Baixe em PDF Baixe em PDF

A mangueira é uma árvore fácil de se cultivar desde a semente e que exige cuidados bem simples. O tamanho e o sabor da fruta dependem da variedade escolhida, então prove cada uma de antemão, se puder. A mangueira atinge entre 9 m e 20 m de altura, dependendo do clima, e pode durar séculos. Se você quer manter a planta num vaso, pode cuidar dela até ela se tornar grande demais para o vaso e depois recomeçar o cultivo a partir de uma nova semente.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Germinando a semente

Baixe em PDF
  1. Nativa das regiões tropicais da Ásia e da Oceania, onde o clima é quente e úmido, a manga prospera em zonas de rusticidade cuja temperatura mínima seja -4 ºC ou maior. O cultivo em regiões mais frias, embora possível, tem de ser feito num vaso, o qual se deve trazer para uma área fechada em épocas de frio intenso. [1]
    • A mangueira Cogshall costuma ser a preferência de quem faz o cultivo em ambientes internos, pois pode ser permanentemente mantida abaixo dos 2,4 m de altura com podas regulares, [2] e existem cultivares ainda menores para pessoas que dispõem de pouco espaço.
  2. Um jeito certeiro de saber se o cultivar é adequado ao seu clima é encontrar uma árvore das proximidades que já tenha vingado e produza frutos. Basta, então, tirar uma semente dela. Quem vive numa região quente e de invernos brandos não terá dificuldade para encontrar uma mangueira.
    • Se não encontrar a árvore, encomende ou compre as sementes, mas lembre-se de escolher uma variedade adequada ao seu clima.
    • É possível tentar o plantio da semente de uma manga comprada no mercado. No entanto, será mais difícil saber se a árvore resistirá ao clima da sua região, sobretudo se o fruto foi importado de outro estado ou país. Ainda assim, não custa tentar!
  3. Corte a polpa da manga até chegar ao folhelho. Corte o folhelho cuidadosamente para revelar a semente, que, se estiver saudável, terá um aspecto fresco e corado. Caso tenha sido exposta a baixas temperaturas, ela terá uma aparência murcha e acinzentada, o que é um sinal de que está estragada. [3]
    • Corte as laterais da manga o mais perto possível da semente. Apoie na palma da mão a porção recém-cortada, com a polpa virada para cima. Com cuidado, faça nela cortes horizontais e verticais, com cerca de 2 cm de distância entre si. Então, basta revirar a casca para expor os deliciosos cubinhos de polpa de manga, que você pode comer tal como se encontram ou arrancar com uma colher.
    • Pode ser interessante usar luvas ao manejar a semente, que produz uma seiva irritante para a pele.
  4. Você pode desidratá-la ou deixá-la de molho, conforme se explicará abaixo. Este último método reduz o tempo de germinação de uma para duas semanas, embora aumente os riscos de contaminação por bolor.
    Publicidade

Desidratando a semente

  1. Deixe-a num lugar ensolarado e arejado por cerca de três semanas. Passado esse tempo, tente abrir o folhelho e revelar a semente, mas sem danificá-la. Depois de extraí-la, deixe-a secar por outra semana.
  2. Cave nele um buraco de aproximadamente 20 cm de profundidade, no qual você deverá acomodar a semente com a radícula voltada para baixo.
  3. Faça regas diárias ou a cada dois dias, dependendo do solo. Depois de quatro a seis semanas, despontará uma muda de mangueira com 10 a 20 cm de altura e cuja cor, dependendo da variedade, pode ser de um roxo profundo, quase negro, ou de um verde vivo e vibrante.
  4. Muita gente prefere cultivar a mangueira em um ambiente fechado por um ou dois anos e só depois replantá-la ao ar livre.
    Publicidade

Deixando a semente de molho

Essa alternativa à desidratação abrevia a germinação em uma ou duas semanas. Mas, como apresenta um maior risco de emboloramento, não é indicada para quem tem apenas uma semente.

  1. Escarificar nada mais é que desgastar o exterior da semente, facilitando assim a germinação. Com cuidado, faça no tegumento da semente um pequeno entalhe ou um pequeno desgaste com lixa ou lã de aço.
  2. Coloque-a em um pequeno vidro com água, o qual deve ser deixado num lugar moderadamente quente, como uma prateleira ou uma bancada. Deixe-a de molho por 24 horas.
  3. Abrigue a semente embrulhada num saco plástico com uma quina cortada. Mantenha a umidade do papel-toalha e espere a semente brotar, o que deve levar uma ou duas semanas. Deixar o saco plástico num lugar quente e úmido vai acelerar a germinação. [4]
  4. Inicie o cultivo da muda num vaso grande o bastante para acomodar a semente. Preencha-o com uma mistura de terra e adubo. É possível fazer o plantio diretamente no solo, mas começar o cultivo no vaso propicia um controle maior sobre a temperatura, que é um fator importante enquanto a muda ainda está tão frágil. [5]
  5. Ponha o vaso num local parcialmente ensolarado, o que aumenta a resistência da planta à luz solar antes que ela seja transferida para o lugar definitivo e totalmente ensolarado.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Plantando a muda

Baixe em PDF
  1. Escolha um lugar onde uma grande árvore possa crescer livremente — a mangueira pode chegar aos 20 m de altura!
    • Escolha uma área com bom escoamento para ser o lar definitivo da planta. Além do quê, pense no futuro: tem de ser um ponto onde a mangueira não possa danificar construções, sistemas de encanamento ou a rede de energia.
    • Transfira a muda só depois de ela criar um sistema de raízes bom e saudável. A espessura da base do tronco deve estar em torno dos 5 cm, tamanho que muitas árvores levam dois anos para atingir.
  2. Esse tipo de cultivo é ideal para quem vive em zonas de inverno rigoroso, pois permite que a planta seja abrigada num ambiente fechado em épocas de frio intenso. À medida que o espécime crescer, será necessário mantê-lo pequeno por meio da poda ou transferi-lo para um vaso maior.
  3. Faça uma cova que tenha pelo menos três vezes o tamanho do torrão de raízes. Preencha-a com um terço de terra para jardinagem de boa qualidade, um terço de areia para jardinagem (e não argila) e complete com o solo que você removeu da cova. Ponha a muda na cova, ajeite a terra em torno dela e regue-a bem.
    • Tome cuidado para não ferir a muda durante o transplante.
    • Evite manusear a base do tronco para não criar um anel de Malpighi por acidente.
  4. Muitas mangueiras levam de cinco a oito anos para começar a dar frutos. [6] Ou seja, demoram a chegar à maturidade, mas a espera vai valer a pena!
    • Não a fertilize em excesso. Isso levaria a planta a direcionar mais energia às folhas do que aos frutos.
    Publicidade

Dicas

  • Você pode comprar sementes de manga de uma empresa de sementes.
  • A muda levará de cinco a oito anos para produzir frutos. [7]
  • Não irrigue a planta em excesso.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 204 710 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade