PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Limoeiros são plantas lindas, que podem ser facilmente cultivadas desde a semente. Tal semente pode ser plantada diretamente no solo ou em um papel-toalha úmido, o qual deve ser abrigado em um saco plástico com fecho de ziplock. Neste artigo, você aprenderá a plantar sementes de limão usando ambos os métodos. Também daremos algumas dicas de como escolher as melhores sementes e de como cuidar das mudas.

Método 1
Método 1 de 3:

Plantando as sementes no solo

PDF download Baixe em PDF
  1. Despeje um pouco de terra num balde grande e acrescente água até que ela fique úmida. Misture o solo com a mão ou com uma espátula até deixar a umidade homogênea. Não deixe o solo encharcado, ou as sementes apodrecerão. Ademais, escolha um solo de boa drenagem — a semente do limão adora água, mas não de ficar imersa nela.
    • Se possível, providencie uma mistura de solo pasteurizada. A pasteurização elimina bactérias que podem matar as sementes. [1]
    • É desejável que o solo seja uma mistura de turfa, perlita, vermiculita e fertilizante orgânico. Essa combinação cria uma taxa adequada de drenagem e dá à muda os nutrientes de que ela precisa. [2]
  2. A largura do vaso deve ficar entre os 7,5 e os 10 cm, [3] e a profundidade, entre os 12,5 cm e os 15 cm. [4] Esse vaso pode abrigar uma semente. Algumas pessoas gostam de plantar várias sementes de uma vez só — se é isso o que você deseja fazer, escolha um vaso maior.
    • O vaso sempre deve ter furos para a drenagem — caso o modelo que você tem à disposição não possua os furos, faça-os com uma furadeira.
  3. Pare a cerca de 2,5 cm da borda. [5]
  4. Evite usar limões que não tenham sido organicamente cultivados, cujas sementes brotam raramente. Além do quê, não use sementes pequeninas (como um grão de arroz) ou que pareçam murchas (como uma uva passa). Tais sementes não germinarão ou serão incapazes de gerar uma muda saudável.
    • É preferível plantar de cinco a dez sementes de cada vez para o caso de algumas delas não germinarem ou de as mudas não sobreviverem até a fase adulta.
    • Lembre-se de que a semente do limoeiro não vai se tornar uma árvore igual à que a gerou. Em alguns casos, os frutos do seu novo limoeiro serão de menor qualidade. Alguns nem serão comestíveis. A árvore ainda pode ficar muito bonita, mas não necessariamente dará bons frutos.
  5. Outro modo de retirar a película é chupar a semente. Essa etapa é muito importante: o revestimento pegajoso contém açúcares que favorecem o apodrecimento da semente. [6]
    • Para acelerar o nascimento da muda, você pode deixar a semente num copo de água morna de um dia para o outro. [7]
  6. A ponta mais aguda da semente, de onde surgem as raízes, deve ficar virada para baixo e a parte mais arredondada, para cima. [8]
  7. Primeiramente, ponha sobre a boca do vaso uma folha de plástico transparente. Amarre-a em volta da parte externa do vaso com um elástico. Por fim, use um lápis, um palito de dente ou até mesmo um garfo para fazer alguns furos no plástico, que permitirão à planta respirar.
  8. Esse lugar pode até ser ensolarado, embora tal fator não seja importante neste estágio. Luz solar em demasia pode, na verdade, "cozinhar" as frágeis mudas. Um broto deverá surgir em até duas semanas. [9]
    • A temperatura ideal fica entre os 20 ºC e 28 ºC. [10]
  9. Conquanto o plástico prenda a umidade e faça com que ela reincida sobre o solo, isso pode não ser o suficiente em climas muito secos. Ao notar que o solo está muito seco, remova o plástico e regue a planta. Recoloque a cobertura assim que terminar.
  10. Mantenha o solo sempre úmido, mas nunca encharcado. Clique aqui para aprender a tomar conta da muda.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Germinando as sementes num saco plástico

PDF download Baixe em PDF
  1. Primeiramente, embeba o papel-toalha em água e esprema-o para remover o excesso. Ponha-o numa superfície plana e desfaça quaisquer rugas. [11]
    • O papel-toalha deve caber no saco com fecho. Sendo o papel muito grande, dobre-o ao meio ou em quatro partes.
  2. Sementes de limões cultivados não organicamente são, na maioria das vezes, incapazes de germinar. [12] Procure sementes grandes e rechonchudas. Deixe de lado as que parecerem murchas ou pequenas e esbranquiçadas, que, quando não são completamente incapazes de germinar, dão origem a mudas não saudáveis. [13]
    • Mesmo que você planeje cultivar apenas um limoeiro, plantar várias sementes é uma boa ideia: nem toda semente germina, e nem todo broto chega à fase adulta.
    • Cuidado para não deixar uma semente ficar por cima da outra. Elas devem ter algum espacinho entre elas para que as raízes tenham espaço para crescerem.
  3. As sementes devem estar sempre úmidas, e assim você terá tempo para trabalhar sem que elas fiquem ressecadas — se isso acontecer, elas não germinarão.
  4. Para fazê-lo, basta lavar ou chupar as sementes. A substância que as recobre é repleta de açúcares, que favorecem o surgimento de fungos e bactérias.
  5. Usando a unha ou um estilete, comece a descascar a semente pela extremidade pontuda, depois puxe o resto da casca. Assim, as sementes germinarão com mais facilidade.
  6. Depois de retirada a casca branca, você perceberá que a semente é recoberta por uma fina camada marrom. Use a unha para raspá-la.
  7. Ponha as sementes no papel-toalha úmido, deixando-as separadas por espaços iguais, a fim de que as raízes não fiquem emaranhadas.
  8. Uma vez que estejam colocadas no papel, elas devem permanecer sempre úmidas. Se você notar que elas estão começando a secar, cubra-as com um segundo papel-toalha úmido (mas lembre-se de removê-lo antes de progredir para o próximo passo).
  9. Feche-o. Não use a sacola de mercado comum — o fecho é necessário para manter a umidade e o calor. Ambos os fatores são importantes para a germinação das sementes.
  10. Deixe o saco plástico num lugar quente e escuro até a germinação, [14] o que deve levar aproximadamente duas semanas. Algumas mudas, contudo, podem demorar três semanas para surgir.
  11. [15] Se não quiser esperar tanto, o transplante pode ser realizado quando as raízes tiverem 1,3 cm. Faça um buraco raso num vaso com solo de boa drenagem; coloque ali a muda com as raízes viradas para baixo. Delicadamente, cubra a muda de terra.
  12. Lembre-se de regar a planta com frequência para manter a umidade do solo; não permita que ele fique nem ressecado nem encharcado demais. Clique aqui para aprender a tomar conta da muda.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Cuidando da muda

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando a muda tiver quatro folhas desenvolvidas, permita que a superfície do solo fique seca antes de regá-lo outra vez — mas não o espere ressecar completamente; ao enfiar o dedo abaixo da superfície, a terra tem de estar úmida. [16]
  2. Limoeiros precisam de pelo menos 8 horas diárias de luz solar. As mudas, por sua vez, precisam de 10 a 14 horas. [17] Você pode deixar uma lâmpada para cultivo de plantas próxima ao limoeiro para ter certeza de que ele vai estar exposto à luminosidade ideal. Tais lâmpadas podem ser adquiridas em lojas de jardinagem e estufas.
  3. Eventualmente, o vaso ficará pequeno para sua nova plantinha. Quando ela completar um ano de idade, transfira-a para um vaso com 15 cm de diâmetro e 25-40 cm de profundidade. [18] [19]
    • A melhor maneira de descobrir quando é o melhor momento para fazer o transplante é olhar sob o vaso: se as raízes estiverem aparecendo nos furos de drenagem, é hora de mudar para um vaso maior.
  4. Limoeiros gostam de solos ligeiramente ácidos, ou seja, de pH entre 5,7 e 6,5. Esse número pode ser estimado com um medidor de pH, disponível em qualquer loja de jardinagem ou estufa. Uma boa maneira de conferir acidez ao solo é regá-lo com chá preto ou café puro (sem leite ou açúcar) uma vez por mês. [20]
  5. Cave uma trincheira ao redor do limoeiro e preencha-a com adubo seco; outra opção é regar o solo com fertilizante solúvel em água. Eis alguns modos de fornecer à árvore a nutrição de que ela precisa:
    • Fertilize o limoeiro duas vezes por ano com algum produto orgânico, como adubo ou húmus de minhoca. [21]
    • Regue a planta a cada duas ou quatro semanas com fertilizante solúvel em água. O produto deve ser rico em potássio e magnésio. [22]
    • Se a árvore vai ser cultivada dentro de casa, compre um fertilizante para ambientes internos que contenha micronutrientes. [23]
    • Uma vez por mês, regue a planta com uma solução de 1 colher de sopa de sulfato de magnésio e 1,9 L de água. [24] Enquanto a árvore for pequena, não precisará de uma quantidade tão grande da solução — nesse caso, use apenas a quantidade necessária e guarde o que sobrar para o mês seguinte.
  6. Algumas variedades de limoeiro começam a produzir frutos dentro dos primeiros cinco anos de vida, outras chegam a demorar 15 anos.
    • Se você criar sua árvore dentro de casa, precisará polinizá-la manualmente até ela dar frutos. As abelhas fazem esse trabalho por você quando a árvore é plantada fora de casa, claro.
    Publicidade

Dicas

  • Segundo alguns criadores, limoeiros não se desenvolvem bem em vasos de terracota. [25] Evite esse material a todo custo ou revista o vaso por dentro para que ele não absorva a umidade tão necessária para o crescimento da planta.
  • Deixe o adubo sempre úmido, mas nunca encharcado.
  • Se for possível, deixe cinco sementes no mesmo vaso. Isso criará plantas maiores, mais frondosas e menos sujeitas a morrer por excesso de água. [26] Transfira as mudas para vasos separados quando elas estiverem maiores se quiser.
  • Use um vaso profundo, haja vista as longas raízes do limoeiro.
  • Talvez leve alguns meses até que a planta cresça, ganhe folhas e se torne visualmente interessante. Se você estiver pensando em dar o limoeiro de presente a alguém, planeje tudo com meses de antecedência. [27]
  • É possível que de uma única semente se originem diversas mudas. Sendo esse o seu caso, aguarde até que cada muda tenha quatro folhas. Então, tire-as do solo com delicadeza, separe-as e ponha cada uma em seu próprio vaso. [28]
Publicidade

Avisos

  • Nunca deixe o adubo molhado, pois isso apodreceria a semente.
  • A árvore originada pela semente não será idêntica à árvore que produziu fruto do qual a semente foi retirada. Às vezes, os frutos da árvore descendente são de qualidade inferior aos da ascendente. E há casos em que a descendente simplesmente não produz frutos. Nada disso faz do limoeiro uma árvore menos bonita. Conte com essa possibilidade durante o cultivo. [29]
Publicidade

Materiais Necessários

Para plantar no solo

  • Solo
  • Água
  • Balde
  • Vaso com 7,5~10 cm de largura
  • Sementes de limão
  • Plástico
  • Elástico
  • 1 xícara de chá de água morna (opcional)

Para germinar a semente no saco plástico

  • Cinco a dez sementes de limão cultivado organicamente
  • Um papel-toalha úmido
  • Um saco com fecho de ziplock

Referências

  1. Gardening Know How, Propagating Lemon Seeds (em inglês.)
  2. Growing Wild Ceeds, How to Grow a Lemon Tree from Seed (em inglês.)
  3. Dave's Garden, Citrus Seeds = Easy Houseplants! (em inglês.)
  4. Growing Wild Ceeds, How to Grow a Lemon Tree from Seed (em inglês.)
  5. Healthy Food House, How to Grow a Lemon Tree from Seed Easily in Your Own Home (em inglês.)
  6. Gardening Know How, Propagating Lemon Seeds (em inglês.)
  7. Weekend Gardener, How to Grow and Care for a Lemon Tree (em inglês.)
  8. Underwood Gardens, Seed Orientation Planting Improved Germination (em inglês.)
  9. Healthy Food House, How to Grow a Lemon Tree from Seed Easily in Your Own Home (em inglês.)
  1. Joybille Farm, Grow a Meyer Lemon Tree from Seed (em inglês.)
  2. Kitchen Butterfly, How to Grow Meyer Lemons from Seed (em inglês.)
  3. Healthy Food House, How to Grow a Lemon Tree from Seed Easily in Your Own Home (em inglês.)
  4. Dave's Garden, Citrus Seeds = Easy Houseplants! (em inglês.)
  5. Mike's Backyard Nursery, How to Grow a Citrus Tree from Seed (em inglês.)
  6. Kitchen Butterfly, How to Grow Meyer Lemons from Seed (em inglês.)
  7. Joybille Farm, Grow a Meyer Lemon Tree from Seed (em inglês.)
  8. Growing Wild Ceeds, How to Grow a Lemon Tree from Seed (em inglês.)
  9. Joybille Farm, Grow a Meyer Lemon Tree from Seed (em inglês.)
  10. Growing Wild Ceeds, How to Grow a Lemon Tree from Seed (em inglês.)
  11. Joybille Farm, Grow a Meyer Lemon Tree from Seed (em inglês.)
  12. Growing Wild Ceeds, How to Grow a Lemon Tree from Seed (em inglês.)
  13. Gardening Know How, Propagating Lemon Seeds (em inglês.)
  14. Dave's Garden, Citrus Seeds = Easy Houseplants! (em inglês.)
  15. Joybille Farm, Grow a Meyer Lemon Tree from Seed (em inglês.)
  16. Homestead Chronicles, Start Your Own Lemon Trees from Seeds (em inglês.)
  17. Dave's Garden, Citrus Seeds = Easy Houseplants!
  18. Dave's Garden, Citrus Seeds = Easy Houseplants! (em inglês.)
  19. Joybille Farm, Grow a Meyer Lemon Tree from Seed (em inglês.)
  20. Gardening Know How, Propagating Lemon Seeds (em inglês.)
  21. Huws Nursery, How to Grow a Lemon Tree from Seed (em inglês.)

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 320 697 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade