Baixe em PDF Baixe em PDF

Se você já pensou em dar vida nova a um objeto de metal com outra pintura ou em mudar a cor de uma superfície de metal, saiba que essa tarefa é não só perfeitamente possível, mas também muito fácil! E a melhor parte é que você não precisa se ater à cor original do objeto, o que dá uma grande margem para a criatividade. Contanto que você prepare bem a superfície antes de aplicar a tinta, a pintura será muito fácil.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Lixando a superfície

Baixe em PDF
  1. Partículas de tinta e ferrugem são prejudiciais, daí a importância de se trabalhar num local arejado. Estenda um tecido sob o objeto em que vai trabalhar e proteja-se com luvas e uma máscara antipoeira.
    • Deixe um pano úmido por perto para limpar pó e partículas de tinta à medida que o trabalho avança. Proceder assim é muito mais seguro do que limpar toda a sujeira ao final do projeto.
    • Havendo qualquer suspeita de que a tinta antiga é à base de chumbo, a máscara anti-poeira é absolutamente necessária.
  2. Watermark wikiHow to Pintar Metal
    Com uma escova de aço, comece a livrar a superfície de sua antiga cor. Lembre-se de limpar a poeira da tinta regularmente. [1] Se preferir, você pode usar uma lixa de papel em vez da escova de metal.
    • Combinar os dois instrumentos é a melhor abordagem: a escova funciona melhor em superfícies grandes, ao passo que a lixa é melhor para reentrâncias e relevos.
    • Uma furadeira com ponta de lixa é uma ótima opção, especialmente se o objeto ou a superfície forem muito grandes. Nesse caso, você deve se equipar também com protetores auriculares. [2]
  3. Retire a poeira da antiga pintura com um pano úmido, que deve ser descartado após o trabalho. Uma vez removidos todos os vestígios da tinta, use um pano limpo para tirar do metal quaisquer traços de poeira, gordura e fuligem.
    • Não pule este último Passo, por mais que a superfície pareça limpa. O objeto precisa ficar impecável — ou tão próximo do impecável quanto possível.
    • Sem uma limpeza minuciosa, o acabamento não será bom e nem durável, pois a tinta não se fixará e cairá com a passagem do tempo.
    • Óleos na superfície de metal novo galvanizado, que podem ou não ser visíveis a olho nu, prejudicarão a nova pintura. Se estiver trabalhando com esse material, limpe-o bem com uma solução detergente. [3]
  4. Watermark wikiHow to Pintar Metal
    Assim, a nova tinta terá uma ótima fixação. Depois de lixar, limpe o metal uma última vez com um pano úmido para remover os vestígios restantes.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Envernizando a superfície

Baixe em PDF
  1. Esta etapa vem antes do verniz comum, mas não custa ressaltar: apenas se o objeto estiver enferrujado. Caso contrário, aplique diretamente o verniz à base de óleo conforme a descrição abaixo. Em primeiro lugar, limpe toda a ferrugem e fuligem do objeto. Feito isso, aplique nele o verniz de cromato de zinco.
    • Uma vez aplicado o cromato de zinco, a superfície tem de ser imediatamente revestida pelo verniz comum. Portanto, não comece esta etapa sem se preparar.
    • O cromato de zinco é uma substância resistente à oxidação, e o propósito de aplicá-la em primeiro lugar é deixá-la o mais próxima possível da superfície do objeto, que ficará melhor protegido contra a corrosão. Para que o verniz à base de óleo tenha uma fixação melhor e impedir que ele penetre na camada de cromato de zinco, aplique-o enquanto este ainda estiver molhado. [4]
  2. Watermark wikiHow to Pintar Metal
    Verifique se o verniz e a tinta são compatíveis um com o outro. A tinta acrílica, mais apropriada para trabalhos em metal, é a mais indicada. Logo, escolha um verniz que seja uma boa base para tinta acrílica. E procure um produto feito especificamente para o metal, a fim de que a aderência seja a melhor possível.
    • A maioria dos vernizes vem em spray e seu uso é muito fácil, mas quem prefere trabalhar com pincel também poderá encontrar o produto em lata.
    • Além de melhorar a fixação da pintura, o verniz também ajuda a esconder imperfeições e homogeneizar a cor e a textura da superfície.
  3. Watermark wikiHow to Pintar Metal
    Borrife o verniz de maneira homogênea no objeto até cobri-lo por completo. Não faça isso num dia de muito vento, se você estiver trabalhando ao ar livre. Sacuda o recipiente por aproximadamente dois minutos antes de aplicá-lo. [5]
  4. Como o metal é um material propenso a enferrujar, uma camada dupla pode evitar problemas futuros, além de aumentar a aderência da pintura e diminuir o a degradação causada pelo clima e pela passagem do tempo.
    • A ferrugem pode ser evitada se o verniz for usado da maneira correta.
  5. Watermark wikiHow to Pintar Metal
    O tempo de secagem varia de um produto para outro, então leia a embalagem com atenção. Quanto mais seco estiver o verniz, melhor a fixação e maior a durabilidade da tinta.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Aplicando a tinta

Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Pintar Metal
    A tinta em spray é uma opção, mas saiba que ela não é tão durável em metal. Pinte todo o objeto até obter uma cobertura homogênea.
    • Caso esteja trabalhando com pincel, não encharque as cerdas de tinta, uma vez que isso criaria uma superfície irregular e demasiadamente espessa.
  2. Verifique o tempo de secagem no rótulo do produto. Sem que o produto seque apropriadamente, a nova pintura terá menor durabilidade. Felizmente, a tinta acrílica é de secagem rápida e, com o planejamento adequado, o projeto pode ser concluído em um dia.
  3. Faça uma aplicação tão homogênea quanto possível. Uma segunda camada melhora a qualidade do acabamento, além de proteger melhor a peça e aumentar a durabilidade da pintura.
    • É possível fazer a primeira demão de uma cor e a segunda de outra, contanto que o tempo de secagem entre uma e outra seja respeitado. Esse Método é indicado para desenhar textos ou logomarcas em superfícies de metal.
    • Tinta acrílica é muito resistente a água. Dependendo do uso a que o objeto se destina, você pode aumentar o número de demãos.
    • Sempre espere uma demão secar completamente antes de passar para a próxima.
  4. Se possível, trabalhe num lugar em que não seja necessário mover o objeto após a pintura para diminuir os riscos de que ela seja acidentalmente danificada.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 69 557 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade