Baixe em PDF
Baixe em PDF
Toda planta ornamental precisa passar pela poda de vez em quando. No caso das roseiras, o processo permite o crescimento de novos brotos — desde que seja feito corretamente. Leia este artigo para descobrir exatamente o que fazer.
Passos
-
Pode a roseira logo depois do inverno. No Brasil, o inverno acaba por volta de 23 de setembro. Pode a roseira nesse período para tirar todos os caules mortos ou doentes. Como a primavera vem logo depois e traz altas temperaturas, a roseira não vai sofrer com o frio. [1] X Fonte de pesquisa
- Você até pode podar a roseira no inverno, mas espere até o final da estação. Em caso de dúvida, leia outros textos sobre o assunto para se familiarizar melhor com a técnicas.
-
Pode a roseira quando os botões começarem a inchar. O inchaço é sinal de que chegou a hora de podar a roseira. Nesse estágio, a planta não vai sofrer nenhum dano com o processo.
- Veja se há sinais de novos botões nas folhas e ao longo do caule. Se não houver nada, e nem indícios de inchaço, espere mais algumas semanas.
- Os botões vão ficar mais vermelhos conforme incham e, assim, indicar que é hora de podar a roseira.
-
Pode a roseira de acordo com o tipo. Algumas rosas precisam da poda logo depois que florescem, e não quando ainda estão dormentes. Você provavelmente não vai matar a planta se podar em outra época do ano, mas também não vai gerar os resultados que espera. Caso não tenha certeza de que variedade tem em mãos, fique de olho nos seguintes sinais:
- Se a roseira produzir novas flores na primavera, é melhor podar a planta enquanto ela está dormente — logo depois de os botões começarem a ficar inchados. Nesse caso, espere até a primavera seguinte.
- Se as rosas novas nascerem direto dos galhos velhos, e não dos novos, é melhor podar a planta depois de ela florescer.
- Pode as rosas híbridas de chá no início da primavera, logo depois do inverno, mas antes de os botões começarem a inchar. Ainda assim, não tem problema fazer a poda um pouco antes ou depois. Nesse último caso, o ciclo de crescimento de toda a planta pode ficar um pouco mais lento; em outras situações, você pode danificar parte da roseira. [2] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Use uma tesoura de poda normal e outra de cabo longo. A tesoura normal é para os galhos menores, enquanto a de cabo longo é para as partes mais grossas. Use instrumentos afiados para fazer cortes limpos e que não danifiquem a roseira. [3] X Fonte de pesquisa
-
Lave a tesoura normal com álcool antes de podar a roseira. Além disso, lave-a de novo toda vez que você fizer um corte para desinfetá-la e evitar a transmissão de doenças e infecções, como manchas pretas.
-
Faça cortes em um ângulo de 45°. Assim, a água vai escorrer pelas "feridas" na planta, sem empoçar, o que ajuda a evitar infecções e o surgimento de mofo. Incline o corte na direção do centro da roseira. [4] X Fonte de pesquisa
-
Corte 6 mm acima dos botões virados para longe do caule. Toda roseira tem algumas partes avermelhadas inchadas no caule. Elas servem para proteger os galhos. Por isso, corte logo acima delas para redistribuir a energia que a planta recebe e, assim, estimular o bom desenvolvimento dela. Corte as regiões viradas para longe do caule para controlar a forma do crescimento. [5] X Fonte de pesquisa
-
Passe cola branca ou de carpinteiro nos cortes. Essa parte não é obrigatória, mas é legal para quem tem muitos problemas com pragas. A cola bloqueia a invasão de organismos nocivos que espalham doenças. [6] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Corte os galhos mortos da roseira. Quando morrem, os galhos ficam pretos e murchos e não geram mais brotos ou flores. Os galhos saudáveis, por sua vez, são marrons e firmes. Use a tesoura de poda para cortar as partes mais velhas bem perto da base e, se houver alguma região ainda viva, faça o corte a 6 mm do início.
-
Pode os brotos que surgirem perto da roseira. Veja se há algum broto externo à roseira por perto. Eles roubam parte dos nutrientes da planta maior e, por isso, é melhor cortar tudo.
- Pode os brotos pela base, ou eles vão crescer de novo ainda mais resistentes.
- Você pode ter que afundar o solo um pouco para cortar o broto pela raiz.
-
Pode os galhos finos ou cruzados. Também é melhor podar os galhos finos, que parecem fracos ou que ficam cruzados próximos ao centro da roseira. Eles fazem mal à saúde da planta, já que reduzem a circulação de ar e dão um aspecto descuidado ao jardim.
-
Pode os galhos saudáveis que restarem. Faça a poda, mas lembre-se de que os galhos novos nascem próximos aos brotos. Por isso, corte 6 mm acima dessas regiões para controlar a direção do crescimento.
-
Pode as flores murchas. Com o tempo, as flores da roseira murcham e deixam a planta menos bonita. Tire todas elas para cuidar não só da aparência, mas também da saúde da roseira — já que, assim, os nutrientes são mais aproveitados em outras partes. Comece o corte logo acima das primeiras cinco folhas.Publicidade
Dicas
- Recolha todos os galhos, flores e folhas que você podar da roseira e distribua mais adubo na área para proteger a planta de infecções.
- Passe uma cola branca ou de carpinteiro barata nos cortes.
- Não use nenhuma parte da roseira para fazer compostagem, pois doenças como a mancha preta sobrevivem e se espalham mesmo quando a planta está morta.
- Toda roseira tem que passar pela poda. Não tenha medo de cortar.
- Borrife um spray antifúngico nas rosas logo depois da poda e de passar cola.
Publicidade
Avisos
- Não pode roseiras velhas de jardim! Só tire os galhos e as demais partes mortas da planta.
Publicidade
Materiais Necessários
- Álcool isopropílico.
- Tesoura de poda normal (com pontas finas, não achatadas).
- Tesoura de poda de cabo longo.
- Luvas de jardinagem.
Referências
- ↑ https://gardenerspath.com/how-to/pruning/roses/
- ↑ https://www.thespruce.com/how-to-prune-hybrid-tea-roses-3269537
- ↑ https://www.bhg.com/gardening/flowers/roses/tips-for-pruning-roses/
- ↑ https://gardenerspath.com/how-to/pruning/roses/
- ↑ https://www.gardendesign.com/roses/pruning.html
- ↑ https://www.bhg.com/gardening/flowers/roses/tips-for-pruning-roses/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 54 468 vezes.
Publicidade