Baixe em PDF
Baixe em PDF
Fogões a lenha podem ser uma fonte útil de calor, já que eles queimam a madeira confortavelmente entre 121°C e 237°C. Entretanto, já que muitos desses fogões podem queimar o combustível a até 482°C, pintá-los requer compostos especiais que podem resistir a essas temperaturas extremas. Felizmente, há muitas marcas de tinta para fogões disponíveis no mercado. Mudar a cor de um fogão preto tradicional, ou fazer retoques simples, é possível, desde que você siga algumas dicas de limpeza e faça a aplicação correta de tinta.
Passos
-
Remova óleo, grafite ou outras substâncias queimadas na superfície do fogão. Coloque uma proteção para os olhos e luvas. Use um pano branco e limpo e despeje uma pequena quantidade de fosfato trissódico. Esfregue a superfície com o pano e remova toda a sujeira, ou use uma escova de arame para detritos mais pesados. Limpe tudo com outro pano.
-
Remova o excesso de óleo. Use um thinner de laca em vez do fosfato trissódico para superfícies bastante oleosas. Aplique o produto com um pano limpo e branco e esfregue o local. Use outro pano para limpar o excesso.
-
Remova tintas difíceis e que estiverem descascando. Use uma lixa média em partes do fogão que tenham bolhas e pintura descascando; enfim, coisas que não podem ser removidas com um pano. Lixe levemente o fogão até que a superfície fique o mais suave ao toque quanto possível.Publicidade
-
Prepare a lata de spray. Agite-a vigorosamente por 2 minutos. Isso "mistura" a tinta e a distribui uniformemente. Teste o plugue de aerossol borrifando a tinta por 1-2 segundos em um jornal ou outra superfície descartável. Quando a cor começar a sair e a corrente for boa, a tinta está pronta para a aplicação.
-
Pinte a superfície do fogão. Coloque a proteção para os olhos e as luvas para evitar manchar as mãos.
-
Segure o spray a uma distância de 30,5 cm da superfície a ser pintada. Faça movimentos de varredura para cobrir uma área do fogão com uma rajada. Continue as rajadas até que toda a superfície esteja coberta. Não mantenha a mão no bocal todo o tempo da aplicação, e não faça movimentos circulares, já que isso impedirá que a tinta seja distribuída uniformemente.
-
Deixe que a tinta seque naturalmente de acordo com as instruções do fabricante, o que dependerá da marca.Publicidade
-
Use o calor do fogão para curar a tinta. A cura ocorre quando você aquece o fogão para selar a resina de silicone da tinta, que contém propriedades resistentes ao calor. Aqueça o aparelho a uma temperatura de 121°C por 20 minutos e desligue o fogo para deixar o fogão esfriar.
-
Repita o processo. Aqueça o fogão a uma temperatura de 121°C novamente, deixando-o ligado por 20 minutos. Desligue-o e deixe esfriar.
-
Aqueça o fogão uma terceira vez. Deixe-o alcançar a temperatura de 237°C por 45 minutos. Desligue-o e deixe esfriar.Publicidade
Dicas
- Evite produtos de limpeza multiuso quando estiver limpando seu fogão a lenha. Tais produtos deixarão o fogão com mais óleo, o que aumentará o acúmulo de sujeira.
Publicidade
Avisos
- Ventile sua casa e saia juntamente com quaisquer animais de estimação quando estiver curando o fogão, já que resinas e vapores serão dissipados no ar.
- Quando estiver limpando seu fogão com um limpador de laca, use proteção para os olhos, luvas e trabalhe em uma área bem ventilada. O thinner de laca é altamente inflamável. O fogão deve estar frio ao toque antes da aplicação. Outras fontes de calor no local devem ser removidas ou apagadas.
Publicidade
Materiais Necessários
- Proteção para os olhos;
- Fosfato trissódico;
- Thinner de laca;
- Panos brancos;
- Lixa;
- Tinta spray para fogões;
- Jornal.
Referências
Publicidade