Baixe em PDF Baixe em PDF

Existem várias razões para que alguém deseje perder um pouco de peso muito rapidamente; por viajar para a praia em alguns dias ou devido a um evento especial em que comparecerá e deseja aparecer com a silhueta mais enxuta. Não há como perder grandes quantidades de peso rapidamente, mas é possível queimar de 450 a 900 g. [1] Ademais, existem mudanças que poderão ser adotadas em relação à dieta, ajudando na perda de peso em água. Isso reduz o inchaço e dá a sensação de estar mais magro. [2] Uma dieta bem restrita, com exercícios e certas mudanças no estilo de vida poderão ajudá-lo a perder peso e se sentir melhor para o evento que está por vir.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Traçando uma dieta de dois dias

Baixe em PDF
  1. Uma maneira simples de perder um pouco de massa e reduzir a retenção de água é limitando a quantidade de alimentos ricos em carboidratos consumidos todos os dias. Estudos demonstram que os carboidratos “seguram” muitas moléculas d’água no corpo, causando aumento de peso ou inchaço. [3]
    • Os carboidratos são encontrados em muitos alimentos, como laticínios, grãos, frutas, legumes com amido e leguminosas.
    • É aconselhável que não se corte todos esses alimentos de uma vez. O ideal é limitar a ingestão geral e concentrar-se em retirar carboidratos mais pobres em nutrientes. Os carboidratos de legumes e laticínios, por exemplo, são ricos em nutrientes, ao contrário dos de grãos e frutas.
    • Essa é a maneira mais rápida de encontrar uma redução de peso, inchaço e tamanho geral da área abdominal.
  2. Ao monitorar tanto calorias quanto carboidratos, é importante aproveitar ao máximo os lanches e refeições. Consuma proteínas magras e legumes sem amido, por exemplo.
    • Legumes com proteína e sem amido são parte fundamental da dieta. Não é saudável e nem boa ideia limitar qualquer um desses alimentos. Inclua-os em cada refeição e lanche.
    • Algumas ideias de refeições com poucos carboidratos, muitas proteínas e legumes são: ovos mexidos com queijo e espinafre, salada de couve com salmão grelhado, fritada de frango com pimenta, cebola e ervilhas, iogurte grego com amêndoas e sem gordura ou dois ovos cozidos.
  3. Evitar certos tipos de legumes que produzem gases não ajudam a perder peso, mas é uma forma de diminuir o inchaço. [4]
    • Os legumes que mais produzem gases são: feijão, couve-flor, couve-de-bruxelas, brócolis, cebola e repolho. [5]
    • Atenha-se a legumes menos fibrosos, como: feijão-de-corda, pimenta, beterraba, berinjela, cenoura, tomate, pepino, cogumelo e alcachofra.
  4. O sal pode levar à retenção de água, aumentando o peso e a sensação de inchaço. Evite alimentos com muito salgados para limitar a retenção de água relacionada ao sódio.
    • O sódio atrai e retém água no corpo. É exatamente por isso que você se sentirá “cheio” após uma refeição com muito sal.
    • Evite alimentos ricos em sal, como: carnes processadas, refeições congeladas, alimentos enlatados, comida de fast-food, condimentos ricos em sal (como ketchup, tempero de salada ou salsa) e alimentos preparados.
    • Limite ou corte o sal adicionado às refeições. Outra opção é colocar sal enquanto cozinha.
  5. Elas se tornarão importantíssimas nos dias em que estiver controlando seu peso. Elas precisarão ser cuidadosamente monitoradas para que você consiga alcançar a meta.
    • A meta de calorias varia para cada indivíduo. A idade, o sexo, o peso e o nível de atividade são fatores que interferem na quantidade de peso que deve ser eliminado.
    • Comece cortando cerca de 500 calorias por dia. Geralmente, é uma quantidade considerada segura e que resulta em uma perda de peso moderada. Ao combiná-la com dietas e atividades físicas, você se sentirá mais “fininho” em alguns dias. [6]
    • Ademais, recomenda-se não consumir menos do que 1200 calorias diárias. Pode haver deficiência de nutrientes, cansaço e perda de massa muscular ao ingerir menos do que esse valor. [7]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Fazendo exercícios para perder peso em dois dias

Baixe em PDF
  1. Mesmo ao impor um limite de calorias consumidas ou alimentos para comer, é importante manter uma regularidade de exercícios físicos diários.
    • A atividade física é uma ótima maneira de aumentar a perda de peso. Com a transpiração, fluidos em excesso são eliminados, dando a você uma sensação de estar menos inchaço e mais magro.
    • Dê 10.000 passos por dia. Esta é a quantidade recomendada por profissionais da saúde. Para saber a quanto passos você deu, compre um pedômetro e utilize-o o dia inteiro. Também existem apps que realizam essa contagem para o usuário, hoje em dia.
  2. Um ou dois dias antes do evento, faça atividades que desenvolvam força muscular, deixando-o com uma aparência mais atlética e que permite que você se sinta melhor em relação ao próprio corpo. [8]
    • Exercite o abdômen, os braços e as pernas para obter um “look” mais atlético. Faça tais atividades no dia do evento e um dia antes. Você notará que o corpo ficará com uma aparência mais definida em curto prazo.
    • Alguns dos exercícios que você pode experimentar são: abdominais clássicas, elevação lateral, flexora, mergulho no banco e elevação de perna em suspensão. Tais atividades desenvolverão os grupos musculares básicos, fornecendo um mínimo de definição do corpo.
    • Se você for vestir algo para o acontecimento, pense nas partes do corpo que ficarão expostas. Por exemplo: ao usar um vestido sem mangas, os braços ficarão de fora. Por isso, é uma boa ideia concentrar-se em exercitá-los mais do que outros membros.
  3. O treino intervalado é constituído de exercícios cardiovasculares de maior intensidade e que queimam muitas calorias. Como a transpiração é intensa, a água em excesso será eliminada e a perda de peso será mais eficaz. [9]
    • Um dos treinos intervalados é correr em alta velocidade por um minuto, seguido por três minutos trotando. Repita esse ciclo algumas vezes até completar de 15 a 20 minutos no total.
    • Foi comprovado que o treino intervalado também acelera o metabolismo e a capacidade do corpo em queimar calorias e gorduras por até 24 horas após completar o exercício, ou seja, é uma excelente atividade para incluir no primeiro dia da dieta. [10]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Fazendo mudanças no estilo de vida para a dieta de dois dias

Baixe em PDF
  1. Mascar chiclete faz com que você engula ar, piorando a sensação de inchaço. O carbono também contribui para o desconforto com gases.
    • Em vez de mascar chiclete, chupe uma bala ou escove os dentes e use um enxaguante bucal para deixar o hálito agradável.
    • Em vez de bebidas com carbono, consuma apenas fluidos hidratantes, como água, água aromatizada e chá ou café descafeinado.
  2. Descansar bem também é importante para obter resultados rápidos; tente dormir pelo menos de sete a nove horas todas as noites. [11] O sono não apenas ajuda a aliviar o estresse e restaurar a energia do corpo, mas também diminui a vontade de consumir carboidratos.
    • Tente ir dormir cedo. Desligue todas as luzes, aparelhos eletrônicos e objetos que emitem sons que o incomodem. Isso aumenta as chances de ter um sono saudável e reparador. [12]
    • Dormir também o auxilia a relaxar e eliminar o estresse. Caso esteja nervoso ou preocupado com o evento, repousar bem também o auxiliará a controlar suas emoções de uma melhor forma. [13]
  3. Quando desejar perder aqueles quilinhos extras em alguns dias, o estresse ou a preocupação são fatores que podem dificultar a tarefa. A pressão psicológica pode deixá-lo mais cansado, letárgico e até mais suscetível a comer devido ao nervosismo. [14]
    • O hormônio cortisol é liberado quando uma pessoa está estressada. Ao apresentar níveis baixos de cortisol, pode ser mais difícil perder peso. [15]
    • Em cada um dos dias dessa dieta, separe um tempinho para fazer reflexões e relaxar. Passe alguns minutinhos ouvindo música relaxante, lendo um livro, meditando ou dando uma boa caminhada.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 10 398 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade