Baixe em PDF
Baixe em PDF
Escape room é uma atividade extraordinária para amigos e família se divertirem e resolverem charadas como um grupo. Existem diversas maneiras de planejar e decorar a sala para que o jogo seja interessante e os participantes apreciem a experiência.
Passos
-
Escolha uma sala na sua casa para realizar o jogo. A sala tem que ser grande o suficiente para que os jogadores possam se mexer confortavelmente enquanto procuram por pistas e trabalham em conjunto. Além disso, verifique se os acessórios e as pistas vão caber no local.
- Para criar um jogo de longa duração e alto grau de dificuldade, use duas ou mais salas próximas uma da outra para que os participantes "abram" as portas conforme avançam no jogo.
-
Defina um cenário interessante para adicionar na história. Escolha um cenário envolvente para auxiliá-lo na criação de desafios temáticos. Isso ajudará na ambientação da escape room e na experiência completa dos participantes. [1] X Fonte de pesquisa
- Você pode caracterizar sua sala na Itália durante a Renascença ou em Nova Iorque durante a expansão da década de 1920.
- Caso queira ter maior controle sobre o cenário, defina um período no futuro onde as possibilidades são ilimitadas!
-
Opte por um tema que se encaixe no contexto do cenário. Pense em um tema que os seus convidados ficariam interessados e intrigados. Tente escolher um tema que lembre um livro ou um filme que o grupo goste. Confirme se você terá condições de comprar e encontrar acessórios e decorações adequados para o tema escolhido.
- Use um tema do Sherlock Holmes se o cenário é baseado na Inglaterra durante o fim dos anos 1800.
- Escolha um tema de zumbi ou casa mal-assombrada se os seus convidados gostam de filmes de terror e Halloween.
- Você também pode criar um tema de fuga de prisão em qualquer período de tempo que quiser!
-
Estipule uma duração limite de 30 minutos se é a primeira vez que faz uma escape room. Com a definição desse tempo, você não ficará tão sobrecarregado para criar muitos desafios. E, consequentemente, poderá focar na qualidade das suas charadas e ainda garantir que seus convidados fiquem entretidos durante todo o jogo. [2] X Fonte de pesquisa
- Se você já fez várias escape rooms e seus convidados completaram algumas, a duração do jogo tem que ser maior do que 30 minutos. Os jogadores vão se sentir desafiados e, como resultado, vão se interessar pela trama.
Publicidade
-
Crie um enredo que se encaixe no tema e no cenário. O enredo vai garantir que há um propósito na sua escape room. Talvez os seus participantes precisem sair da sala para entregar informações ultrassecretas - ou tenham que “invadir” uma sala para "desarmar uma bomba." Independentemente do enredo, garanta que ele seja de fácil compreensão. [3] X Fonte de pesquisa
-
Separe o enredo em partes que sejam fáceis de assimilar. Não importa se o seu enredo principal é simples ou complexo, e sim que cada parte é executável. Escreva uma sentença para cada parte do enredo com o objetivo de não deixá-lo muito complicado.
- Você pode escrever no começo da história, por exemplo: "Os jogadores acordam em uma sala. Eles veem um cartaz grande com letras e números. Após resolverem a charada, descobrem que estão no ano de 3015."
-
Faça um fluxograma do enredo. Use notas autoadesivas e um cartaz ou uma apresentação no PowerPoint para delimitar o que os jogadores farão em cada etapa da história. Escreva suas descrições em uma sentença em blocos autoadesivos e organize-as em algum lugar que você consiga ver. [4] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se os participantes têm que abrir uma porta para fugir de uma sala, decida quantas pistas e charadas eles terão que solucionar durante o jogo e quanto tempo eles vão levar para fazer a tarefa.
- Quando os jogadores tiverem que encontrar uma chave, você pode pedir que eles coletem pistas ao redor da sala para apontar a localização da chave.
- Parar criar uma escape room muito grande ou com muitos convidados, você pode fazer um fluxograma que se divide em um determinado ponto -- desde que tudo faça sentido no final.
-
Verifique mais de uma vez cada parte da história para garantir que há linearidade. Após os jogadores resolverem as charadas, certifique-se de que há instruções ou uma outra pista que guiem os participantes para o próximo fragmento da história.
- Depois que os jogadores abrirem a caixa, coloque pistas e informações dentro dela com o intuito de guiar os participantes para o próximo desafio e charada.
- Não se esqueça que o enredo da história precisa ter início, meio, clímax e conclusão.
Publicidade
-
Pense nos desafios que os convidados encontrarão ao longo da história. Os desafios fazem parte da história que os jogadores descobrem durante o percurso. Se eles nunca jogaram escape room antes, faça somente 3 ou 4 desafios. Se você acha que eles vão gostar de uma escape room com alto grau de dificuldade, elabore 5 ou mais desafios.
- Desafios para uma escape room com tema de zumbi: descobrir quem foi a primeira pessoa a ficar infectada, qual é a cura para os zumbis e encontrar a localização da cura.
- Desafios para um tema futurístico: você pode pedir para os jogadores descobrirem em que ano estão, como eles foram parar lá e como voltar para o presente.
-
Invente mais desafios ou faça desafios simultâneos se o seu grupo for numeroso. Se você vai fazer uma escape room para mais de 6 pessoas, cogite dividi-los em duas equipes ou prepare desafios que possam ser solucionados simultaneamente. Dessa forma, todos que participarem estarão entretidos.
-
Crie uma charada para cada desafio no enredo. Certifique-se de que todos os desafios são possíveis de resolver no período de tempo que você disponibilizou para os participantes. Depois que solucionarem o desafio ou a charada, eles vão receber alguma resposta ou vão ter a chance de abrir algo. [5] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se o desafio é abrir uma porta, você pode decidir se os jogadores vão decifrar mensagens, abrir a combinação de um cadeado ou pesquisar itens em lugares estranhos para achar a chave.
- Para decodificar uma mensagem enviada por um vilão, os participantes vão ter que encontrar pistas em livros, jornais e fotos.
-
Use fechaduras para proteger informações. Compre cadeados, cadeados para bicicleta ou um cofre pequeno. Crie uma charada que a resposta seja a combinação para abrir a fechadura. Lembre-se de fornecer a próxima pista quando a fechadura for aberta.
- Você pode esconder a combinação da fechadura dentro de um livro.
- Para dificultar o desafio, insira a chave da fechadura em uma caixa separada. Os jogadores vão ter que destrancar a caixa primeiro.
-
Coloque os itens em um local plano que contenha informação escondida. Escreva um código na parte de baixo dos objetos da sala para auxiliar os participantes a abrir a fechadura ou para oferecer mais informações. [6] X Fonte de pesquisa
- Você pode pôr vários dados na sala com números faltando. Os participantes terão que combinar esses números perdidos para abrir a fechadura.
- Abra um jornal e sublinhe certas palavras para criar uma sentença que os jogadores precisam agrupar.
-
Crie uma cifra fornecendo algo para os jogadores reordenarem. Dê uma lista ou uma sentença de palavras para eles combinarem até acharem o padrão. [7] X Fonte de pesquisa
- Você pode fazer um acróstico em que a primeira letra de cada palavra gera uma frase ou um nome.
- Faça códigos de cores com as palavras e combine as cores com um padrão que vai estar em algum outro lugar da sala.
- Mostre uma sentença em que o número de letras em cada palavra corresponde aos números de uma fechadura ou cofre.
Publicidade
-
Escolha acessórios para que a escape room fique mais autêntica (opcional). Visite lojas de artesanato ou brechós para encontrar decorações e fantasias que se encaixem no seu tema. [8] X Fonte de pesquisa
- Use velas para criar um ambiente histórico ou assustador. Opte por velas elétricas ou velas de LED com controle remoto se quiser uma opção mais segura.
- Coloque pulseiras de néon em contêineres transparentes ao redor da sala para criar um ambiente futurista.
- Galhos, pedras e terra podem reproduzir o ambiente de floresta ou caverna.
-
Define o clima do ambiente com música. Procure listas de reprodução on-line que combinem com o cenário da sala. Coloque caixas de som ou o seu celular para que os participantes consigam ouvir a música. Deixe o volume num nível audível, mas baixo o suficiente para que os jogadores consigam ouvir um ao outro.
-
Opte por fantasias que ajudem os participantes a se sentirem parte da história (opcional). Para ajudar na imersão dos jogadores na narrativa, dê a eles fantasias que combinem com o tema. Lembre-se de que uma ou duas peças podem ser bastante úteis!
- Uma opção mais acessível é pegar fantasias no brechó ou pedir roupas emprestadas dos seus amigos.
-
Prepare a sala com seus acessórios e decorações. Verifique se suas pistas estão prontas para os participantes encontrarem. Confira novamente se as fechaduras estão travadas, as chaves escondidas e os acessórios organizados para poder utilizar as pistas (se houver).
- Certifique-se de que as velas estão em uma posição segura para que os jogadores não esbarrem nela quando estiverem se movimentando.
-
Faça uma excursão pelo jogo para garantir que está tudo funcionando. Organize a sala na mesma disposição que os jogadores vão encontra-la e faça os desafios e charadas. Observe se todas as pistas e charadas estão de acordo com o enredo. Cheque se elas guiarão os participantes pela história.
- Você também pode colocar uma ou duas pessoas para fazer a excursão e testar quanto tempo elas demoram para completar. Afinal, você sabe as respostas para todos as charadas!
-
Explique as regras para os jogadores. Faça um breve discurso no início para explicar a história e quem eles são e o que não podem fazer. Você também pode imprimir as regras em uma folha de papel para que eles possam consultá-las durante o jogo.
- Explique para os participantes que eles não podem usar celulares para auxiliá-los no jogo. Você não pode obrigá-los a não usar o celular, porém, é importante definir na regra que usar o aparelho para solucionar uma charada é um tipo de trapaça.
- Especifique e cite os móveis e outros objetos que eles não poderão levantar ou mover.
-
Defina quantas dicas os jogadores poderão receber. Às vezes os grupos ficam perdidos em algum desafio ou charada. Forneça 3 ou mais dicas para auxiliá-los durante o jogo. Fique sempre pronto para passar as dicas em qualquer fase do jogo. Avise aos jogadores quantas dicas eles podem usar antes do início da partida. Faça dicas que sejam úteis, mas sem dar a resposta. [9] X Fonte de pesquisa
- Se algum ou todos os jogadores forem crianças, dê mais de 3 dicas, ou a quantidade que for necessário, para não os desencorajar.
-
Escolha um prêmio para dar aos participantes que completarem a escape room. Opte por um prêmio que motive os convidados a terminar o jogo. Avise-os antes de começar o que eles irão ganhar se vencerem a partida! [10] X Fonte de pesquisa
- Uma opção barata é tirar uma foto da equipe com os acessórios e fantasias e enviar por e-mail ou imprimir.
- Você pode dar um prêmio em dinheiro ou um vale-presente se os jogadores forem adultos.
Publicidade
Dicas
- Imprima as instruções e regras para os jogadores consultarem durante a partida. Após a explicação, dê a cada convidado uma cópia das regras para que eles não se esqueçam enquanto estiverem jogando.
- Escolha comidas e bebidas que combinem com o tema da sala para que os convidados possam lanchar enquanto solucionam as charadas.
- Certifique-se de que a sua sala tem uma iluminação adequada para que os jogadores possam ler as instruções e pistas.
Publicidade
Referências
- ↑ https://lockpaperscissors.co/craft-1st-escape-room
- ↑ https://lockpaperscissors.co/craft-1st-escape-room
- ↑ https://lockpaperscissors.co/craft-1st-escape-room
- ↑ https://lockpaperscissors.co/craft-1st-escape-room
- ↑ https://lockpaperscissors.co/craft-1st-escape-room
- ↑ https://lockpaperscissors.co/craft-1st-escape-room
- ↑ https://lockpaperscissors.co/escape-room-puzzles
- ↑ https://lockpaperscissors.co/craft-1st-escape-room
- ↑ https://escaperoomtips.com/guide/tips-tricks-to-escape
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 68 872 vezes.
Publicidade