está satisfeito. Ao comer rapidamente, o indivíduo poderá consumir mais do que o necessário. [7]
    • Pessoas que comem rapidamente geralmente ficam com a sensação de que estão “cheias” e um pouco “lentas” depois do almoço e o jantar. Beber alguns golinhos d’água entre as garfadas deixa a refeição mais longa, dando tempo para que o cérebro entenda que o estômago já está ficando cheio.
  6. Pesquisas mostram que beber água pode melhorar o funcionamento metabólico do organismo, permitindo que o corpo queime calorias um pouco mais rapidamente do que o normal. [8] Apesar do ganho da função metabólica não ser muito grande, é algo muito simples e significante. Pesquisadores estimam que, quando o consumo diário for aumentado em cerca de seis copos d’água por dia, uma pessoa perde 2,27 kg a mais por ano.
    • Verifique se a ingestão de água é suficiente para repor o que é eliminado na transpiração. Não fazer isso pode levar à desidratação, que por sua vez causa vários problemas de saúde.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Fazendo o “jejum de água” para perder peso temporariamente e rapidamente

Baixe em PDF
  1. O “jejum de água” consiste na alimentação com nada além de água por um período de tempo, dando resultados rápidos de perda de peso, já que a pessoa não consome calorias através de alimentos. No entanto, os quilos perdidos através dessa técnica voltarão assim que o indivíduo tornar a comer, já que o metabolismo vai desacelerar para melhor administrar a pouca energia que está entrando através da comida. Isso pode fazer com que o indivíduo ganhe mais peso do que perdeu anteriormente. [9]
    • Ao tentar perder peso de forma permanente, beba muita água em conjunto com refeições balanceadas e faça exercício regularmente.
    • No entanto, ao precisar perder alguns quilinhos para um evento, o “jejum de água” pode ser uma boa solução rápida.
  2. [10] O corpo humano é muito resistente e pode suportar grandes períodos de tempo sem alimentos, desde que não fique desidratado. [11] Jejuar por alguns dias não faz mal ninguém se o consumo de água for bem alto, pois é algo necessário para “enganar” o estômago, que interpreta que ele está cheio.
    • No entanto, algumas pessoas com problemas médicos não devem jejuar em hipótese alguma. Diabéticos, por exemplo, precisam regular o nível de glicose no sangue através da alimentação. Consulte um médico antes de fazer qualquer tipo de jejum.
    • Crianças, idosos, grávidas, mulheres que estão amamentando e pessoas com doenças crônicas não devem jejuar.
    • Até mesmo pessoas saudáveis sentirão efeitos negativos de ficar sem comer. Ao parar de alimentar-se, o corpo não terá uma fonte de energia, deixando-a cansada e com tontura. Náusea e constipação podem aparecer, além da sensação de muita fome, é claro.
    • Uma alternativa ao “jejum d’água” é fazer uma dieta de limpeza. Concentre-se em comer proteínas magras, legumes, frutas, castanhas (amêndoas e castanhas de caju) e carboidratos complexos, como batatas doces, arroz integral e quinoa por pelo menos 48 horas.
  3. Na internet, é comum encontrar recomendações e instruções sobre jejuns de 21 até 30 dias, mas eles são muito perigosos se não forem realizados sob supervisão médica. Ao realizar o jejum exposto acima, comece três ou quatro dias antes do evento para qual está se preparando; mais que isso será prejudicial, deixando-o cansado e com muita tontura, fazendo com que exista o risco de machucar outras pessoas ou a si mesmo durante atividades normais do dia. [12]
  4. Evite jejuar dias antes de entregar um trabalho importante na empresa ou ao viajar de carro. Os efeitos colaterais vão interferir com a capacidade de se concentrar, atrapalhando o trabalho e fazendo com que dirigir em tais condições seja muito perigoso.
    • Não é recomendado fazer exercícios durante o jejum, já que não existem calorias em excesso para queimar. Isso só deixa a pessoa com uma sensação desconfortável; novamente, o melhor é jejuar durante três ou quatro dias de descanso, onde você não precisará trabalhar ou fazer viagens longas.
  5. No grande dia, volte a comer para não se apresentar com uma aparência cansada e abatida. Porém, não coma diretamente alimentos muito gordurosos, pois eles poderão causar problemas digestivos; concentre-se em frutas e legumes para se recuperar em tempo para o acontecimento.
    Publicidade

Os resultados que podem de fato ser esperados

  • No começo, você poderá perder bastante peso ao beber mais água, mas nas semanas seguintes, a massa queimada não deverá ultrapassar cerca de 900 g. [13]
  • Não será apenas a barriga que perderá gordura. Outras áreas do corpo também vão emagrecer, como os braços, coxas e quadris.
  • Beber mais água é um ótimo começo, mas provavelmente serão necessárias mais mudanças para perder peso, como contar as calorias perdidas e fazer mais exercícios.
  • Perder uma grande quantidade de peso pode demorar um pouco. Tenha paciência enquanto realiza mudanças positivas à dieta e ao estilo de vida.

Avisos

  • Cuidado para não se hidratar em excesso. Um adulto que possui coração, rins e glândula pituitária normais precisa tomar cerca e 7,5 L de água para desenvolver intoxicação, que é mais comum em pessoas que possuem a função renal prejudicada. Isso ocorre quando médicos, enfermeiras e outros profissionais da saúde administram quantidades de fluidos (seja água ou medicamentos) em excesso, mais do que o corpo da pessoa pode excretar. [14]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 100 502 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade