Baixe em PDF
Baixe em PDF
Ameixeiras precisam ser podadas um vez por ano para manter uma forma saudável e produzir frutas em abundância. Respeitar o período certo de poda é importante, pois podar na época errada expõe a árvore a doenças. Comece pelo Passo 1 e aprenda como podar a sua ameixeira e incentivar que ela cresça forte e bonita.
Passos
-
Pode enquanto a árvore está dormente. Isso significa fazer a poda ao fim do inverno, quando a árvore está com poucas folhas e não está produzindo novos brotos. Podar enquanto a árvore está dormente estimula um crescimento mais abundante quando a primavera chegar, e há menos risco de danificar a planta do que podar no verão.
- Faça a poda bem ao fim do inverno, mas antes de começar a brotar, já que uma geada ou temperaturas muito baixas depois da poda podem prejudicar a árvore. [1] X Fonte de pesquisa
- A poda no verão pode ser usada para desacelerar o crescimento de uma árvore que está ficando grande demais.
-
Corte a árvore do tamanho desejado depois de plantá-la. É importante podar a árvore jovem já na primeira estação dormente para encorajar um bom crescimento e uma forma adequada. Depois de plantar a árvore, corte-a assim que possível a uma altura de aproximadamente 75cm. [2] X Fonte de pesquisa Faça o corte logo acima de um broto.
- No lugar de cada corte haverá novos brotos.
- Use tesouras de poda para fazer cortes mais precisos. Cortes irregulares nos galhos deixam a planta mais vulnerável a pestes e doenças.
- Depois desta primeira poda, o ideal é pintar os cortes com látex branco ou outro produto adequado para protegê-la do sol e do ataque de bichinhos.
-
Crie a copa da árvore. Escolha quatro ramos principais bem espaçados entre si ao redor do tronco que formarão a copa da árvore. Estes galhos formarão a estrutura principal da planta, definindo um formato equilibrado. Corte cada um dos quatro galhos, deixando 1 ou 2 brotos em cada um. Faça os cortes logo acima das gemas. Pode os galhos laterais que sobraram rente ao tronco.
- Pelos dois primeiros anos de vida da árvore, pode somente durante o período de dormência e mantenha a copa com no máximo 25cm de altura.
-
Crie bifurcações dos ramos no terceiro ano. No terceiro ano, a árvore terá gerado ramos laterais secundários fortes. Pode de forma a criar mais ramificações em forma de taças igualmente espaçadas ao redor da árvore. Aquelas mais altas devem ser podadas deixando somente uma gema, enquanto as mais próximas à base da planta devem ser deixadas com 2 brotos. A ameixeira precisa desenvolver uma forma de vaso ou árvore de natal, consentindo a passagem de luz e estimulando um crescimento saudável. [3] X Fonte de pesquisa
-
Continue podando o tronco. Corte o tronco de 30 a 60cm a cada ano para controlar a altura da árvore e incentivar um crescimento mais denso perto da base.
-
Siga com o mesmo padrão de poda até que a árvore atinja a altura desejada. Pelos primeiros 3-5 anos de vida da árvore, continue gerando novas ramificações em forma de taça e cortando o tronco durante o período de dormência. Quando estiver satisfeito com a altura da árvore, prossiga com as técnicas de poda para árvores mais maduras.Publicidade
-
Pode galhos mortos ou doentes. Galhos apodrecidos ou com doenças devem ser podados todo ano para impedir que a árvore desperdice energia com eles. Use uma serra ou um tesourão de poda para cortar os galhos próximos ao tronco. É importante fazer cortes precisos (não deixar as pontas “moídas”) para evitar que a árvore fique sujeita a doenças.
- Galhos mortos ou doentes podem ser removidos durante o ano todo, já que tirá-los não afetará o crescimento da árvore.
-
Pode ramos que não dão frutas. Se notar um ou dois galhos que aparentemente não produzem frutas, pode ser melhor cortá-los. Faça o corte rente ao tronco, em vez de cortar até próximo a um broto, pois um novo ramo no mesmo lugar provavelmente produzirá os mesmos resultados.
-
Corte os brotos secundários. Brotos secundários são ramos que crescem desordenadamente da base da árvore a partir de suas raízes. Pode-os bem rente ao solo usando tesouras de poda, para que a árvore possa direcionar a energia somente para o tronco principal. [4] X Fonte de pesquisa
-
Pode ramos mal posicionados que estejam interferindo com outros galhos. A cada nova estação, a árvore produzirá novos ramos que se entrelaçam com aqueles já existentes. É importante podar a árvore atentamente para que estes galhos não permaneçam, pois do contrário acabam por amontoar-se e impedir a passagem de luz solar. Eles também dificultam a passagem de ar e podem deixar a planta vulnerável a doenças e bichos.
-
Pode no verão para desestimular o crescimento. Se a sua ameixeira está ficando grande demais para o jardim, você pode fazer uma poda no verão para desacelerar o crescimento. Enquanto a poda durante o período de dormência estimula o crescimento vibrante na primavera seguinte, podar no verão reduz a energia da planta e limita o seu crescimento.
- Se podar no verão, cuidado para não cortar demais. Podar durante o verão deixa a planta mais vulnerável às baixas temperaturas no inverno.
- Tenha em mente que a poda de verão pode provocar um dispêndio maior de energia para o crescimento de folhas em detrimento da produção de frutas.
Publicidade
Dicas
- Se a poda for feita em períodos de maior umidade, a ameixeira ficará mais suscetível a doenças.
- Se quiser que a sua ameixeira cresça em formato de leque, apoiada a um suporte ou parede, crie a forma desejada enquanto corta. Pode brotos novos laterais deixando 6 folhas. [5] X Fonte Confiável Royal Horticultural Society Ir à fonte
- Proteja os galhos do ataque de doenças passando uma pasta própria para isso sobre os cortes.
- O melhor período para podar ameixeiras é no comecinho da primavera ou do verão em um dia seco. Nunca pode em pleno inverno, para evitar doenças. [6] X Fonte Confiável Royal Horticultural Society Ir à fonte
Publicidade
Avisos
- Evite podar em pleno verão ou corre o risco que a ameixeira canalize toda a sua energia para gerar uma folhagem muito viçosa em vez de produzir frutas.
- Descarte imediatamente os ramos cortados para evitar a transmissão de eventuais doenças.
Publicidade
Materiais Necessários
- Material de poda
- Luvas de jardinagem
- Sistema de descarte para os ramos cortados
Referências
- ↑ http://www.ces.ncsu.edu/depts/hort/hil/ag29.html
- ↑ http://cesonoma.ucdavis.edu/files/27164.pdf
- ↑ http://homeguides.sfgate.com/prune-plum-tree-52285.html
- ↑ http://cesonoma.ucdavis.edu/files/27164.pdf
- ↑ Royal Horticultural Society, Plum Pruning
- ↑ Royal Horticultural Society, Plum Pruning
Publicidade