Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se você tem cabelo preto, mas sempre quis pintar de vermelho, pode conseguir um tom vibrante em casa. Poucas pessoas têm cabelo vermelho, então a mudança vai fazer com que você se destaque. O cabelo preto exige alguns cuidados especiais ao ser tingido, mas as novas tintas facilitam o processo sem exigir descoloração.
Passos
-
Escolha a cor que mais combina com o seu tom de pele. Há três tipos de tons de tintas vermelhas: cobre, vinho e vermelho puro. O vermelho puro é o mais vibrante e sem outros tons. O vinho tem nuances roxas e é mais escuro. O cobre é mais natural e alaranjado. [1] X Fonte de pesquisa
- Um jeito de decidir a nuance ideal é pensar no batom que você mais usa. Se você costuma usar azul ou roxo, é sinal que deve escolher vinho. Se for vermelho ou mais alaranjado, escolha o cobre ou vermelho puro.
- Aproxime uma mecha de amostra do seu rosto e veja se a cor combina com o seu tom de pele. [2] X Fonte de pesquisa
- Entenda os subtons naturais dos seus cabelos. Cabelos pretos têm subtons azulados, que costumam combinar melhor com vinho.
- Água oxigenada de 20 volumes deixa o cabelo vermelho mais escuro. 30 ou 40 volumes resultam em uma cor mais vibrante. [3] X Fonte de pesquisa
- Combine o tom de vermelho aos subtons da sua pele. Se você tiver a pele muito clara, vermelhos escuros vão deixá-la pálida. Use um tom de cobre. Se tiver tom de pele médio, escolha um vinho. Evite vermelhos muito escuros e vinhos se tiver a pele mais escura. [4] X Fonte de pesquisa
-
Entenda o tipo de produto. Há vários tipos de tintas para cabelos. A tinta permanente penetra as cutículas e dura meses. As temporárias, que depositam o pigmento em torno do fio, duram alguns dias. Tinturas temporárias costumam vir em frascos de shampoo. As de caixinha são permanentes. [5] X Fonte de pesquisa
- Se seu cabelo for cacheado, ficará mais fragilizado. Não clareie mais de três tons ou vai danificá-lo demais.
- A água oxigenada estabilizada funciona melhor para quem tem a pele muito sensível.
-
Observe as condições dos seus cabelos. Não tente se enganar caso os fios não estejam em condições para serem tingidos. A tintura danifica os cabelos, então é muito arriscado tingir se já estiverem sensibilizados.
- Se seus cabelos já tiverem tinturas, pode ser muito arriscado tingir por cima. Isso porque a tinta diminui a porosidade dos fios, dificultando a absorção da nova cor. Seu cabelo pode acabar preto em alguns pontos e vermelho em outros. [6] X Fonte de pesquisa
- Cabelos virgens (que nunca foram tingidos) vão ficar com a cor mais viva.
- Seja sincero com o cabeleireiro se já tiver tingido o cabelo.
-
Se planeje com antecedência. Não tente tingir os cabelos sem uma lista de compras. Se você se esquecer de um item, como um pincel, provavelmente não vai conseguir fazer um bom trabalho.
- Você encontra a maior parte dos materiais necessários em lojas de cosméticos.
- Separe de duas a três horas para o processo todo. A tinta age nos fios por 30 minutos, sem contar o tempo gasto em fazer a mistura, aplicar e enxaguar. Além disso, você deve repetir o processo em cabelos pretos.
Publicidade
-
Não descolora. Antigamente, era necessário descolorir os cabelos antes de pintar de vermelho. Hoje em dia, porém, há tintas no mercado – como a Majirel da L'oreal – que prometem cabelos vermelhos sem a necessidade de descoloração.
- Entenda que essas tintas têm descolorante na fórmula, então vão danificar os fios se usadas com muita frequência.
- Para um cabelo cheio e até a cintura, talvez precise de quatro caixas. Para cabelos na altura do ombro, leve duas. [7] X Fonte de pesquisa
-
Desembarace os fios. Nós atrapalham muito, então desembarace completamente os cabelos e depois use grampos para separá-los em pequenas mechas.
- Passe vaselina na pele ao redor dos cabelos para não manchar.
- É bom separá-los em quatro partes iguais.
-
Misture os ingredientes. Coloque a tinta e a emulsão reveladora (água oxigenada) em uma tigela. Use uma proporção de dois para um: um tubo de tinta (60 gramas) e 120 ml de emulsão. Use um copo de medida para verificar a proporção. Os 60 gramas são o tubo todo de tinta.
- Misture tudo na tigela com o pincel até que fique um creme liso. Cuidado para não deixar pelotas de tinta. A mistura deve ficar pastosa e não muito mole. [8] X Fonte de pesquisa
-
Passe a tinta no cabelo. Com o pincel, aplique a tinta nos cabelos começando pelas pontas de cada parte, sem pegar na raiz. Aplique em uma parte de cada vez, de baixo para cima, em direção à raiz. [9] X Fonte de pesquisa
- Jogar a tinta nos cabelos não deixa a cor uniforme. É por isso que o pincel é a melhor alternativa.
- Use luvas de plástico ou suas mãos ficarão manchadas.
- Lembre-se de pintar os fiozinhos próximos às suas orelhas. Pode ser mais fácil alcançá-los com os dedos.
- Sature completamente o cabelo com o produto.
- Passe em tudo, menos na raiz. Normalmente os fios da raiz são virgens, então, se começar por elas, podem ficar com um tom mais aberto que o resto. É por isso que se começa pelas pontas.
- Depois coloque uma touca de banho e deixe a tinta agir por cerca de 20 minutos. Em seguida, remova a touca e pinte a raiz. Deixe agir por cerca de dez minutos, ainda com a touca.
-
Enxágue. Siga as instruções da caixinha, mas é o que ela vai mandar fazer. Se for passar shampoo, use um específico para cabelos vermelhos, mas, na primeira vez, o ideal é apenas enxaguar os fios com água.
- Use água morna ou fria, mas nunca quente, pois desbota a tinta.
-
Repita todo o processo. Tingir o cabelo duas vezes pode ser uma boa ideia para obter um resultado mais bonito. Seque o cabelo primeiro, com secador ou naturalmente.
- Em cabelos pretos, a primeira aplicação vai deixá-los avermelhados, mas você vai precisar da segunda para que fiquem realmente vermelhos. Não refaça as raízes, pois elas absorverão mais pigmento na primeira vez.
- Você pode esperar 24 horas para tingir novamente ou fazê-lo em seguida.
- Veja se tem tinta suficiente antes de começar. Comprar mais tinta do que parece necessário pode ser uma boa ideia, já que você vai precisar fazer o processo duas vezes.
Publicidade
-
Entenda as características especiais dos cabelos vermelhos. A tintura vermelha tem moléculas maiores que as outras cores, por isso, você precisa tratar os fios de uma forma um pouco diferente.
- Não tome banhos quentes. Eles farão com que os cabelos desbotem mais rápido.
- A tinta vermelha mancha toalhas. Não se assuste se sair um pouco depois do banho.
- Retoque a cor. Cabelos vermelhos exigem muita manutenção. O retoque deve ser feito do mesmo jeito que a primeira coloração. As pessoas costumam retocar a cada três semanas, principalmente na raiz (usando o pincel). Não precisa saturar o cabelo todo.
-
Use a maquiagem correta. Talvez precise mudar sua maquiagem quando passa do cabelo preto para o vermelho.
- Cabelos vermelhos ressaltam os tons rosas da sua pele, então blush rosa não vai mais funcionar. A mesma coisa para os batons. Tons de pêssego, por outro lado, funcionam bem.
- Você pode deixar as sobrancelhas combinando com os cabelos usando uma sombra um pouco mais clara que o vermelho dos fios. Passe um pouco nas sobrancelhas com um pincel de maquiagem.
- Maquiagem preta nos olhos pode ficar muito pesada em ruivas. [10] X Fonte de pesquisa
-
Hidrate bem os cabelos. Lembre-se de que tingir os fios causa danos, então é importante hidratar muito bem nos dias em que usar tinta.
- Evite shampoos que contenham sulfatos. Eles podem fazer com que seus cabelos desbotem mais rápido.
- Escolha shampoos feitos especialmente para cabelos tingidos de vermelho.
Publicidade
Dicas
- Teste a tinta primeiro em um local escondido para ver se não tem nenhum tipo de reação.
- Se sua pele for muito sensível a produtos químicos, pode ser melhor consultar um profissional.
- É bom usar um ventilador enquanto pinta os cabelos. Tinturas têm cheiro forte!
- Se prepare para a bagunça. Use uma camiseta que você não liga em manchar, e tente não derrubar o produto no azulejo ou carpete.
Publicidade
Materiais Necessários
- Uma tigela de plástico para misturar a tinta;
- Um pincel;
- Duas caixinhas de tinta vermelha para cabelos (quatro se seu cabelo for muito cheio ou comprido). Uma versão que dispensa o uso de descolorante e é usada em vários tutoriais é a Majirel da L'Oreal;
- Emulsão reveladora (volume 30);
- Shampoo e condicionador para cabelos vermelhos;
- Luvas de plástico;
- Um copo medidor;
- Uma touca de banho;
- Uma camiseta velha;
- Prendedores de cabelo;
- Escova de cabelo.
Referências
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=zLuMyro63G0
- ↑ http://www.bustle.com/articles/79790-how-to-dye-your-brown-hair-red-without-bleach-if-youre-in-the-mood-to-channel
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=IRke3ycQEVc
- ↑ http://www.youbeauty.com/hair/red-hair-color-skintone/
- ↑ http://www.naturallycurly.com/curlreading/hair_color/coloring-type-4-hair/
- ↑ http://hellogiggles.com/what-youve-been-told-about-hair-color-is-wrong/
- ↑ http://www.eccentricowl.com/2014/09/09/how-to-dye-dark-brown-hair-red-at-home-without-pre-bleaching/
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=DRzIxWwFjDE
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=4jsJ3etObcE
Publicidade