Baixe em PDF
Baixe em PDF
Tulipas são belas flores de primavera que ostentam uma vasta quantidade de cores e possuem uma miríade de formatos. Plante-as no outono, antes do solo ficar gelado e duro, e observe-as crescendo e florescendo quando o clima se aquecer na primavera. Continue lendo para aprender mais sobre como plantar bulbos de tulipa.
Passos
-
Prepare-se para plantar os bulbos no outono. Após o clima de verão ter perdido lugar para o outono e as noites ficarem mais frias, é hora de plantar seus bulbos e começar a sonhar novamente com a primavera. Você quer plantar os bulbos antes da primeira geada forte, que endurece o solo e dificulta muito a produção de buracos para o plantio. Os bulbos devem ser plantados quando o solo tiver uma temperatura acima de 15 graus C. [1] X Fonte de pesquisa
- Planeje plantar os bulbos dentro de uma semana após comprá-los. Eles não devem ficar acima do solo por tempo demais. [2] X Fonte de pesquisa
- Não plante os bulbos antes da hora, ou eles podem morrer assim que o clima esfriar e as geadas começarem. Elas devem permanecer dormentes no solo durante todo o inverno, brotando na primavera.
-
Escolha seus bulbos de tulipa. Você pode consegui-los em lojas de jardinagem, em lares de plantas ou através da internet. As tulipas são flores resistentes que crescerão na maioria dos climas. Dependendo da variedade comprada, cada bulbo produzirá de um a quatro caules e flores.
- Escolha bulbos que sejam firmes ao toque, possuidores de uma pele marrom-clara e de consistência de papel. A pele deve possuir uma consistência semelhante à da casca da cebola.
- Não plante um bulbo que seja macio ou enrugado, pois ele pode estar podre ou morto por dentro.
-
Decida onde plantar os bulbos. Muitas pessoas plantam tulipas perto de muros, passarelas ou prédios para dar cores a essas estruturas. Elas normalmente são plantadas em fileiras, visto que é fácil controlar a direção delas. Descubra onde você quer plantar suas tulipas e prepare-se para plantá-las. [3] X Fonte de pesquisa
- Tulipas crescem melhor em áreas ensolaradas ou de tons leves e não excessivamente úmidos.
- Tulipas surgem em muitas cores — portanto, é fácil plantá-las para formar desenhos e formatos interessantes. Você poderia alternar cores ou plantar uma cama inteira de tulipas multicoloridas, por exemplo. Crie um desenho que faça sentido para seu quintal.
Publicidade
-
Consulte o campo de plantio. Tulipas crescem na maioria dos solos, e não há muito a ser feito para prepará-lo para o plantio. Porém, se o solo de onde você vive é muito seco ou duro, é possível esperar para plantar as tulipas um dia após uma chuva. Remova quaisquer ervas-daninhas ou pedras e use um ancinho para amolecer e aerar o solo.
-
Cave os buracos para os bulbos. Separe os buracos de maneira que cada um fique a 10 a 14 centímetros de distância do outro, e cave-os de maneira que eles fiquem com 20 centímetros de profundidade a partir da base do bulbo. Portanto, se você possui um bulbo de 2,5 centímetros, precisará de um buraco de 22,8 centímetros. Quanto maior o bulbo, mais profundo deverá ser o buraco.
- Enquanto cava, livre-se de raízes, rochas e outros detritos que poderiam impedir o crescimento das tulipas.
- Você pode passar areia de gato, cascalho, folhas de azevinho ou galhos quebrados de árvore no buraco para impedir a invasão de roedores. [4] X Fonte de pesquisa
-
Plante os bulbos. Coloque-os em buracos deixando os lados pontudos para cima (caso contrário, as plantas começarão a florescer de cima para baixo). Devolva a terra aos buracos e junte-o com suas mãos, tomando cuidado para não inclinar os bulbos em qualquer outra direção.
- Bulbos de tulipa são naturalmente perenes, o que significa que eles podem voltar mais de uma vez. Na maioria dos climas, porém o solo não leva a mais do que um ano de crescimento e o bulbo só contém nutrientes suficientes para florescer uma vez. Se quiser que as tulipas voltem após o primeiro ano, coloque um pouco de alimento de plantas nos buracos antes de fechá-los.
-
Regue as tulipas suavemente. Após o plantio, dê um pouco de água às tulipas. Isso as ajuda a começarem o processo de crescimento. Não as ensope – bulbos apodrecerão e morrerão se ficarem molhados demais.
- Não regue os bulbos novamente caso o clima não esteja seco demais. A não ser que o solo esteja muito seco, não há necessidade de regar os bulbos. Bulbos recentemente plantados podem apodrecer se o solo ficar encharcado ou tomado pela água. Deve haver chuva o bastante durante o outono e o inverno para fornecer umidade às plantas.
-
Fique atento ao florescimento das tulipas na primavera. A partir de Setembro ou Outubro, os bulbos deverão ter se transformado em belas tulipas de primavera.Publicidade
Dicas
- Se precisar regar os bulbos, use um regador. O fluxo de água fica muito mais leve.
- Você pode colocar camisetas verdes de golfe perto dos bulbos para memorizar onde eles estão e evitar cortá-los com uma pá. As camisetas ficam meio camufladas, mas são fáceis de ver quando você está no ambiente.
- Use uma garrafa de spray no lugar da mangueira.
- Tulipas precisam de ambientes frios para se enraizarem. Isso significa que você deve deixar o plantio para o final de outono nas áreas mais geladas e para o início do inverno em regiões quentes. Se você vive em um clima ameno, pode ter de resfriar os bulbos antes de plantá-los — mantendo-os refrigerados por oito a 12 semanas antes do plantio.
Publicidade
Materiais Necessários
- Ancinho.
- Bulbos de tulipa.
Referências
Publicidade