PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As flores do hibisco são reconhecidas por seu formato de trompete e pétalas graciosas. Os botões podem ter até 30 cm de diâmetro e atrair borboletas e beija-flores para o jardim. Há cerca de 200 espécies de hibiscos, que variam em tamanho, cor e resistência. As flores podem ser brancas, vermelhas, cor de rosa, amarelas, azuis, roxas ou bicolores. O hibisco pode ser usado em espécimes, como adorno, ou para formar uma cerca, valorizando uma parede plana, uma tela ou cerca simples e até dando uma atmosfera tropical perto de uma piscina.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Preparando para plantar

PDF download Baixe em PDF
  1. A planta vem em uma variedade de cores e aparências; no entanto, mais importante do que escolher a aparência é encontrar uma que sobreviva no ambiente em questão. Há dois tipos gerais de hibisco: a tropical e a temperada. O hibisco tropical cresce em áreas de clima quente de temperaturas acima de 10 graus centígrados durante todo o ano. O hibisco temperado são híbridos e se desenvolveram para crescer em áreas frias cujas temperaturas podem ficar abaixo de zero no inverno.
    • O hibisco tropical dá mais flores, mas murcha depois de 1 ou 2 dias. É tipicamente de tons rosados, pêssego e roxo.
    • O hibisco temperado mantém suas flores por mais tempo, mas não as têm em grande quantidade e é mais folhoso. Geralmente é em tons de vermelho, branco e rosado. [1]
  2. Assim como as plantas que mais florescem, há três maneiras gerais de fazê-lo: desde a semente, transplantando ou a partir de um corte. Cultivar desde a semente pode ser divertido, pois é possível cruzar duas variedades da planta. Por outro lado, requererá mais trabalho e pode não dar certo. Caso esteja procurando por facilidade e resultados imediatos, encontre um hibisco já plantado e o transplante para seu jardim.
    • Plantar a partir de um corte é a opção que provavelmente menos terá sucesso, já que exige condições muito específicas para que funcione. Caso você não tenha experiência com jardinagem ou com o plantio de hibisco, evite plantá-lo a partir de cortes.
    • Talvez você não tenha muitas opções ao plantar a partir de uma planta pré-existente, já que o viveiro contém tipicamente poucas variedades de sementes ou transplantes de hibiscos. [2]
  3. Como amantes do calor, os hibiscos não devem ser plantados antes do fim do inverno. Espere até que as temperaturas estejam entre 15 e 21 graus centígrados antes de considerar plantá-lo. Caso a temperatura caia para 12 graus, a planta deixará de crescer. Caso a temperatura caia para 7 graus ou menos, a planta morrerá. Isso não vale para a variedade temperada, mais ainda é um lembrete importante para as necessidades de calor dessas plantas.
    • Ligue para a assistência de agricultura local para obter conselhos específicos sobre quando e onde plantar. [3]
  4. O hibisco é uma planta que gosta de sol, mas não lida bem com luz solar direta, podendo se queimar. Escolha um local onde ele possa pegar de 4 a 6 horas diárias de luz direta e luz indireta no restante do dia. Isso pode ser no lado oeste ou no lado sul do seu jardim. A planta pode ficar sob a sombra de árvores, caso necessário, mas precisará se espalhar, já que pode eventualmente tomar duas ou três vezes o espaço que tomaria originalmente.
    • Algumas plantas de hibisco viveram 40 anos, o que significa que você pode ter de lidar com um arbusto muito grande por bastante tempo. Certifique-se de encontrar uma localização permanente para a planta. [4]
    • Tente encontrar uma localização com boa drenagem. Solo encharcado pode afogar a planta. Por outro lado, evite um local com solo arenoso.
  5. O hibisco é exigente, então vale a pena investir tempo cuidando do solo antes de plantá-lo. Teste o pH: essa planta prefere um solo ácido e qualquer medida acima de 6,5 terá que ser ajustada. Além disso, o solo precisará ser suplementado com muitos nutrientes e fertilizantes. Faça misturas em um composto para jardim por várias semanas (ou meses, caso tenha tempo) antes de plantar. Também será bom adicionar fertilizante à mistura, que tem pouco fósforo e muito potássio.
    • Caso o pH do solo seja muito "base", adicione esfagno para balancear.
    • Fertilizantes comuns com pouco fósforo e muito potássio incluem uma mistura de 10-4-12 ou de 9-3-13.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Plantando o hibisco

PDF download Baixe em PDF
  1. Use uma pá ou uma colher de jardineiro para preparar os buracos para o plantio. Cada um deles (uma semente para cada) deve ser tão fundo quanto as raízes e duas ou até três vezes mais largos. O solo frouxo ao redor da planta permitirá uma drenagem melhor e não deve ser compactado. Plante cada um dos hibiscos a uma distância mínima de 60 cm a 90 cm um do outro.
  2. Posicione cada um cuidadosamente em seu buraco individual, tomando cuidado para não danificar a raiz. Reponha terra no buraco apenas até a altura da base do caule, pois mais do que isso pode matar a planta. Forneça irrigação pesada imediatamente depois do plantio para ajudar a evitar o choque do transplante.
  3. Tente mantê-lo úmido, mas não encharcado. Certifique-se de que o solo esteja sempre úmido, já que se ficar ressecado pode murchar e aquecer demais a planta. No inverno, quando a planta estiver dormente, regue apenas quando o solo estiver muito ressecado.
  4. Pode ser benéfico adicionar uma manta ao jardim, já que ela bloqueará ervas daninhas e reterá a umidade. Remova todas as ervas daninhas visíveis para que o hibisco não seja forçado a competir por espaço e nutrientes. O hibisco tropical tende a ter problemas com pestes ocasionais, mais do que as variedades temperadas. Caso você perceba um foco ou folhas murchas, tente usar inseticida orgânico para eliminar doenças ou insetos que possam estar atacando.
  5. Apesar de soar contra-intuitivo, isso ajuda a promover o crescimento e estimula o aparecimento de flores. Há vários métodos de poda, mas todos eles consistem no corte de ramos acima das juntas das folhas em um ângulo longe do centro do arbusto. Isso enviará um sinal à planta para que cresçam mais ramos nessa localização, para fora em direção divergente.
    • Caso qualquer parte do hibisco morra, faça uma poda corretiva e retire a parte morta. Isso não só removerá a parte morta como estimulará a regeneração.
    • Nunca corte mais que ⅔ de um único ramo por vez, já que isso pode danificar ainda mais a planta em vez de ajudar. [5]
  6. O hibisco produzirá flores por muitos meses, apesar de cada botão durar apenas alguns dias. Você pode deixar as flores no arbusto ou cortá-las para usar na cozinha ou em chás.
    Publicidade

Dicas

  • Você pode encontrar a área de tolerância para as plantas na internet.
  • Faça a poda dos hibiscos na primavera e estimule o crescimento de novas flores. Remova as flores mortas se necessário.
Publicidade

Avisos

  • Não plante hibiscos a não ser que deseje dar a eles o tratamento especial de que precisam. Pulgões, cochonilhas, moscas brancas, ácaros, lagartas e besouros japoneses podem ser um problema. As plantas podem ser suscetíveis à ferrugem, manchas fúngicas foliares, murcha de Verticillium, crestamento bacteriano e vírus.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 87 966 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade