Baixe em PDF Baixe em PDF

Todo ano, é preciso podar cerejeiras para criar condições propícias para que a planta dê belos frutas nas épocas certas. Se a árvore for jovem, pode-a na forma de espiral para permitir que a luz e o ar circulem pelos seus galhos; conforme ela envelhece, corte também os galhos mais antigos para dar lugar aos novos. Por fim, siga as dicas abaixo para ter plantas saudáveis e bem desenvolvidas.

Método 1
Método 1 de 3:

Preparando a planta

Baixe em PDF
  1. Se usar uma tesoura suja e cega, você vai deixar a árvore mais propensa a doenças. Prepare uma solução de água sanitária e água, nas respectivas proporções de 1:9. Mergulhe a tesoura nela e, depois, enxague-a com água quente. Por fim, seque o acessório com uma toalha limpa. [1]
    • Por mais que esse processo demore um pouco, vale a pena fazê-lo, já que vai proteger a cerejeira de possíveis problemas e infecções.
    • Use uma tesoura afiada, que não danifique a madeira da cerejeira.
    • Esterilize a tesoura toda vez que for podar a árvore.
  2. Antes de começar, tire as medidas da árvore com uma fita métrica para ver se ela tem uma altura adequada. Se a muda for curta, espere até que ela tenha mais de 75 cm antes de cortar; nesse estágio, ela vai estar mais desenvolvida e não vai ficar fraca após a poda. [2]
  3. Use a tesoura de poda afiada para deixar a árvore com 60-90 cm de altura, em um ângulo de 45°, para reduzir o risco de doenças e evitar que as raízes apodreçam. Faça esse corte entre um e dois anos depois do plantio para poder controlar o formato dos galhos conforme eles crescem. [3]
    • Não espere até a primavera: nessa época, os brotos da árvore vão começar a nascer; assim, ela vai desperdiçar parte da energia nesse processo.
    • Se você cortar a cerejeira antes de os brotos nascerem, ela vai direcionar toda a sua energia à produção de galhos saudáveis.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Podando a árvore em espiral

Baixe em PDF
  1. Se seguir as dicas desta seção, você vai deixar a árvore com cerca de quatro galhos laterais. Essa forma dá mais estrutura e equilíbrio à planta. Há algumas estratégias para ajudá-la a crescer saudável. Contudo, não faça nada cedo demais, ou pode ter o efeito contrário. Espere um ano antes de seguir os passos abaixo.
  2. Escolha quais deles vão formar a espiral, dando preferência àqueles que estiverem em ângulos de 45 ou 60°. Encontre as opções mais saudáveis, que cresçam diretamente do tronco. O mais baixo deles deve estar, no mínimo, a 45 cm do chão. [4]
  3. Faça cortes angulados de 0,6 cm acima dos brotos nos quatro galhos que escolheu antes. É nesses pontos que os novos galhinhos vão crescer. Jogue o que sobrar na lata de lixo.
  4. Apare o restante bem próximo à base, deixando os dois galhos mais fortes em cada "andar" da espiral. Assim, a árvore vai direcionar sua energia a esses locais e produzir mais frutas.
  5. Faça cortes precisos contra o tronco, deixando somente os galhos que façam parte da espiral. Apare tudo o que sobrar.
  6. Depois desse período, a árvore vai estar maior e com mais galhos. Olhe bem para ela e determine quais deles você quer deixar e criar uma segunda espiral cerca de 60 cm acima da primeira. [5]
    • Escolha galhos novos que não fiquem diretamente acima dos mais velhos: crie uma espiral que seja bem iluminada pelo sol de todos os lados.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Podando uma árvore madura

Baixe em PDF
  1. Depois do terceiro ano de vida da cerejeira, você pode parar de criar espirais. Os galhos que crescem para frente dão mais frutas que os que crescem para cima. Para otimizar a produção, você pode amarrar um cordão os galhos da espiral e prendê-los ao chão na época certa para direcionar o seu crescimento. [6]
    • Use uma serra adequada ou algo do tipo se a cerejeira for espessa demais para a tesoura de jardinagem. Antes de começar, lembre-se de limpar e afiar todos os acessórios.
  2. Não importa a idade da cerejeira, sempre tente podá-la durante o inverno, já que é nessa época que ela está dormente. Aproveite para tirar folhas, frutas e galhos secos e mortos. Por fim, jogue tudo no lixo ou em uma pilha de compostagem. [7]
    • Lembre-se sempre de esterilizar a tesoura de poda antes de usá-la, mesmo que só queira cortar alguns galhos mortos.
  3. Caso contrário, as raízes da cerejeira podem começar a competir por espaço. [8]
  4. A cada estação, veja se a cerejeira está se desenvolvendo corretamente. Pode os galhos que não fizerem parte das espirais, bem como os que estiverem cruzados. Lembre-se de que a sua intenção é dar à planta um formato aberto, de modo que a luz do sol e o ar circulem bem no local e ajudem na produção de frutas. [9]
    • Se notar algum galho cruzado, escolha e corte um.
    • Você pode cortar os galhos que não derem frutas diretamente na base.
  5. As cerejeiras são muito propensas a doenças; assim, é melhor tirar tudo o que restar depois da poda, ainda mais se você cortar galhos mortos. Afaste tudo até do chão ao redor para evitar o pior. [10]
  6. Talvez a cerejeira comece a ficar doente ou morrer durante a primavera ou o verão — as piores épocas para a poda. Se acontecer, apare os galhos, mesmo que a árvore não esteja dormente, para a doença não se espalhar. [11]
    • Se se deparar com uma árvore doente, limpe as ferramentas de poda que estiver usando a cada corte. Mergulhe-as na solução da água sanitária, lave-as com água quente, e seque-as bem antes de avançar.
    Publicidade

Dicas

  • Descubra que tipo de cerejeira você tem antes de podá-la. Se cortar certos tipos na época ou nos lugares errados, você pode destruir as frutas ou até danificar a produção permanentemente. Alguns exemplos específicos de cerejeira são as doces, as de floração e as azedas.
  • Você pode passar uma pasta cicatrizante que não seja à base de asfalto na cerejeira para evitar a ação de germes, bactérias e fungos sobre os galhos.
Publicidade

Avisos

  • Não pode a cerejeira até que ela dê os frutos da estação. Caso contrário, ela pode não produzir mais nada até o ano seguinte.
  • Não pode a cerejeira em épocas úmidas. Essas árvores são muito sensíveis a doenças e infecções fúngicas, e ficam mais propensas ainda quando seus galhos são cortados e expostos a ambiente úmidos ou molhados.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Tesoura de poda.
  • Desinfetante, como álcool isopropílico ou água sanitária.
  • Pano.
  • Pasta cicatrizante que não seja à base de asfalto (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 69 583 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade