Baixe em PDF Baixe em PDF

A pitaia é uma fruta deliciosa que muitas pessoas reconhecem pela aparência semelhante à de chamas de uma fogueira. Ela nasce de um cacto, o Hylocereus, que você pode ter em casa com os devidos cuidados.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Escolhendo a melhor forma de cultivo

Baixe em PDF
  1. A melhor opção depende do tempo que você tem para dispor. Com o cultivo de pitaia a partir de sementes, pode levar dois anos ou mais para a planta começar a produzir frutos. [1] Já com o cultivo de mudas por estaquia, o tempo de espera pode ser bem menor (dependendo do tamanho da muda).
    • O cultivo com sementes não é difícil, só para você saber. Só é um processo mais lento.
    • Alguns produtores profissionais vendem a planta pronta para ser transplantada para o seu jardim. Basta tomar cuidado ao retirá-la do vaso para não danificar a muda.
  2. Acredite se quiser, mas a pitaia não tem frescura com vasos. Caso essa seja a sua escolha, use um que tenha de 40 cm a 60 cm de diâmetro e pelo menos 25 cm de profundidade, além de usar uma estaca de madeira como apoio. No entanto, a planta vai crescer e uma hora será preciso transplantá-la para um vaso ainda maior, então fique preparado.
    • Se a pitaia for ficar no quintal (em um vaso ou não), escolha um lugar parcialmente ensolarado. A raiz pode ficar na sombra, mas as extremidades da planta precisam de sol para florescer. [2]
    • A pitaia pode suportar bem o quintal se você morar em uma região de clima quente. Geralmente, a planta consegue lidar com uma geada muito leve, mas só isso. Se o inverno for rigoroso na sua área, leve-a para dentro.
  3. Não se esqueça da natureza dessa planta. Ela é um cacto, então a última coisa que você deve usar é um solo úmido e encharcado. Essa espécie não precisa de muitos nutrientes para crescer. Plante o cacto em um local do jardim onde a água não fique empoçada e, se chover muito na sua região, prefira um canteiro elevado ou uma pequena colina para que a água escorra adequadamente. [3]
    • No caso de vasos, escolha um grande que tenha furos para drenagem no fundo. Na ausência de solo apropriado para cactos, você pode fazer o seu próprio substrato com uma mistura de areia, terra vegetal e composto orgânico. Encha o vaso até faltar apenas uns 5 cm para chegar na borda.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Plantando e cuidando do pé de pitaia

Baixe em PDF
  1. Caso arrume uma estaca, é melhor deixá-la secar em um local fresco e com sombra por cerca de uma semana. Assim, o corte cicatriza evitando infestações quando a estaca for plantada.
  2. As folhas da planta precisam ficar expostas ao sol intenso para melhores resultados. Garanta que a planta receba luz solar suficiente para crescer. [4]
  3. Ao usar estacas ou mudas obtidas de um produtor, retire-as cuidadosamente do vaso e replante-as perto da superfície do solo. No caso de sementes, espalhe algumas dentro de cada vaso e cubra-as levemente com terra.
    • É preciso esperar para ver quais sementes pegam. Em algumas semanas, aparecem os brotos e é necessário separá-los. Caso contrário, os pés de pitaia não atingem a plenitude.
    • Misture uma quantia pequena de fertilizante de liberação lenta nas camadas inferiores da terra antes de fazer o plantio, o que pode ajudar o pé a crescer mais rápido. [5]
  4. Pode ser que a muda leve até quatro meses para desenvolver um sistema radicular forte. [6] Entretanto, saiba que o uso excessivo de fertilizante pode matar a planta rapidamente. Para melhores resultados, coloque uma quantia pequena de fertilizante de liberação lenta com pouco nitrogênio e próprio para cactos somente uma vez a cada dois meses. Você pode sentir vontade de colocar mais para ver a planta crescer de uma vez, mas não adianta. [7]
  5. Ou seja, forneça apenas um pouco de água quando o solo estiver praticamente seco. Se a planta já estiver maior do que a estaca usada como apoio, aproveite-a para deixá-la úmida. Um gotejador também seria útil nessa condição.
    • O excesso de regas é o motivo mais comum da morte da planta. Não caia em tentação, pois ela não precisa de muita água. No caso do cultivo em um vaso, não se esqueça de verificar como é a drenagem dele e, se não houver furos no fundo, a rega é ainda menos necessária. Caso contrário, a água fica acumulada no fundo do vaso, apodrecendo a raiz e matando a pitaia.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Colhendo a fruta

Baixe em PDF
  1. A planta pode levar dois anos para começar a dar frutos e estar plenamente desenvolvida, mas alguns exemplares podem ter um estirão, crescendo até 30 cm em uma semana. No começo do desenvolvimento, é uma boa colocar uma estaca de madeira para oferecer um suporte à planta, o que pode ajudá-la a alcançar o potencial máximo de crescimento sem quebrar ou vergar por conta do próprio peso.
    • Quando as sementes começarem a germinar e crescer mais, separe cada pé no seu próprio vaso. Eles precisam de espaço para se desenvolver e florescer.
    • Você pode notar um broto de flor em algumas semanas, mas ela só deve florescer por uma noite (sim, a pitaia é noturna), portanto é provável que você perca o ápice do esplendor. Muitas plantas fazem a autopolinização (se não for o caso, você pode experimentar a polinização manual, escovando o pólen natural dos pistilos para dentro da flor). [8] Quando uma fruta começa a se desenvolver, é possível perceber a flor murchando e a base começando a inchar. [9]
  2. O pé de pitaia pode ficar bem grande, sendo que certas variedades chegam até mesmo a alcançar 6 m de altura. [10] Quando a árvore começar a ficar grande demais, inicie a poda, cortando alguns galhos. Uma planta menos pesada fica até mais forte, concentrando os nutrientes e incentivando a floração.
    • Você não precisa necessariamente jogar os galhos fora! É possível começar o cultivo de novas plantas a partir deles (que devem criar raízes sem grandes esforços) ou oferecê-los de presente.
  3. A planta geralmente produz frutos maduros no final do verão ou no outono, mas pode frutificar a qualquer momento do ano se receber água e calor suficiente. Dá para saber se a pitaia está madura quando a casca ficar vermelha ou amarela, dependendo da variedade. A fruta também deve estar um pouco macia quando apertada, mas não muito mole. [11]
  4. Após anos de espera por esse momento, desfrute-o. Você pode cortar a pitaia em quatro partes e tirar a casca ou pode simplesmente comê-la com uma colher. Ela é doce e tem uma textura que lembra o kiwi, só que um pouco mais crocante.
    • Quando a planta estiver no auge da produção, é possível ter de quatro a seis ciclos de frutos no ano. Essa potência toda acontece em algum momento, basta ter um pouco de paciência e esperar. Dessa forma, não pense que o primeiro fruto será o último. Você teve que aguardar com calma e agora a abundância é a recompensa. [12]
    Publicidade

Dicas

  • Um jeito simples e rápido de cultivar pitaia é quebrando ou cortando um pedaço de uma planta maior. Os galhos isolados não morrem; na verdade, eles desenvolvem raízes em busca de um novo solo.
Publicidade

Avisos

  • A planta pode suportar temperaturas acima de 40 °C e períodos curtos de geada e frio intenso, mas ela não sobrevive em temperaturas muito frias por um longo período de tempo.
  • O excesso de rega ou de chuvas pode fazer com que a flores da planta caiam e os frutos apodreçam.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 166 546 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade