PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Beber muita água pode ser uma ferramenta utilíssima em sua luta para perder peso. Esse simples hábito ajuda a acelerar o metabolismo, suprimir o apetite e ainda possibilita perder peso de água. Beber os recomendados oito a dez copos por dia pode ser desafiador, mas com determinação você estará rapidamente no caminho certo para desfrutar dessa grande vantagem na perda de peso.

Método 1
Método 1 de 4:

Aumentando o seu consumo de água

PDF download Baixe em PDF
  1. Beber água durante todo o dia mantém a sensação de saciedade, mesmo sem a ingestão de bebidas calóricas como leite, chá com leite, suco e lanches rápidos, que apenas aumentarão o seu peso. Você talvez até coma menos ao preparar um lanche, uma vez que já estará se sentindo cheio. Ingerir menos calorias diariamente pode acelerar a perda de peso. [1]
    • Se você não gosta de beber água, experimente as opções saborizadas. Compre saquinhos de sabor sem calorias para uma água ainda mais gostosa.
    • Para mais formas de degustar a sua água, aprenda “ Como Gostar do Sabor da Água ”.
    • Defina um alarme que lembre os momentos de beber água ao longo do dia. Dessa forma, você não se esquecerá disso tão facilmente. Isso também serve como ajuda para desenvolver o hábito de beber água com regularidade.
    • Mantenha a água por perto. Ter uma garrafa sempre à mão torna fácil a tarefa de bebê-la em maior quantidade. Compre uma garrafa reutilizável e deixe-a à disposição quando você estiver em casa, no trabalho ou nas compras.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Shira Tsvi

    Personal Trainer e Instrutora Fitness
    Shira Tsvi é uma Personal Trainer e Instrutora Fitness com mais de sete anos de experiência profissional. Há dois anos, lidera um departamento de treino em grupo. Shira se formou no National College of Exercise Professionals e na Orde Ingate Institute for Physical Education and Sports em Israel. Atua na região de San Francisco.
    Shira Tsvi
    Personal Trainer e Instrutora Fitness

    Nossa especialista concorda : a água pode eliminar um pouco a sensação de fome ao longo do dia. O corpo humano é capaz de enviar sinais de fome quando alguém está apenas com sede. Beber mais água pode ajudá-lo a comer menos

  2. A sensação de saciedade ajuda a comer menos e, desse modo, a ingestão de menos calorias trará resultados ainda melhores na perda de peso. [2]
    • Se você bebe água antes de uma refeição, com o objetivo de perder peso, não se esqueça de observar também as quantidades e ingestões calóricas dos alimentos. Não será nada bom beber água enquanto você come um prato nada saudável e repleto de alimentos calóricos.
    • Beba um copo cheio de água antes, durante e depois de uma refeição para ajudar na digestão e acelerar a perda de peso decorrente da ingestão de água. Ela ajudará o corpo a quebrar as moléculas da comida e absorver seus nutrientes.
  3. Em vez de beber refrigerante, bebidas alcoólicas, vitaminas ou outras opções calóricas, pegue um copo ou garrafa de água. Optar pela alternativa sem calorias no lugar das calóricas poupará centenas de calorias todos os dias, ajudando ainda mais na perda de peso. [3]
  4. Essa ingestão combinada não deve ser contada junto com o consumo diário normal. Toda água bebida para essa finalidade deve ser considerada à parte do objetivo diário.
  5. Diminuir a quantidade do sal consumido ajuda a perder rapidamente o peso de água, especialmente quando se combina esse hábito ao aumento na ingestão da água. [4]
    • Leia os rótulos dos alimentos. Alguns deles podem ser ricos em sódio, apesar de parecerem não ter muito ou qualquer sal presente.
    • Experimente outros temperos e condimentos no lugar do sal para dar sabor aos alimentos. Ervas frescas e alho não causam nenhum efeito negativo à saúde e podem ser usados para intensificar o sabor de vários pratos diferentes.
    • Às vezes, vegetais enlatados ou congelados podem apresentar altos níveis de sódio, que é usado como conservante de alimentos. Sempre que possível, prefira comprá-los frescos.
    • Se determinada marca oferece uma opção com pouco sódio, escolha-a no lugar das outras. Esse é um modo fácil de desfrutar dos alimentos que você ama sem o desnecessário acréscimo de sal.
    • Observe as informações nutricionais de qualquer restaurante, antes de comer fora. As refeições e bebidas de restaurantes estão carregadas de sal, mesmo aquelas onde você menos espera. Hoje em dia, há diversos locais que publicam suas informações nutricionais na internet.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Fazendo uma dieta de desintoxicação com água

PDF download Baixe em PDF
  1. Compre algumas frutas e vegetais para infundir a água, como pepinos, melões, morangos, folhas de menta e outras ervas, frutas cítricas variadas, maçãs e abacaxis. [5]
    • Considere comprar frascos com tampas, como os potes de conserva ou copos de vidro com canudos. Você pode preparar várias infusões individuais de uma só vez e guardá-las na geladeira. [6]
    • As frutas e os vegetais devem estar tão frescos quanto possível, assim como a água. Se eles começarem a envelhecer, jogue-os no lixo e reponha o estoque.
  2. Seguir uma dieta como essa durante longos períodos pode trazer efeitos negativos ao organismo, já que ele não consegue obter todos os nutrientes de que normalmente necessita, como fibras e proteínas. O melhor é fazê-la por não mais de uma semana.
    • Lembre-se de consultar o seu médico antes de seguir essa dieta. Se você tiver qualquer restrição alimentar, essa talvez não seja uma boa escolha para se perder peso.
    • Se você sentir exaustão ou vertigem, cesse a dieta imediatamente e volte aos seus hábitos normais de alimentação. A saúde geral do corpo é mais importante do que a perda de peso rápida.
  3. Você pode preparar um jarro com o seu sabor de água favorito ou porções individuais de combinações variadas. Experimente e descubra as misturas de que você mais gosta. [7]
    • Lembre-se de não acrescentar açúcar ou outro adoçante, apesar de parecer tentador. Se você quiser acrescentar temperos diferentes, como canela ou noz-moscada, não há problema nenhum. Evite tudo o que possa aumentar a retenção de água, como o sódio, ou que contenha calorias.
    • Descasque as frutas cítricas para evitar o sabor amargo.
    • Não consuma a água depois de três dias, pois as frutas e os vegetais podem apodrecer e fermentar na água. É melhor guardá-la na geladeira, mas é possível mantê-la à temperatura ambiente por até um dia.
  4. Em vez de beber tudo no mesmo instante, tome um copo de água por vez, em nove a dez pausas. Esse é o modo correto de repor a água perdida ao longo do dia. Beba mais se você conseguir, mas lembre-se de que os 1.800 ml são a recomendação mínima.
    • Pode ser melhor realizar esse passo em um momento à parte, longe do trabalho e de outras obrigações, permitindo a você concentrar o foco em beber tanta água fresca quanto possível. Se isso não for possível, tente seguir a dieta em um fim de semana se você pretende passar bastante tempo em casa.
    • Você precisará de muitas pausas para o banheiro nesse período. Fique perto de um banheiro para não ser preciso procurar por um, quando a necessidade surgir.
  5. Quando você comer, encontre alimentos ricos em conteúdo aquoso — frutas e vegetais são excelentes opções. Experimente comer melancias, morangos, abobrinhas, pêssegos, tomates, couves-flores, abacaxis, berinjelas ou brócolis. Se você precisa comer carne, prefira uma opção magra, como frango ou peru, no lugar da carne vermelha ou de porco. [8]
    • Combine uma dieta restrita em calorias com uma dieta de água. O hábito de beber 450 ml de água antes de cada refeição e limitar a ingestão calórica diária (1.200 para mulheres e 1.500 para homens) pode impulsionar a perda de peso e ajudar os praticantes da dieta a manter essa perda com sucesso por até um ano.
  6. Embora essa dieta ajude a perder peso rapidamente, se o seu estilo de vida normal não promover uma vida saudável, é muito provável que você volte a ganhar o peso perdido.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Fazendo um jejum de água

PDF download Baixe em PDF
  1. Normalmente, o melhor é fazê-lo por apenas alguns dias. Se você não acha que pode tolerar essa quantidade de tempo, faça um jejum de 24 horas para começar. Se ao final desse período você sentir que pode continuar, sinta-se livre para fazê-lo. [9]
    • Lembre-se de que esse é um método temporário de perda de peso rápida. Se você não pode fazer esse jejum durante todo o período, não há problema nenhum em parar e voltar aos hábitos normais de alimentação.
    • Faça o jejum intermitente. Jejue durante um curto período e, depois de algumas semanas ou um mês, tente novamente.
  2. Você não deve fazer esse jejum se tiver qualquer restrição de saúde ou alimentar que ponha em risco o seu bem-estar, como diabetes ou se você está amamentando — esse risco não vale a pena. Pense em outras formas de perder peso se o jejum não for uma possibilidade. [10]
    • Se você não pode fazer um jejum completo, tente substituir uma ou duas refeições por água pura e comer um jantar com poucas calorias, como forma de impulsionar a perda de peso.
    • Saiba que essa dieta pode ter efeitos adversos decorrentes da falta de proteínas e fibras. Dentre eles, incluem-se a fadiga e pouca energia e uma piora na saúde dos intestinos. Considere esses pontos antes de começar. [11]
  3. Aumente a ingestão de água e coma mais frutas e vegetais, carnes sempre magras e arroz integral. [12]
    • Evite acrescentar sal à comida, que pode fazer com que o corpo retenha água em vez de liberá-la, que é justamente o seu desejo.
  4. Apesar de você querer perder peso e exercícios serem uma ótima forma de ajudar a atingir esse resultado, evite praticá-los nesse período. Seria muito desgastante para o seu corpo usar essa energia e ainda perder fluidos no suor.
  5. Beba apenas água no café da manhã, no almoço, no jantar e sempre que você sentir fome ao longo do dia. Preste atenção ao corpo durante esse período e tome nota dos sinais de fome. Se você sentir tontura, tome um chá ou água com gás para ajudar a acalmar o sistema e voltar ao jejum.
    • Quinze minutos de meditação também podem ser usados em conjunto com o jejum. Concentre-se em seu bem-estar emocional e esvazie a mente dos pensamentos e sentimentos supérfluos. Leia mais dicas em “ Como Meditar ”.
    • Considere tomar suplementos à base de ervas ou encontrar um aditivo seguro para água que sirva para equilibrar os eletrólitos. Embora o jejum de água não permita o uso de adoçantes ou alimentos sólidos, recomenda-se frequentemente o consumo de suplementos de ameixas secas ou sais naturais para evitar a intoxicação por água.
  6. Tente comer como antes do jejum para fortalecer o corpo gradualmente. Consuma frutas e vegetais crus, carnes magras, arroz integral e mantenha a ingestão de água.
    • Muito do peso perdido vem da massa muscular. Por essa razão, ganhar um pouco de peso depois do jejum de água é algo normal. Não se sinta desencorajado se o jejum não houver dado resultados. Continue a seguir outros hábitos saudáveis, como melhorar a dieta e realizar exercícios físicos regularmente para manter a perda de peso.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Outras soluções para perder peso

PDF download Baixe em PDF
  1. Essa dieta requer apenas que você beba um copo de 230 ml de chá-verde, quente ou frio, quatro vezes ao dia, ao acordar e antes das refeições. O chá ajudará a aumentar a quantidade de antioxidantes presentes no sistema e dará a sensação de saciedade antes das refeições, fazendo com que você coma menos. [13]
    • Beba mais chá em vez de preparar um lanche rápido. O aumento na quantidade de fluidos ajudará na perda de peso, assim como a restrição de calorias decorrentes da comida.
    • Continue a beber água ao longo do dia. O chá-verde, na verdade, pode até desidratar o corpo. Para evitar que isso aconteça, beba a quantidade normal de água junto ao chá.
  2. Essa é uma forma agradável e fácil de colocar mais frutas e vegetais em sua dieta. Consiga um bom liquidificador ou espremedor que transforme o alimento em uma pasta cremosa, como uma vitamina. Você pode optar por tomar esse suco apenas durante esse período ou apenas usá-lo para substituir uma ou duas refeições, geralmente o café da manhã e o almoço. Tente seguir essa dieta por uma semana.
    • É importante que você não se concentre apenas em frutas, usando vegetais sempre que possível. Os folhosos, como a couve e o espinafre, são ótimas opções. Acrescente uma maçã para adoçar a vitamina se você não quiser tomar uma feita apenas à base de vegetais.
    • Coma um jantar saudável com vegetais crus e carnes magras. Seria contraproducente consumir alimentos não saudáveis durante esse período.
    • Se você sentir fome, tome mais suco, água ou prepare um lanche leve, como amêndoas ou frutas secas para saciá-la.
  3. Isso envolve principalmente os alimentos não processados e isentos de conservantes ou aditivos. Acrescente vegetais e frutas frescas e alimentos orgânicos, mantendo distância de tudo o que for artificial, como adoçantes e corantes. Isso será uma garantia de que você está comendo todos os alimentos em seu estado mais natural, sempre o mais saudável para o organismo. [14]
    • Leia sempre os rótulos para conhecer os ingredientes. Se você não consegue pronunciar o nome de algum deles, pesquise a respeito. Pode tratar-se do termo técnico para algo conhecido e inofensivo. Se a lista de ingredientes estiver cheia de nomenclaturas irreconhecíveis, evite o produto.
    • Compre em uma feira ou mercado de alimentos orgânicos. Esses são os melhores locais para se encontrar alimentos próximos a seu estado natural.
    • Cultive a sua própria comida. Não há nada mais orgânico do que algo cultivado em seu próprio quintal. Tente fazer uma horta de frutas e vegetais como forma de melhor observar o que entra em seu organismo.
    • Faça mais por conta própria. Descobrir novas receitas para itens como molhos para saladas, sorvete ou até mesmo comida para bebês o ajudará a saber exatamente o que a sua família está comendo.
  4. Praticar exercícios físicos e comer de forma saudável são as formas mais eficazes de perder e manter peso. Consulte um médico ou nutricionista que o ajude a ver quais erros estão sendo cometidos e a definir um plano de saúde que você possa seguir.
    • Evite dietas da moda, que só oferecem resultados temporários. É melhor aprender hábitos saudáveis pensando em longo prazo.
    • Seja paciente com a perda de peso. Perder muito peso rapidamente não quer dizer que os seus métodos durarão por muito tempo. Concentre-se mais em ter um estilo de vida saudável do que em perder peso rapidamente.
    Publicidade

Dicas

  • Aumentar a ingestão de água ou praticar a dieta de água com maior frequência é a forma mais eficaz de impulsionar a perda de peso, quando combinada a um planejamento de exercícios e uma dieta balanceada.
  • Alternativamente, é possível seguir uma dieta de água que enfatize o aumento da ingestão aquosa sem necessariamente exigir mudanças em seus hábitos relativos a exercícios físicos ou alimentação. Embora essas dietas apresentem riscos maiores se você não mantiver uma ingestão suficiente de minerais e eletrólitos, elas são simples e fáceis de seguir. Para algumas pessoas, elas podem resultar em uma grande perda de peso.
  • Pesquisas demonstraram que o aumento relativo ou absoluto na quantidade de água ingerida em cada dia pode melhorar ainda mais os resultados da perda de peso nas pessoas que seguem essa prática. Tente aumentar a ingestão de água para alcançar ou exceder levemente a recomendação diária. Nessa situação, recomenda-se a ingestão aquosa diária de 3.700 ml para homens adultos e 2.700 ml para mulheres adultas, considerando todas as fontes (beber água ou outras bebidas e alimentos).
  • Se você for um atleta de resistência, consulte um profissional de saúde com respeito às quantidades apropriadas de água para se beber durante as atividades físicas. Pode ser que ele recomende alternar entre água e bebidas esportivas que contenham eletrólitos.
Publicidade

Avisos

  • Aumentar a ingestão de fluidos pode também resultar em mais idas ao banheiro e, por isso, é importante planejar para tê-lo sempre por perto.
  • Beber água em excesso pode causar danos ao organismo, como desequilíbrios eletrolíticos, danos renais ou morte. Não beba água em quantidades excessivas ou substitua refeições com água sem também fazer a substituição cuidadosa dos eletrólitos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 164 600 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade