PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As escadas de casas e prédios comerciais acabam se desgastando rapidamente, já que são utilizadas quase que o tempo todo. Ainda assim, elas têm que estar sempre com uma boa aparência. Por que você não pinta a sua? Basta passar uma nova demão de cor no corrimão, nos balaústres, na guarnição e nos degraus e tudo vai mudar em questão de dias!

Parte 1
Parte 1 de 4:

Preparando as superfícies da escada

PDF download Baixe em PDF
  1. Se necessário, remova a tinta velha das superfícies da escada. Se a tinta velha ainda está em um bom estado, você pode até passar a nova demão em cima dela. Contudo, caso ela esteja descascando ou haja muitas camadas acumuladas, é melhor remover o material atual com um soprador térmico ou um produto químico. [1]
    • Para usar o soprador térmico: segure-o a uma distância de 5 a 7,5 cm da tinta, puxe o gatilho e mexa o equipamento de um lado a outro até ela formar bolhas. Quando isso acontecer, tire as cascas com uma espátula ou raspadeira.
    • Se decidir usar o produto químico, siga à risca as instruções da embalagem. De forma geral, basta aplicar o produto com um pincel, esperar ele começar a dissolver a tinta e tirar as cascas com a espátula ou raspadeira. Nesse caso, use também equipamentos de proteção pessoal, ventile a área e lave a superfície depois para remover o excesso de substâncias tóxicas.

    Dica: você só tem que tirar a tinta velha do corrimão, dos balaústres, da guarnição ou dos degraus se ela estiver formando bolhas, deixando a superfície irregular e assim por diante. Tenha paciência e dê um passo de cada vez para criar um produto final de qualidade e que dure mais.

  2. Use massa corrida e uma espátula para preencher as falhas na estrutura da escada. No caso de buracos menores, aplique só uma gotinha do produto, sem deixar o material sobrar. Espere o tempo de secagem indicado na lata, que pode variar de uma hora a um dia (dependendo do produto).
    • A maioria das massas corridas preenche buracos e imperfeições em estruturas de madeira, paredes , gesso, tijolo e assim por diante.
    • Dê uma olhada no corrimão, nos balaústres, na guarnição e nos degraus e veja onde é preciso fazer retoques.
    • Se a escada estiver com buracos com mais de 1,3 cm de diâmetro, você vai ter que usar uma técnica de preenchimento mais avançada. [2]
  3. Dê uma olhada e passe a mão em todas as superfícies da escada em busca de pontos que precisem ser lixados. Em seguida, passe uma lixa de grão 200 a 400 para corrigir as falhas que encontrar. Você tem ainda a opção de usar uma lixadeira elétrica, como as de modelo orbital, ou um acessório comum.
    • Tire a poeira que a lixadeira criar com um pano úmido depois de terminar.
  4. Use uma lixa tradicional, não elétrica, e de grão médio de 400. Passe-a nas superfícies pintadas da escada para melhorar a aderência da nova camada, sem criar nenhuma textura por acidente. [3]
    • Passe a lixa rápido em todas as superfícies que você vai repintar. Não precisa ser tão meticuloso aqui. Basta que o material esteja nivelado.
    • Preste ainda mais atenção às superfícies que já estão com alguma tinta reluzente e nova.
  5. Passe um pano com um desengordurante leve em todas as áreas que você pretende repintar para remover o resto de poeira da lixadeira, bem como outras impurezas acumuladas. Por fim, seque as superfícies com um pano limpo. [4]
    • Muitas pessoas fazem essa limpeza prévia com fosfato trissódico. O produto é excelente, já que também desbota a tinta atual de leve e melhora a aderência da nova camada. [5]
    • Use um limpador multiuso nos pontos muito sujos.
    • Se os degraus são feitos de concreto ou metal, use também uma lã de aço.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Pintando o corrimão e a guarnição

PDF download Baixe em PDF
  1. É melhor começar com o corrimão. Se a tinta escorrer deles ou da guarnição, não vai manchar outras superfícies que já estão prontas. Além disso, você vai ter mais liberdade para subir e descer as escadas sem o risco de danificar o resultado. [6]
    • Você não vai ter que esperar tanto para passar à fase seguinte do processo se pintar o corrimão, os balaústres e a guarnição primeiro. Caso começasse pelos degraus, teria que ter paciência.

    Dica: você pode começar pelos degraus, mas vai ter mais trabalho e ser obrigado a esperar um pouco mais que o normal.

  2. Passe a fita bem perto da guarnição e aperte-a contra a parede com os dedos ou a espátula para ela proteger o local de fato. [7]
    • Você pode demorar bastante nesta fase do processo, principalmente em pontos menores, como os balaústres. Ainda assim, vale a pena ir com calma e proteger todas as superfícies antes de começar a pintar.
    • Se necessário, divida essa etapa do processo em fases. Por exemplo: se pretende pintar o corrimão e os balaústres de uma cor diferente da guarnição, proteja a guarnição enquanto pinta as outras duas partes.
    • De forma geral, pinte a guarnição e o corrimão ao mesmo tempo — afinal, essas partes costumam ter a mesma cor e o mesmo tipo de tinta.
  3. Distribua lonas de cima a baixo da escada para proteger as superfícies próximas. Cubra também os degraus e os móveis que você não conseguir tirar do caminho. [8]
    • Prenda as lonas com fita adesiva.
  4. Começando no topo da escada, pinte o corrimão primeiro e, depois, avance aos balaústres e à guarnição. Faça uma parte do corrimão de cada vez (como seções de 60 cm) ou passe o primer em toda a estrutura, seguida dos balaústres e, por fim, da guarnição em si. [9]
    • Use um pincel nos pontos menores, como o corrimão e a guarnição, onde é difícil passar o rolo de tinta.
    • Passe o primer em todo o corrimão e na guarnição antes de avançar às camadas seguintes.
    • Use um primer que tenha boa aderência a superfícies já pintadas antes. Assim, a camada final vai ficar mais resistente, uma vez que os produtos têm composições químicas complementares.
  5. Respeite o tempo indicado pela lata de primer antes de começar a aplicar as camadas finais. Dê pinceladas suaves, na mesma direção (começando no topo do corrimão, passando para os balaústres e chegando à guarnição), cobrindo todas as superfícies. Ou seja: repita o mesmo processo do momento do primer.
    • Aplique duas ou três camadas da cor final.
    • Espere cada camada secar antes de avançar à seguinte para que a tinta tenha uma aderência melhor às superfícies e não descasque fácil.
  6. Comece a tirar a fita com a espátula ou uma lâmina de barbear. Vá devagar para não tirar a tinta recém-aplicada sem querer. [10]
    • Recolha as lonas quando terminar de pintar toda a escada, mas tenha cuidado para não encostar no lugar errado e borrar a tinta.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Pintando os degraus

PDF download Baixe em PDF
  1. Mais uma vez, passe fita adesiva nos pontos em que o corrimão e a guarnição têm contato com os degraus da escada, bem como os pontos de contato deles com o piso em si. [11]
    • Você pode ter que distribuir lonas em cima e embaixo da escada, a não ser que tome muito cuidado e só aplique a tinta usando um pincel.
  2. Converse com o vendedor da loja de tinta e pergunte que produtos são ideais para o seu projeto específico. De forma geral, os degraus e os espelhos precisam de uma tinta à base de óleo, mas que também contenha um selante (para estender a vida útil do material). Por outro lado, certas tintas à base d'água também podem servir.
    • Na hora de comprar o primer, você pode até pedir para o vendedor matizar o produto, sobretudo se a cor da tinta final já é forte. Dessa forma, ela vai cobrir todo o primer e reduzir a quantidade de camadas necessárias. [12]

    Dica: a maior desvantagem de usar tintas à base de óleo na escada é a parte da limpeza. Você vai precisar de um tíner para tirar o material dos pincéis e panos que usar nessas horas.

  3. Pinte todo o primeiro degrau (o que fica no topo da escada); pule o segundo e pinte o terceiro. Continue assim até chegar ao fim da escada — para conseguir terminar o processo sem manchar o que já fez ou ter que esperar muito. [13]
    • Alterne os degraus assim para conseguir pintar toda a escada sem esperar demais.
    • Pinte os degraus com um pincel para não deixar nenhum ponto menor para trás.
    • Espere o primer secar completamente antes de avançar às camadas de acabamento. Esse processo pode demorar de uma a quatro horas, dependendo do tipo exato de tinta. Leia as instruções da caixa do primer para descobrir mais.
  4. Comece no topo mais uma vez, mas pinte os degraus que ainda não receberam o primer: o segundo, o quarto, o sexto e assim por diante. [14]
  5. Comece a pintar os degraus do topo da escada, ainda alternando (primeiro, terceiro quinto etc.). Passe por todos os cantos e termine nas superfícies maiores, desfazendo as bolhas de tinta e outras falhas. Mais uma vez, espere o material secar antes de partir para a segunda e a terceira camadas.
    • Passe uma camada completa de tinta em todos os cantos dos degraus, incluindo nas pontas.
    • Você vai saber se precisa de uma terceira camada se ainda conseguir enxergar o primer depois de esperar a segunda secar.
  6. Quando os dois primeiros degraus estiverem bem secos (o que leva mais ou menos um dia), volte e pinte os demais. Avance para baixo, pintando o segundo degrau, depois o quarto e assim por diante.
    • Só comece a aplicar a camada seguinte quando a atual estiver bem seca.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Acrescentando detalhes decorativos à escada

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode deixar a escada mais divertida e descontraída. Para isso, proteja os pontos que não quer alterar e pinte as outras áreas com uma ou duas cores complementares. Alterne o processo até terminar. [15]
    • É mais fácil pintar os espelhos primeiro, já que você ainda vai ter que subir e descer as escadas enquanto os degraus estão secando.
    • Você vai demorar mais para terminar se decidir alternar as cores dos degraus e espelhos, uma vez que todo o material tem que secar.
  2. Que tal você dar aos balaústres do corrimão uma cor diferente do restante da escada? Pense em um tom complementar à estrutura e até às paredes em volta.
    • Proteja as partes superiores e inferiores do corrimão com fita adesiva na hora de alterar a cor dos balaústres.
    • Você também vai demorar se decidir fazer essa pintura alternada, já que os balaústres têm várias superfícies menores. Tenha paciência para nada dar errado!
  3. Prepare os degraus com uma camada de primer e outra básica de tinta. Depois, aplique stencils ou faça desenhos livres nas superfícies. [16]
    • Pinte esses desenhos com esmalte látex.
    • Deixe a tinta secar antes de aplicar a segunda e a terceira camadas (se necessário).
  4. Depois de pintar a escada, meça a distância das laterais dos espelhos até a área que você não quer alterar com esse processo. Proteja esses pontos com fita adesiva e, em seguida, aplique a cor que escolheu. Por último, faça uma espécie de franja artificial nas pontas com um pincel fino.
    • Aplique um selante de poliuretano nos degraus depois que as superfícies pintadas secarem completamente.
    Publicidade

Materiais Necessários

Preparando as superfícies da escada

  • Soprador térmico.
  • Removedor químico de tinta.
  • Raspadeira ou espátula.
  • Massa corrida.
  • Lixa ou lixadeira elétrica.
  • Panos secos.
  • Panos úmidos.
  • Limpador multiuso.

Pintando o corrimão e a guarnição

  • Fita adesiva.
  • Lonas.
  • Pincéis.
  • Primer.
  • Tinta.

Pintando os degraus

  • Fita adesiva.
  • Primer.
  • Tinta.
  • Pincéis.

Acrescentando detalhes decorativos à escada

  • Tintas de várias cores.
  • Pincéis.
  • Pincel pequeno e detalhado.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 11 912 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade