PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As batatas são a pedra fundamental da dieta de muitos povos. O cultivo delas é muito simples — comece a entendê-lo com a leitura abaixo.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Escolhendo a batata certa

PDF download Baixe em PDF
  1. Batatas são classificadas de acordo com o tempo que levam para chegar à maturidade, que pode ser influenciado pelo clima. [1]
    • Em batatas temporãs, o processo leva de 60 a 110 dias. Plante-as no fim de março (se vive no hemisfério norte) ou setembro (se vive no hemisfério sul), e elas poderão ser colhidas entre o fim de junho e o começo de julho (no hemisfério norte) ou entre o fim de dezembro e janeiro (no hemisfério sul). Pentland Javelin, Arran Pilot e Dunluce são alguns dos mais comuns cultivares desse tipo de batata. [2]
    • A batata seródia matura em 125~140 dias se plantada no fim de abril (no hemisfério norte) ou outubro (no hemisfério sul), podendo ser colhida entre o meio de agosto até outubro (hemisfério norte) ou do meio de fevereiro a abril (hemisfério sul). Essas variedades rendem colheitas mais fartas e tubérculos maiores, e podem ser usadas frescas ou estocadas para o inverno. King Edward, Kerrs Pink e Harmony são os cultivares mais comuns dessa categoria. [3]
  2. Batatas de semente podem ser encomendadas pelo correio ou adquiridas em qualquer loja de jardinagem, e você pode até usar sobras de batatas que comprou no supermercado. No entanto, não há garantia de que esses tubérculos sejam livres de doenças, o que pode criar um problema duradouro para quem pensa em fazer o cultivo no mesmo lugar outra vez, já que muitas doenças ficam retidas no solo e reaparecem ano após ano. [4]
    • Procure usar sementes de culturas certificadas, que oferecem menos riscos de doenças e vírus. Essas sementes podem ser obtidas em boas lojas de jardinagem ou via internet, e o preço é bem em conta. E cada cultivar de batata tem um tempo de crescimento diferente.
  3. Com uma faca afiada e não serrilhada, corte as batatas em quartos, certificando-se de que cada pedaço não tenha mais do que três “olhos” — os pequenos buracos na superfície da batata. Deixe-os ao sol por um ou dois dias, ou até notar brotos surgindo dos olhos. [5]
    • Não deixe as batatas de molho, como sugerem alguns. O tubérculo não tem uma casca dura que precise ser amolecida, e contém toda a umidade de que precisa para dar origem aos brotos por conta própria. Deixá-las de molho incorre em um risco de emboloramento que não compensa os poucos benefícios da prática. É preciso que as faces cortadas da batata se “curem” — ou seja, formem uma nova casca sobre a área exposta para evitar o emboloramento.
  4. Algumas variedades de batata desenvolvem, acima da superfície, pequenos frutos verdes e altamente tóxicos que podem conter até 300 sementes. Corte o fruto em fatias finas e coloque-as num prato com água. Após um dia, as sementes se soltarão das fatias e afundarão.
  5. Você pode inseri-las numa caixa de ovos ou num tabuleiro de mudas. Uma vez que os brotos atinjam cerca de 1,3 cm, podem ser plantados.
    • Deixe apenas dois ou três brotos em cada batata e remova o resto.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Plantando as batatas

PDF download Baixe em PDF
  1. Isso pode ser feito em um canteiro ou um vaso. Você poderia usar um vaso grande, uma pilha de pneus ou um vaso antigo de cerâmica. O mais importante é garantir que a terra esteja livre de ervas daninhas. Se quiser, você pode tornar o solo mais nutritivo com um pouco de adubo ou esterco.
    • Prepare a terra com composto bem curtido e um fertilizante específico para batatas rico em potássio.
    • Afofe bem a terra com uma enxada ou com as mãos. Batata não cresce em solo duro e compacto.
  2. Deve-se plantar a batata uma ou duas semanas ates da última geada do inverno, informação que você pode obter aqui ou consultando o instituto meteorológico regional. As noites frias matam eventuais pragas ainda no começo da vida do vegetal, e as batatas gozarão de um período maior de dias longos. [6]
  3. Um lugar ensolarado e cuja terra seja fofa. Batatas precisam de altas temperaturas e um alto nível de luz solar para se desenvolver bem. [7] Nunca cultive batatas em lugares sombreados.
    • Faça o plantio numa área diferente do jardim a cada ano a fim de dar ao solo um tempo para “descansar” e repor a concentração de nitrogênio. Uma alternativa ao pousio é tratar o solo com fertilizante líquido 05-10-10 durante a estação vegetativa, depois de colhidas as batatas.
    • Também é possível fazer o plantio em sacos de batata ou vasos grandes. Insira, com cuidado, um tubérculo germinado no composto com os brotos virados para cima, a aproximadamente 12 cm da superfície do solo. Delicadamente, cubra-os com composto. Tudo o que precisarão a partir daí é de água e um lugar ao abrigo das geadas para crescer.
  4. O espaço entre cada semente deve ser de aproximadamente 30 cm. Crie uma leira elevada ao longo de onde será a fileira de sementes. O intervalo grande entre as sementes é importante para que as raízes não se emaranhem. [8]
    • Outro modo de fazer o plantio é cortar as batatas de tal modo que cada pedaço tenha um ou dois brotos. Polvilhe os pedaços de batata com enxofre para agricultura, tomando cuidado para não quebrar os brotos, o que retardaria o desenvolvimento da planta. Plante os pedaços a aproximadamente 10 cm abaixo da superfície da elevação, com a parte cortada virada para baixo e os “olhos” para cima.
    • À medida que as folhas despontarem, amontoe mais terra em torno da planta com vistas a cobrir as batatas. Expostas ao ar, as batatas tornam-se verdes e impróprias para o consumo, podendo até ser venenosas.
    • Uma vez que as plantas estejam estáveis e em florescência, trate-as com um fertilizante líquido. A época de desarraigá-las e colher as batatas é, normalmente, quando os pés começam a esmorecer.
  5. Nutrir adequadamente a batata conforme ela cresce garante uma colheita aproveitável e de boa qualidade. [9]
    • Extirpe quaisquer ervas daninhas do entorno do pé de batata.
    • Buracos e áreas amareladas nas folhas da batata podem indicar a presença de pragas. Se você não quer usar pesticidas industrializados, peça sugestões de pesticidas naturais ao funcionário de uma loja de jardinagem.
  6. Batatas prosperam em solo fofo e bem drenado. Regue-as somente quando estiverem secas; evite que fiquem úmidas quando os tubérculos já estiverem formados. Faça o plantio numa leira ou em montinhos de terra a fim de que a batata fique em terreno elevado, de onde a água escoa facilmente. As batatas não prosperarão se forem plantadas no nível da superfície. [10]
    • Durante o verão, irrigar a planta uma vez por semana costuma ser suficiente, contanto que seja uma irrigação abundante. Regue com mais frequência, se necessário. Folhas murchas sugerem a necessidade de mais água. Mas não regue em excesso, ou as batatas ficarão negras.
  7. Perto da primeira geada do inverno, os tubérculos já podem começar a ser colhidos e consumidos, o que pode ser feito em estágios: batatas “precoces” ficam prontas sete ou oito semanas após o plantio (logo que surgem as flores). Arranque algumas dessas sem tirar os caules e deixe as demais crescerem até o tamanho normal. Elas poderão ser colhidas quando as folhas amarelarem e murcharem. [11]
    Publicidade

Dicas

  • Caso você vá fazer o plantio a partir de sementes comerciais, escolha um cultivar que seja livre de doenças.
  • Se deixar algumas batatas no solo, elas criarão novos brotos no ano seguinte. Apesar de isso parecer fácil, não é boa ideia cultivar batatas no mesmo local por dois anos seguidos, pois fazê-lo aumenta o risco de doenças devido ao empobrecimento do solo. O ideal é alternar no jardim o cultivo de todos os vegetais, inclusive batatas.
  • Você pode fazer duas colheitas por ano: os tubérculos plantados na primavera podem ser colhidos no verão; os plantados no outono, no início do inverno.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 175 439 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade