Baixe em PDF
Baixe em PDF
Azulejos de cerâmica são rígidos e quebradiços. Essa combinação de propriedades aumenta o risco de que tanto o azulejo quanto a broca sejam danificados quando se tenta perfurá-lo. Mas, sendo paciente e utilizando as ferramentas certas, suas chances de sucesso aumentam muito. Com alguma sorte, você nem precisará ler a segunda seção do artigo, em que ensinamos a reparar azulejos danificados.
Passos
-
Limpe a superfície da peça. Embeba um pano em água com sabão e passe-o no azulejo. Examine-o, tentando notar se há alguma área danificada. Se notar alguma rachadura, é preciso substituir a peça antes de prosseguir.
-
Escolha a broca. Uma broca comum de aço pode não ser adequada à tarefa, e talvez estilhace o azulejo. Siga as diretrizes abaixo para encontrar a broca correta:
- Brocas para vidro ou azulejos são projetadas para que materiais quebradiços não se despedacem. A ponta dessas brocas é normalmente feita de carboneto.
- Brocas de diamante são mais caras, mas podem perfurar até os azulejos mais rígidos. Os azulejos de porcelana modernos (fabricados de 1990 em diante) exigem esse tipo de broca. [1] X Fonte de pesquisa
- Brocas para alvenaria são de metal e têm ponta de carboneto. Embora suficientemente resistentes para perfurar azulejos, seu formato pode estilhaçar porcelana e outros materiais.
- Como último recurso, você pode usar uma broca de metal para furadeiras de alta velocidade (HSS), mas lembre-se de que elas se desgastam com apenas um ou dois furos. [2] X Fonte de pesquisa
- Para furos maiores (destinados à passagem de tubulações, por exemplo), use uma serra copo fabricada com os materiais ou finalidades listados acima. Lembre-se de que o pino de guia da serra copo deve ser de um material adequado.
-
Use óculos de segurança. O ideal é que o azulejo não quebre ou lasque. Mas, caso isso ocorra, é importante que seus olhos estejam protegidos.
-
Cubra a área com fita adesiva. Com dois pedaços de fita, forme um "X" cujo centro coincida com o ponto da perfuração. Isso aumenta a aderência da ponta da broca, diminuindo a probabilidade de que ela deslize. Além do quê, a fita ajuda o azulejo a não soltar lascas.
-
Ajude a broca a entrar na superfície do azulejo martelando-a delicadamente. A rotação da furadeira pode fazer com que a broca patine sobre o azulejo, a não ser que você faça um pequeno buraco para guiá-la. Segure a broca no centro do "X" de fita adesiva e dê uma batida com o martelo. Para evitar que a peça se danifique, faça-o com muito cuidado. Repita o processo até que a ponta ultrapasse o esmalte superficial do azulejo. [3] X Fonte de pesquisa
- Para brocas maiores do que 0,6 cm, procure fazer o furo de guia com uma broca menor.
-
Perfure lentamente. Coloque a furadeira em baixa velocidade e não aplique muita pressão no azulejo. Permita à furadeira trabalhar lentamente em vez de forçá-la contra a superfície. Isso pode levar de três a quatro minutos.
- Aplicar força demais no centro do azulejo faz com que sua parte traseira se quebre, enfraquecendo-o e possivelmente criando um furo maior do que o desejado.
- Brocas de diamante não são resistentes a perfurações muito rápidas. Não ajuste a furadeira para mais do que 600 rpm se a broca for menor do que 1,25 cm, ou para mais do que 450 rpm se a broca tiver entre 1,25 cm e 2,5 cm. [4] X Fonte de pesquisa
-
Lubrifique a broca com água à medida que você faz o furo. O atrito do metal com materiais rígidos libera calor, que danifica a broca e aumenta a probabilidade de quebra do azulejo. Esguiche água constantemente para aumentar a vida útil da broca e garantir a integridade do azulejo. Você pode usar uma mangueira ou pedir que alguém despeje água de tempos em tempos com um borrifador ou com um copo.
- Afaste a ponta da broca do furo a cada 15 ou 20 segundos. Isso ajuda a água a ficar entre o fundo do furo e a ponta da broca, onde o atrito é maior. [5] X Fonte de pesquisa
- A broca nunca deve ficar passar da temperatura morna. Se ela se aquecer demais, interrompa a perfuração, molhe a broca e espere-a esfriar.
-
Perfure o material atrás do azulejo. Neste estágio, você pode usar uma broca comum, se preferir. Continue a perfurar lenta e pacientemente, já que é importante preservar a aderência entre a parte de trás do azulejo e o material que o apoia (madeira, drywall, concreto etc.). Lembre-se de que esse material é que sustentará o parafuso, prego, ou o que quer que você planeje inserir no furo. [6] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Rachaduras discretas podem ser preenchidas com epóxi ou argamassa. Desde que o azulejo esteja firme, rachaduras pequenas não requerem a substituição da peça. Há materiais específicos para a restauração de cerâmica, mas epóxi de duas partes para cerâmica vai funcionar muito bem. Misture ambos componentes da epóxi com um pedaço de madeira velha e espalhe-a no azulejo com um pano limpo. Retire o excesso com um segundo pano. [7] X Fonte de pesquisa
- Não permita que a epóxi chegue às linhas de argamassa na lateral do azulejo.
-
Pinte para esconder a epóxi. Há dois modos de deixar o conserto invisível:
- Antes de espalhar a epóxi, misture-a a uma tinta da cor do azulejo.
- Ou pinte os reparos com uma tinta esmaltada após a secagem da epóxi.
-
Em caso de danos mais graves, providencie um novo azulejo. Se a rachadura for grande, há que se fazer a substituição da peça. Se possível, leve o azulejo à loja de materiais de construção para encontrar um modelo de tamanho, formato e desenho semelhantes.
- Observe também a espessura da peça. Se o novo azulejo for mais fino, espalhe uma camada de mástique atrás dele para deixá-lo mais alto. [8] X Fonte de pesquisa
-
Remova o reboco lateral. Cuidadosamente, corte o reboco que rodeia o azulejo quebrado. É possível realizar a tarefa mais rapidamente com uma serra circular que corte argamassa, mas você pode usar martelo e talhadeira. Vá trabalhando ao redor de todo o azulejo, procurando remover o reboco com segurança e sem danificar os azulejos vizinhos.
-
Termine de quebrar o azulejo. Com um martelo e uma talhadeira grande, quebre a peça. Aponte a talhadeira para longe de você e comece pelo centro do azulejo para não causar danos à parede atrás dele. [9] X Fonte de pesquisa
- Use luvas de trabalho pesado e óculos de segurança. Cubra o chão com um tecido para que os estilhaços não danifiquem o piso.
-
Substitua a argamassa. Retire a argamassa existente com uma espátula. Espalhe uma nova camada do material na parede ou no chão.
- Siga as instruções da embalagem para misturar a argamassa. Talvez seja necessário usar uma máscara para poeira.
-
Pressione o azulejo. Para fixá-lo, bata nele levemente com uma marreta de borracha ou um pedaço de madeira envolvido em tecido. [10] X Fonte de pesquisa Remova o excesso de argamassa das linhas laterais com uma chave de fenda.
-
Substitua o reboco. Deixe a argamassa secar de um dia para o outro ou conforme as instruções da embalagem. Misture o reboco e espalhe-o nas laterais do novo azulejo com uma espátula de plástico. Depois de uma semana, aplique impermeabilizante para proteger a argamassa da umidade. [11] X Fonte de pesquisaPublicidade
Materiais Necessários
- Broca de diamante ou carboneto, ou broca para furar vidro ou azulejo
- Furadeira
- Fita adesiva
- Óculos de segurança
- Copo d'água ou mangueira pequena
Dicas
- Se for necessário substituir o azulejo, faça os furos no azulejo novo antes de fixá-lo na parede.
- Com a prática, você poderá pular as etapas da fita adesiva e do furo de guia. Basta começar a perfuração com a furadeira levemente inclinada e deixá-la perpendicular ao azulejo à medida que a broca ultrapassar o esmalte superficial. [12] X Fonte de pesquisa No entanto, essa abordagem é recomendada apenas se você precisa fazer muitos furos e precisa poupar tempo.
Publicidade
Avisos
- Tome cuidado para não derramar água no motor ou na bateria da furadeira.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.diamondsure.com/Techniques.shtml
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=3VEbcfziT2A
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=m-1g5wTSE34
- ↑ http://www.diamondsure.com/Techniques.shtml
- ↑ http://www.diamondsure.com/Techniques.shtml
- ↑ http://www.doityourself.com/stry/drillingintotilewall
- ↑ http://homerepairgeek.com/home-flooring/repair-cracked-tile.html
- ↑ http://www.lowes.com/projects/repair-and-maintain/replace-a-broken-ceramic-tile/project
- ↑ http://homerepairgeek.com/home-flooring/repair-cracked-tile.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 92 565 vezes.
Publicidade