Baixe em PDF
Baixe em PDF
Rosas, vermelhas e brancas, azaleas enfeitam gramados em todas as primaveras. Estes arbustos floridos são resistentes e fáceis de cuidar, pois sobrevivem em vários lugares e condições. Aprenda a podar azaleias para que elas continuem florescendo ano após ano.
Passos
-
Conheça sua azaleia. Elas existem em duas classes principais: nativas e asiáticas. As nativas crescem como videiras, e não precisam de poda. Se você tem uma asiática, ela pode ser de uma das duas principais variedades perenes:
- Kurume são geralmente vermelhas e não crescem muito - não passam de 1,2m. Algumas podas de manutenção podem fazer bem, mas pode ser que elas não precisem muito de poda.
- As misturas indianas crescem bastante e rápido, e provavelmente vão precisar de poda - especialmente se você plantou perto da sua casa.
- Escolher uma azaleia Kurume em vez da indiana pode ser uma melhor opção, se você não quiser se preocupar muito com cuidados.
-
Desinfete suas ferramentas. Limpe as tesouras para não espalhar doenças entre as plantas. Você pode usar um desinfetante caseiro, água sanitária ou álcool 70%. Deixe a ferramenta secar antes de utilizá-la.
-
Retire caules mortos na primavera. Apesar de ambas os tipos de azaleia perene sobreviverem ao inverno, é provável que você veja alguns caules e galhos mortos ou doentes quando a primavera chegar. Use uma podadeira, (ou tesoura de poda, para galhos mais grossos) para remover caules mortos ou danificados, onde eles se conectam com a parte saudável.
- Faça os menores cortes que puder, para que a parte saudável não fique com um corte grande depois. Isso é uma porta de entrada para fungos e doenças.
-
Apare o arbusto cuidadosamente depois que as flores sumirem. Depois que a primavera se vai, e as belas flores morrem, é hora de fazer sua poda anual. Use podadeiras para aparar caules grandes. Faça cortes com cuidado para melhorar a forma do arbusto. Apare áreas que estejam muito cheias, mas não apare muito as que estão mais vazias.
- Não vá usar tesouras de poda para "tosar" a planta. Faça cortes precisos. Caso contrário, você estará desnecessariamente criando pontos na planta onde nenhuma flor crescerá.
-
Não faça poda se as flores morreram há mais de três semanas. Se você esperar demais, e podar no meio do verão ou do outono, você vai retirar botões que virariam flores na primavera seguinte. Se você esquecer de podar, é melhor esperar até a primavera seguinte, a menos que você não se importe de ter buracos em seu arbusto. [1] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Avalie sua azaleia. Você provavelmente não precisa fazer uma poda drástica, a menos que tenha uma azaleia indiana que ficou muito grande. Se seu arbusto começou a esconder as janelas e a ocupar o lugar que você queria usar para outras plantas, você pode apará-la drasticamente, sem causar danos a longo prazo. Decida o quanto você quer aparar sua azaleia e tenha uma forma em mente quando começar a fazer cortes.
-
Corte cada galho para que ele fique, no máximo, com 90cm de altura. Você pode cortar isso tudo sem achar que ela vai morrer. Use tesoura de poda ou uma serra da mão, se necessário, para cortar cada galho. Tenta fazer com que fique com uma forma arredondada no topo.
-
Fertilize a azaleia. Use fertilizante de liberação lenta (com duas partes iguais de fósforo e potássio, e o dobro de nitrogênio) para manter a planta saudável enquanto ela se recupera. Mantenha-a regada até à primavera seguinte. Você não terá que esperar mais uma estação para ver mais flores. Sua azaleia podada assim deve produzir muitas folhas e flores já na primavera. [2] X Fonte de pesquisaPublicidade
Dicas
- Se você podar algum galho que pareça doente, limpe as tesouras de poda com água sanitária diluída antes de aparar o galho seguinte. Isto ajudará a prevenir a propagação da doença aos galhos saudáveis.
- Azaleias florescem apenas uma vez por ano, na primavera. A melhor época para podar é logo depois que as flores sumirem.
- Enquanto estiver aprendendo a podar, só use tesouras de poda. Podadeiras elétricas farão com que suas azaleias desenvolvam galhos pequenos e com vários ramos, que não são muito bonitos.
- Para ter azaleias mais bonitas e saudáveis, pode-as a cada 3 a 4 anos.
- Pode ser bom usar luvas de jardinagem enquanto poda as azaleias, para proteger as mãos de bolhas, cortes e arranhões.
Publicidade
Avisos
- Não pode as azáleas após meados de dezembro, ou ela pode não florescer na estação seguinte. Azaleias produzem novos botões nessa época do ano, e se você cortá-los, ela não irá reproduzir botões novos até o verão seguinte.
- Não pode arbustos de azaleia em formas quadradas. Devido à forma como os ramos vão continuar a crescer, eles não manterão as formas e vão acabar parecendo disformes.
- Fungo pode se desenvolver em galhos de azaleia no final do verão, resultando em folhas murchas e galhos mortos. Se você observar essas alterações em sua azaleia, pode-a até que você veja a parte branca da madeira para evitar que o fungo se espalhe.
Publicidade
Materiais Necessários
- Arbustos de azaleia
- Tesouras de poda
- Luvas de jardinagem
Referências
Publicidade