Baixe em PDF
Baixe em PDF
Talvez você já esteja cansado dos vasos comuns de barro se tiver muitas plantas dentro ou fora de casa. Pintá-los pode demorar alguns dias por causa do tempo de secagem, mas é um projeto fácil que vale a pena por conta do toque que dará na decoração da casa. Você precisa deixar os vasos de molho e esfregá-los antes de pintar. Também é importante impermeabilizá-los e aplicar uma camada base de primer. É possível usar apenas cores ou fazer desenhos complexos, além de selar a pintura para que ela se torne resistente às condições climáticas.
Passos
-
Lixe-o para tirar as partes mais ásperas. Se puder, faça esse processo do lado de fora de casa para diminuir a sujeira. Para fazê-lo em um espaço fechado, mesmo que este seja uma garagem, é melhor forrar o chão com jornal para que a poeira não se espalhe. Também é bom usar roupas velhas.
- Não é preciso lixar por muito tempo, apenas o bastante para tirar os caroços e as partes mais ásperas. Caso não veja nada desse tipo, você nem precisa lixar.
- Mesmo que o vaso tenha defeitos, você pode deixá-los para dar uma textura ao resultado.
-
Deixe o vaso de molho por uma hora. Assim, será mais fácil tirar os adesivos e etiquetas se ele for novo. Também é bom fazer o mesmo com os vasos mais velhos para soltar a sujeira. Caso o vaso não tenha adesivos e pareça limpo, você pode pular a lavagem. [1] X Fonte de pesquisa
- Embora seja necessário deixar o vaso secar em várias partes do processo, enquanto ele fica de molho, você pode aproveitar o tempo para separar o material e arrumar a área de trabalho.
- Caso não queira deixar por uma hora, verifique a cada dez minutos. Se o vaso parecer limpo o bastante, continue com o processo.
-
Esfregue com uma escova. Deixar o vaso de molho pode soltar a sujeira, mas os vasos usados precisarão de uma escovação para ficarem limpos de verdade. A tinta não vai ficar uniforme ou se prender direito à superfície se houver sujeira nela.
- Pode ser que precise usar uma escova macia nos vasos para não os arranhar demais. Mas, se houver manchas mais difíceis, você pode usar uma escova de arame para aplicar mais força.
- Não se preocupe se arranhar o vaso enquanto o escova, pois a tinta vai cobrir e nivelar tudo.
-
Deixe o vaso secar completamente. Se o pintar ainda molhado, a tinta não vai aderir. Por isso, deixe-o de lado para secar. Caso o dia esteja ensolarado, coloque o vaso do lado de fora para que ele seque mais rápido. O tempo de secagem vai depender do tamanho dele.
- Esse processo pode levar algumas horas, portanto planeje-se para não desperdiçar seu tempo enquanto espera.
Publicidade
-
Forre com jornais. Coloque papel, uma lona plástica ou um pano velho na mesa ou na bancada para proteger a superfície. Cubra o local onde vai colocar o vaso e qualquer área que possa ficar manchada. [2] X Fonte de pesquisa
- Caso pretenda pintar do lado de fora, também pode ser bom cobrir as superfícies para que a tinta não manche nada.
-
Coloque o vaso de cabeça para baixo sobre um pote. Assim, você não vai borrar a tinta enquanto segura o objeto. Para equilibrá-lo, ponha a mão no fundo dele, que agora estará voltado para cima, pois essa parte não será pintada. Use algo grande o bastante para sustentar o vaso. [3] X Fonte de pesquisa
- Você pode usar um pote de vidro, uma lata ou outro recipiente cilíndrico. O tamanho do pote necessário depende do tamanho do vaso. Talvez não seja possível usar essa técnica com vasos grandes.
- Esse passo não é obrigatório, mas é mais fácil fazer isso do que segurar o vaso na mão enquanto pinta.
-
Use um selante impermeabilizante. Usar um produto em spray feito para concreto ou tijolo é mais simples. Como os vasos de barro são permeáveis, esse spray cria uma barreira entre a planta e a tinta. Ele costuma ser vendido na parte de tintas. [4] X Fonte de pesquisa
- É melhor aplicá-lo do lado de fora, ou pelo menos em uma garagem bem ventilada. Não é seguro usar esse tipo de produto em lugares fechados.
- A secagem pode demorar até 24 horas. Leia a embalagem para ter certeza.
- Sele as partes interna e externa do vaso. Caso contrário, quando você regar a planta, a água vai passar pelo barro e fazer a tinta se soltar e descascar.
- Não é preciso selar os vasos se não pretende colocar plantas neles.
-
Aplique um primer de uso geral. Você pode usar a versão colorida se quiser, especialmente caso queira que ele trabalhe junto com a tinta. Se não, pode usar o primer branco mesmo. Ele vai ajudar a fazer com que a tinta se prenda melhor ao vaso e a cobrir a cor vermelha do barro.
- Aplique o primer em todo o exterior, mas também 2,5 cm dentro do vaso.
- Embora algumas fontes recomendem pintar o fundo, é melhor não aplicar nada nele para não afetar a drenagem.
Publicidade
-
Use pincéis de espuma para pintar. Os pincéis com cerdas tendem a deixar listras, enquanto os de espuma deixam a cobertura mais uniforme. Talvez seja bom usar alguns pincéis de tamanhos diferentes, especialmente se você quiser pintar desenhos no vaso.
- Não tem problema se você já tiver pincéis com cerdas e quiser usá-los. É só que os pincéis de espuma trabalham melhor. Pode-se usar os pincéis de cerdas para pequenos detalhes mais tarde.
-
Cubra algumas partes com fita. Você pode pintar o vaso de uma só cor, mas para dar mais variedade ou fazer desenhos divertidos, uma boa opção é usar a fita para pintura. Cole a fita e pinte a primeira camada por cima dela. Depois que a tinta secar, tire a fita e pinte as partes que estavam embaixo dela antes.
- Você pode reaplicar a fita sobre as partes já pintadas de modo a manter as linhas entre as cores bem nítidas.
- Outra opção é pintar todo o vaso com a primeira cor, colar fita nos desenhos desejados e pintar novamente por cima de tudo para que as partes embaixo da fita mantenham a cor original.
-
Pinte o exterior e cerca de 2,5 a 5 cm do interior. Você pode usar a tinta que quiser para as camadas principais. O mais barato é usar um resto de tinta que você já tenha em casa. As tintas para ambientes internos e externos servem, bem como a tinta acrílica para artesanato. É possível ainda usar tinta spray. [5] X Fonte de pesquisa
- Cubra todo o exterior do vaso, menos o fundo. Não é que seja ruim pintar essa parte, mas a pintura pode prejudicar o escoamento de água do vaso.
- Pinte também um pedaço da parte de dentro para que o barro não apareça, já que a terra não chega até a beira do vaso.
-
Aplique camadas extras de tinta conforme a necessidade. Dependendo da tinta, da cor e da espessura da primeira camada, você pode precisar passar mais de uma para obter uma cobertura uniforme. Os vasos de barro também costumam absorver parte da tinta. Por isso, é provável que uma camada não seja o suficiente.
- Deixe cada camada secar antes de pintar outras. Caso a tinta não esteja seca, as novas camadas vão remover as anteriores.
- Para dar ao vaso uma aparência sombreada, você pode usar uma cor diferente para a segunda camada. Nesse caso, dilua a tinta dela com água para que fique mais transparente.
-
Finalize a pintura com desenhos. Outra opção é usar a imaginação para pintar linhas, formas ou imagens no vaso. Caso ele pertença a uma planta com folhas grandes que caiam de dentro dele, não é preciso fazer tantos detalhes.
- Agora, você pode deixar o vaso simples ou detalhado, como quiser. Por exemplo, pode pintar um jardim ou escrever o nome da planta com letras bonitas.
-
Aplique um selante acrílico no vaso. Ele vai fazer com que a tinta dure mais sem descascar ou rachar, e é especialmente recomendado para os vasos que ficam ao ar livre. Espere até que toda a tinta tenha secado antes de aplicar a camada final de selante. [6] X Fonte de pesquisa
- Esse passo não é obrigatório, mas é provável que sua pintura não dure tanto tempo sem o selante.
- As opções de selante são várias, mas preste atenção se o vaso for ficar do lado de fora da casa, pois nem todos os produtos são adequados para qualquer tipo de clima.
- Deixe o vaso secar por mais alguns dias antes de plantar alguma coisa nele.
-
Terminado.Publicidade
Dicas
- Como o vaso precisa secar depois de ficar de molho, receber o selante, ser pintado e receber mais selante, o processo provavelmente vai levar alguns dias no total, mesmo que o tempo de trabalho seja de apenas algumas horas.
Publicidade
Materiais Necessários
- Lixa
- Jornais
- Balde ou tina para deixar de molho
- Pincel
- Pote vazio ou recipiente cilíndrico
- Vasos de barro
- Selante impermeabilizante
- Primer
- Fita para pintura ou crepe
- Tinta
- Pincéis de espuma
- Selante acrílico
Referências
- ↑ http://www.finegardening.com/painting-clay-pots
- ↑ http://www.kiddiegardens.com/painting_clay_pots.html
- ↑ http://www.practicallyfunctional.com/how-to-seal-painted-flower-pots/
- ↑ http://www.patriciaspots.com/howtopaintapot.htm
- ↑ http://www.sandandsisal.com/2014/05/how-to-paint-terracotta-pots.html
- ↑ http://www.prettyprudent.com/2010/08/hot-mess/tips/confessions-of-an-adhesive-sealant-junkie-2/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 173 723 vezes.
Publicidade