Baixe em PDF Baixe em PDF

Se a idade não define o valor de ninguém, falar sobre o assunto não deveria ser tão grave, certo? Não é bem assim: algumas pessoas são um pouco mais sensíveis em relação a esse tema — e, por isso, é preciso tomar muito cuidado para não ofender ninguém. Foi por esse motivo que reunimos as dicas deste artigo, que traz perguntas e táticas úteis para descobrir a idade de alguém sem faltar com o respeito. E leia o passo a passo abaixo também para conhecer formas sutis de deduzir esse número!

Método 1
Método 1 de 4:

Qual é o jeito mais educado e perguntar a idade de alguém?

Baixe em PDF
  1. Ao começar com "Você se importa...", você vai mostrar que sabe que a pessoa pode não querer revelar a idade. Além disso, ela vai ter a oportunidade de expressar o que sente em relação à pergunta — e, claro, decidir se quer responder ou não. Dá até para incluir um elogio no meio! [1]
    • "Você parece tão jovem! Posso perguntar a sua idade?"
    • "Você acha ruim perguntarem sua idade?"
    • "Se importa de me dizer a sua idade? É que você tem tanta energia."
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Outras formas educadas de perguntar a idade de alguém

Baixe em PDF
  1. . Peça permissão para fazer a pergunta sobre a idade usando esta alternativa educada, mas um pouco mais casual — ideal para conhecidos ou alguém que não seja tão próximo a você. A pessoa vai ter a opção de não revelar nada. Caso você tenha um motivo legítimo para perguntar, explique-o logo em seguida.
    • "Posso perguntar a sua idade?"
    • "Posso perguntar quantos anos você tem? Estou fazendo uma pesquisa."
    • "Se você me permite, posso perguntar a sua idade?"
  2. Em vez de perguntar a idade da pessoa diretamente, pergunte se ela está disposta a revelar essa informação. Assim, você vai levar o que ela sente em consideração e deixar claro que está tudo bem se a resposta for "não".
    • "Você se importa de revelar a sua idade?"
    • "Se for tudo bem por você, pode me dizer a sua idade?".
    • "Você acha ruim falar da sua idade?"
  3. Use essa pergunta simples e direta com pessoas que você sabe que não vão ficar ofendidas com a sua curiosidade, como amigos e familiares. Este é o jeito mais comum de perguntar, mas no geral é informal ou direto demais para determinadas situações. Além de tudo, fale com um tom simpático para mostrar suas boas intenções.
    • "Quantos anos você tem mesmo?"
    • "Em que ano você nasceu?"
    • "Me conta, qual é a sua idade mesmo?"
  4. Se a pessoa estiver contando uma história do passado e mencionar a idade que ela tinha na época, pergunte quanto tempo faz que isso aconteceu. Essa tática dá certo com pessoas que você conhece mais ou menos bem — e com quem tem uma boa relação, claro —, já que a história pode incluir informações tensas, constrangedoras ou até pessoais demais.
    • A pessoa: "Eu tinha 24 anos quando meu avô morreu."
      Você: "Nossa, sinto muito. Faz quanto tempo?"
    • A pessoa: "Só beijei pela primeira vez aos 16 anos!"
      Você: "Ah, isso não está tão fora da curva. Quantos anos você tem agora?"
  5. Caso a pessoa esteja comemorando o próprio aniversário, pergunte se ele é notável ou especial por algum motivo. Pode ser, por exemplo, que ela finalmente tenha permissão para beber (se está fazendo 18) ou esteja entrando em uma nova década da vida (30, 40, 50...) Caso ela se sinta à vontade para falar do assunto, provavelmente vai revelar o número exato.
    • "Feliz aniversário! Hoje é especial?"
    • "Feliz aniversário! Você está comemorando alguma ocasião especial este ano?"
    • "Seu aniversário este ano é especial?"
  6. Fazer uma versão romântica ou levemente tosca da pergunta pode deixar a pessoa corada — desde que vocês estejam flertando. Use um tom leve e até um pouco cômico para que ela se sinta mais confortável para falar do assunto.
    • "Quantas vezes esse sorriso lindo já viajou em torno do Sol?".
    • "Você chega a um novo estágio de beleza a cada ano! Quantos estágios já foram?"
    • "A que ano eu posso agradecer por ter trazido ao mundo a pessoa mais bonita do bar?"
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

É de bom tom perguntar a idade de alguém?

Baixe em PDF
  1. Algumas pessoas são bastante abertas com relação à própria idade, pois a consideram um mero número e sabem que ele não as define. Outras são mais sensíveis e não gostam de ser reduzidas a estereótipos de "muito nova" ou "velha demais". Além disso, muitos se dispõem a falar mais abertamente sobre o tema quando estão acompanhados apenas de um ou outro amigo, e não de grupos inteiros. [2]
    • Use o que você sabe a respeito da pessoa e o seu relacionamento com ela para decidir se dá para perguntar a idade. Se achar que ela vai ficar sem graça, é melhor não falar nada.
    • Nenhum entrevistador ou empregador pode perguntar a idade de um candidato a vaga de emprego. Isto serve para evitar discriminação durante o processo seletivo e no ambiente de trabalho. [3]
  2. Em muitos lugares, querer saber a idade de uma mulher é considerado pior do que querer saber a idade de um homem. [4] Isso acontece porque as mulheres já são vítimas de estereótipos por causa do gênero — e não querem (com razão) ter sua competência profissional, personalidade e contribuições com a sociedade julgadas a partir de um simples número.
    • Muitas propagandas de cosméticos antienvelhecimento — e até a cultura centrada nos jovens de hoje — ainda deixam as mulheres desconfortáveis com revelações sobre a idade.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Formas discretas de descobrir a idade de alguém

Baixe em PDF
  1. . Perguntar à pessoa quando ela terminou o ensino médio ou a faculdade pode ajudá-lo a fazer uma estimativa da idade dela. No Brasil, a maioria dos jovens termina a escola entre 17 e 18 anos e a faculdade com 21 ou 22. Por outro lado, lembre-se de que isso não vale para todos ! Só faça a pergunta se você tem uma boa noção da trajetória acadêmica da pessoa.
    • "Quando você terminou o ensino médio?"
    • "Em que ano você terminou a faculdade?"
    • "Quando você conseguiu seu diploma?"
  2. Se a pessoa tem irmãos, descubra a idade deles e se ela é mais nova ou mais velha. Não dá para saber o número exato assim, mas pelo menos essa tática gera uma boa noção geral. Pergunte sobre os irmãos dela caso vocês já estejam falando de família — ainda mais se você já citou a sua. [5] Como a conversa pode fluir:
    • Você: "Você é o filho mais velho?".
      A pessoa: "Sim, tenho duas irmãs mais novas."
      Você: "Que idade elas têm?".
      A pessoa: "32 e 34."
  3. Se o lugar aonde você e a pessoa estão indo é fechado para menores de idade, aproveite e descubra se ela já tem 18 anos ou mais. Isto vale não só para bares e baladas, mas também para certos eventos.
    • Você: "Fiquei sabendo de uma competição bem interessante para você, mas só quem tem mais de 30 anos pode participar."
      A pessoa: "Ótimo! Tenho mais um ano para esperar."
    • A pessoa: "Terminei em primeiro lugar na minha faixa etária!"
      Você: "Parabéns! Que faixa era?"
      A pessoa: "De 50 a 59 anos."
  4. Reclame de leve da sua idade e veja a reação da pessoa. Se ela revirar os olhos ou disser que você continua jovem, provavelmente é mais velha. Caso faça alguma brincadeira, decerto é mais nova. Com sorte, ela vai revelar a própria idade nesse momento.
    • Você: "Não quero fazer 40 anos semana que vem!".
      A pessoa: "Experimenta só fazer 48!"
    • Você: "Não acredito que já tenho 35 anos. Os últimos anos passaram voando."
      A pessoa: "Nem sei como é isso! Ainda estou curtindo meus 20 e poucos."
  5. " Fale da idade que você tinha quando determinada tecnologia foi inventada ou se popularizou. Certos dispositivos, como celulares flip e smartphones, MP3 players ou pen drives, são boas referências — já que a maioria das pessoas tem ou já teve um deles (e é bem fácil descobrir quando eles surgiram). Apesar de isso não mostrar a idade exata da pessoa, pelo menos traz uma estimativa.
    • Você: "Eu ainda lembro do Motorola V3! Ganhei um quando tinha 16 anos."
      A pessoa: "Era uma febre, não era? Eu ganhei um com 14 anos, acho."
    • Você: "Você lembra do disquete? Só comecei a usar pen drives quando estava no sexto ano do fundamental"
      A pessoa: "Lembro, sim. E eu só comecei no fim do ensino médio!"
  6. " Fale de alguma lembrança sua envolvendo uma música, um álbum, um filme ou um livro popular. Se a pessoa entender do assunto, ela provavelmente vai citar uma lembrança da própria vida. Pense em algo que você saiba que é do interesse dela ou que foi febre na época!
    • Você: "Eu tinha 5 anos quando vi Crepúsculo ."
      A pessoa: "Nossa! Eu já tinha 13 anos e ainda assim morria de medo de algumas cenas."
    • Você: "Aquela música 'Bang', da Anitta, definiu o meu terceiro ano do ensino médio."
      A pessoa: "O meu também! Minhas colegas até quiseram fazer a coreografia do clipe na formatura."
  7. " Fale da idade que você tinha quando um evento histórico ou cultural importante aconteceu, como uma eleição presidencial ou um escândalo envolvendo celebridades. Assim, a pessoa provavelmente vai responder dizendo que idade ela tinha na época. Escolha uma coisa bem memorável ou inconfundível para não precisar explicar por que você está falando disso.
    • Você: "Eu tinha só 7 anos na época do bug do milênio."
      A pessoa: "Você é tão jovem! Eu tinha 15."
    • Você: "Eu estava na quarta série quando aconteceu o massacre do Carandiru."
      A pessoa: "Acho que eu estava no jardim de infância."
    Publicidade

Dicas

  • Se a pessoa não quiser revelar a própria idade, respeite a decisão dela e não insista.
  • Caso você tenha curiosidade com a idade de alguém, mas não queira arriscar perguntar diretamente, descubra se amigos ou conhecidos em comum sabem.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 745 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade