PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você quer ampliar o seu leque de habilidades na pintura? A aquarela é um tipo de pintura incrivelmente recompensador e expressivo. Essas tintas são, na verdade, feitas de pigmentos de cor suspendidos em uma base hidrossolúvel. Nela, você pode controlar a adição de água a fim de criar uma pintura luminosa ou impactante. Frequentemente, as tintas aquareladas são escolhidas para a representação de paisagens ou cenários naturais. Independentemente do que você deseja pintar, será preciso adquirir suprimentos, preparar o espaço e começar a prática.

Método 1
Método 1 de 5:

Comprando suprimentos

PDF download Baixe em PDF
  1. Tintas aquareladas estão disponíveis em forma de tubos ou pastilhas. Os tubos dão a você a possibilidade de personalizar um pouco mais a sua coleção de cores, enquanto as pastilhas geralmente vêm em um conjunto de cores pré-selecionado.
    • Tintas de aquarela são classificadas de acordo com a propriedade: algumas são transparentes e outras, opacas. As cores transparentes permitem que você veja o tom branco do papel, o que confere às pinceladas uma qualidade luminescente. Cores opacas também podem ser bastante vívidas, mas costumam ter uma tendência a parecerem sem vida, já que bloqueiam a luz refletida pelo papel.
    • Além disso, as tintas aquareladas podem vir em tipo stain ou comum. Por um lado, as tintas comuns permanecem sobre a superfície do papel para aquarela, facilitando a tarefa de serem extraídos para se misturar com outras tintas de mesmo gênero. Por outro, as tintas stain penetram nas fibras do papel de modo permanente e apresentam maior dificuldade para se misturar às comuns. [1]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Kelly Medford

    Professora de Artes & Pintora
    Kelly Medford é uma pintora Americana residente em Roma, Itália. Ela estudou pintura clássica, desenho e produção de gravuras nos Estados Unidos e na Itália. Trabalha com o estilo "en plein air, ou "ao ar livre", nas ruas de Roma e também viaja para realizar serviços comissionados internacionais. Fundou a Sketching Rome Tours em 2012, ensinando a criar diários baseados em desenhos em cadernos de rascunho aos visitantes da Cidade Eterna.
    Kelly Medford
    Professora de Artes & Pintora

    Você sabia? As tintas aquarelas têm um quadrado na embalagem que mostra a quantidade de transparência da cor.
    ·Um quadrado completamente preto significa uma cor opaca.
    ·Um quadrado pintado de preto pela metade significa uma tinta semiopaca.
    ·Um quadrado branco significa que a tinta é translúcida.

  2. Provavelmente, você deseja um kit básico. [2] Depois de ter aprendido a trabalhar com essas cores fundamentais, experimente outras tintas.
  3. É importante tê-los em diversos tamanhos, do redondo de número 5 ao redondo de número 10. Eles devem ter uma boa ponta para segurar a tinta com facilidade. Outra opção é comprar um pincel chato. Essa opção tem uma longa borda reta que é bastante útil ao desbotar uma pintura ou aplicar uma camada de tinta como base.
    • Alguns artistas aconselharão investir em bons pincéis desde o começo, enquanto outros recomendarão a você que comece com modelos mais baratos até decidir-se pela aquarela de forma definitiva. Ciente desse conselho confuso, pode ser melhor escolher pincéis que caibam no orçamento e satisfaçam ao seu desejo de pintar com aquarela.
  4. Não há como evitar este Passo se você quer pinturas que não apresentem bolhas depois de começado o trabalho. O papel para aquarela é pesado e levemente texturizado, sendo fabricado justamente para suportar a aplicação de grandes quantidades de tinta e água.
    • O papel para aquarela vem em três texturas diferentes: pressão a calor, com superfície lisa, pressão a frio, com superfície moderada e áspera, com superfície irregular. Uma boa recomendação dada para iniciantes é optar, no começo, por um papel mais espesso e de gramatura mais alta. [3]
  5. No início, você poderá encontrar objetos em casa para usar na pintura. Depois que você tomou a decisão de pintar com aquarela, será possível investir na aquisição de itens de qualidade superior, se esse for o seu desejo.
  6. Se você estiver usando objetos domésticos maiores, use um prato grande. Ele permite que você despeje diversas cores diferentes e prepare suas próprias misturas. Se você pensa em comprar uma paleta, lembre-se de escolher uma com espaços grandes para fazer misturas com água. Você pode escolher um modelo com diversas pastilhas ou comprar várias para usar com cores determinadas. [4]
  7. No início, ela pode ser feita simplesmente por um pedaço resistente de papelão na parede ou em um cavalete. Se você pretende comprar uma tela, opte por um produto de madeira, acrílico ou espuma que possa ser usado como base para o papel de pintura. Você também pode comprar um cavalete para mantê-la sempre vertical durante o processo de pintura. Nesse caso, trata-se de preferência pessoal, já que algumas pessoas gostam de pintar sobre uma superfície plana, enquanto outras preferem uma posição mais inclinada.
  8. Esses produtos variam de acordo com as suas necessidades pessoais. A maioria dos artistas mantém sempre por perto recipientes para água, papel-toalha, lápis e borrachas. Você talvez prefira colocar uma camiseta ou bata velha para pintar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Primeiros passos

PDF download Baixe em PDF
  1. Para você, ele deve ser um local confortável e prazeroso. Escolha uma área que receba muita iluminação natural. Se você pretende trabalhar durante a noite ou não possui acesso a uma boa iluminação, pode ser uma boa ideia usar uma forte luminária de mesa.
    • Procure por uma lâmpada com iluminação de espectro total. Ela evitará que a pintura adquira tons muito quentes, o que torna difícil a obtenção de uma cor fiel. Além disso, é importante que o quebra-luz seja de cor branca pura. Desse modo, a iluminação ficará mais natural. [5]
  2. Depois de ter começado a pintar, você não quer ter que parar e sair em busca de novos suprimentos. Mantenha-os por perto para facilitar o processo, mas você deve ter espaço suficiente para se mover sem esbarrar nas coisas.
    • Se você for destro, coloque as paletas, os pincéis e os recipientes de água no lado direito de sua mesa e o papel-toalha e outros equipamentos, no lado esquerdo. Inverta esse procedimento se você for canhoto.
    • Coloque os pincéis apoiados sobre uma folha de papel-toalha quando não estiverem sendo usados. Jamais os deixe mergulhados na água. Eles nunca ficarão limpos dessa forma e isso deixará as pontas arruinadas. [6]
  3. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Prenda o papel para aquarela em sua tela com fita adesiva e coloque-a no centro da mesa. Incline a mesa para cima, se possível, ou eleve a parte traseira da tela, colocando debaixo dela um bloco para conseguir um ângulo melhor.
    • Você pode rabiscar levemente no papel o tema da pintura ou paisagem, usando um lápis suave. Diversos artistas preferem pintar sem uma linha-guia, mas ela pode ser bastante útil para iniciantes. Mantenha as borrachas por perto para corrigir os seus erros.
  4. Escolha um vermelho, um amarelo e um azul para serem as suas cores primárias. Elas serão misturadas e mescladas para criar algumas das outras cores que você usará na pintura, dando a ela maior coerência. A seguir, você poderá escolher outras cores especiais para tornar cada pintura única. Há diversos artistas que usam as mesmas três cores primárias em toda sua obra.
  5. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo, costumam passar a impressão de que estão se movendo para fora do papel. Cores frias, como azul, roxo e verde, parecem estar retrocedendo.
    • Cores complementares que aparecem em lados opostos da roda de cores, como amarelo e roxo, parecem avançar em igual medida quando estão próximas uma da outra — em outras palavras, parecem brigar pela atenção do espectador.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Aprendendo os fundamentos da aquarela

PDF download Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Escolha uma cor de tinta e aplique uma ou duas gotas em sua bandeja de mistura. Mergulhe o pincel na água e use-o para absorver a tinta escolhida. Se você estiver usando cores adicionais, crie mais dois pontos de mistura em duas bandejas separadas, lembrando-se de lavar o pincel entre as aplicações.
    • Não use muita água. Comece com uma pequena quantidade e agregue mais de acordo com a necessidade. É mais difícil obter uma cor mais intensa aplicando tinta do que diluí-la acrescentando um pouco de água.
    • Preencha a sua paleta com as diferentes cores que estão sendo usadas. Aplique uma pequena quantidade de cada cor em espaços individuais.
  2. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Dessa forma, você entenderá como elas funcionam em conjunto. Conseguir mesclar cores e trabalhar em camadas de forma precisa são algumas das razões que tornam a aquarela tão única. Nas primeiras vezes em que misturar cores, você talvez se surpreenda com os resultados.
    • A pintura aquarelada, ao secar, adquire uma intensidade muito mais fraca do que quando está ainda úmida. Tenha isso em mente ao definir se você deseja tornar uma cor mais clara ou mais escura.
    • Tente não exagerar na mescla de cores. Elas não precisam ficar completamente misturadas. Uma pincelada pode conter gradações diversas de cor, no lugar de um único tom. Isso é justamente parte da beleza existente na aquarela.
  3. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Para carregá-lo completamente, deslize-o pela tinta até que ele esteja saturado. A seguir, levante-o e deslize-o pela borda da bandeja de mistura para eliminar qualquer gotejamento. Em outro caso, deslize-o pela borda diversas vezes até que ele não mais esteja saturado de tinta. [7]
    • Você pode fazer um borrão depois de saturar o pincel para eliminar o excesso de tinta. Para fazê-lo, basta tocá-lo em um papel-toalha, de modo intenso ou suave.
  4. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Você deve efetuar este Passo se pretende trocar de cor e continuar usando o mesmo pincel ou, ainda, se já houver terminado a sessão de pintura do dia. Mergulhe o pincel em um recipiente de água e, cuidadosamente, bata-o em sua base para abrir as cerdas e liberar a tinta. Continue até que o pincel esteja completamente limpo.
    • Se você estiver lavando vários pincéis, pode ser importante trocar a água. Afinal, você não conseguirá limpá-los com água suja.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Dominando algumas técnicas comuns

PDF download Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Essa é a técnica usada para preencher uma grande forma com uma cor consistente e homogênea. Para começar, desenhe um quadrado ou retângulo em seu papel de pintura e carregue o pincel com a tinta que você deseja usar.
  2. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Com um toque leve, faça duas pinceladas pequenas de 1,5 cm para fazer um canto. Ao levantar o pincel, você terá um borrão de tinta aquarelada sobre a superfície do papel. Toque-o no borrão algumas vezes mais para liberar mais cor e aumentar seu tamanho.
  3. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Passe o seu pincel na parte superior da forma retangular, pintando apenas com a ponta do pincel e, a seguir, continue a pintar por mais 1,5 cm para a direita. Agora, levante o pincel e libere mais tinta. Essa é uma técnica chamada de watercolor bead na língua inglesa, ou “gota de aquarela”.
  4. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Pinte uma nova linha que vai da direita para a esquerda, agora usando o corpo do pincel em vez de apenas a ponta. Aproximadamente na metade do caminho, pare, carregue-o mais uma vez e continue rumo à borda esquerda da caixa. [8]
  5. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Continue pintando pelos lados da caixa e, a seguir, atravessando-o em incrementos de 1,5 cm até tê-lo preenchido por completo. Lembre-se de ir da direita para a esquerda e vice-versa, ao preenchê-lo.
  6. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    O carregamento de cores é um termo que se refere à mistura de duas cores diferentes sobre o papel de pintura, em vez de fazê-lo na paleta de cores, resultando em uma transição suave entre ambas. [9]
  7. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Talvez você queira praticar uma lavagem controlada que possibilite o carregamento das cores. Por exemplo, pinte até a metade do caminho em seu espaço controlado ou quadrado, com a primeira cor.
    • Faça da base da caixa uma linha irregular, em vez de atravessá-la com tinta. A seguir, lave o pincel.
  8. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Toque a ponta do pincel sobre a borda da “gota de aquarela” recém-formada. Levante o pincel para liberar a tinta e ela imediatamente se misturará para aumentar o conjunto.
    • A tinta presente no pincel apresentará um matiz referente à primeira cor. Você talvez queira lavá-lo novamente e carregá-lo com a segunda cor de sua escolha. Isso dará a você uma transição mais suave entre ambas.
  9. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Para criar uma borda desfocada ou variar entre valores de cor, será preciso aplicar água cuidadosamente. [10]
  10. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Lave o pincel, retire o excesso e repita, pintando novamente uma linha molhada sobre a borda úmida. Execute este Passo até que a cor pare de passar para a área úmida.
  11. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Lembre-se de executar este Passo enquanto a linha está úmida. Você pode dar uma pincelada contínua ou, ainda, optar por várias pinceladas pequenas, criando um efeito mais suave. A cor se moverá para dentro da área úmida.
  12. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Lave o pincel e repita o procedimento, pintando novamente uma linha úmida ao longo da borda. Faça este Passo até que a cor pare de entrar na área umedecida.
  13. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    [11] Essa é uma técnica bastante útil depois de um erro ou se você quer criar um efeito diferenciado. É possível apenas retirar o excesso de tinta com um papel-toalha ou, ainda, usar a parte chata ou a ponta do pincel para maior precisão.
  14. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    É importante que ele não contenha água em excesso, ou você terá menos controle sobre a cor levantada.
    • Use a parte chata do pincel em áreas levemente maiores. Prefira a ponta, se for preciso remover apenas uma pequena porção de cor.
  15. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Use pinceladas precisas e evite retornar para um ponto anterior.
  16. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Isso retirará um pouco da cor levantada na pintura.
  17. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Execute esse passo apenas se você deseja levantar mais cor do papel.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Praticando com uma pequena paisagem de montanhas

PDF download Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Use um lápis e uma régua para desenhar uma linha reta a aproximadamente ¼ do caminho a partir da base do papel. A paisagem pintada estará acima e abaixo dessa linha.
  2. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Aplique água limpa do topo para baixo até alcançar uma linha 2,5 cm acima de seu horizonte.
    • Coloque várias porções de uma única cor em sua paleta, variando a quantidade de água aplicada em cada uma para obter tonalidades diferentes.
  3. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Carregue um pincel médio com um tom vibrante de sua cor e pinte de cima para baixo, sobre a água recém-aplicada, até alcançar uma linha 2,5 cm acima do horizonte.
    • A cor ficará gradualmente mais clara à medida que você desce rumo à linha do horizonte. É possível deixar algum espaço entre as variações de saturação.
    • Você pode manter uma área no céu sem ser pintada para dar ao quadro a aparência de que o sol nasce sobre as montanhas. Apenas lembre-se de suavizar as bordas da pintura ao redor dessa região sem tinta.
  4. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Isso o deixará ainda mais distinto do horizonte.
    • Use um papel-toalha ou um lenço para levantar a tinta do papel em lugares determinados, a fim de criar a aparência de nuvens e mudanças de cor.
  5. Você pode optar por deixá-lo secar por completo ou apenas remover o excesso de tinta. Essa possibilidade acelera o processo, mas é importante que você esteja usando um papel adequado para a aquarela, ou bolhas se formarão na superfície.
  6. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Comece alguns centímetros acima da linha do horizonte, usando uma tonalidade concentrada mais escura de sua cor preferida para pintar uma linha irregular pelo papel. Continue a pintá-la alguns centímetros para cima do horizonte, sem tocar nele.
    • Não se preocupe em deixar a pintura consistente e balanceada dentro da área das montanhas; ter pontos irregulares é algo característico em terrenos montanhosos.
  7. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Pinte-as na direção da linha do horizonte, parando aproximadamente 1,3 cm acima dela.
  8. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Ele se refere à área entre a base das montanhas e a linha do horizonte. Mergulhe um pincel duro na mesma porção de tinta usada para pintar as montanhas e segure-o como se fosse um cinzel, pintando algumas gotas aqui e ali ao longo do horizonte.
  9. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Continue segurando o pincel com firmeza, como se ele fosse um cinzel, e varie as camadas de tinta, deixando algumas mais escuras e outras mais claras. A linha mais baixa deve ser mais escura, já que representará as bordas de um lago.
    • Crie texturas fazendo as pinceladas horizontais de forma levemente desigual.
    • Deixe pequenos espaços e pontos de área branca entre as linhas, para uma aparência mais natural.
  10. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Na pintura, essa é a parte mais próxima de você. Carregue um pincel duro e de pelos abertos com tinta e muita água para obter uma tonalidade mais clara. Com uma pincelada precisa, arraste o pincel de um lado do papel para o outro, sem parar.
    • Para passar a impressão de que a luz do sol está batendo na água, use o pincel suavemente na área do lago que está logo abaixo da linha do horizonte, para que alguns pontos do papel branco sejam mostrados através da pintura.
    • Repita essas grandes pinceladas ao descer pelo papel, parando aproximadamente 1,3 cm a partir da base.
  11. Novamente, você tem a opção de deixá-lo secar ao ar ou remover o excesso de tinta.
  12. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    Carregue o pincel com uma tonalidade mais escura de sua cor preferida e, mais uma vez, bata-o levemente em sentido horizontal para pintar uma linha irregular, escura e espessa ao longo da base do lago. Preencha o fundo com essa cor escura, deixando-a levemente mais clara onde o lago e o céu têm mais luz.
    • Para criar juncos, seque o mesmo pincel duro, carregue-o com a tinta mais escura e dê pinceladas verticais para baixo, pela margem. Evite pintá-los ao longo de toda a linha. Em vez disso, apenas escolha uma porção do lago para inseri-los na margem.
  13. Watermark wikiHow to Pintar Com Aquarela
    A sua primeira pintura está completa e você já pode assiná-la, envernizá-la e colocá-la em um quadro. Pratique mais e passe para técnicas mais avançadas, como ao trabalhar com esponjas, salpicar tinta, usar sal, pintar a seco e muito mais.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 155 762 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade