As escadas de casas e prédios comerciais acabam se desgastando rapidamente, já que são utilizadas quase que o tempo todo. Ainda assim, elas têm que estar sempre com uma boa aparência. Por que você não pinta a sua? Basta passar uma nova demão de cor no corrimão, nos balaústres, na guarnição e nos degraus e tudo vai mudar em questão de dias!
Passos
-
Se necessário, remova a tinta velha das superfícies da escada. Se a tinta velha ainda está em um bom estado, você pode até passar a nova demão em cima dela. Contudo, caso ela esteja descascando ou haja muitas camadas acumuladas, é melhor remover o material atual com um soprador térmico ou um produto químico. [1] X Fonte de pesquisa
- Para usar o soprador térmico: segure-o a uma distância de 5 a 7,5 cm da tinta, puxe o gatilho e mexa o equipamento de um lado a outro até ela formar bolhas. Quando isso acontecer, tire as cascas com uma espátula ou raspadeira.
- Se decidir usar o produto químico, siga à risca as instruções da embalagem. De forma geral, basta aplicar o produto com um pincel, esperar ele começar a dissolver a tinta e tirar as cascas com a espátula ou raspadeira. Nesse caso, use também equipamentos de proteção pessoal, ventile a área e lave a superfície depois para remover o excesso de substâncias tóxicas.
Dica: você só tem que tirar a tinta velha do corrimão, dos balaústres, da guarnição ou dos degraus se ela estiver formando bolhas, deixando a superfície irregular e assim por diante. Tenha paciência e dê um passo de cada vez para criar um produto final de qualidade e que dure mais.
-
Tampe os buracos e as imperfeições da escada com massa corrida. Use massa corrida e uma espátula para preencher as falhas na estrutura da escada. No caso de buracos menores, aplique só uma gotinha do produto, sem deixar o material sobrar. Espere o tempo de secagem indicado na lata, que pode variar de uma hora a um dia (dependendo do produto).
- A maioria das massas corridas preenche buracos e imperfeições em estruturas de madeira, paredes , gesso, tijolo e assim por diante.
- Dê uma olhada no corrimão, nos balaústres, na guarnição e nos degraus e veja onde é preciso fazer retoques.
- Se a escada estiver com buracos com mais de 1,3 cm de diâmetro, você vai ter que usar uma técnica de preenchimento mais avançada. [2] X Fonte de pesquisa
-
Lixe as superfícies irregulares. Dê uma olhada e passe a mão em todas as superfícies da escada em busca de pontos que precisem ser lixados. Em seguida, passe uma lixa de grão 200 a 400 para corrigir as falhas que encontrar. Você tem ainda a opção de usar uma lixadeira elétrica, como as de modelo orbital, ou um acessório comum.
- Tire a poeira que a lixadeira criar com um pano úmido depois de terminar.
-
Passe uma lixa de leve nas superfícies pintadas para melhorar a aderência da nova camada de tinta. Use uma lixa tradicional, não elétrica, e de grão médio de 400. Passe-a nas superfícies pintadas da escada para melhorar a aderência da nova camada, sem criar nenhuma textura por acidente. [3] X Fonte de pesquisa
- Passe a lixa rápido em todas as superfícies que você vai repintar. Não precisa ser tão meticuloso aqui. Basta que o material esteja nivelado.
- Preste ainda mais atenção às superfícies que já estão com alguma tinta reluzente e nova.
-
Passe um desengordurante em todas as superfícies que você vai pintar. Passe um pano com um desengordurante leve em todas as áreas que você pretende repintar para remover o resto de poeira da lixadeira, bem como outras impurezas acumuladas. Por fim, seque as superfícies com um pano limpo. [4] X Fonte de pesquisa
- Muitas pessoas fazem essa limpeza prévia com fosfato trissódico. O produto é excelente, já que também desbota a tinta atual de leve e melhora a aderência da nova camada. [5] X Fonte de pesquisa
- Use um limpador multiuso nos pontos muito sujos.
- Se os degraus são feitos de concreto ou metal, use também uma lã de aço.
Publicidade
-
Pinte o corrimão e a guarnição antes dos degraus. É melhor começar com o corrimão. Se a tinta escorrer deles ou da guarnição, não vai manchar outras superfícies que já estão prontas. Além disso, você vai ter mais liberdade para subir e descer as escadas sem o risco de danificar o resultado. [6] X Fonte de pesquisa
- Você não vai ter que esperar tanto para passar à fase seguinte do processo se pintar o corrimão, os balaústres e a guarnição primeiro. Caso começasse pelos degraus, teria que ter paciência.
Dica: você pode começar pelos degraus, mas vai ter mais trabalho e ser obrigado a esperar um pouco mais que o normal.
-
Proteja as superfícies em volta da guarnição e do corrimão com fita adesiva . Passe a fita bem perto da guarnição e aperte-a contra a parede com os dedos ou a espátula para ela proteger o local de fato. [7] X Fonte de pesquisa
- Você pode demorar bastante nesta fase do processo, principalmente em pontos menores, como os balaústres. Ainda assim, vale a pena ir com calma e proteger todas as superfícies antes de começar a pintar.
- Se necessário, divida essa etapa do processo em fases. Por exemplo: se pretende pintar o corrimão e os balaústres de uma cor diferente da guarnição, proteja a guarnição enquanto pinta as outras duas partes.
- De forma geral, pinte a guarnição e o corrimão ao mesmo tempo — afinal, essas partes costumam ter a mesma cor e o mesmo tipo de tinta.
-
Proteja as áreas em volta da escada com lonas. Distribua lonas de cima a baixo da escada para proteger as superfícies próximas. Cubra também os degraus e os móveis que você não conseguir tirar do caminho. [8] X Fonte de pesquisa
- Prenda as lonas com fita adesiva.
-
Passe um bom primer no corrimão, começando em cima e terminando embaixo. Começando no topo da escada, pinte o corrimão primeiro e, depois, avance aos balaústres e à guarnição. Faça uma parte do corrimão de cada vez (como seções de 60 cm) ou passe o primer em toda a estrutura, seguida dos balaústres e, por fim, da guarnição em si. [9] X Fonte de pesquisa
- Use um pincel nos pontos menores, como o corrimão e a guarnição, onde é difícil passar o rolo de tinta.
- Passe o primer em todo o corrimão e na guarnição antes de avançar às camadas seguintes.
- Use um primer que tenha boa aderência a superfícies já pintadas antes. Assim, a camada final vai ficar mais resistente, uma vez que os produtos têm composições químicas complementares.
-
Aplique várias camadas da cor final depois de que o primer secar. Respeite o tempo indicado pela lata de primer antes de começar a aplicar as camadas finais. Dê pinceladas suaves, na mesma direção (começando no topo do corrimão, passando para os balaústres e chegando à guarnição), cobrindo todas as superfícies. Ou seja: repita o mesmo processo do momento do primer.
- Aplique duas ou três camadas da cor final.
- Espere cada camada secar antes de avançar à seguinte para que a tinta tenha uma aderência melhor às superfícies e não descasque fácil.
-
Espere a tinta secar de vez antes de tirar a fita adesiva. Comece a tirar a fita com a espátula ou uma lâmina de barbear. Vá devagar para não tirar a tinta recém-aplicada sem querer. [10] X Fonte de pesquisa
- Recolha as lonas quando terminar de pintar toda a escada, mas tenha cuidado para não encostar no lugar errado e borrar a tinta.
Publicidade
-
Proteja as áreas em volta dos degraus. Mais uma vez, passe fita adesiva nos pontos em que o corrimão e a guarnição têm contato com os degraus da escada, bem como os pontos de contato deles com o piso em si. [11] X Fonte de pesquisa
- Você pode ter que distribuir lonas em cima e embaixo da escada, a não ser que tome muito cuidado e só aplique a tinta usando um pincel.
-
Compre uma lata de primer e uma de tinta que sejam feitas para escadas. Converse com o vendedor da loja de tinta e pergunte que produtos são ideais para o seu projeto específico. De forma geral, os degraus e os espelhos precisam de uma tinta à base de óleo, mas que também contenha um selante (para estender a vida útil do material). Por outro lado, certas tintas à base d'água também podem servir.
- Na hora de comprar o primer, você pode até pedir para o vendedor matizar o produto, sobretudo se a cor da tinta final já é forte. Dessa forma, ela vai cobrir todo o primer e reduzir a quantidade de camadas necessárias. [12] X Fonte de pesquisa
Dica: a maior desvantagem de usar tintas à base de óleo na escada é a parte da limpeza. Você vai precisar de um tíner para tirar o material dos pincéis e panos que usar nessas horas.
-
Comece a passar o primer no degrau do topo e avance em direção ao último. Pinte todo o primeiro degrau (o que fica no topo da escada); pule o segundo e pinte o terceiro. Continue assim até chegar ao fim da escada — para conseguir terminar o processo sem manchar o que já fez ou ter que esperar muito. [13] X Fonte de pesquisa
- Alterne os degraus assim para conseguir pintar toda a escada sem esperar demais.
- Pinte os degraus com um pincel para não deixar nenhum ponto menor para trás.
- Espere o primer secar completamente antes de avançar às camadas de acabamento. Esse processo pode demorar de uma a quatro horas, dependendo do tipo exato de tinta. Leia as instruções da caixa do primer para descobrir mais.
-
Passe o primer nos outros degraus quando o primeiro secar. Comece no topo mais uma vez, mas pinte os degraus que ainda não receberam o primer: o segundo, o quarto, o sexto e assim por diante. [14] X Fonte de pesquisa
-
Aplique duas ou três camadas do acabamento em cada degrau. Comece a pintar os degraus do topo da escada, ainda alternando (primeiro, terceiro quinto etc.). Passe por todos os cantos e termine nas superfícies maiores, desfazendo as bolhas de tinta e outras falhas. Mais uma vez, espere o material secar antes de partir para a segunda e a terceira camadas.
- Passe uma camada completa de tinta em todos os cantos dos degraus, incluindo nas pontas.
- Você vai saber se precisa de uma terceira camada se ainda conseguir enxergar o primer depois de esperar a segunda secar.
-
Aplique duas ou três camadas da tinta final ao restante dos degraus. Quando os dois primeiros degraus estiverem bem secos (o que leva mais ou menos um dia), volte e pinte os demais. Avance para baixo, pintando o segundo degrau, depois o quarto e assim por diante.
- Só comece a aplicar a camada seguinte quando a atual estiver bem seca.
Publicidade
-
Pinte os degraus ou espelhos de cores diferentes. Você pode deixar a escada mais divertida e descontraída. Para isso, proteja os pontos que não quer alterar e pinte as outras áreas com uma ou duas cores complementares. Alterne o processo até terminar. [15] X Fonte de pesquisa
- É mais fácil pintar os espelhos primeiro, já que você ainda vai ter que subir e descer as escadas enquanto os degraus estão secando.
- Você vai demorar mais para terminar se decidir alternar as cores dos degraus e espelhos, uma vez que todo o material tem que secar.
-
Acrescente cores contrastantes aos balaústres do corrimão. Que tal você dar aos balaústres do corrimão uma cor diferente do restante da escada? Pense em um tom complementar à estrutura e até às paredes em volta.
- Proteja as partes superiores e inferiores do corrimão com fita adesiva na hora de alterar a cor dos balaústres.
- Você também vai demorar se decidir fazer essa pintura alternada, já que os balaústres têm várias superfícies menores. Tenha paciência para nada dar errado!
-
Crie um design decorativo no meio dos espelhos. Prepare os degraus com uma camada de primer e outra básica de tinta. Depois, aplique stencils ou faça desenhos livres nas superfícies. [16] X Fonte de pesquisa
- Pinte esses desenhos com esmalte látex.
- Deixe a tinta secar antes de aplicar a segunda e a terceira camadas (se necessário).
-
Simule um carpete na escada. Depois de pintar a escada, meça a distância das laterais dos espelhos até a área que você não quer alterar com esse processo. Proteja esses pontos com fita adesiva e, em seguida, aplique a cor que escolheu. Por último, faça uma espécie de franja artificial nas pontas com um pincel fino.
- Aplique um selante de poliuretano nos degraus depois que as superfícies pintadas secarem completamente.
Publicidade
Materiais Necessários
Preparando as superfícies da escada
- Soprador térmico.
- Removedor químico de tinta.
- Raspadeira ou espátula.
- Massa corrida.
- Lixa ou lixadeira elétrica.
- Panos secos.
- Panos úmidos.
- Limpador multiuso.
Pintando o corrimão e a guarnição
- Fita adesiva.
- Lonas.
- Pincéis.
- Primer.
- Tinta.
Pintando os degraus
- Fita adesiva.
- Primer.
- Tinta.
- Pincéis.
Acrescentando detalhes decorativos à escada
- Tintas de várias cores.
- Pincéis.
- Pincel pequeno e detalhado.
Referências
- ↑ https://www.thisoldhouse.com/ideas/read-you-strip-paint-wood
- ↑ https://www.thisoldhouse.com/how-to/how-to-patch-holes-drywall
- ↑ https://www.bobvila.com/articles/2145-quick-tip-choosing-sandpaper/
- ↑ https://www.popularmechanics.com/home/interior-projects/how-to/g151/13-painting-secrets-the-pros-wont-tell-you/
- ↑ https://www.bhg.com/decorating/paint/how-tos/how-to-prep-paint/
- ↑ https://www.bhg.com/decorating/paint/techniques/how-to-paint-staircases-and-steps/
- ↑ https://www.popularmechanics.com/home/interior-projects/how-to/g151/13-painting-secrets-the-pros-wont-tell-you/
- ↑ https://www.popularmechanics.com/home/interior-projects/how-to/g151/13-painting-secrets-the-pros-wont-tell-you/
- ↑ https://www.bhg.com/decorating/paint/techniques/how-to-paint-staircases-and-steps/
- ↑ https://www.scotchblue.com/3M/en_US/scotchblue/proper-tape-removal/
- ↑ https://www.bhg.com/decorating/paint/techniques/how-to-paint-staircases-and-steps/
- ↑ https://www.popularmechanics.com/home/interior-projects/how-to/g151/13-painting-secrets-the-pros-wont-tell-you/
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=YO5gn9rNvaQ&feature=
- ↑ https://www.bhg.com/decorating/paint/techniques/how-to-paint-staircases-and-steps/
- ↑ https://www.architecturaldigest.com/gallery/painted-stairway-ideas
- ↑ https://www.thisoldhouse.com/ideas/use-paint-to-create-stair-runner