PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Embora podar uma framboeseira possa parecer difícil, a poda ajuda a estimular novos brotos, promove uma colheita maior e remove ramos doentes ou mortos da planta. Antes de podar, é importante aprender a diferença entre caules distintos da framboeseira, o momento ideal da poda e os fundamentos da poda associados à framboeseira. Ao adquirir esses conhecimentos, você obtém uma colheita plena no verão e, quem sabe, também no outono.

Método 1
Método 1 de 4:

Entendo os fundamentos da poda

PDF download Baixe em PDF
  1. A framboeseira tem duas variedades diferentes: frutífera no outono (primocane) e frutífera no verão (floricane). Os termos “primocane” e “floricane” se referem aos dois tipos de caules que o arbusto de framboesa produz. A diferença entre os dois tipos está em que os caules primocane demoram dois anos até produzir frutos enquanto os caules floricane produzem frutos todo ano. Além disso, os caules primocane dão frutos no outono e podem produzir uma segunda colheita no início do verão, enquanto os caules floricane só dão frutos no verão. [1]
    • Devido aos padrões distintos de crescimento, diferentes caules requerem podas distintas.
    • As framboeseiras que dão frutos no outono são as dos tipos primocane e floricane, enquanto as framboeseiras que dão frutos no verão são apenas as do tipo floricane.
  2. Às vezes chamadas de framboeseiras perenes, as framboeseiras de outono requerem muito mais poda do que as framboeseiras de verão. As framboeseiras de outono apresentam três tipos de caules: primocane, floricane e não frutífero.
    • Os caules primocane são altos e grossos e não possuem ramos, mas pequenos botões presos diretamente ao caule.
    • Os caules floricane são altos e grossos e possuem ramos laterais menores presos a eles.
    • Os caules não frutíferos são pequenos e delgados e costumam ter metade do tamanho e da largura de caules primocane e floricane. Como o nome sugere, os caules não frutíferos não produzem frutos e servem a fins não produtivos.
    • As framboeseiras de outono geralmente são variedades vermelhas e amarelas, embora também possam ser roxas ou pretas.
    • As framboeseiras de outono podem não produzir duas vezes ao ano, especialmente se forem plantas mais velhas que nunca foram podadas.
  3. Embora tecnicamente as framboeseiras de outono e de verão frutifiquem no verão, as framboeseiras de verão só frutificam no verão. É relativamente fácil distingui-las das plantas de outono, porque as plantas de verão só dão um tipo de caule: floricane. Os caules floricane podem ser identificados por serem longos e grossos com ramos laterais. Os caules floricane também podem possuir restos de frutos do ano anterior presos às pontas que frutificam. Como só têm um tipo de caule, as framboeseiras de verão são bem mais fáceis de podar do que as de outono. [2]
    • As framboesas de verão incluem variedades vermelhas bem como a maioria das variedades roxas e pretas de framboesas.
    • Quando cortados, os caules floricane são marrons e mortos no interior. Eles tendem a ser acinzentados/marrom-claros.
  4. As framboeseiras das variedades de verão e outono devem ser podadas no inverno. Isso ocorre porque os caules ficam latentes durante esse período, por isso a poda estimula o crescimento, em vez de danificar o padrão de crescimento atual. As framboeseiras podem ser podadas em qualquer momento entre novembro e março. Alguns horticultores preferem podar por volta de fevereiro ou março, porque o sistema de raízes teve tempo para armazenar mais carboidratos, o que leva a uma colheita melhor.
  5. Para podar, você precisa de uma boa tesoura ou um bom alicate de poda, luvas de jardinagem e óculos de segurança. As framboeseiras tendem a ser espinhosas ou, ao menos, a ter ramos pontudos, o que torna a segurança uma prioridade durante a poda.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Podando framboeseiras de outono

PDF download Baixe em PDF
  1. O jeito mais fácil de podar framboeseiras é cortando-as no nível do solo na primavera. Em vez de colher framboesas no verão, você focará na colheita do inverno, que produz frutos muito melhores.
  2. 2
    Diminua os primocantes para fazer duas colheitas. Caso queira colher framboesas no verão e no inverno, não corte todos os galhos da framboeseira. Em vez disso, remova até sobrarem apenas quatro ou cinco primocanes em cada framboeseira. As framboeseiras precisam de muito espaço para crescer: o excesso de galhos prejudicará o crescimento e a qualidade dos frutos. Corte os galhos a mais no nível do solo e descarte-os. [3]
  3. 3
    Pode os caules floricanes após a colheita de verão. Os floricanes devem ser cortados a cada dois anos após produzirem frutos. Do segundo ano em diante, eles não criarão mais framboesas. Use suas tesouras para cortá-los no nível do solo. Remova-os no verão após colher as framboesas e antes da colheita de outono. [4]
  4. Os caules não frutíferos são pequenos e finos e ocupam espaço. Como eles não dão frutos e ocupam espaço valioso, devem ser removidos. Use uma tesoura para cortá-los na altura do solo, decepando os caules inteiros acima do solo. Não os arranque do solo, porque assim você arranca o sistema de raízes dos caules primocane saudáveis, matando a framboeseira.
  5. Os caules primocane são os caules frutíferos da framboeseira e devem ser mantidos se você quiser uma colheita. No entanto, se houver caules primocane mortos ou doentes, corte-os. Os caules primocane doentes ou mortos têm cor cinza ou preta e, quando cortados ao meio, não apresentam madeira verde no centro. Eles parecem secos, finos e frágeis.
    • Não deixe galhos mortos em seu arbusto. Eles podem criar doenças que contaminarão a planta inteira.
  6. Embora não seja necessário podar as pontas dos caules primocane, essa iniciativa pode facilitar a colheita posteriormente se os caules forem altos. Use uma tesoura para cortar as pontas dos caules, mais não remova mais de 25% de qualquer caule primocane. Isso pode reduzir significativamente a colheita.
    • Essa prática de cortar as pontas também é conhecida como “restrição”.
    Publicidade


Método 3
Método 3 de 4:

Podando framboeseiras de verão

PDF download Baixe em PDF
  1. Podar framboeseiras de verão é incrivelmente fácil e muito direto: pode todo ano e todos os caules. Isso porque as framboeseiras de verão só produzem caules floricane, que dão frutos em uma única temporada antes de morrer. Ao cortar os caules, você remove os ramos mortos e dá espaço para novos ramos saudáveis se desenvolverem.
    • Como as framboeseiras de outono produzem caules primocane e floricane, elas dão um pouco mais de trabalho.
    • Não remova primocanes enquanto a planta não tiver três anos de idade. Podar demais os primocanes pode prejudicar a criação de framboesas. [5]
  2. Os caules floricane morrem após uma única colheita, portanto mantê-los não ajuda em nada. Use uma tesoura para cortá-los no nível do solo e descarte os ramos quando terminar.
    • Aproveite para remover caules não frutíferos.
  3. Quando a framboeseira começa a produzir caules novamente, pode ser necessário reduzir o número deles para ter uma colheita maior. Excesso de caules restringe o crescimento, limitando o número total e o tamanho dos frutos produzidos. Remova os caules de forma que cada um deles esteja a 22 cm do outro, mantendo apenas os caules maiores e mais saudáveis no processo.
    • Ao podar no final da primavera, deixe de quatro a cinco primocanes por arbusto. Deixe-os se transformarem em floricanes no ano seguinte.
    • Algumas pessoas podam a primeira leva de primocanes inteira na primavera. Depois, permite-se que os primocanes cresçam e produzam frutos a partir do segundo ano. Esse método deve ser evitado a cada três ou quatro anos e não é recomendado para framboesas negras. [6]
  4. Restringir caules é o processo de cortar uma pequena ponta deles para estimular mais crescimento. Como as framboeseiras crescem do solo todo ano, não é provável que elas precisem ser restringidas ou podadas – elas não têm tempo de crescer muito. No entanto, caso se tornem muito altas, corte de 7,6 cm a 10,2 cm das pontas dos caules.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Enrolando as plantas em suportes

PDF download Baixe em PDF
  1. As framboeseiras precisam de muita luz solar para produzirem uma boa colheita; para isso, você pode enrolá-las em um suporte após a poda. Use um suporte em forma de “T” com dois arames paralelos para uma única fileira de framboeseiras. Um suporte em forma de “T” é feito colocando-se duas estacas em forma de “T” paralelas. Um pedaço de arame é estendido de uma estaca a outra dos dois lados. Esse arranjo cria uma fileira até o centro das framboeseiras a serem plantadas.
    • Cada fileira não deve ter mais de 60 cm de largura.
  2. Uma fileira de framboeseiras cresce entre dois arames de suportes paralelos. Cada caule de uma planta deve ser amarrado ao arame, com 10,2 cm a 15,2 cm de espaço entre os caules. Como resultado, alterne os lados dos arames – um caule no arame esquerdo e o outro no arame direito, ao longo do suporte. Essa disposição forma um “V” com todos os caules, quando visto de uma ponta do suporte. Assim a luz solar atinge a haste inteira do caule, aumentando a produção de fruto.
  3. Incline cada caule de forma que ele toque o arame do suporte de um lado. Use um pequeno barbante ou outro instrumento para prender o caule ao arame. Não prenda com muita força – somente o bastante para que o vento não o desloque e para que o centro do caule fique completamente exposto ao sol. [7]
    Publicidade


Dicas

  • Podar todas as plantas ao mesmo tempo poupa tempo, mas produz somente uma colheita de frutos por ano no final do verão ou início do outono. Se quiser ter framboesas durante todo o verão, monitore as plantas de primeira e de segunda temporada quando podar as framboeseiras.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Tesoura ou alicate de poda

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 47 148 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade