Baixe em PDF Baixe em PDF

Sempre sonhou em pilotar um helicóptero? [1] Pilotar um helicóptero requer um conjunto de habilidades diferentes das de pilotar um avião ou qualquer aeronave de asa fixa. Enquanto um avião depende de movimento frontal para mover o ar sobre as asas e criar sustentação, um helicóptero cria sustentação usando lâminas rotatórias. Você precisa das duas mãos e dos dois pés para pilotar um helicóptero. Este artigo lhe ajudará no seu caminho para se tornar um piloto de helicóptero.

Método 1
Método 1 de 2:

Controlando o helicóptero

Baixe em PDF
  1. [2] Leia o manual de operação de sua aeronave específica. Aqui estão alguns dos controles básicos que você precisa conhecer para operar um helicóptero: [3]
    • O controle coletivo é a alavanca montada no assoalho da cabine para o lado esquerdo do banco do piloto.
    • O acelerador está colocado no punhal do controle coletivo.
    • O controle cíclico é a alavanca localizada diretamente em frente ao banco do piloto.
    • Os pedais no chão controlam o leme. [4]
  2. A maioria dos acidentes acontece quando o sistema do helicóptero sobrecarrega. A sobrecarga acontece quando o piloto tenta realizar manobras que exigem muito mais do que o helicóptero consegue entregar. [5]
  3. [6]
    • Eleve o controle coletivo para fazer o helicóptero subir e baixe-o para descê-lo. O controle coletivo altera o ângulo das pás no rotor principal que está acima da cabine.
    • Ajuste o acelerador. Enquanto suspende o controle coletivo, você precisa aumentar a potência do motor. Diminua a potência enquanto abaixa o controle coletivo. O acelerador está diretamente relacionado à posição do controle coletivo, de forma que o RPM esteja ajustado. Você só terá que fazer ajustes quando necessário.
  4. O controle cíclico é semelhante a um “joystick” e é muito sensível. Assim, você deve fazer movimentos muito suaves. [7]
    • Empurre o controle cíclico para a frente para avançar, para trás para retroceder e para os lados para mover para os lados. O controle cíclico não muda a direção do nariz do helicóptero, mas sim a angulação da cabine para frente ou para trás (“pitch”) ou para um lado ou o outro (“roll”).
  5. Os pedais (com função antitorque) controlam a direção em que o helicóptero está apontando. [8]
    • Aumente suavemente a pressão sobre o pedal esquerdo para girar o nariz da aeronave para a esquerda. Aumente a pressão para a direita para mover o nariz do helicóptero para a direita.
    • Os pedais aumentam ou diminuem a força que o rotor de cauda produz e assim controlam a direção da nave. Sem um rotor de cauda, o helicóptero giraria naturalmente na direção oposta a do rotor principal.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Fazendo manobras básicas

Baixe em PDF
  1. [9] Siga estes passos para executar uma decolagem padrão:
    • Primeiro, certifique-se de que o acelerador esteja à toda. Espere até atingir o nível correto de RPM.
    • Puxe o controle coletivo gradualmente para cima. Enquanto o helicóptero for subindo, pise no pedal esquerdo (pedal direito para os modelos não-americanos). Continue puxando o controle coletivo e pisando no pedal esquerdo. Ajuste o pedal se a aeronave estiver se virando para a esquerda ou direita.
    • O helicóptero vai sair do chão e você vai começar a usar o controle cíclico. Enquanto continua a puxar o controle coletivo e pisar no pedal, ajuste o controle cíclico para nivelar o helicóptero após a decolagem. Empurre ligeiramente o controle cíclico para começar a se mover para a frente.
    • Quando o helicóptero passar do movimento vertical para o horizontal (para a frente), ele vai tremer um pouco. Empurre o controle cíclico um pouco mais para manter o movimento horizontal. Esse fenômeno que causa a tremedeira é conhecido como ETL (“effective translational lift”). [10]
    • Depois de passar do ETL, reduza o controle coletivo e aplique menos pressão no pedal. Empurre o controle cíclico para a frente para evitar uma alta na atitude de nariz e redução da velocidade para frente.
    • Depois de decolar, diminua a pressão para a frente no controle cíclico. A aeronave começará a subir e ganhar velocidade. A partir deste ponto, os pedais serão utilizados principalmente para estabilizar a aeronave. A maioria das manobras vai exigir apenas uma combinação dos comandos cíclico e coletivo.
  2. [11]
    • Aprenda a fazer isso com um instrutor, que pode operar os outros controles enquanto você pratica um de cada vez, e depois em combinação. Você deve aprender a antecipar o intervalo de tempo entre a operação dos controles e a reação do helicóptero.
  3. Isto vai variar de acordo com o terreno. Mantenha 15 a 20 nós durante uma subida íngreme. Aumente com cuidado o controle coletivo e não ultrapasse o limite amarelo do indicador de torque. [12]
  4. Isto pode significar que você tenha que ajustar a sua direção do nariz em um determinado ponto enquanto se aproxima. [13]
    • Tente ficar em torno de 60 a 150 metros acima do solo ou de quaisquer obstáculos quando estiver a 500 metros do ponto de desembarque.
    • Cuidado com a velocidade. A cerca de 200 metros da área área de pouso, diminua a velocidade para 40 nós e comece a descer. Verifique a sua taxa de descida. Tenha cuidado para não deixar a sua velocidade vertical ir a mais de 300 pés por minuto.
    • Ao se aproximar da área de pouso, diminua gradualmente para 30 e depois para 20 nós. Pode ser necessário trazer o nariz para cima para diminuir velocidade. Se o fizer, você perderá momentaneamente a sua visão da área de pouso.
    • Mantenha-se movendo para a frente quando você chegar à área de pouso, já que é muito mais difícil de controlar a aeronave se pairar primeiro acima do alvo, por causa dos detritos e da poeira levantada. Quando encontrar o alvo em frente ao nariz da aeronave, você pode baixar o controle coletivo.
    • Acione o freio de estacionamento. Solte o controle cíclico e volte a empurrá-lo para dar o nivelamento. Mantenha a taxa de descida baixa e vá ajustando o controle coletivo.
    • Quando tiver feito o contato com o solo, verifique se o freio de estacionamento foi armado. Na sequência, você pode começar a diminuir completamente a potência.
    Publicidade

Dicas

  • Seja o mais suave possível com os controles e lembre-se do ditado: "Você voa com as pressões e não com os movimentos."
  • Pilotos de helicóptero sentam-se ao lado direito da aeronave. Como a rotação do rotor cria mais sustentação no lado direito, o peso do piloto ajuda a dar um contrapeso nesse lado. Sentar-se ao lado direito permite que os pilotos operem o controle coletivo com a mão esquerda, deixando a direita livre para lidar com o controle cíclico, que é mais sensível.
  • Pilotos de helicóptero voam a uma altitude padrão diferente das dos pilotos de aeronaves de asas fixa para evitar o tráfego desse tipo de aeronave.
  • Concentre a sua visão em cerca de 800 metros se sua área de prática permitir.
Publicidade

Avisos

  • Quando você começar as aulas, seja cauteloso com o tempo de resposta do helicóptero depois do acionamento de algum controle. Se você fizer um segundo comando antes de o helicóptero responder ao primeiro, poderá perder o controle da aeronave.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 62 502 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade